sábado, 31 de julho de 2010

Estudo das chuvas em Diamantina

Título do artigo:  Estudo da precipitação mensal durante a estação chuvosa em Diamantina, Minas Gerais
Autores: João P. G. Vieira, Maria J. H. de Souza2, Joseane M. Teixeira & Felipe P. de Carvalho
O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento da precipitação pluvial no período da estação chuvosa na região de Diamantina, MG. Dados de precipitação pluviométrica mensal, da série histórica de 1977 a 2006, foram utilizados e averiguada a probabilidade para várias classes de precipitação, através da função de frequência acumulada, usando-se a metodologia da distribuição Weibull com averiguação de aderência pelo teste Kolmogorov-Smirnov com nível de significância de 5%; de classes definidas em função de percentis redeterminados. Os resultados mostram que a estação chuvosa, compreendida entre outubro e março, representa 88% do total precipitado anual. Os meses de janeiro e dezembro apontam as maiores probabilidades de ocorrência de precipitação com 220,1 mm e 167,8 mm, respectivamente, a nível de 25% de probabilidade de ocorrência. O modelo de distribuição Weibull apresentou bom ajuste da série climatológica para estudos probabilísticos mostrando os parâmetros dentro dos limites estatísticos preestabelecidos.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Holofotes em Diamantina

Fonte: Revista É Gente

Foi entre montanhas, ladeiras e ruas de Diamantina, em Minas Gerais, que a Rede Globo armou um enorme set durante o mês de junho. A pacata e bela cidade localizada a quatro horas de Belo Horizonte foi escolhida pelo autor João Emanuel Carneiro como cenário da série A Cura, que tem estreia prevista para 10 de agosto. O trabalho marca a retomada de uma parceria antiga - de 26 anos - entre o diretor Ricardo Waddington e o ator Selton Mello. Depois de quase três anos longe da tevê, Selton volta como protagonista dessa história mística. "Já estava com saudade dessa comunicação com o público. Tenho feito tantos trabalhos lindos no cinema, mas nem sempre eles encontram seu público. Isso, às vezes, é decepcionante", comentou Selton.

A proposta, segundo Waddington, é que a atração tenha um tom de interior do Brasil e 80% do elenco é mineiro - inclusive Selton, que é da cidade de Passos. "Ele é um ator de grande inspiração. Sabe tudo de cena", elogiou o diretor, que lembra da primeira vez em que os dois trabalharam juntos, quando ainda era assistente de direção e "Selton era um garotinho". No elenco, estão também Ary Fontoura, Carmo Dalla Vecchia e Andréia Horta.

A série conta a história do retorno de Dimas Bevilláqua (Selton) à Diamantina. Ele deixou a cidade ainda criança, quando foi acusado do assassinato de um colega. Foi para São Paulo e se formou em medicina. Vinte anos depois, ao voltar, descobre ter uma milagrosa capacidade de cura. É nessa dualidade de assassino e curandeiro que se desenvolve a trama. "Essa complexidade me fascina. É uma história misteriosa, cheia de lacunas. Acho que pode prender o espectador que esteja ávido por um assunto tão nobre", opinou Selton. Para aproximar o telespectador de todo drama vivido por Dimas, João Emanuel retorna ao século 18, mostrando a chegada dos antepassados do personagem à região.

Clique aqui para ler a reportagem completa na Isto É Gente

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Música de Brinquedo

Fonte: Território da música

O décimo álbum da carreira da banda Pato Fu está pronto e em breve estará disponível aos fãs. O novo álbum foi batizado com o título de “Música de Brinquedo” e leva esse nome por ter sido gravado com a utilização de instrumentos de brinquedos ou miniaturas.

Mas a banda já avisa que não se trata de um disco infantil, “mas um disco de música ‘normal’ filtrada por essa sonoridade”. Para a gravação o grupo utilizou instrumentos que geralmente estão presentes em canções infantis, como xilofone, escaleta e flauta, além de diversos instrumentos de brinquedo.

O projeto começou no início do ano passado e é fruto de muita pesquisa. “Nem todos os instrumentos de brinquedo são ‘tocáveis’ e separar as tranqueiras das verdadeiras jóias é uma empreitada e tanto. Bastante pesquisa foi feita em lojas, oficinas artesanais e sites”, informa o guitarrista e compositor John Ulhoa no release do álbum.

Essa é a minha preferida:

O disco está disponível  para download no excelente UmQueTenha

terça-feira, 27 de julho de 2010

Cine Mercúrio apresenta mostra de clássicos africanos em agosto

Fonte: UFVJM

Em agosto, o Cine Mercúrio irá apresentar o ciclo “Clássicos Africanos Restaurados”, com produções de Madagascar, do Mali, do Senegal e da França. A coleção faz parte do acervo da Cinemateca da Embaixada da França, com a qual a UFVJM iniciou uma parceria por meio da Diretoria de Relações Internacionais. Serão oito títulos ao todo, os três primeiros abordando aspectos do feminino, dois sobre tradição, resistência e colonização, e os três últimos sobre imigração. As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecerão àsquartas-feiras no horário das 19h30 no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG e aos domingos na Casa de Chica da Silva, às 18h30.

O projeto Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual na Universidade e na cidade de Diamantina e acontece em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o Instituto de Humanidades e a Diretoria de Relações Internacionais da UFVJM, a Cinemateca da Embaixada da França, o Instituto Casa da Glória da UFMG e o Escritório Técnico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Diamantina, por meio do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Programação:

PROGRAMAÇÃO:

Taafe Fanga, Poder de Saia

(Mali, 1997) / Direção: Adama Drabo

Sinopse: L’Albarga, a máscara dos espíritos da falésia, símbolo de poder, cai nas mãos da adolescente Yayème e provoca desordem em Yanda. Maldição, castigo divino? O poder das mulheres se instala. A nova ordem resistirá a todas as contradições?

Quarta-feira,-feira, 04/08, às 19h30

Local: Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Finzan

(Mali, 1989) / Direção: Mali Cheick Oumar Sissoko

O filme tematiza as tradições patriarcais do Mali, incluindo a controversa questão da circuncisão feminina. A viúva recente Nanyuma se sente livre do tratamento cruel do falecido marido. Ela sai da aldeia com a sobrinha Fili, mas é forçada a regressar.

Domingo, 08/08, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Carta Camponesa

(Senegal, 1975) / Direção: Safi Faye

Primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher africana. Em uma pequena aldeia no Senegal, Ngor e Coumba desejam se casar, mas já faz dois anos que há escassez de chuvas, prejudicando o amendoim, única cultura colonial comercializável.

Quarta-feira, 11/08, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Tabataba

(Madagascar, 1975) / Direção: Raymond Rajaonarivelo

Em 1947 os habitantes da aldeia de Tanala, na costa leste de Madagascar, participam da grande revolta contra a colonização francesa. A história da insurreição e da sua repressão é vivida através dos olhos do rapaz Solo.

Domingo, 15/08, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Jom ou A História de um Povo

(França/Senegal, 1981) / Direção: Ababacar Makharam

O Jom é a origem de todas as virtudes, da dignidade, da coragem, da fidelidade ao compromisso, do respeito pelo outro e por si mesmo. O feiticeiro Klaly, encarnação da memória africana, atravessa as épocas como testemunha da resistência à opressão.

Quarta-feira, 18/08, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Três curtas sobre imigração

Serão exibidos três curtas-metragens com a temática da imigração africana na Europa: África sobre o Sena (França/Senegal, 1957), de Mamadou Sarr e Paulin Vieyra; Os Príncipes Negros de Saint-Germain-de-Prés (França/Senegal, 1975), de Ben Diogaye Beye; e Paris é Bonita (França, 1974), de Inoussa Ousseini.

Domingo, 22/08, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Bako, A Outra Margem

(Mali/França, 1978) / Direção: Jacques Champreux

A lenta imersão na miséria, o desprezo e, por vezes, a morte por que passam milhares de homens deslumbrados pela miragem de “Bako”, palavra bambara que significa “a outra margem”, usada pelos imigrantes do Mali para designar a França.

Quarta-feira, 25/08, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Safrana ou O Direito à Palavra

(França, 1978) / Direção: Sidney Sokhona

Quatro trabalhadores imigrantes africanos decidem abandonar Paris para frequentar estágios de agricultura numa região rural francesa e depois tentar uma reinserção em seu país de origem.

Domingo, 29/08, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

domingo, 25 de julho de 2010

28º Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha.

Fonte: Blog do Banu

O 28° Festivale vai começar neste domingo, dia 25 de julho. A maior manifestação de cultura popular do Vale do Jequitinhonha terá, como todo ano, uma semana de apresentações e demonstração dos valores populares do nosso povo.

De 25 a 31 de julho, Padre Paraíso, no Médio Jequitinhonha, será o palco do Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha.

Acontecerão shows com artista renomados como Saulo Laranjeiras, Paulinho Pedrazul, Rubinho do Vale, Tadeu Franco, Pereira da Viola e muitos outros. Grupos de teatro, de congadas, corais, feira de artesanato, 15 oficinas com mais de 400 participantes, exposições artísticas, debates, videos e muito mais.

Mas, de tudo, o mais importante é a confraternização do povo do Vale, a confirmação de seus valores através de diversas manifestações artísticas e culturais.

Clique aqui para acompanhar a programação do Festival.

sábado, 24 de julho de 2010

O que vem por aí....

Imperdível: Festival de Inverno da UFMG apresenta hoje duas grandes atrações


17h30* - Exibição do filme ‘TERRA DEU, TERRA COME’
Direção e produção: Rodrigo Siqueira
Elenco: Pedro de Alexina (Vieira), Dona Lúcia, João Batista, Dolores, Seu Pidrim Peçanha, Admilson
Realização: PROEZA FILME CULTURA
Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em
dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea. Ali, não se sabe o que é realidade ou representação, documentário, ficção ou memória.
Tempo de duração: 88 minutos
Classificação etária: livre
Local: Anfiteatro da UFVJM*

* O horário e local  de exibição documentário informados pelo site do Festival, mas acabo de ver cartazes pela cidade indicando que houve mudança para o Teatro Santa Izabel, 15h30.

21h - ‘ALINE CALIXTO’
Show musical. Uma das mais promissoras vozes da música contemporânea brasileira, Aline Calixo lançou seu 1º CD em 2009 e em seguida foi premiada pela APCA como melhor álbum daquele ano. A cantora já percorreu diversos cantos do Brasil com seu aclamado show, encantando a todos com sua bela voz.
Produção: Casulo Cultura
Tempo de duração: 90 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Dr. Prado

'A Cura' vai misturar vidas passadas e dons paranormais

Fonte: Mariana Trigo, no Portal Terra

O filão dos roteiros baseados em experiências espirituais tem dado lucro e rendido altos números de audiência. Além do recém-lançado longa Chico Xavier - O Filme, cinebiografia do médium mais famoso do Brasil e que obteve recordes de bilheteria, da novela Escrito nas Estrelas, que se estabiliza no horário das seis com um ibope satisfatório, e do filme Nosso Lar, também baseado na obra de Chico Xavier, está prestes a estrear a série A Cura, que vem inflar as crescentes estatísticas de produções sobre o tema. A primeira série de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein - roteirista do filme sobre Chico Xavier -, é dirigida por Ricardo Waddington e estreia na Globo no dia 10 de agosto, no lugar do seriado Na Forma da Lei. Com um formato de thriller psicológico, a produção de nove episódios conta a história de Dimas, um cirurgião nascido em Diamantina, no interior de Minas Gerais, onde se passa a trama. O personagem vai embora da cidade ainda criança, acusado de matar um amigo de infância. No entanto, 20 anos depois, ele decide voltar para sua terra natal e descobre que tem o dom de curar doentes graves. Mas, misteriosamente, esses pacientes morrem em seguida. "Sempre tive vontade de contar a história de um curandeiro, essa figura bem brasileira, e Minas foi escolhida por ser uma terra de mistérios e segredos", justificou João Emanuel.

A história, que não é baseada em fatos reais, se passa em tomadas dos dias atuais e do Século XVIII, onde se destaca o personagem Silvério, um antepassado de Dimas, vivido por Carmo Dalla Vecchia. Para o personagem, o ator chegou a emagrecer 15 kg. Como um cruel minerador de ouro, ele protagoniza cenas de extrema violência. No desenrolar da história, o encontro dos dois personagens mostra um ajuste de contas ao longo dos séculos. "Estou fazendo esta série de poros abertos, descobrindo tudo no calor do trabalho e impregnado com essa atmosfera de mistério", filosofou Selton Mello.

Para contar essa saga na pacata cidade histórica, a Globo deslocou 150 profissionais, que participaram de 25 dias de gravações na região. Uma das principais locações é o hospital de Dr. Turíbio, vivido por Ary Fontoura. Ele é pai da correta Rosângela, uma médica amiga de infância de Dimas, vivida pela mineira Andréia Horta, que é noiva há sete anos de Camillo, interpretado por Caco Ciocler. "Tive de retomar meu sotaque mineiro e construir uma médica justa e muito honesta. O mais importante foi ter começado a gravar essa série em Diamantina para que a gente vivesse plenamente o tom dos personagens", avaliou a atriz.

Dimas acaba se envolvendo com a personagem de Andréia e sua vida se entrelaça com a do enigmático médico Otto, papel de Juca de Oliveira. Seu personagem é considerado um criminoso para alguns e santo para outros. "Dimas destrói o mundo perfeito em que Camillo vivia. Ele atrapalha sua vida pessoal e profissiona", adiantou Caco.

Sem efeitos especiais, realismo fantástico, conotações religiosas, mas com alusões ao catolicismo e ao espiritismo ao falar de vidas passadas, a produção mostra, com suspense, a dubiedade do caráter do protagonista. Com um elenco com nomes como Nívea Maria, Ary Fontoura, Ana Rosa e Luiza Mariani, entre outros, a cada episódio, a trama destaca a saga de um médico curandeiro que se surpreende com sua capacidade paranormal de curar com as mãos. "Vamos mostrar o imaginário brasileiro, o misticismo que faz parte das nossas vidas, principalmente no interior do Brasil", adiantou Ricardo Waddington.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Geografias Imaginárias – subjetividades mediadas: Projeto tematiza mídias móveis

“Geografias Imaginárias – subjetividades mediadas” é um desdobramento do programa Vivo arte.mov, voltado para a produção e discussão no campo das mídias móveis e artes locativas. O projeto, que reúne exposição e espaço de trocas de ideias, vai apresentar ao público de 04 municípios mineiros – Diamantina, Cataguases, Tiradentes e Guaxupé - produções desse tipo de arte produzidas no Brasil e no mundo.

Tecnologias de informação e comunicação transformam a relação das pessoas com o espaço. Ao mesmo tempo em que permitem o deslocamento sem sair do lugar, essas tecnologias possibilitam ao homem a criação de novos arranjos imaginários e subjetivos para sua relação com o espaço e a memória. “Geografias imaginárias – subjetividades mediadas” apresenta um recorte de trabalhos realizados no contexto da mobilidade, abrangendo reflexões sobre a emergência dos espaços informacionais e participação social através das redes móveis.

Acompanhando a mostra itinerante, o projeto contará com um circuito de debates chamado Encontros e Ideias. Com o intuito de fomentar a discussão sobre as inter-relações entre geolocalização e arte e incentivar experiências inovadoras no universo da convergência entre arte e tecnologia, participarão dos encontros críticos e artistas expositores.

A primeira cidade contemplada pelo projeto é Diamantina (em parceria com o Festival de Inverno da UFMG). Em seguida, o Geografias Imaginárias segue para Cataguases, de 10 a 14 de agosto (em parceria com o Festival Ver e Fazer Filmes). Em setembro, de 04 a 07, o projeto vai para Tiradentes, e, por fim, estará em Guaxupé, de 13 a 16 de outubro.

“Geografias Imaginárias – subjetividades mediadas” através do Vivo arte.mov convida a todos para discutir e conhecer uma parcela do universo da arte digital. Para saber mais sobre o programa Vivo arte.mov o site é www.artemov.net

_ DIAMANTINA

Em parceria com o 42º Festival de Inverno da UFMG, de 26 a 29 de julho, “Geografias Imaginárias – subjetividades mediadas” terá espaço em Diamantina. Os encontros acontecem até o dia 28 e sugerem a discussão de temas pertinentes à arte digital e seus atores: “Entre nós e o mundo, as imagens”, “Perspectivas críticas”  e “Potencialidades e desafios locais”. Nos debates estarão presentes o crítico Carlos Henrique Falci (UFMG) e os palestrantes Eustaquio Neves,  Rafael Marchetti e Rodrigo Minelli, curador e idealizador do projeto.

_ PROGRAMAÇÃO DIAMANTINA

EXPOSIÇÃO

_26 a 29 de julho

_local: Museu do Diamante

_horário: 14 às 21h

ENCONTROS E IDEIAS

_26 a 28 de julho

Abertura Entre Nós e O Mundo, As Imagens

_ 26 de julho

_hora: 21h

_local: Auditório da Casa da Glória

Rodrigo Minelli

Debate Perspectivas Críticas

_27 de julho

_hora: 17h

_local: Auditório da Casa da Glória

Carlos Henrique Falci (UFMG)

Debate Potencialidades e Desafios Locais

_ 28 de julho

_hora: 17h

_local: Auditório da Casa da Glória

Eustaquio Neves + Rafael Marchetti + Rodrigo Minelli

_ OBRAS

Europa em 5 minutos - Eder Santos

Documentário irônico sobre um realizador de filmes domésticos de super-8 e suas mirabolantes viagens turísticas pelo mundo.

AEurasia -  Alessandra Soares/ André Amparo/  Claudio Santos/ Fernando Maculan

A vídeo-instalação AEurasia apresenta uma volta ao mundo dentro de Belo Horizonte. Foram escolhidos lugares na cidade por correspondência de seus nomes aos de várias localidades no mundo. O desenho resultante é o de um mapa que comporta o mundo dentro de uma cidade.

http://www.youtube.com/watch?v=okXobZEg2Hk

Projeto Postcards - Lucas Bambozzi

Trata-se de um projeto em constante execução: visitar lugares e buscar a síntese dessa experiência, por mais fugaz que seja, numa imagem. São situações tipicamente retratadas em cartões postais, situadas entre a obviedade e a particularidade.

http://bambozzi.wordpress.com/projetosprojects/the-postcards-project/

Geoplay - Rafael Marchetti

A obra é uma aplicação web que, através da apropriação do serviço de engenharia de rotas do google maps, cria um audiovisual em tempo real a partir das fotografias geo-referenciadas publicadas pelos usuários na internet.

http://geoplay.info/

Conto Concreto - Fred Paulino/ Pedro David/ Carlos Magno

A vídeo-instalação Conto Concreto apresenta a projeção de um texto poético sobre as discórdias no amor, escrito em locações da cidade de Belo Horizonte por meio da tecnologia de Laser Tag. Dialogando com a arquitetura, a obra reconstrói a paisagem urbana de forma ilusória e exacerba o contraste entre a frieza da cidade contemporânea e o intimismo de um texto de amor.

http://www.graffitiresearchlab.com.br/blog/conto-concreto/

Push / Pull (my luck is your misfortune) - Pascual Sisto

Duas projeções, uma em frente à outra, em uma sala escura. Um interminável e fluido túnel de automóveis passa de uma tela à outra, aproximando-se em branco e recuando em vermelho. Esses opostos, imagens caleidoscópicas criam um estado de suspensão para o espectador, nem vem nem vai, no espaço entre elas.

http://www.pascualsisto.com/projects/push--pull-my-luck-is-your-misfortune/

_ VÍDEOS (Exibição em looping)

Teoria da Paisagem (Landscape Theory)

(Roberto Bellini - 4’16” | dv vídeo/ 2005)

Um diálogo e uma paisagem. Um breve discurso sobre a possibilidade da contemplação, a política do olhar e autoridade.

El Día Que Me Quieras (The Day I Love You)

(Ana Moravi, Dellani Lima, MG, 2009, 5’)

A evocação da paisagem como um traço de tempo. Sinto nos meus sonhos o suave murmúrio do teu suspirar.

BMG 8970

(Raquel Kogan e Lea van Steen - 3’51”)

BMG 8970 é um vídeo de uma velha caminhonete de mudança carregada de objetos percorrendo a cidade. Entre colchões, sofás e fogões, um espelho reflete as imagens que foram deixadas para traz; pedaços do tempo, da velocidade, contrastes, efemeridades do espaço urbano de uma metrópole, vistos através de um novo recorte.

0778 ou man.road.river

(Marcellvs L.)

A cheia de um rio, que toma parte de uma estrada e interrompe o fluxo normal de pessoas e automóveis, dá motivo a esse poema visual. Um retrato do cruzamento de vias e vidas e da força da natureza sobre a artificialidad

Aline Calixto é uma das atrações do 42º Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina

A capa do CD de estreia da cantoraAline Calixto é uma das mais promissoras vozes da música contemporânea brasileira. Lançou seu 1º CD em 2009 e em seguida foi premiada pela APCA como melhor álbum daquele ano. A cantora que já percorreu diversos cantos do Brasil leva seu show para o público do Festival de Inverno de Diamantina.

Atualmente ela integra o seleto grupo de 105 artistas selecionados para a 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira. A sambista, carioca de nascimento e mineira de coração, concorre em 2 categorias: melhor cantora de samba e melhor cantora – voto popular. A votação teve início no dia 8 de julho no site da premiação. Para conhecer todos os 30 indicados ao voto popular e também escolher o melhor cantor e cantora, acesse www.premiodemusica.com.br/2010/

Ano passado, Aline Calixto recebeu da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) o prêmio de Disco do Ano. O disco de estreia da cantora também foi o primeiro lançado com a chancela da pela Warner Music. Aline Calixto reuniu um time de bambas - Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Wilson Moreira. O álbum homônimo de Aline Calixto tem produção musical de Leandro Sapucahy, arranjos de Jota Moraes e produção executiva de Danusa Carvalho.

No Portal Natura Musical (www.naturamusical.com.br) é possível fazer o download legal e gratuito das músicas do CD homônimo que agrega grandes nomes do samba, como: Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Wilson Moreira, integrantes das velhas guardas cariocas.

ALINE CALIXTO

Aline nasceu no Rio, há 28 anos. Mudou-se para Minas com seis. Adolescente, desenvolveu olhar atento às questões sociais e foi para Viçosa formar-se e depois lecionar Geografia. Mas por insistência de amigos que por obstinação, passou a apresentar-se na cidade, criando um movimento em torno do samba. Em pouco tempo, sua presença era requisitada na região. Ficava inevitável perceber que sua geografia teria de passar pela história do samba. A etapa seguinte era BH.

Ali, em algumas semanas, Aline Calixto cantava ao lado de Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, Monarco. Meses depois, em dezembro de 2007, Aline venceu o Festival “Novos Bambas do Velho Samba”, no bar Carioca da Gema (reduto do samba na Lapa, RJ), eleita por unanimidade pelo júri formado por produtores, críticos e sambistas. Da madrugada para o dia, olheiros de gravadoras se eriçavam, jornalistas a decantavam em seus blogs e colunas, a rapaziada da Lapa saudava a cantora de presença original que parecia ter feitiço nas tamancas e cujo balançar encantava. Começou a ser convidada para rodas imponentes no Rio, entre elas o Samba do Trabalhador e Samba Luzia, além do carnaval carioca. O trabalho de Aline foi rapidamente reconhecido e passou ser amplamente solicitado por todos os que apreciam a boa música.

COMENTÁRIOS SOBRE ALINE CALIXTO

“Não tenho dúvidas de que ela logo estará no primeiro time da MPB” (César Tartaglia – Jornal O Globo)

“Aline Calixto é a revelação do samba mineiro” (Eduardo Tristão Girão – Jornal Estado de Minas)

“Na minha concepção Aline está pronta pra brilhar. Tem presença de palco, é afinadíssima, além de ser uma criatura que esbanja alegria. Ela está preparada para o sucesso” (Walter Alfaiate)

“A revelação e a unanimidade do concurso do Carioca da Gema, a mineira Aline Calixto, que veio com um samba diferente de levada mineira. Para mim, Aline é a melhor cantora da atualidade. Ela é minha aposta” (João Pimentel – Jornal O Globo)

“Aline é uma grande cantora. Faz o samba com cadência!” (Monarco)

“Fiquei feliz, olhando, notei o olhar determinado da Aline cantando Sereia Guiomar, um samba de roda que pede o corpo girando, a boca com notas bem abertas e os olhos adiante buscando um marinheiro que se encante à essa voz. Fiquei feliz, sim. Está nascendo uma artista que veio pra marcar seu chão. Ou seu mar, o de sereia” (Moacyr Luz)

PARTICIPAÇÕES

Renegado – Do Oiapoque a Nova York (2008)

- Primeiro CD do cantor e compositor mineiro Renegado.

Coletânea Brasileiríssima (2008)

- Coletânea comemorativa dos 30 anos da Brasileiríssima FM, lançada em caixa especial com 7 CDs com músicas dos mais representativos artistas mineiros da atualidade. Aline Calixto participa com a música “Faz o seguinte”, dentro do CD dedicado ao projeto Stereoteca.

SITES

http://www.alinecalixto.com.br

http://www.myspace.com/alinecalixto

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87669606&refresh=1

Acompanhe a programação do 42º Festival de Inverno da UFMG

Quinta-feira – 22/07/2010

14h - ‘HISTÓRIAS DE CORDEL’ – Murion Cia. de Teatro

O espetáculo é uma livre adaptação de dois clássicos da literatura de cordel no Brasil: ‘O batizado do gato’, de Arievaldo Viana e ‘As propostas de Seo Lunga para quando for prefeito’, de JB.
‘O batizado do gato’, é a história de um casal que resolve batizar o seu animal de estimação e que tem a seu favor o capricho e o dinheiro para revelarem as limitações humanas da Igreja numa engraçada epopéia da sabedoria popular.
‘As propostas de Seo Lunga para quando for prefeito’, é a história de um ranzinza candidato a prefeito tão honesto que já na sua campanha eleitoral revela seus objetivos de corrupção e desrespeito ao povo.

Tempo de duração: 35 min.
Classificação etária: livre
Local: Distrito de Guinda

15h30 - Aula aberta ‘O ATOR NA RUA’, de Ricardo Puccetti

Classificação etária: livre
Local: Rua do Bonfim

16h30 - ‘HISTÓRIAS DE CORDEL’ – Murion Cia. de Teatro

Tempo de duração: 35 min.
Classificação etária: livre
Local: Distrito de Sopa

17h30 - Abertura da exposição ‘CUBRO – DESCUBRO’, de Abel Monasterolo

Exposição de desenhos sobre material transparente que permite ler a trajetória do artista e suas diversas buscas expressivas. A transparência invoca a linha e a obra se faz a partir da superposição de uma linha com outra. O resultado é um espaço polifônico que convida o espectador a transitar por ele e a descobrir diferentes planos de significação que, em sua espessura, constroem um verdadeiro palimpsesto. O desenho sai da bidimensionalidade e entra em um terreno de aparente tridimensão.

Visitação: de 23 a 28 de julho, das 10h às 18h
Classificação etária: livre
Local: Galeria do Teatro Santa Izabel

18h30 - Exibição dos filmes ‘A LUTA’, ‘GABINETE DAS FIGURAS VARIADAS’ e ‘GUARÁ, LADRÃO DE ESTRELAS’

‘A LUTA’, 28 min., pb, BH, 1997
Documentário sobre a conquista do título mundial na categoria peso pena pelo boxeador Wilson
Ferreira, residente em Betim, Minas Gerais.

Direção: Fábio Carvalho
Fotografia: Fábio Carvalho, Charles Duarte, Rogério Fidelis, Gilson Moura
Montagem: Chico de Paula
Produção: Isabel Lacerda

‘GABINETE DAS FIGURAS VARIADAS’, 21 min., cor, Tiradentes/BH, 2006
Um inusitado encontro reúne na cidade de Tiradentes um astrônomo, um músico, um artista plástico e uma soprano estabelecendo rituais que evocam os conhecimentos humanos da antiguidade para alcançar a natureza da poesia.

Direção: Fábio Carvalho
Fotografia: Fábio Carvalho
Direção de Arte: Fernando Rocha Pitta
Montagem: Chico de Paula
Produção: Isabel Lacerda
Participações: Antônio Guedes, Marilene Santos, Big Charles, Gabriel Pitta, Joana Medeiros, Mara Aché, Luiz Rosemberg Filho

‘GUARÁ, LADRÃO DE ESTRELAS’, 26 min., pb/cor, BH/RJ, 2006
A quarta dimensão do cinema trazida por Guará em uma sessão/ritual onde ele é o ator principal contracenando com cerca de 30 figurantes.

Direção: Fábio Carvalho
Fotografia: Toni Nogueira
Montagem: Chico de Paula
Produção: Isabel Lacerda
Participações: Maria Gladys, Paulo César Pereio, José Sette, Neville d’Almeida e outros.
Tempo total de duração: 75 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel

19h30 - ‘A VER ESTRELAS’ – NósCegos Grupo de Teatro

Janelas da alma, céu de estrelas e o azul infinito: um convite para navegar! Sonhando, Jonas embarca numa viagem pelo desconhecido. Em um misto de realidade e fantasia, nosso herói dá asas à sua imaginação e descobre uma forma mais poética de viver a vida. Esta é a história de Jonas! Que Jonas?

Texto original: João Falcão.
Direção e adaptação: Kelly Crifer e Camilo Lélis
Atuação: Gleice Santana, Juliano Lopes, Oscar Capucho e Priscila Melo.
Tempo de duração: 50min.
Classificação etária: 6 anos
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

21h30 - ‘VIVAVIOLA – 60 CORDAS EM MOVIMENTO’ – Turnê Estrada Real

Concerto com os violeiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias. Patrocinado pela Natura Musical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o espetáculo apresenta temas e ritmos da música brasileira e valoriza a viola caipira enquanto instrumento que simboliza a identidade da nossa cultura popular.

Direção: coletiva
Produção executiva: Nilce Gomes
Tempo de duração: 100 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Dr. Prado

Sexta-feira – 23/07/2010

15h30 - Aula aberta ‘O ATOR NA RUA’, de Ricardo Puccetti

Classificação etária: livre
Local: Praça Barão de Guaicuí (Mercado Velho)

16h - ‘NÃO SE DÁ UM ‘SIM’ ASSIM À TOA’ - Projeto Cine Horto Pé na Rua

Espetáculo livremente inspirado na obra ‘Estudando o pagode: na Opereta Segregamulher e Amor’, do músico e poeta baiano Tom Zé. Com uma abordagem crítica e irreverente, marca registrada do artista, a peça trata de um tema sempre atual: a violência contra a mulher. O elenco, formado em sua maioria por mulheres, narra diferentes pontos de vista dessa violência homem/mulher, buscando referências nas inconstantes relações afetivas e familiares.
Direção: Fernando Linares
Elenco: Andreia Duarte, Daniela Perucci, Fabiana Martins, Gabriel Coupe, Juliana Capibaribe, Lucas Ferreira, Mariana Jacques, Renata Emrich, Valeria Maria Fernandez
Produção e realização: Galpão Cine Horto

Tempo de duração: 60 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Dr. Prado

18h30 - Exibição dos filmes ‘BIOGRAFIAS EFÊMERAS’, e ‘DIÁLOGOS COM WILSON BAPTISTA’

‘Biografias Efêmeras’ é um vídeo ensaio sobre as possíveis biografias inusitadas, estapafúrdias e efêmeras dos primeiros nomes de cada letra do catálogo telefônico.

Direção: Paulo Barbosa e Sérgio Vilaça

‘Diálogos com Wilson Batista’ é um documentário biográfico do fotógrafo amador Wilson Baptista. Fotografias que despertam reminiscências vividas em quase cem anos de história.

Direção: Sérgio Vilaça
Produção executiva: CRAV – Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Tempo total de duração: 31 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel

21h - ‘História de Tocador’ – Gilvan de Oliveira

Show musical. Violonista, compositor, arranjador, cantor e professor, Gilvan nasceu em Itaú de Minas-MG, em 1956. Estudou na Escola de Música da UFMG, com o mestre José Lucena Vaz, e ainda com Joe Diorio, do Guitar Institute of Technology, de Los Angeles.
Na sua trajetória, músicos consagrados, vários Cds e muitos palcos mostram a arte de Gilvan, divulgando seu trabalho como diretor musical, arranjador e músico solista.
Neste show apresenta-se ao lado de Serginho Silva (percussão) e Mauro Rodrigues (flauta).

Tempo de duração: 75 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

Sábado – 24/07/2010

10h - Aula aberta da oficina ‘O CINEMA-BIOGRAFEMA’

Professores: Gabriel Sanna e João Rocha
Classificação etária: livre
Local: Rua da Quitanda (Baiúca)

15h30 - ‘QUEM PERGUNTA QUER RESPOSTA!’ - Grupo Oriundo de Teatro

Rebeca, é uma criança que quer descobrir a resposta para uma pergunta: ‘O Que é a Vida?’. A partir de então sai em busca de ajuda. Encontra com várias personagens até chegar a um envelope, personagem que conhece bem a vida dos outros. Com ele percebe que podem existir várias respostas para uma mesma pergunta.

Texto e direção: Antonio Hildebrando
Elenco: Aksan Limdemberg, Anna Campos, Enedson Gomes, João Filho, Meibe Rodriguez e Tatá Santana.
Direção Musical: Ernani Maletta e Tatá Santana
Tempo de duração: 45 min.
Classificação etária: livre
Local: Largo Dom João

15h30 - Aula aberta ‘O ATOR NA RUA’, de Ricardo Puccetti

Classificação etária: livre
Local: Largo da Igreja do Rosário

17h30 - Exibição do filme ‘TERRA DEU, TERRA COME’

Direção e produção: Rodrigo Siqueira
Elenco: Pedro de Alexina (Vieira), Dona Lúcia, João Batista, Dolores, Seu Pidrim Peçanha, Admilson
Realização: PROEZA FILME CULTURA

17h30 - Documentário

Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em
dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea. Ali, não se sabe o que é realidade ou representação, documentário, ficção ou memória.

Tempo de duração: 88 minutos
Classificação etária: livre
Local: Anfiteatro da UFVJM

18h - PROCESSO: ATO E PENSAMENTO – Encontro com artistas e pensadores brasileiros

Encontro 1: ‘PROCESSOS CURATORIAIS E A BIENAL DE SÃO PAULO’

AGNALDO FARIAS (SP) - Arquiteto, professor da FAU/USP, curador e crítico de arte, com atuação em importantes instituições culturais brasileiras, como a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) e o Instituto Tomie Othake, em São Paulo.

Tempo de duração: 180 min.
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro Santa Izabel

19h - ‘DEUSES’ - O Trem Companhia de Teatro e Ederson Clayton

Dioniso, o Deus do Teatro, único personagem desta trama, narra passagens da história da humanidade a partir de seu ponto de vista. Deus existe? Se sim, ele está do lado de quem: da Inglaterra ou da França? Centrado no trabalho do ator, o espetáculo é inspirado em grandes artistas mundiais como Denise Stoklos, Matteo Belli e Charles Chaplin.
Concepção, atuação e dramaturgia: Ederson Clayton
Produção, consultoria artística e iluminação: Marcelo Carrusca

Tempo de duração: 70 min.
Classificação etária: 18 anos
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

21h - ‘ALINE CALIXTO’

Show musical. Uma das mais promissoras vozes da música contemporânea brasileira, Aline Calixo lançou seu 1º CD em 2009 e em seguida foi premiada pela APCA como melhor álbum daquele ano. A cantora já percorreu diversos cantos do Brasil com seu aclamado show, encantando a todos com sua bela voz.

Produção: Casulo Cultura
Tempo de duração: 90 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Dr. Prado

22h - ‘VESPERATA’ – Bandas Prefeito Antônio de Carvalho Cruz e do 3º Batalhão da Polícia Militar

Com repertório eclético, o evento, tradicional na agenda da cidade, é sucesso de público. O inusitado se mostra na disposição dos quase noventa músicos, que ficam nas janelas e sacadas dos casarões centenários, enquanto são regidos da rua pelo maestro.
Regência: André Benedito Mantovani e Edson Soares de Oliveira

Tempo de duração: 75 min.
Classificação etária: livre
Local: Rua da Quitanda

Domingo – 25/07/2010

15h30 - ‘QUEM PERGUNTA QUER RESPOSTA!’ - Grupo Oriundo de Teatro

Rebeca, é uma criança que quer descobrir a resposta para uma pergunta: ‘O Que é a Vida?’. A partir de então sai em busca de ajuda. Encontra com várias personagens até chegar a um envelope, personagem que conhece bem a vida dos outros. Com ele percebe que podem existir várias respostas para uma mesma pergunta.

Texto e direção: Antonio Hildebrando
Elenco: Aksan Limdemberg, Anna Campos, Enedson Gomes, João Filho, Meibe Rodriguez e Tatá Santana.
Direção musical: Ernani Maletta e Tatá Santana
Tempo de duração: 45 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Barão de Guaicuí (Mercado Velho)

18h - PROCESSO: ATO E PENSAMENTO – Encontro com artistas e pensadores brasileiros

Encontro 2: ‘CRIAÇÃO, ARTE, CULTURA E POESIA’

ARNALDO ANTUNES (SP) – Músico, poeta, compositor e artista visual. Tornou-se conhecido no cenário nacional com a banda Titãs, durante a década de 80, uma das principais bandas de rock do período que seguiu o fim da ditadura militar. Antunes participou de sete trabalhos do grupo, onde se destacou por suas composições irreverentes. Além disso, o ex-Titãs também cresceu enquanto escritor, publicando artigos e poemas em diversos jornais e revistas do país, além de alguns livros.

Tempo de duração: 120 min.
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro Santa Izabel

17h30 - Exibição do filme ‘TERRA DEU, TERRA COME’

Direção e produção: Rodrigo Siqueira
Elenco: Pedro de Alexina (Vieira), Dona Lúcia, João Batista, Dolores, Seu Pidrim Peçanha, Admilson
Realização: PROEZA FILME CULTURA

17h30 - Documentário

Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em
dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea. Ali, não se sabe o que é realidade ou representação, documentário, ficção ou memória.

Tempo de duração: 88 minutos
Classificação etária: livre
Local: Distrito de Quartel do Indaiá

21h - ‘É SÓ UMA FORMALIDADE’ - QuatroLosCinco – Teatro do Comum

Duas situações servem de pretexto para que os atores lancem seus questionamentos sobre as [ir]realizações do homem: sonhos, desejos, formalidades e as lacunas geradas por tudo aquilo que nunca se teve a coragem de dizer. Largar tudo, deixar a família, abandonar um futuro encaminhado a favor de um ideal urgente e incerto pode ser um erro. Ficar também.

Tempo de duração: 60 min
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

Segunda-feira – 26/07/2010

9h - Aula aberta da oficina ‘CIDADES TRANSPARENTES-INSTALAÇÕES CENOGRÁFICAS’

Professor: Abel Monasterolo
Classificação etária: livre
Local: Mercado Velho

14h - Aula aberta da oficina ‘O OBJETO EM CENA’

Professora: Liliza Mendes
Classificação etária: livre
Local: Mercado Velho

17h - IV Semana da Saúde 2010 - Educação Saúde e Cultura

Cinema, Vida e Saúde - sessões comentadas por Itamar Tatuí Sardinha, José Américo Ribeiro e Sérgio Vilaça - Drama

Direção: Fernando León de Aranoa
Com: Javier Bardem, Luis Tosar, José Ángel Egido, Nieve de Medina, Enrique Villén

Filme: ‘SEGUNDA-FEIRA AO SOL’ (Las Lunes al Sol, Espanha, 2002) - Drama

Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre um isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados e à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares.

Tempo de duração: 113 min
Classificação: 14 anos
Local: Anfiteatro da UFVJM

18h30 - PROCESSO: ATO E PENSAMENTO – Encontro com artistas e pensadores brasileiros

Encontro 3: ‘TRAJETÓRIAS’

EDUARDO COUTINHO (RJ) - é uma dos maiores documentaristas brasileiros. Seu trabalho é reconhecido pelo alto grau de humanidade sem ser sentimental. Em suas produções apresenta os problemas e aspirações dos marginalizados dando voz ao invés de manipular. Sua formação passa pelo jornalismo, teatro e cinema tendo, curiosamente, cursado Direito em São Paulo. Foi revisor e copidesque da revista Visão (1954-1957) e seguiu para a França para estudar no Institut des Hautes Études Cinématographiques (IDHEC) onde, durante esse período, passou também por uma experiência teatral, dirigindo "Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado.

Tempo de duração: 120 min.
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro Santa Izabel

21h - ‘A CÉU ABERTO’ - Juliana Perdigão

Juliana Perdigão é formada em licenciatura pela Escola de Música da UFMG. Tem desenvolvido carreira solo, paralela aos seus trabalhos com o grupo Corta-Jaca e como clarinetista em shows de vários artistas. Prefere cantar canções recém saídas do forno ou reavivar outras amareladas, esquecidas no vão do armário.

Voz, clarinete, clarone e cenário: Juliana Perdigão
Violão e guitarra: Pablo Castro
Piano: Maurício Ribeiro
Baixo e eletrônicos:Thiakov
Bateria e percussão: Mateus Bahiense
Técnico de som: Fernando Braga
Fotos: Simone Pazzini
Produção e iluminação: Flávia Mafra
[Este evento é realizado em parceria com
NATURA]

Tempo de duração: 75 min
Classificação etária: livre
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

21h - Abertura da exposição: ‘GEOGRAFIAS IMAGINÁRIAS – SUBJETIVIDADES MEDIADAS’

Geografias imaginárias – subjetividades mediadas” é um desdobramento do Festival Vivo arte.mov em que se pretende proporcionar ao público de quatro municípios mineiros – Diamantina, Cataguases, Guaxupé e Tiradentes - conhecer parte do que está sendo produzido no Brasil e no mundo no campo das mídias móveis e artes locativas. Somada à exposição itinerante, será realizado um colóquio com a participação dos artistas expositores, discutindo as interrelações entre geolocalização e arte, além de fomentar experiências criativas e inovadoras no universo da convergência entre arte e tecnologia.

Acesse artemov.net e participe!

OBRAS/ARTISTAS:

- Europa em 5 minutos/ Eder Santos
- AEurasia/Alessandra Soares + André Amparo + Claudio Santos + Fernando Maculan
- Projeto Postcards/Lucas Bambozzi
- Geoplay/ Rafael Marchetti
- Conto Concreto/Fred Paulino+Pedro David+Carlos Magno
- Push / Pull (my luck is your misfortune) / Pascual Sisto

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS EM LOOPING (SINGLE CHANEL):

- Teoria da Paisagem ( Landscape Theory ) - Roberto Bellini
- El Día Que Me Quieras - Dellani Lima e Ana Moravi
- BMG 8970 - Raquel Kogan e Lea van Steen
- Man.Road.River. Marcellvs L.

Concepção e Curadoria : Rodrigo Minelli
Coordenação de Produção: Malab Produções - Aluizer Malab
Coordenação Executiva: Lyris - Patrícia Lamego
Produção Executiva: Malab Produções - Karol Borges

Visitação: 27 e 28 de julho, das 12h às 17h30
Classificação etária: livre
Local: Museu do Diamante/IBRAM

21h - Colóquio: Geografias Imaginárias – Subjetividades Mediadas

‘ENTRE NÓS E O MUNDO, AS IMAGENS’ – Rodrigo Minelli

Classificação etária: livre
Local: Museu do Diamante/IBRAM

Terça-feira – 27/07/2010

10h - Aula aberta da oficina ‘O CINEMA-BIOGRAFEMA’

Professoras: Maria José Boaventura e Izabela D’Urço
Classificação etária: livre
Local: Mercado Velho

16h - Aula aberta da oficina ‘PERFORMANCE, MÚSICA AO VIVO PARA UMA CENA PROJETADA’

Professor: Gilvan de Oliveira
Classificação etária: livre
Local: a definir

17h - IV Semana da Saúde 2010 - Educação Saúde e Cultura

Cinema, Vida e Saúde - sessões comentadas por Itamar Tatuí Sardinha, José Américo Ribeiro e Sérgio Vilaça

Filme: ‘O ESCAFANDRO E A BORBOLETA’ (Le Scaphandre et le Papillon, França-EUA, 2007) - Drama
Direção: Julian Schnabel
Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny, Patrick Chesnais

Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não paralisou: sua imaginação e sua memória.

Tempo de duração: 112 min
Classificação: 14 anos
Local: Anfiteatro da UFVJM

17h - Colóquio: Geografias Imaginárias – Subjetividades Mediadas

‘PERSPECTIVAS CRÍTICAS’ – Carlos Henrique Falci
Classificação etária: livre
Local: Auditório do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

19h30 - ‘TÚLIO MOURÃO – PIANO SOLO’

Temas do cancioneiro brasileiro se alternam com peças autorais e temas marcantes do cinema internacional, recriados em formato pianístico. Parcerias do artista com Milton Nascimento, como ‘Teia de Renda’ e ‘A Primeira Estrela’, serão apresentadas ao lado de temas premiados nos festivais brasileiros de cinema, como ‘O Viajante’, ‘Moça de Fino Trato’ e ‘Mar Interior’.

Direção geral: Franciane Curi
Tempo de duração: 55 min.
Classificação etária: livre
Local: Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita

21h - ‘E AGORA, JOSÉ?’ - Cia de Dança Balé de Rua

Inspirado na obra de Carlos Drummond de Andrade, o espetáculo do grupo de Uberlândia retrata as crenças, os costumes e o comportamento do homem comum frente ao mundo moderno. A busca por uma linguagem brasileira na dança de rua e pela inclusão social são características do grupo, que com este e outros trabalhos tem encantado as mais diferentes platéias ao redor do mundo.

Direção: Fernando Narduchi
Coreografia: Marco Antônio Garcia
Tempo de duração: 50 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Dr. Prado

Quarta-feira – 28/07/2010

17h - Colóquio: Geografias Imaginárias – Subjetividades Mediadas

‘POTENCIALIDADES E DESAFIOS LOCAIS’ – Eustaquio Neves + Rafael Marchetti + Rodrigo Minelli

Classificação etária: livre
Local: Auditório do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

17h - IV Semana da Saúde 2010 - Educação Saúde e Cultura

Cinema, Vida e Saúde - sessões comentadas por Itamar Tatuí Sardinha, José Américo Ribeiro e Sérgio Vilaça

Filme: ‘JANELA DA ALMA - UM FILME SOBRE O OLHAR’ (Brasil, 2002)
Documentário
Direção: João Jardim , Walter Carvalho

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade.

Tempo de duração: 73 min
Classificação: livre
Local: Anfiteatro da UFVJM

18h30 - Mostra da oficina ‘IMPRO: METODOLOGIA KEITH JOHNSTONE’

Professor: Frank Totino
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel

19h - ‘TEMA DE CINEMA’ - David Tygel

O compositor fala sobre trilha sonora de cinema e toca seus temas ao piano; depois, mostra o resultado em montagens de seus filmes, com a música orquestrada e sincronizada. Tygel também conta as histórias de sua relação com diretores e produtores, numa saborosa noite dedicada à música de cinema.

Roteiro e Direção: David Tygel
Edição de Imagens e Mixagem: Flavia Ventura
Tempo de duração: 90 min.
Classificação etária: livre
Local: Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita

21h - PROCESSO: ATO E PENSAMENTO – Encontro com artistas e pensadores brasileiros

Encontro 5: ‘O BATER DO CORAÇÃO’ – performance musical

NANÁ VASCONCELOS (PE) – Nascido no Recife, é reconhecido e consagrado como o maior nome da percussão mundial. As raízes de sua terra estão presentes em tudo o que faz. Começou a tocar aos doze anos com seu pai, em uma bandinha marcial do Recife. Aprendeu a tocar praticamente todos os instrumentos de percussão e, nos anos sessenta, especializou-se em Berimbau. Usa esse instrumento de forma personalíssima, sendo reconhecido como um dos melhores tocadores. Tem uma trajetória profissional única e é dotado de uma curiosidade intensa que o permitiu ir da música do compositor erudito Vila Lobos àquela produzida pelo roqueiro americano Jimi Hendrix.

Tempo de duração: 90 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel

Quinta-feira – 29/07/2010

14h - Mostra da oficina ‘IMPRO: METODOLOGIA KEITH JOHNSTONE’

Professor: Frank Totino
Classificação etária: livre
Local: Palco São Vicente

17h30 - Aula aberta da oficina ‘TEMA DE CINEMA’

Professor: David Tygel
Classificação etária: livre
Local: a definir

18h - Lançamento do periódico ‘RÁDIO EM REVISTA’

Rádio em Revista é um periódico semestral destinado a estimular e divulgar a memória, a história e a produção científica sobre o rádio. É uma iniciativa do Departamento de Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e tem abrangência ampla e plural no que diz respeito a posições científicas e político-ideológicas.
Editor: Prof. Fábio Martins (UFMG)

18h - Lançamento do livro-personagem ‘JÚLIO VARELLA, 50 ANOS FAZENDO ARTE’, de José Carlos Aragão

O livro, biográfico, trata em parte e principalmente, da trajetória do produtor cultural Júlio Varella. Aposentado do serviço público desde 1996, Julio foi assessor cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e trabalhou ainda no Teatro Universitário, Coral Ars Nova e Escola de Música da UFMG, além de ter sido coordenador e diretor executivo dos eventos culturais do Festival de Inverno da UFMG, de 1967 a 1993. Aos 50 anos de carreira, é reconhecido por muitos como um dos mais importantes produtores culturais brasileiros e sua atuação nesta área é extremamente relevante para a cena cultural mineira.

18h - Exibição do documentário ‘PORTA DO PALCO’, de Fábio Carvalho.

O precursor da produção cultural em Minas Gerais, Júlio Varella, ao completar 50 anos de atividade, é tema do filme que tem como título a versão, em português, do nome do bar Stage Door, que funcionou por anos no Teatro Marília em Belo Horizonte. Comandado por Júlio e frequentado por artistas e intelectuais, também era chamado de o Ministério da Cultura em Minas Gerais. A grande trajetória de Júlio é contada no filme através de encontros com companheiros na jornada em que Júlio se destacou, tornando-se conhecido e muito querido no meio artístico.

Produção: Isabel Lacerda e Júlio Varella.
Participações especiais: Angelo Oswaldo Araújo Santos, Carlos Bracher, Sylvia Klein, Jota Dangelo, Júlio Varella e outros.
Duração: 38 min.
Classificação etária: livre
Local: Auditório e salão do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

19h30 - ‘TRIBUTOS’ - Rufo Herrera, Andrea Bazán, Mônica Ribeiro e Arnaldo Alvarenga

Homenagem aos grandes nomes da música e da poesia argentina: Alfonsina Storni, Ariel Ramírez, Félix Luna, Atahualpa Yupanqui, Mercedes Sosa e Astor Piazzolla.

Autoria, direção musical e arranjos: Rufo Herrera
Bandoneón: Rufo Herrera
Violão e voz: Andrea Bazán
Dança: Mônica Ribeiro e Arnaldo Alvarenga
Tempo de duração: 60 min
Classificação etária: livre
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

21h - Mostra da oficina ‘ORQUESTRA’

Professor: Lincoln Andrade
Tempo de duração: 60 min
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel

domingo, 18 de julho de 2010

O trâsnito nosso de cada dia

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Mapeamento a partir de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostra que 46% dos municípios, onde vive um a cada quatro habitantes do país, têm uma frota onde as motos são majoritárias, informa Alencar Izidoro em reportagem publicada na edição deste domingo da Folha.

O índice se limitava a 26% no começo da década. Na média, a cada três dias uma nova cidade entrou na lista. Embora esse domínio esteja concentrado em municípios pequenos e médios, são claros os sinais de avanço em grandes centros urbanos.

Especialistas reconhecem a importância das motos para a mobilidade das pessoas. O resultado social, entretanto, é considerado negativo. O número de motociclistas mortos no país saltou de 725 em 1996 para estimativas acima de 8.000 no ano passado.

O aumento da frota de carros no Brasil nos últimos cinco anos foi de 40%, menos de metade do ritmo de crescimento das motos -105%. Mesmo assim, há mais carros (35,4 milhões) do que motos (15,3 milhões) no país devido às grandes capitais.

Lendo a reportagem acima, publicada hoje no Jornal Folha de São Paulo, e olhando para o futuro de Diamantina,  fico me perguntando:

Quando teremos um transporte público digno e de qualidade em Diamantina?

Quando teremos um mínimo de organização e sinalização de nossas ruas? 

Quando teremos as ruas próximas às escolas sinalizadas e fiscalizadas  para dar segurança às crianças?

Quando o estacionamento no centro da cidade será normatizado?

Quando os motociclistas serão fiscalizados pelo excesso de velocidade em nossas ruas apertadas e cheias de pesdestres?

Cinema do Sertão

Fonte: Terapiadecutuvelo

Para conseguir a aceitação do público nordestino, os cinemas locais decidiram mudar os nomes dos filmes. Aí estão:

Uma Linda Mulher - Uma Quenga Aprumada
O Poderoso Chefão - O Coroné Arretado
O Exorcista - Arreda, Capeta!
Os Sete Samurais - Os Jagunço di Zóio Rasgado
Godzila - Calangão
Perfume de Mulher - Cherim de Cabocla
Mamãe Faz Cem Anos - Mainha Nun Morre Mais
Guerra nas Estrelas - Arranca-Rabo no Céu
Um Peixe Chamado Wanda - Um Lambari Cum Nome di Muié
A Noviça Rebelde - A Beata Increnquêra
O Corcunda de Notre Dame - O Monstrim da Igreja Grandi
Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita. - Um Cabra Pai D'égua di Quem Ninguém Discunfia
Os Filhos do Silêncio - Os Mininu du Mudim
A Pantera Cor-de-Rosa - O leão Viado

Esse post nos faz lembrar, com saudades de Assis Horta (o filho), um dos idealizadores do Terapia de Cutuvelo e um dos primeiros leitores e colaboradores do Passadiço Virtual.

Algúem aí se arrisca a dizer o que significa Terapia de Cutuvelo?

sábado, 17 de julho de 2010

Paisagens do Espinhaço: Diamantina e região

DSC_0127

Cânion do Funil - Presidente Kubitschek

DSC_0062

Telésforo - Conselhero Mata - Diamantina

Parque Rio Preto

Parque Estadual do Rio Preto  - São Gonçalo do Rio Preto

image

Paisagem típica da Serra dpo Espinhaço

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Acompanhe a programação do 42º Festival de Inverno da UFMG

image

Fonte: UFMG

Terça-feira – 20/07/2010

18h - ABERTURA DO 42º FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG

Local: Auditório do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

19h30 - ’OS BAMBAS DO CHORO’ – Grupo Malandrinho

No show, obras dos compositores Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. Emerson Pinto (sopros); Felipe Leonardo (cavaquinho); Gleydson Lenner (percussão) e Luiz Carlos Rocha (violão).

Tempo de duração: 60 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

21h - ‘O PADRE, O POETA E O CANTADOR’ - Concerto para São Francisco

Uma homenagem a São Francisco de Assis em forma de recital poético-musical. O espetáculo tem um repertório de músicas, poemas e pequenos trechos de textos de autoria de São Francisco, interpretados pelo cantor e compositor Saldanha Rolim, o poeta Gonzaga Medeiros e o Padre Nereu.

Tempo de duração: 50 min.
Classificação etária: livre
Local: Igreja de São Francisco de Assis

Quarta-feira – 21/07/2010

11h - ‘HISTÓRIAS DE CORDEL’ – Murion Cia. de Teatro

O espetáculo é uma livre adaptação de dois clássicos da literatura de cordel no Brasil: ‘O batizado do gato’, de Arievaldo Viana e ‘As propostas de Seo Lunga para quando for prefeito’, de JB.
‘O batizado do gato’, é a história de um casal que resolve batizar o seu animal de estimação e que tem a seu favor o capricho e o dinheiro para revelarem as limitações humanas da Igreja numa engraçada epopéia da sabedoria popular.
‘As propostas de Seo Lunga para quando for prefeito’, é a história de um ranzinza candidato a prefeito tão honesto que já na sua campanha eleitoral revela seus objetivos de corrupção e desrespeito ao povo.

Direção: Fernando Limoeiro
Coordenação de grupo: Armando Pereira Ribeiro.
Tempo de duração: 35 min.
Classificação etária: livre
Local: Rua do Bonfim

15h30 - ‘HISTÓRIAS DE CORDEL’ – Murion Cia. de Teatro

Tempo de duração: 35 min.
Classificação etária: livre
Local: Pátio externo do Abrigo do Pão de Santo Antônio (bairro Rio Grande).

17h30 - Lançamento dos livros:

‘RETRATOS ERRÁTICOS’, de Régis Gonçalves
O livro é uma coletânea de perfis e entrevistas feitas pelo autor durante alguns anos de militância no jornalismo cultural. São entrevistados ou perfilados escritores, artistas plásticos, músicos, pensadores, sociólogos, críticos culturais e outras personagens significativas da cultura brasileira, além de alguns estrangeiros.

‘CADERNOS DE AMORÍMPAR’ - volume 1: ‘MANOEL DE BARROS’ e volume 2: ‘MARIA GABRIELA LLANSOL’, de Lucia Castello Branco, Gabriel Sanna e Maria José Boaventura.

Exibição do documentário ‘LÍNGUA DE BRINCAR’, sobre Manoel de Barros.
Uma carta de Lucia Castello Branco é enviada a Manoel de Barros pelas mãos de dois arcanjos, um profeta e uma menina avoada. O percurso da carta desenha a viagem dos arcanjos, do profeta e da menina em direção à paisagem e à poesia desse “menino que carrega água na peneira”.

Direção: Gabriel Sanna e Lucia Castello Branco
Roteiro: Lucia Castello Branco
Elenco: João Rocha, Júlia Branco, Rafael Otávio.
Tempo de duração: 100 min.
Classificação etária: livre
Local: Auditório e salão do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

18h - Abertura da exposição ‘VERTICALIDADE – ESCULTURAS EXPERIMENTAIS’, de Petit Georges

O artista, descomprometido ante qualquer indagação simbólica ou significativa, apresenta 18 esculturas de sua recente produção. Cada peça deve ser considerada como fragmento de uma hiper-mandala em constante transformação, a materialização de um instante do fluxo etéreo.

Visitação: 22 a 28 de julho, das 12h às 17h30
Classificação etária: livre
Local: Casa de Chica da Silva / IPHAN

18h30 - Exibição do filme ‘NELSON GONÇALVES’, do diretor Elizeu Ewald

Roteiro e direção : Elizeu Ewald
Elenco: Alexandre Borges, Julia Lemmertz, Taumaturgo Ferreira
Narração: Paulo Betti

O filme narra a meteórica ascensão de Nelson Gonçalves no rádio e no disco, a decadência pelas drogas, e a volta por cima. Excessivo em sua arte e em tudo que fez, passional e folhetinesco, esse extraordinário cantor que deu voz à boemia, deixou uma história forte que é cantada e mostrada nessa homenagem.

Tempo de duração: 75 min.
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro Santa Izabel

21h - ‘LUZ DO MEU SER’ – Ivo Pereira

Show musical. O poeta, compositor, cantor, violonista e professor Ivo Pereira é natural de Estrela do Indaiá (MG) e reside há quase trinta anos em Diamantina. Desenvolve intensa pesquisa de composições para canto e peças para violão solo. No repertório, canções de sua autoria - dos CD’s ‘Paisagem Mineira’ e ‘Som das Luzes’- além de inéditas. Participação especial do saxofonista Paulo Sérgio Linhares.

Tempo de duração: 75 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

Quinta-feira – 22/07/2010

14h - ‘HISTÓRIAS DE CORDEL’ – Murion Cia. de Teatro

O espetáculo é uma livre adaptação de dois clássicos da literatura de cordel no Brasil: ‘O batizado do gato’, de Arievaldo Viana e ‘As propostas de Seo Lunga para quando for prefeito’, de JB.
‘O batizado do gato’, é a história de um casal que resolve batizar o seu animal de estimação e que tem a seu favor o capricho e o dinheiro para revelarem as limitações humanas da Igreja numa engraçada epopéia da sabedoria popular.
‘As propostas de Seo Lunga para quando for prefeito’, é a história de um ranzinza candidato a prefeito tão honesto que já na sua campanha eleitoral revela seus objetivos de corrupção e desrespeito ao povo.

Tempo de duração: 35 min.
Classificação etária: livre
Local: Distrito de Guinda

15h30 - Aula aberta ‘O ATOR NA RUA’, de Ricardo Puccetti

Classificação etária: livre
Local: Rua do Bonfim

16h30 - ‘HISTÓRIAS DE CORDEL’ – Murion Cia. de Teatro

Tempo de duração: 35 min.
Classificação etária: livre
Local: Distrito de Sopa

17h30 - Abertura da exposição ‘CUBRO – DESCUBRO’, de Abel Monasterolo

Exposição de desenhos sobre material transparente que permite ler a trajetória do artista e suas diversas buscas expressivas. A transparência invoca a linha e a obra se faz a partir da superposição de uma linha com outra. O resultado é um espaço polifônico que convida o espectador a transitar por ele e a descobrir diferentes planos de significação que, em sua espessura, constroem um verdadeiro palimpsesto. O desenho sai da bidimensionalidade e entra em um terreno de aparente tridimensão.

Visitação: de 23 a 28 de julho, das 10h às 18h
Classificação etária: livre
Local: Galeria do Teatro Santa Izabel

18h30 - Exibição dos filmes ‘A LUTA’, ‘GABINETE DAS FIGURAS VARIADAS’ e ‘GUARÁ, LADRÃO DE ESTRELAS’

‘A LUTA’, 28 min., pb, BH, 1997
Documentário sobre a conquista do título mundial na categoria peso pena pelo boxeador Wilson
Ferreira, residente em Betim, Minas Gerais.

Direção: Fábio Carvalho
Fotografia: Fábio Carvalho, Charles Duarte, Rogério Fidelis, Gilson Moura
Montagem: Chico de Paula
Produção: Isabel Lacerda

‘GABINETE DAS FIGURAS VARIADAS’, 21 min., cor, Tiradentes/BH, 2006
Um inusitado encontro reúne na cidade de Tiradentes um astrônomo, um músico, um artista plástico e uma soprano estabelecendo rituais que evocam os conhecimentos humanos da antiguidade para alcançar a natureza da poesia.

Direção: Fábio Carvalho
Fotografia: Fábio Carvalho
Direção de Arte: Fernando Rocha Pitta
Montagem: Chico de Paula
Produção: Isabel Lacerda
Participações: Antônio Guedes, Marilene Santos, Big Charles, Gabriel Pitta, Joana Medeiros, Mara Aché, Luiz Rosemberg Filho

‘GUARÁ, LADRÃO DE ESTRELAS’, 26 min., pb/cor, BH/RJ, 2006
A quarta dimensão do cinema trazida por Guará em uma sessão/ritual onde ele é o ator principal contracenando com cerca de 30 figurantes.

Direção: Fábio Carvalho
Fotografia: Toni Nogueira
Montagem: Chico de Paula
Produção: Isabel Lacerda
Participações: Maria Gladys, Paulo César Pereio, José Sette, Neville d’Almeida e outros.
Tempo total de duração: 75 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel

19h30 - ‘A VER ESTRELAS’ – NósCegos Grupo de Teatro

Janelas da alma, céu de estrelas e o azul infinito: um convite para navegar! Sonhando, Jonas embarca numa viagem pelo desconhecido. Em um misto de realidade e fantasia, nosso herói dá asas à sua imaginação e descobre uma forma mais poética de viver a vida. Esta é a história de Jonas! Que Jonas?

Texto original: João Falcão.
Direção e adaptação: Kelly Crifer e Camilo Lélis
Atuação: Gleice Santana, Juliano Lopes, Oscar Capucho e Priscila Melo.
Tempo de duração: 50min.
Classificação etária: 6 anos
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

21h30 - ‘VIVAVIOLA – 60 CORDAS EM MOVIMENTO’ – Turnê Estrada Real

Concerto com os violeiros Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias. Patrocinado pela Natura Musical, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o espetáculo apresenta temas e ritmos da música brasileira e valoriza a viola caipira enquanto instrumento que simboliza a identidade da nossa cultura popular.

Direção: coletiva
Produção executiva: Nilce Gomes
Tempo de duração: 100 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Dr. Prado

Sexta-feira – 23/07/2010

15h30 - Aula aberta ‘O ATOR NA RUA’, de Ricardo Puccetti

Classificação etária: livre
Local: Praça Barão de Guaicuí (Mercado Velho)

16h - ‘NÃO SE DÁ UM ‘SIM’ ASSIM À TOA’ - Projeto Cine Horto Pé na Rua

Espetáculo livremente inspirado na obra ‘Estudando o pagode: na Opereta Segregamulher e Amor’, do músico e poeta baiano Tom Zé. Com uma abordagem crítica e irreverente, marca registrada do artista, a peça trata de um tema sempre atual: a violência contra a mulher. O elenco, formado em sua maioria por mulheres, narra diferentes pontos de vista dessa violência homem/mulher, buscando referências nas inconstantes relações afetivas e familiares.
Direção: Fernando Linares
Elenco: Andreia Duarte, Daniela Perucci, Fabiana Martins, Gabriel Coupe, Juliana Capibaribe, Lucas Ferreira, Mariana Jacques, Renata Emrich, Valeria Maria Fernandez
Produção e realização: Galpão Cine Horto

Tempo de duração: 60 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Dr. Prado

18h30 - Exibição dos filmes ‘BIOGRAFIAS EFÊMERAS’, e ‘DIÁLOGOS COM WILSON BAPTISTA’

‘Biografias Efêmeras’ é um vídeo ensaio sobre as possíveis biografias inusitadas, estapafúrdias e efêmeras dos primeiros nomes de cada letra do catálogo telefônico.

Direção: Paulo Barbosa e Sérgio Vilaça

‘Diálogos com Wilson Batista’ é um documentário biográfico do fotógrafo amador Wilson Baptista. Fotografias que despertam reminiscências vividas em quase cem anos de história.

Direção: Sérgio Vilaça
Produção executiva: CRAV – Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Tempo total de duração: 31 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel

21h - ‘História de Tocador’ – Gilvan de Oliveira

Show musical. Violonista, compositor, arranjador, cantor e professor, Gilvan nasceu em Itaú de Minas-MG, em 1956. Estudou na Escola de Música da UFMG, com o mestre José Lucena Vaz, e ainda com Joe Diorio, do Guitar Institute of Technology, de Los Angeles.
Na sua trajetória, músicos consagrados, vários Cds e muitos palcos mostram a arte de Gilvan, divulgando seu trabalho como diretor musical, arranjador e músico solista.
Neste show apresenta-se ao lado de Serginho Silva (percussão) e Mauro Rodrigues (flauta).

Tempo de duração: 75 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

Sábado – 24/07/2010

10h - Aula aberta da oficina ‘O CINEMA-BIOGRAFEMA’

Professores: Gabriel Sanna e João Rocha
Classificação etária: livre
Local: Rua da Quitanda (Baiúca)

15h30 - ‘QUEM PERGUNTA QUER RESPOSTA!’ - Grupo Oriundo de Teatro

Rebeca, é uma criança que quer descobrir a resposta para uma pergunta: ‘O Que é a Vida?’. A partir de então sai em busca de ajuda. Encontra com várias personagens até chegar a um envelope, personagem que conhece bem a vida dos outros. Com ele percebe que podem existir várias respostas para uma mesma pergunta.

Texto e direção: Antonio Hildebrando
Elenco: Aksan Limdemberg, Anna Campos, Enedson Gomes, João Filho, Meibe Rodriguez e Tatá Santana.
Direção Musical: Ernani Maletta e Tatá Santana
Tempo de duração: 45 min.
Classificação etária: livre
Local: Largo Dom João

15h30 - Aula aberta ‘O ATOR NA RUA’, de Ricardo Puccetti

Classificação etária: livre
Local: Largo da Igreja do Rosário

17h30 - Exibição do filme ‘TERRA DEU, TERRA COME’

Direção e produção: Rodrigo Siqueira
Elenco: Pedro de Alexina (Vieira), Dona Lúcia, João Batista, Dolores, Seu Pidrim Peçanha, Admilson
Realização: PROEZA FILME CULTURA

17h30 - Documentário

Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em
dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea. Ali, não se sabe o que é realidade ou representação, documentário, ficção ou memória.

Tempo de duração: 88 minutos
Classificação etária: livre
Local: Anfiteatro da UFVJM

18h - PROCESSO: ATO E PENSAMENTO – Encontro com artistas e pensadores brasileiros

Encontro 1: ‘PROCESSOS CURATORIAIS E A BIENAL DE SÃO PAULO’

AGNALDO FARIAS (SP) - Arquiteto, professor da FAU/USP, curador e crítico de arte, com atuação em importantes instituições culturais brasileiras, como a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) e o Instituto Tomie Othake, em São Paulo.

Tempo de duração: 180 min.
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro Santa Izabel

19h - ‘DEUSES’ - O Trem Companhia de Teatro e Ederson Clayton

Dioniso, o Deus do Teatro, único personagem desta trama, narra passagens da história da humanidade a partir de seu ponto de vista. Deus existe? Se sim, ele está do lado de quem: da Inglaterra ou da França? Centrado no trabalho do ator, o espetáculo é inspirado em grandes artistas mundiais como Denise Stoklos, Matteo Belli e Charles Chaplin.
Concepção, atuação e dramaturgia: Ederson Clayton
Produção, consultoria artística e iluminação: Marcelo Carrusca

Tempo de duração: 70 min.
Classificação etária: 18 anos
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

21h - ‘ALINE CALIXTO’

Show musical. Uma das mais promissoras vozes da música contemporânea brasileira, Aline Calixo lançou seu 1º CD em 2009 e em seguida foi premiada pela APCA como melhor álbum daquele ano. A cantora já percorreu diversos cantos do Brasil com seu aclamado show, encantando a todos com sua bela voz.

Produção: Casulo Cultura
Tempo de duração: 90 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Dr. Prado

22h - ‘VESPERATA’ – Bandas Prefeito Antônio de Carvalho Cruz e do 3º Batalhão da Polícia Militar

Com repertório eclético, o evento, tradicional na agenda da cidade, é sucesso de público. O inusitado se mostra na disposição dos quase noventa músicos, que ficam nas janelas e sacadas dos casarões centenários, enquanto são regidos da rua pelo maestro.
Regência: André Benedito Mantovani e Edson Soares de Oliveira

Tempo de duração: 75 min.
Classificação etária: livre
Local: Rua da Quitanda

Domingo – 25/07/2010

15h30 - ‘QUEM PERGUNTA QUER RESPOSTA!’ - Grupo Oriundo de Teatro

Rebeca, é uma criança que quer descobrir a resposta para uma pergunta: ‘O Que é a Vida?’. A partir de então sai em busca de ajuda. Encontra com várias personagens até chegar a um envelope, personagem que conhece bem a vida dos outros. Com ele percebe que podem existir várias respostas para uma mesma pergunta.

Texto e direção: Antonio Hildebrando
Elenco: Aksan Limdemberg, Anna Campos, Enedson Gomes, João Filho, Meibe Rodriguez e Tatá Santana.
Direção musical: Ernani Maletta e Tatá Santana
Tempo de duração: 45 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Barão de Guaicuí (Mercado Velho)

18h - PROCESSO: ATO E PENSAMENTO – Encontro com artistas e pensadores brasileiros

Encontro 2: ‘CRIAÇÃO, ARTE, CULTURA E POESIA’

ARNALDO ANTUNES (SP) – Músico, poeta, compositor e artista visual. Tornou-se conhecido no cenário nacional com a banda Titãs, durante a década de 80, uma das principais bandas de rock do período que seguiu o fim da ditadura militar. Antunes participou de sete trabalhos do grupo, onde se destacou por suas composições irreverentes. Além disso, o ex-Titãs também cresceu enquanto escritor, publicando artigos e poemas em diversos jornais e revistas do país, além de alguns livros.

Tempo de duração: 120 min.
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro Santa Izabel

17h30 - Exibição do filme ‘TERRA DEU, TERRA COME’

Direção e produção: Rodrigo Siqueira
Elenco: Pedro de Alexina (Vieira), Dona Lúcia, João Batista, Dolores, Seu Pidrim Peçanha, Admilson
Realização: PROEZA FILME CULTURA

17h30 - Documentário

Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em
dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea. Ali, não se sabe o que é realidade ou representação, documentário, ficção ou memória.

Tempo de duração: 88 minutos
Classificação etária: livre
Local: Distrito de Quartel do Indaiá

21h - ‘É SÓ UMA FORMALIDADE’ - QuatroLosCinco – Teatro do Comum

Duas situações servem de pretexto para que os atores lancem seus questionamentos sobre as [ir]realizações do homem: sonhos, desejos, formalidades e as lacunas geradas por tudo aquilo que nunca se teve a coragem de dizer. Largar tudo, deixar a família, abandonar um futuro encaminhado a favor de um ideal urgente e incerto pode ser um erro. Ficar também.

Tempo de duração: 60 min
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

Segunda-feira – 26/07/2010

9h - Aula aberta da oficina ‘CIDADES TRANSPARENTES-INSTALAÇÕES CENOGRÁFICAS’

Professor: Abel Monasterolo
Classificação etária: livre
Local: Mercado Velho

14h - Aula aberta da oficina ‘O OBJETO EM CENA’

Professora: Liliza Mendes
Classificação etária: livre
Local: Mercado Velho

17h - IV Semana da Saúde 2010 - Educação Saúde e Cultura

Cinema, Vida e Saúde - sessões comentadas por Itamar Tatuí Sardinha, José Américo Ribeiro e Sérgio Vilaça - Drama

Direção: Fernando León de Aranoa
Com: Javier Bardem, Luis Tosar, José Ángel Egido, Nieve de Medina, Enrique Villén

Filme: ‘SEGUNDA-FEIRA AO SOL’ (Las Lunes al Sol, Espanha, 2002) - Drama

Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre um isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados e à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares.

Tempo de duração: 113 min
Classificação: 14 anos
Local: Anfiteatro da UFVJM

18h30 - PROCESSO: ATO E PENSAMENTO – Encontro com artistas e pensadores brasileiros

Encontro 3: ‘TRAJETÓRIAS’

EDUARDO COUTINHO (RJ) - é uma dos maiores documentaristas brasileiros. Seu trabalho é reconhecido pelo alto grau de humanidade sem ser sentimental. Em suas produções apresenta os problemas e aspirações dos marginalizados dando voz ao invés de manipular. Sua formação passa pelo jornalismo, teatro e cinema tendo, curiosamente, cursado Direito em São Paulo. Foi revisor e copidesque da revista Visão (1954-1957) e seguiu para a França para estudar no Institut des Hautes Études Cinématographiques (IDHEC) onde, durante esse período, passou também por uma experiência teatral, dirigindo "Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado.

Tempo de duração: 120 min.
Classificação etária: 14 anos
Local: Teatro Santa Izabel

21h - ‘A CÉU ABERTO’ - Juliana Perdigão

Juliana Perdigão é formada em licenciatura pela Escola de Música da UFMG. Tem desenvolvido carreira solo, paralela aos seus trabalhos com o grupo Corta-Jaca e como clarinetista em shows de vários artistas. Prefere cantar canções recém saídas do forno ou reavivar outras amareladas, esquecidas no vão do armário.

Voz, clarinete, clarone e cenário: Juliana Perdigão
Violão e guitarra: Pablo Castro
Piano: Maurício Ribeiro
Baixo e eletrônicos:Thiakov
Bateria e percussão: Mateus Bahiense
Técnico de som: Fernando Braga
Fotos: Simone Pazzini
Produção e iluminação: Flávia Mafra
[Este evento é realizado em parceria com NATURA]

Tempo de duração: 75 min
Classificação etária: livre
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

21h - Abertura da exposição: ‘GEOGRAFIAS IMAGINÁRIAS – SUBJETIVIDADES MEDIADAS’

Geografias imaginárias – subjetividades mediadas” é um desdobramento do Festival Vivo arte.mov em que se pretende proporcionar ao público de quatro municípios mineiros – Diamantina, Cataguases, Guaxupé e Tiradentes - conhecer parte do que está sendo produzido no Brasil e no mundo no campo das mídias móveis e artes locativas. Somada à exposição itinerante, será realizado um colóquio com a participação dos artistas expositores, discutindo as interrelações entre geolocalização e arte, além de fomentar experiências criativas e inovadoras no universo da convergência entre arte e tecnologia.

Acesse artemov.net e participe!

OBRAS/ARTISTAS:

- Europa em 5 minutos/ Eder Santos
- AEurasia/Alessandra Soares + André Amparo + Claudio Santos + Fernando Maculan
- Projeto Postcards/Lucas Bambozzi
- Geoplay/ Rafael Marchetti
- Conto Concreto/Fred Paulino+Pedro David+Carlos Magno
- Push / Pull (my luck is your misfortune) / Pascual Sisto

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS EM LOOPING (SINGLE CHANEL):

- Teoria da Paisagem ( Landscape Theory ) - Roberto Bellini
- El Día Que Me Quieras - Dellani Lima e Ana Moravi
- BMG 8970 - Raquel Kogan e Lea van Steen
- Man.Road.River. Marcellvs L.

Concepção e Curadoria : Rodrigo Minelli
Coordenação de Produção: Malab Produções - Aluizer Malab
Coordenação Executiva: Lyris - Patrícia Lamego
Produção Executiva: Malab Produções - Karol Borges

Visitação: 27 e 28 de julho, das 12h às 17h30
Classificação etária: livre
Local: Museu do Diamante/IBRAM

21h - Colóquio: Geografias Imaginárias – Subjetividades Mediadas

‘ENTRE NÓS E O MUNDO, AS IMAGENS’ – Rodrigo Minelli

Classificação etária: livre
Local: Museu do Diamante/IBRAM

Terça-feira – 27/07/2010

10h - Aula aberta da oficina ‘O CINEMA-BIOGRAFEMA’

Professoras: Maria José Boaventura e Izabela D’Urço
Classificação etária: livre
Local: Mercado Velho

16h - Aula aberta da oficina ‘PERFORMANCE, MÚSICA AO VIVO PARA UMA CENA PROJETADA’

Professor: Gilvan de Oliveira
Classificação etária: livre
Local: a definir

17h - IV Semana da Saúde 2010 - Educação Saúde e Cultura

Cinema, Vida e Saúde - sessões comentadas por Itamar Tatuí Sardinha, José Américo Ribeiro e Sérgio Vilaça

Filme: ‘O ESCAFANDRO E A BORBOLETA’ (Le Scaphandre et le Papillon, França-EUA, 2007) - Drama
Direção: Julian Schnabel
Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny, Patrick Chesnais

Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não paralisou: sua imaginação e sua memória.

Tempo de duração: 112 min
Classificação: 14 anos
Local: Anfiteatro da UFVJM

17h - Colóquio: Geografias Imaginárias – Subjetividades Mediadas

‘PERSPECTIVAS CRÍTICAS’ – Carlos Henrique Falci
Classificação etária: livre
Local: Auditório do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

19h30 - ‘TÚLIO MOURÃO – PIANO SOLO’

Temas do cancioneiro brasileiro se alternam com peças autorais e temas marcantes do cinema internacional, recriados em formato pianístico. Parcerias do artista com Milton Nascimento, como ‘Teia de Renda’ e ‘A Primeira Estrela’, serão apresentadas ao lado de temas premiados nos festivais brasileiros de cinema, como ‘O Viajante’, ‘Moça de Fino Trato’ e ‘Mar Interior’.

Direção geral: Franciane Curi
Tempo de duração: 55 min.
Classificação etária: livre
Local: Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita

21h - ‘E AGORA, JOSÉ?’ - Cia de Dança Balé de Rua

Inspirado na obra de Carlos Drummond de Andrade, o espetáculo do grupo de Uberlândia retrata as crenças, os costumes e o comportamento do homem comum frente ao mundo moderno. A busca por uma linguagem brasileira na dança de rua e pela inclusão social são características do grupo, que com este e outros trabalhos tem encantado as mais diferentes platéias ao redor do mundo.

Direção: Fernando Narduchi
Coreografia: Marco Antônio Garcia
Tempo de duração: 50 min.
Classificação etária: livre
Local: Praça Dr. Prado

Quarta-feira – 28/07/2010

17h - Colóquio: Geografias Imaginárias – Subjetividades Mediadas

‘POTENCIALIDADES E DESAFIOS LOCAIS’ – Eustaquio Neves + Rafael Marchetti + Rodrigo Minelli

Classificação etária: livre
Local: Auditório do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

17h - IV Semana da Saúde 2010 - Educação Saúde e Cultura

Cinema, Vida e Saúde - sessões comentadas por Itamar Tatuí Sardinha, José Américo Ribeiro e Sérgio Vilaça

Filme: ‘JANELA DA ALMA - UM FILME SOBRE O OLHAR’ (Brasil, 2002)
Documentário
Direção: João Jardim , Walter Carvalho

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade.

Tempo de duração: 73 min
Classificação: livre
Local: Anfiteatro da UFVJM

18h30 - Mostra da oficina ‘IMPRO: METODOLOGIA KEITH JOHNSTONE’

Professor: Frank Totino
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel

19h - ‘TEMA DE CINEMA’ - David Tygel

O compositor fala sobre trilha sonora de cinema e toca seus temas ao piano; depois, mostra o resultado em montagens de seus filmes, com a música orquestrada e sincronizada. Tygel também conta as histórias de sua relação com diretores e produtores, numa saborosa noite dedicada à música de cinema.

Roteiro e Direção: David Tygel
Edição de Imagens e Mixagem: Flavia Ventura
Tempo de duração: 90 min.
Classificação etária: livre
Local: Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita

21h - PROCESSO: ATO E PENSAMENTO – Encontro com artistas e pensadores brasileiros

Encontro 5: ‘O BATER DO CORAÇÃO’ – performance musical

NANÁ VASCONCELOS (PE) – Nascido no Recife, é reconhecido e consagrado como o maior nome da percussão mundial. As raízes de sua terra estão presentes em tudo o que faz. Começou a tocar aos doze anos com seu pai, em uma bandinha marcial do Recife. Aprendeu a tocar praticamente todos os instrumentos de percussão e, nos anos sessenta, especializou-se em Berimbau. Usa esse instrumento de forma personalíssima, sendo reconhecido como um dos melhores tocadores. Tem uma trajetória profissional única e é dotado de uma curiosidade intensa que o permitiu ir da música do compositor erudito Vila Lobos àquela produzida pelo roqueiro americano Jimi Hendrix.

Tempo de duração: 90 min.
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel

Quinta-feira – 29/07/2010

14h - Mostra da oficina ‘IMPRO: METODOLOGIA KEITH JOHNSTONE’

Professor: Frank Totino
Classificação etária: livre
Local: Palco São Vicente

17h30 - Aula aberta da oficina ‘TEMA DE CINEMA’

Professor: David Tygel
Classificação etária: livre
Local: a definir

18h - Lançamento do periódico ‘RÁDIO EM REVISTA’

Rádio em Revista é um periódico semestral destinado a estimular e divulgar a memória, a história e a produção científica sobre o rádio. É uma iniciativa do Departamento de Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e tem abrangência ampla e plural no que diz respeito a posições científicas e político-ideológicas.
Editor: Prof. Fábio Martins (UFMG)

18h - Lançamento do livro-personagem ‘JÚLIO VARELLA, 50 ANOS FAZENDO ARTE’, de José Carlos Aragão

O livro, biográfico, trata em parte e principalmente, da trajetória do produtor cultural Júlio Varella. Aposentado do serviço público desde 1996, Julio foi assessor cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e trabalhou ainda no Teatro Universitário, Coral Ars Nova e Escola de Música da UFMG, além de ter sido coordenador e diretor executivo dos eventos culturais do Festival de Inverno da UFMG, de 1967 a 1993. Aos 50 anos de carreira, é reconhecido por muitos como um dos mais importantes produtores culturais brasileiros e sua atuação nesta área é extremamente relevante para a cena cultural mineira.

18h - Exibição do documentário ‘PORTA DO PALCO’, de Fábio Carvalho.

O precursor da produção cultural em Minas Gerais, Júlio Varella, ao completar 50 anos de atividade, é tema do filme que tem como título a versão, em português, do nome do bar Stage Door, que funcionou por anos no Teatro Marília em Belo Horizonte. Comandado por Júlio e frequentado por artistas e intelectuais, também era chamado de o Ministério da Cultura em Minas Gerais. A grande trajetória de Júlio é contada no filme através de encontros com companheiros na jornada em que Júlio se destacou, tornando-se conhecido e muito querido no meio artístico.

Produção: Isabel Lacerda e Júlio Varella.
Participações especiais: Angelo Oswaldo Araújo Santos, Carlos Bracher, Sylvia Klein, Jota Dangelo, Júlio Varella e outros.
Duração: 38 min.
Classificação etária: livre
Local: Auditório e salão do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

19h30 - ‘TRIBUTOS’ - Rufo Herrera, Andrea Bazán, Mônica Ribeiro e Arnaldo Alvarenga

Homenagem aos grandes nomes da música e da poesia argentina: Alfonsina Storni, Ariel Ramírez, Félix Luna, Atahualpa Yupanqui, Mercedes Sosa e Astor Piazzolla.

Autoria, direção musical e arranjos: Rufo Herrera
Bandoneón: Rufo Herrera
Violão e voz: Andrea Bazán
Dança: Mônica Ribeiro e Arnaldo Alvarenga
Tempo de duração: 60 min
Classificação etária: livre
Local: Teatro do Instituto Casa da Glória – IGC/UFMG

21h - Mostra da oficina ‘ORQUESTRA’

Professor: Lincoln Andrade
Tempo de duração: 60 min
Classificação etária: livre
Local: Teatro Santa Izabel