segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Agenda cultural de novembro

image

Solenidade de comemoração dos 10 anos de Patrímônio Cultural da Humanidade

image

Diamantina, 10 anos de patrimônio da humanidade

Fonte: Site da Prefeitura de Diamantina

Em 1º de Dezembro de 2009, Diamantina comemora 10 anos de recebimento do título de Patrimônio da Humanidade. Data esta para repensarmos o significado deste título para os cidadãos diamantinenses, mineiros e brasileiros.

Para viabilizar a participação de todos nesta conquista importante dos brasileiros, o projeto Diamantina, 10 Anos de Patrimônio da Humanidade propõem a realização de 03 meses de atividades. A Prefeitura será responsável pela realização de muitas delas. Entretanto, convidamos às instituições e o cidadão comum também a participar. Cada um poderá aderir ao projeto, inscrevendo a sua atividade. Linhas de atuação foram pensadas visando organizar a natureza e abrangência da programação. São elas: a de lançamentos literários, a de debates, a de intercâmbios e eventos culturais, a de educação patrimonial e a de atividades áudio visuais. Todas elas voltadas para temas relativos à cultura, memória e patrimônio cultural.

Para que todos possam participar compondo um mosaico dessa programação estamos disponibilizando um formulário que possibilite a sistematização das informações. No site da Prefeitura (www.diamantina.mg.gov.br) foi disponibilizado este formulário para que possa também ser preenchido e ser enviado para a Sectur, no seguinte e-mail: sectur.assessoria@jknet.com.br. Cada atividade que corresponder à proposta receberá o selo comemorativo alusivo ao tema.

A programação do Mês de Dezembro é por conta da Prefeitura. Mas, a partir de Janeiro a sua também poderá fazer parte do projeto. Portanto, nos encaminhe a sua atividade até dia 28 de Dezembro, pois ela poderá fazer parte da programação de janeiro a março de 2010.

Diamantina é de todos e para todos!

Sempre-vivas no youtbe

Flores nativas da região de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, servem de fonte de renda para milhares de pessoas. Os moradores aprendem a fazer o manejo correto das plantas para que as flores possam se espalhar pelo campo e, assim, preservar o meio-ambiente.

Banda Mirim de Diamantina

sábado, 28 de novembro de 2009

Canela de Ema, orgulho de Diamantina

Fonte: Ecomotion

A equipe Diamantinense Canela de Ema foi recepcionada de uma maneira incrível, ovacionada e aclamada pelo público da cidade. Foi a primeira vez que a equipe participou do Ecomotion/Pro, mesmo com as dificuldades os atletas não se deram por vencidos e completaram todo o trajeto da prova.

Sem saberem de nada, quando chegaram à Diamantina os atletas foram surpreendidos com uma escolta policial e os gritos do público que já havia algum tempo os esperava na praça do mercado, local da chegada da Ecomotion/Pro 2009.

 

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ecomotion: Canela de Ema desce o Pico do Itambé

Fonte: Ecomotion

image

A equipe de Diamantina, Canela de Ema, desce o Pico do Itambé.  A equipe não passou pelo 2º corte e segue para Diamantina após passagem pelo PC 22. A expectativa dos moradores da cidade é grande e, periodicamente, visitam a Base da Organização, ávidos por notícias.

Itamarandiba

Milton Nascimento e Frnando Brant

No meio do meu caminho
Sempre haverá uma pedra
Plantarei a minha casa
Numa cidade de pedra

Itamarandiba, pedra comida
Pedra miúda rolando sem vida
Como é miúda e quase sem brilho
A vida do povo que mora no vale

No caminho dessa cidade
Passarás por Turmalina
Sonharás com Pedra Azul
Viverás em Diamantina

No caminho dessa cidade
As mulheres são morenas
Os homens serão felizes
Como se fossem meninos

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ecomotion: Equipe de Diamantina é o xodó da cidade

Fonte: Ecomotion

image

A preocupação com a equipe Canela de Ema pelos cidadãos de Diamantina é enorme. O QG da Organização, a base sediada em Diamantina, é visitado constantemente por amigos, colegas de trabalho, familiares, ávidos por informação.

Os atletas da equipe são novatos no Ecomotion, mas respiram o esporte desde crianças, mesmo com todas as dificuldades existentes. São corredores de rua e energia e disposição não faltam para a equipe. A equipe está, nesse momento, descansando no PC 7.

Ecomotion: equipes podem terminar a prova na madrugada desta quinta-feira

image

A previsão de chegada das primeiras equipes é na virada de hoje para amanhã, caso a progressão da prova continue no ritmo dos últimos dias.

A disputa é acirrada entre os 2 primeiros colocados e no segundo bloco, entre os 3º, 4º e 5º lugares. Muita coisa ainda pode acontecer, nessa segunda metade de prova. 

Depois de terem liderado a corrida até o PC13, a equipe QuasarLontra foi ultrapassada pela Adventure Camp / Repelex, que teve a liderança da prova nas mãos entre o PC14 e o PC16. No PC17, mais uma vez a situação se inverteu, ou melhor, reverteu, pois voltou para o que era no início da competição com a liderança da equipe QuasarLontra. Mesmo assim, as duas equipes estão correndo lado a lado, no momento não é possível sequer arriscar qual das duas sairá vencedora. Como noticiado por aqui, caso elas mantenham o ritmo, a previsão é que cheguem à Diamantina na madrugada de quarta para quinta (26).

Clique aqui para acompanhar a prova on line

Processo Seletivo para os Cursos de Graduação a Distância/2010 da UFVJM.

A UFVJM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação comunica que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para os Cursos de Graduação a Distância/2010 com a oferta de três cursos de licenciatura (Física, Química e Matemática) e bacharelado (Administração Pública) nos Pólos de Apoio Presencial, situados nas cidades de Águas Formosas, Diamantina, Minas Novas, Nanuque, Taiobeiras e Teófilo Otoni.

O Processo Seletivo para os Cursos a Distância irá reservar 60% das vagas para os professores que estiverem em efetivo exercício na rede pública. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e as provas serão realizadas no dia 13 de dezembro.

As inscrições podem ser feitas até dia 26 de novembro, via internet através do site: WWW.copese.ufvjm.edu.br ou no campus I da Universidade, na Rua da Gloria, 187 – Centro.

Apoio: Secretaria Municipal de Educação.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Documentário "A falta que me faz" fecha a mostra competitiva com olhar para o fim da juventude

Rodado na Serra do Espinhaço, na região de Diamantina, A falta que me faz desvenda incertezas e sonhos femininos - (Teia Produções/Divulgação )Impossível menosprezar o papel do acaso no (frutífero) processo criativo do documentário A falta que me faz, que encerra nesta segunda (23/11) a mostra competitiva do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A cineasta Marília Rocha pesquisava o cotidiano de catadores de sempre-vivas na Serra do Espinhaço, no norte de Minas Gerais, quando conheceu quatro adolescentes que, inesperadamente, tomaram as rédeas da narrativa.

À procura de personagens, Marília acabou descobrindo um espelho nas experiências de Alessandra, Priscila, Shirlene e Valdênia. "Elas são pessoas muito fortes e frágeis ao mesmo tempo. Justamente por estarem vivendo um momento de transição, me atraíram muito. Elas estavam chegando aos 20 anos. E eu estava perto dos meus 30, também com várias questões sobre a vida", explica. Durante um inverno, a diretora de 31 anos acompanhou o fim da juventude de um grupo de jovens interioranas.

Moradoras da cidade de Curralinho, no distrito de Diamantina, as meninas vivem o drama dos sem-perspectivas. Criam fantasias impossíveis sobre os homens que vêm de fora, ouvem funk e forró, frequentam festas, namoram e negociam as cobranças da idade adulta. "O tema do filme se ampliou muito. Ele fala de incertezas que todos nós vivemos. As garotas criam relações de amizade, sofrem traições e perdas. São temas humanos", resume.

Paralelamente às mudanças vividas pelo quarteto, Marília também se deixou alterar: buscou um novo jeito de filmar. Abandonou muito da experimentação visual dos longasAboio, de 2005, e Acácio, de 2008, e mapeou o tema com apenas uma câmera digital. "A paisagem é linda, mas não há nada que chame atenção para a fotografia, por exemplo", afirma. Um documentário, por isso, sem compromissos com o convencional. "Participar de Brasília dá um friozinho na barriga, mas me tranquiliza o fato de ter um público interessado por cinema", diz.

Leia mais no Correio Brazieleinse

sábado, 21 de novembro de 2009

Divulgado o mapa do Ecomotion

image

A organização do Ecomotion divulgou hoje o mapa da prova. A largada será neste domingo na   na Serra do Cipó e  a chegada está prevista para a quinta-feira em Diamantina. São 31 equipes, formada por quatro componentes, que percorrerão cerca de 470 km, sendo 169 km de trekking, 211 km de mountain biking, 90 km de canoagem, 70m de rapel e 200 m em cavernas. Lapinha da Serra, Cachoeira do Taboleiro, Pico do Itambé, Rio  Jequitinhonha e Biribiri serão alguns dos pontos de controle que terão que ser percorridos pelos aventureiros.

Clique aqui para conferir o mapa da prova.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ecomotion/Pro 2009 promove corrida de aventura "perfeita

Fonte: por Media Guide Comunicação

Região da Serra do Espinhaço/MG une história, cultura e belezas naturais ao cenário ideal para a modalidade: trechos que exigirão muita estratégia na orientação, perícia no mountain bike, habilidade na canoagem e bom preparo no trekking em paisagens deslumbrantes.

A Serra do Espinhaço, considerada a única cordilheira do Brasil com seus picos e vales que pontuam quase 1.000km de extensão, vai receber aventureiros de todas as partes do País para o Ecomotion/Pro 2009. A principal corrida de aventura do calendário nacional, parte do Circuito Mundial da Modalidade (AR World Series), será disputada de 19 a 29 de novembro em um percurso de 470km. Declarada Reserva da Biosfera Brasileira pela UNESCO em 2005, a Serra do Espinhaço abriga mais da metade de animais e plantas ameaçados de extinção em Minas Gerais, especialmente na Serra do Cipó, onde está o maior número de espécies endêmicas da flora brasileira. É lá que durante os dez dias do evento (sete dias de prova), os atletas testarão seus limites e habilidades em orientação, mountain bike, trekking, canoagem e técnicas verticais. Além do prazer em experimentar momentos de integração plena com a natureza e superação, as cerca de 35 equipes inscritas disputam um prêmio de US$ 30 mil.

"Vai ganhar realmente o melhor corredor de aventura, aquele multiesportista que é bom em todas as modalidades", acredita o organizador da prova Said Aiach Neto, idealizador do Ecomotion em 2003 (Chapada Diamantina). Desde então foram seis edições: Costa do Dendê (2004), Serras Gaúchas (2005), Itatiaia-Paraty (2006), Búzios (2007) e Rota das Emoções (2008), quando o evento foi válido como campeonato mundial de corrida de aventura.

Para fechar o percurso por onde passarão as equipes, Aiach visitou a Serra do Espinhaço seis vezes, fez todos os trekkings e trechos pedaláveis do percurso. O resultado ele mesmo conta:

"Vamos percorrer uma das melhores regiões do Brasil para a prática da corrida de aventura. Teremos um pedal verdadeiro para os amantes do mountain bike, com subidas e descidas incríveis. O trekking será totalmente aspiracional e o terreno é fantástico para que os bons navegadores exercitem a sua estratégia de orientação.Haverá muitas possibilidades de escolhas de caminhos para ganhar tempo, dependendo da habilidade de cada um. O trecho de canoagem vai exigir uma boa leitura de rio das equipes e quanto as técnicas verticais... estaremos no paraíso para esta disciplina", diz o organizador.

O diretor técnico do Ecomotion/Pro, Tiago Valois, alerta para a temperatura e principais desafios da região:
"É uma área montanhosa e por isso o desgaste físico é grande. Muitas rochas expostas, pouca vegetação, arbustos pequenos... além do sol forte no alto das serras. Serão lugares inóspitos e inusitados. Estão todos preparados?", desafia Valois.

Um dos lugares mais inusitados será uma caverna por onde as equipes passarão. Bastante utilizada pelos pioneiros exploradores na época do ouro, a região abriga trecho da Estrada Real, rota de escoamento do ouro e dos diamantes de Minas Gerais até o porto de Paraty e dali para a Europa. Assim, os resquícios históricos e referências das culturas africanas, européias e indígenas estarão presentes no caminho dos participantes da competição. Como de costume, as equipes só terão conhecimento do mapa da prova na véspera da largada. Até lá, a adrenalina e a expectativa serão ingredientes a mais na preparação dos atletas.

Distâncias - 470km sendo:
Trekking: 169km (36%) divididos em seis trechos de 29km, 60km, 18km, 38km, 5km e 19km.
Mountain Bike: 211km (44,9%) divididos em seis trechos de 17km, 62km, 55km, 48km, 14km e 15km.
Canoagem: 90kg (19,1%) divididos em dois trechos de 60km e 30km.
Rapel: 70m

Programação (cidade base, Diamantina):
Largada: 22/11
Corrida: 23 a 27/11
Chegada primeira equipe: 26/11, pela manhã (previsão)
Encerramento: 28/11, 12h, fechamento da prova, e 21h30, cerimônia de premiação


Mais informações:
www.ecomotion.com.br
Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Ecomotion/Pro 2009
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br / 21 8301-0123)
Valter França (valter.franca@mediaguide.com.br)
Tel. 21 2522-0115

Governo de Minas Gerais investe no acesso aos parques naturais

Fonte: Portugal Digital

O Governo de Minas está investindo cerca de R$ 43,3 milhões na melhoria de cem quilômetros de estradas que levam a sete parques naturais implantados no Estado, por meio do programa “Melhoria de Acesso aos Parques”, executado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. Em cinco deles – Parque Estadual do Ibitipoca, Serra do Brigadeiro, Parque Nacional do Caparaó, Parque Estadual da Serra do Papagaio e do Rio Doce – as obras já começaram, facilitando o acesso dos visitantes. Outros dois trechos que dão acesso aos parques estaduais de São Gonçalo do Rio Preto (13,5 quilômetros) e do Pico do Itambé (nove quilômetros) também serão beneficiados.

Por se tratar de áreas de preservação, estão sendo utilizados bloquetes, calçamento e não apenas asfalto, como é o caso do Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, o mais visitado do Estado. Por ano, a unidade de conservação recebe cerca de 60 mil visitantes. Dos 27 quilômetros do acesso por Lima Duarte ao parque, sete quilômetros já foram concluídos.

A expectativa é aumentar ainda mais o volume de visitantes, segundo afirmou o gerente João Carlos Lima de Oliveira. “Com certeza, o número de visitantes tem aumentado por conta dessa melhoria. Carros mais simples estão tendo acesso à região e estamos preparados para atender este aumento de visitantes”, disse. Além de atrair mais turistas, as obras também beneficiam os moradores do distrito de Conceição do Ibitipoca, próximo ao parque, que passam a contar com melhores condições de deslocamento, destacou o gerente.

Do total dos trechos contemplados pelo programa, também já foram concluídos seis dos 21,7 quilômetros que levam ao Parque da Serra do Brigadeiro, a partir de Fervedouro. Nesse trecho, 17 quilômetros da rodovia já estão com terraplenagem concluídas. Também o Parque Estadual da Serra do Papagaio está ganhando um novo acesso, a partir de Alagoa. Serão 36,6 quilômetros, dos quais em 15,1 quilômetros o serviço de terraplenagem está pronto. A construção de 16 quilômetros de via para acesso ao Parque do Rio Doce, a partir de Marliéria, está em fase inicial, apenas com terraplenagem iniciada.

Leia mais clicando aqui

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Curralinho no Festival de Cinema de Brasília

Fonte: UAI

Distante da discussão que envolve o predomínio do documentário no Festival de Brasília, Marília Rocha, que representa Minas Gerais na mostra competitiva com A falta que me faz, não oculta a predileção pelo gênero. “É o que me interessa por enquanto”, afirma a jovem diretora, admitindo sentir maior liberdade de criação no documentário, que lhe rendeu dois elogiados longas-metragens anteriores: Aboio (2005) e Acácio (2008). Natural de Goianésia (GO), a diretora, radicada em Belo Horizonte há 13 anos, diz ter chegado à temática da atual produção – a transição da adolescência para a vida adulta – por acaso. Atraída pela beleza dos campos de flores da Cordilheira do Espinhaço, no distrito de Curralinho, em Diamantina, inicialmente ela queria fazer um filme sobre o local, historicamente ligado ao Ciclo do Ouro.

Na pesquisa de campo, no entanto, conheceu Alessandra, Priscila, Shirlene e Valdênia, moradoras da localidade, duas delas irmãs e grávidas na época. Aí nasceu a ideia do longa, imediatamente acatada pelas meninas. “Trata-se do filme mais livre, solto e pessoal que eu já fiz”, garante a diretora, que depois de uma convivência de dois anos com as jovens filmou tudo em apenas duas viagens a Curralinho. “Elas ficavam conversando, fofocando entre elas, nem ligavam para a equipe”, recorda. A cineasta salienta que não se trata de um documentário tradicional. “Adorava vê-las atuando, sem roteiro, conscientes da presença da câmera e jogando ao mesmo tempo com isso”, conclui Marília

Leia mais no Jornal Hoje em Dia

Clique aqui para ver algumas cenas do filme (Dica do simpático Micuim)

A falta que me faz from Marilia Rocha on Vimeo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Agenda cultural de novembro

Fonte: Prefeitura de Diamantina

beco tecla flores

Todo Domingo do mês:

Café no Beco

Local: Beco da Tecla

Horário: A partir das 8 horas

Feira Livre em Curralinho

Local: Praça Jolbert Guerra

Horário: A partir das 8 horas

Feira Livre em Inhaí:

Local: Praça do Cruzeiro

Horário: A partir das 7 horas

Projeto Ensaio Aberto

Toda quinta-feira do mês:

Ensaio da Banda Euterpe

Local: Beco do Mota

Horário: Das 20:00 às 22:00 horas

Todo Sábado do mês:

Ensaio da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina

Local: Praça do Bonfim

Horário: Das 9:30 às 10:30 horas

20/11/2009 - sexta-feira

Sexta Nossa

Local: Mercado Velho

Horário: 18:00 horas

Atração: Quarteto MPB

Performance e Vídeos em comemoração ao dia da Consciência Negra e Relançamento do Ponto de Cultura.

21 à 28/11/2009

Ecomotion – Esporte de Aventura

21/11/2009 – sábado

Feira de Artesanato, hortifrutigranjeiro e música ao vivo.

Local: Mercado Velho

Horário: 08:00 horas

Atração: Acorde Mineiro

27/11/2009 - sexta-feira

Sexta Nossa

Local: Mercado Velho

Horário: 18:00 horas

Atração: Irmãos Reis

28/11/2009 - sábado

Feira de Artesanato, hortifrutigranjeiro e música ao vivo.

Local: Mercado Velho

Horário: 08:00 horas

Atração: Leonardo Lages

sábado, 14 de novembro de 2009

Diamantina ilustrada

Fonte: Editora Casa 21

image

No sexto volume da coleção, a série “Cidades Ilustradas”, percorre o coração de Minas Gerais e busca nas ruas, igrejas e esquinas novas formas para desenhar algumas das mais famosas e preservadas cidades históricas do Brasil. Numa mistura de cores e traços divertidos, o ilustrador Marcelo Lelis, reúne um pouco das lendas, costumes e personagens locais no livro Cidades do Ouro.

image

Além dos desenhos de pontos da cidade, o livro cita um personagem marcante: Janjão Sabá Gamu.

Me dá um pouco do seu uísque?.
De novo? Vais acabar ficando tonto, Sabá.
Não enche. Ou melhor, encha o copo, vai!
Por que você bebe tanto, Sabá?
Não sou eu, é o Zé Pilinta.
Quem?
É! Quem pede bebida é o Zé Pilinta.
E quem é esse tal de Zé Pilinta?
É um espírito errante. Ele me acompanha há anos.
Tá bom, conta outra.
Acredita não? Tem mais, sou negro forro e vim da Etiópia em 1956.
Etiópia, é?

image

Sim, meu nome é Janjão Sabá Gamu e sou sobrinho da Chica da Silva.
Dá aqui essse copo, Sabá, você já não fala coisa com coisa…
L'art, c'est la pensée humaine
Qui va brisant toute chaîne !
L'art, c'est le doux conquérant !
A lui le Rhin et le Tibre !
Peuple esclave, il te fait libre ;
Peuple libre, il te fait grand !
E agora, quem baixou aí foi o Alan Kardec?
Meu nobre e ignorante interlocutor, por acaso já ouvistes falar em
Victor Hugo?
Quem?
Me dê por favor meu copo porque tenho uma longa noite pela frente.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Diamantinense campeão da Corrida de São Silvestre

Fonte: São Silvestre

Acervo/Gazeta PressComo todo bom mineiro, o corredor João da Mata fez tudo quietinho: treinou duro sem chamar atenção. E foi assim que ele se tornou o campeão da Corrida Internacional de São Silvestre, em 1983, deixando para trás mais de 10.000 competidores. O representante do Clube Atlético Mineiro, aos 30 anos, concluiu os 12.600m da prova em 37min39s19. Com o resultado, Da Mata passou a ser um dos maiores fundistas do país.

Nascido em Diamantina, a 280 quilômetros de Belo Horizonte, o atleta disputou a Corrida Internacional de São Silvestre a partir de 1976. E os anos seguintes à vitória de 1983 foram marcados por várias contusões, que impediram Da Mata de impor seu ritmo e repetir o desempenho desta corrida. Seu melhor resultado, depois disso, acabou sendo o 11º lugar em 1988.

O sargento da Polícia Militar de Minas Gerais tem outros bons resultados em seu currículo: bicampeão da Minimaratona da Independência (83 e 84), 30º colocado na tradicional Maratona de Nova York (83), com o tempo de 2h15min, e, no mesmo ano, vice-campeão sul-americano nos 5 e 10.000m.

A maior frustração do atleta foi não ter participado da Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984. Da Mata conseguiu o índice para os Jogos, mas sofreu uma distensão muscular, quando competiu a Maratona do Rio de Janeiro, e deixou o sonho olímpico escapar. Em 1995, já com 42 anos, o mineiro venceu a Corrida Internacional de São Silvestre, na categoria de veteranos.

Proteção para cidades históricas de Minas ganha reforço

Fonte: UAI

A proteção do patrimônio histórico em Minas Gerais foi reforçada com a aquisição de quatro veículos autobomba para combate a incêndio, projetados exclusivamente para atender as cidades históricas. Eles serão destinados às unidades do Corpo de Bombeiros em Diamantina, Ouro Preto, São João del-Rei e Sabará. Os carros especiais foram adquiridos pelo governo do estado, com investimento de R$ 2,2 milhões (R$ 557 mil cada um), com recursos arrecadados por meio da taxa de incêndio.

Os veículos autobombas foram projetados para romper alguns obstáculos das cidades históricas, como ruas estreitas, acidentadas e escorregadias. Além da tração 4x4, os carros especiais são mais curtos, com formato adaptado para passar em ruas estreitas e becos. Cada um deles conta com um tanque com capacidade para 5 mil litros de água.

Diamantina foi a primeira cidade a ser atendida com o novo equipamento, entregue pelo vice-governador Antonio Anastasia e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gilvam de Almeida Sá, na semana passada, quando ocorreram também as solenidades de entrega dos carros em Ouro Preto e São João del-Rei. A unidade do Corpo de Bombeiros de Sabará vai receber o veículo no dia 17.

A expectativa do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Diamantina é que o veículo especial facilite os deslocamentos pelas ladeiras do Centro Histórico, tornando mais rápido o atendimento das chamadas. A unidade é responsável por 50 municípios, incluindo outra cidade histórica, o Serro, distante 90 quilômetros do antigo Arraial do Tejuco.

O coordenador municipal de Projetos da Prefeitura de Diamantina, Carlos Emanuel Lopes Ferreira, ressalta que o equipamento do Corpo de Bombeiros vem somar-se a outras ações para a proteção do acervo do município, que conta com diversas igrejas, museus, sobrados e todo o Centro Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Para o diretor de Conservação e Restauração do Instituto Estadual do Patrimônio e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Renato César de Souza, “os veículos especiais recebidos pelo Corpo de Bombeiros são essenciais para as cidades históricas”. Porém, ele ressalta que também é preciso conscientização sobre o trabalho preventivo nos municípios que contam com bens tombados pelo patrimônio histórico. “É importante que sejam formadas brigadas voluntárias contra incêndios – inclusive o Corpo de Bombeiros tem um programa voltado para isso. Temos que manter um trabalho de vigilância constante, verificando se os hidrantes estão instalados corretamente, e observar outros aspectos como as condições da fiação", afirma Renato César.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

UFVJM apresenta flamenco, música e poesia

Fonte: UFVJM

No dia 13 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h30, acontecerá a apresentação Encuentros – Arte & Culturas”, no Auditório da Sociedade São Vicente de Paula, em Diamantina. O encontro de música, poesia e dança contará com uma apresentação de flamenco feita pela Compañía Mujeres de Belo Horizonte, uma palestra sobre a cultura espanhola, além da participação de artistas da cidade. A entrada é gratuita.

A mostra é organizada pelo Centro de Apoio a Idiomas, vinculado à Assessoria de Relações Internacionais da UFVJM, em parceria com o Instituto Cervantes de Belo Horizonte, as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFVJM e o Conselho Central de Diamantina / Sociedade São Vicente de Paula.

Local e horário
Auditório da Sociedade São Vicente de Paula
Rua da Glória nº 261, Centro – Diamantina (ao lado do Passadiço)
Dia 13 de novembro, sexta-feira, às 19h30
Programação

Apresentação: “Uma viagem através da cultura espanhola” com Pedro Jesús Eusebio Cuesta
Poesia com Márcio Santos & Mateus Lener Santos
Música com Andréia Mattos e convidados
Flamenco: Apresentação “Encuentros” de dança e música com Compañía Mujeres
Música eletroacústica com Jimmy Andrade

Bem-vindos à 7ª edição do Ecomotion Pro

Fonte: Ecomotion

image

O Ecomotion 2009 acontecerá no estado de Minas Gerais, tendo como cidade sede Diamantina. A região é repleta de riquezas históricas datadas da época do Império, muitos diamantes foram garimpados e promoveram o crescimento das cidades que hoje integram o Circuito da Estrada Real. E é lá, nas montanhas e vales da Serra do Espinhaço que os atletas terão a oportunidade de desbravar as belezas naturais deste local.

A Serra do Espinhaço é conhecida como a única cordilheira do Brasil, pois é uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales. É responsável pela divisão entre as redes de drenagem do Rio São Francisco e os rios que correm diretamente para o oceano Atlântico, como o Jequitinhonha. É também considerada Reserva Mundial da Biosfera, por ser uma das regiões mais ricas do planeta, graças a sua grande diversidade biológica. Mais da metade das espécies de animais e plantas ameaçados de extinção em Minas Gerais estão nas Cadeias do Espinhaço. Especialmente na Serra do Cipó, onde se encontra o maior número de espécies endêmicas da flora brasileira.

Dados técnicos da corrida

A edição deste ano terá 470 km de percurso, que deverão ser vencidos através das seguintes modalidades:

- Trekking: modalidade básica de qualquer corrida de aventura, o trekking na edição da Serra do Espinhaço terá 169 km e está dividido em seis trechos. Um bem longo, de 60 km, que exigirá uma parada obrigatória para descanso. A região é montanhosa e por isso o desgaste físico é grande. Muitas rochas expostas, pouca vegetação, arbustos pequenos; além do sol forte no alto das serras. Assim, o trekking exigirá das equipes bastante planejamento e boas estratégias. Serão lugares inóspitos e inusitados. Estão preparados?

- Mountain biking: o mountain biking terá um total de 211 km, distribuídos em 6 pernas, sendo que 3 serão bem curtas, com 14, 15 e 17 km. Já as mais longas terão 48, 55 e 62 km. Apesar de não serem trechos muito longos em termos espaciais, a velocidade média de deslocamento é baixa, já que a região promete um legítimo mountain biking, com muitas estradas de terra, trilhas, single tracks e, lógico, ladeiras em todos os sentidos, para cima e para baixo! Haja perna para pedalar tanto ou, quem sabe, empurrar morro acima.

- Canoagem: dois rios sensacionais! Este ano, o Ecomotion escolheu dois trechos de canoagem que serão desafiadores. O primeiro, mais longo, de 60 km, será percorrido praticamente 100% à noite. Talvez as equipes menos rápidas saiam do rio de dia. É um rio com poucas corredeiras, simples, mas como já diz o ditado “à noite, todos os gatos são pardos”. Já o segundo rio terá 30 km de obstáculos de alto nível para serem vencidos. Final de prova, momento em que os atletas já estão cansados, vai requerer muito esforço para aqueles que querem terminar o Ecomotion Pro 2009 sem corte! Em ambos os casos, serão usados ducks (caiaques infláveis).

- Técnicas Verticais: este ano serão duas seções de técnicas verticais. A primeira será uma travessia horizontal, cruzando um rio de quase 50 metros de largura. Recomenda-se aos atletas que cada um tenha uma polia simples para agilizar a travessia. Sugere-se o uso de mosquetão oval com a polia ultralegere da Petzl, que possui um custo benefício melhor (veja o modelo na foto). A segunda seção será um rapel de aproximadamente 70 metros, positivo e negativo. Não haverá a seção de ascensão, portanto não será exigido o jumar, informado na lista de equipamentos.

- Orientação: essencial para qualquer equipe percorrer a prova. Serão dois mapas, ambos na escala de 1:100.000  atualizados com imagens de satélites e trabalho de campo feito pelo Geógrafo Carlos Lucas, mapeador do Ecomotion Pro desde 2004. Muitas, mas muitas curvas de nível, muito próximas umas das outras. Quer dizer, muitas serras e vales! Em diversos momentos, os atletas poderão escolher quais caminhos querem seguir entre um PC e outro. A região possui uma extensa gama de opções em virtude de todo o histórico do garimpo em busca de diamantes.

A prova terá 26 PCs, sendo que serão 15 áreas de transição, 13 com o suporte da equipe de apoio. Os locais são todos acessíveis para veículos pequenos. Não é necessário veículo 4x4. Os apoios deverão percorrer no máximo 950 km de distância, com cerca de 350 km de rodovias asfaltadas e os demais trechos de estradas vicinais de terra.

Os atletas serão recepcionados em Diamantina a partir de 19/11, na casa de shows Planetarium, onde também serão realizadas as checagens de equipamento, cerimônias de abertura e encerramento.

A contagem regressiva para o Ecomotion 2009 já começou. Nos vemos em Diamantina!

Bons treinos,

Equipe Ecomotion

Vídeo institucional da UFVJM

domingo, 8 de novembro de 2009

Diamond land

Os músicos de todos os lugares adoram as canções de Toninho Horta. Através de seu trabalho com Milton Nascimento, suas próprias gravações e as interpretações de suas canções que surgiram em diversos álbuns durante aproximadamente os últimos dez anos, Toninho tem se mostrado um dos compositores brasileiros mais sofisticados, harmonicamente, e mais criteriosos, melodicamente, dos últimos tempos. De forma única, ele escreve progressões de acordes que desafiam a gravidade, movendo-se para cima quando você pensa que vão descer. Suas melodias ficam em sua cabeça durante dias: você tem certeza de que já ouviu aquilo antes, mas elas são totalmente novas. E, como arranjador, ele é um mestre.

Como guitarrista, ele é um dos melhores “competidores” do mundo na viola. (Isto é uma guitarra com cordas de nylon, para os gringos). Ele toca linhas melódicas tão fantásticas, com um tempo tão extraordinário... (Eu costumo descrevê-lo para outros músicos como o Herbie Hancock dos guitarristas da Bossa Nova). Seu adorável estilo jazzístico de tocar está bem representado aqui, assim como seu excelente estilo de cantar. Em poucas palavras, Toninho Horta é um músico incrível, aquele raro guitarrista que compreende a harmonia em seus caminhos mais profundos e – acima de tudo – uma das pessoas mais agradáveis e gentis que eu já tive a sorte de conhecer. Este álbum, DIAMOND LAND (Diamantina), é um grande acréscimo ao trabalho que Toninho vem desenvolvendo e também servirá como uma excelente introdução para aqueles ouvintes que ainda não conhecem sua música."

Fonte: My Space Toninho Horta

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Diamantina ganhará moeda comemorativa

Fonte: Estadão

Será lançada em março do próximo ano, a primeira moeda comemorativa de uma série numismática de Cidades Patrimônios da Humanidade no Brasil, segundo informações do Banco Central do Brasil.

A primeira cidade a receber a homenagem será Brasília, em comemoração aos seus 50 anos, completados em 21 de abril de 2010. A moeda terá o valor de R$ 5,00 e será vendida a partir do dia 20 de março do ano que vem, nas agências dos Bancos Central e do Brasil, apenas para o consumo de colecionadores.

A peça será emitida pelo Banco Central e fabricada pela Casa da Moeda em prata, com 40 milímetros de diâmetro. Em um dos lados, a moeda terá o plano de Brasília (o formato das duas asas e a Esplanada dos Ministérios).

Na outra face serão gravadas imagens sobrepostas do Congresso Nacional, Catedral de Brasília, Palácio do Planalto e da escultura Guerreiros (situada na Praça dos Três Poderes).

Serão cunhadas em uma tiragem inicial cerca de cinco mil unidades, podendo chegar a um total de 30 mil. O valor da moeda para a venda dependerá do cotação da prata na ocasião, podendo atingir o valor de R$ 110,00.

A produção da série numismática foi aprovada na reunião do Conselho Monetário Nacional do último dia 28 de outubro, segundo o Banco Central. As cidades que receberão a homenagem detêm o título de patrimônio histórico da Unesco. São elas: Brasília, Ouro Preto, Olinda e os centros históricos das cidades de São Luís, Diamantina, Salvador e Cidade de Goiás.

A próxima cidade a receber a moeda será Ouro Preto, em 2011, em comemoração aos 300 anos de fundação da Vila Rica do Pilar de Ouro Preto. Ainda não há previsão para o lançamentos das outras moedas, que terão valores nominais diferentes.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Parceria vai beneficiar cidades históricas

Fonte: Jornal O Debate

O Governador de Minas Gerais Aécio Neves também assinou convênio entre Cemig e Iphan para substituir fiação aérea por subterrânea em 30 cidades mineiras.

Os convênios forma assinados nesta quarta-feira, em Ouro Preto, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, do qual o Governo de Minas é parceiro do Governo Federal para promover a recuperação e a revitalização do patrimônio histórico e artístico desses municípios. Em Minas, além de Ouro Preto, serão beneficiadas Belo Horizonte, Diamantina e São João del Rei. Na primeira fase do programa, neste ano, serão atendidos 32 municípios de todo o país, com investimentos de R$ 140 milhões.

Durante a solenidade, o governador Aécio Neves também assinou convênio entre o Governo de Minas, a Cemig, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais para substituir a fiação aérea por fiação subterrânea em 30 cidades históricas mineiras.

A Cemig já possui rede subterrânea instalada – algumas delas parcialmente - em 17 cidades, entre elas nas históricas Ouro Preto, Diamantina, São João del Rei, Tiradentes, Mariana, Serro, Santa Bárbara, Sabará e Santa Luzia. Os outros municípios que contam com o benefício

são Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Itajubá, Varginha e Nova Lima.