sábado, 30 de abril de 2011

O que você acha do Passadiço Virtual?

O blog Passadiço Virtual nasceu do desejo de conhecer e compartilhar com as pessoas um pouco da história e do cotidiano da cidade de Diamantina e região. Há pouco mais de dois anos, ao mudar-me definitivamente para a cidade, percebi a falta de informações sobre a cidade e resolvi registrar as minhas percepções sobre algumas leituras, conversas, opiniões, pesquisas na internet e passaeios exploratórios pela cidade e região. Escolhi a linguagem do blog pela liberdade de opinião, a agilidade para disponibilizar as informações  e pelas facilidades oferecidas pelas novas tecnologias.

Tudo começou de forma bem amadora, sem compromisso com conteúdos, temas ou pessoas. Enfim, uma total independência que permance até hoje. No início eram pouquíssimos leitores, em média vinte visitante por dia. Hoje já são aproximadamente 250  por dias, chegando a 400 em dias de pico. No total já foram mais de 60.000 visitas durante esse período.

Ao ler os primieros posts percebe-se um certo deslumbramento diante da inegável beleza e da riqueza da cidade e do Vale do Jequitinhonha. Com  o tempo, passamos a conhecer melhor as pessoas, a cidade, seus hábitos, costumes e problemas. Naturalmente, o conteúdo recente do blog reflete esse processo de maior aproximação com o cotidiano da cidade, permitindo lançar um olhar mais critico e cidadão sobre a nossa realidade.

Porém, hoje começo a refletir se vale a pena continuar com o blog no ar. Eventualmente bate o sentimento de que estamos falando sozinhos, um monólogo sem fim. A ausência de comentários e do “feedback” é, de certa forma, desanimadora. O que move um blogueiro a continuar um projeto é a possibilidade de diálogo com o leitor. Excetuando alguns importantes colaboradores e interlocutores que se transformaram em “grande amigos virtuais”, como por exemplo  o Wellington Gomes, Leonardo Pinheiro,  Banu,  Saul Moreira  e o saudoso Assisinho Horta e alguns outros, na maioria das vezes esse diálogo não se concretiza.

Enfim, daí surge a grande dúvida: que opinião as pessoas têm do Passadiço Virtual? Para tentar obter essa resposta inseri uma enquete no lado esquerdo superior para que vocês possam se manifestar de forma bem fácil e rápida. Quem quiser escrever algo mais, basta clicar abaixo em comentários e deixar algumas palavras. Sugestões e críticas sinceras serão sempre bem vindas. Obrigado.

Grande abraço e saudações a quem tem coragem…

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Agenda cultural do fim de semana em Diamantina

Fonte:  Fonte: Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, (38) 3531-9537, producaocultural@diamantina.mg.gov.br

Dia 29/04 - sexta-feira

- Sexta Nossa.

Local: Mercado Velho

Horário: A partir das 18 horas

Atração: Chorinho Malandrinho

- Seresta 

Local: Praça JK

Horário: A partir das 21 horas

Atração: Grupo de Seresta Regina Pacis

 

Dia 30/04 - sábado

- Feira do Mercado - Feira de Artesanato, Hortifrutigranjeiro e Música ao Vivo.

Local: Mercado Velho

Horário: A partir das 08 horas

Atração: Nilson Rodrigues

- Vesperata

Local: Rua da Quitanda

Horário: A partir das 21 horas

 

Dia 01/05 - domingo

- Café no Beco

Local: Beco da Tecla

Horário: A partir das 08 horas

- Feira de Artesanato da Quitanda

Local: Rua da Quitanda

Horário: De 08 às 14 horas

Degradação faz deserto avançar sobre o Vale do Jequitinhonha

Fonte: Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí, publicado Blog do Banu

Um terço do território mineiro corre o risco de virar deserto se nada for feito para combater a degradação do solo.A ameaça, que pode se concretizar em 20 anos, recai sobre 142 municípios que ocupam 177 mil quilômetros quadrados na Região Norte e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, onde predominam os climas semiárido e subúmido seco e de entorno.

As áreas, de baixa precipitação pluviométrica, já são suscetíveis à desertificação, que torna inviável o uso delas para fins econômicos e sociais.

Para piorar, o processo é acelerado pela ação do homem, como indica o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertifi cação e Mitigação dos Efeitos da Seca em Minas Gerais (PAE/MG). O estudo foi elaborado pelo Governo do Estado, conforme exigência do Ministério do Meio Ambiente.

Atividades intensas de agricultura e pecuária, desmatamento indiscriminado, irrigação mal planejada e cultivo de monoculturas em ecossistemas frágeis, de baixa capacidade de regeneração, levam à perda da capacidade produtiva do solo e da biodiversidade. De acordo com o engenheiro agrônomo Djalma Marcelino Duarte, os municípios de Francisco Sá, Verdelândia, Monte Azul, Mato Verde e Espinosa, no Norte do Estado, além de Santo Antônio do Jacinto, Pedra Azul e Rubim, no Vale do Jequitinhonha, já se encontram em processo de desertificação.

Rio Jequitinhonha no município de Itinga, no Médio Jequitinhonha. O pasto toma conta até das ilhas, área federal da Marinha.


BIOMAS
Djalma explica que estas regiões, onde se encontram os biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, apresentam distribuição irregular de chuva. Desta forma, sofrem com o prolongado e rigoroso período de seca, agravado por altas temperaturas. O solo, frágil, ainda é danificado por atividades agropecuárias insustentáveis, queimadas e uso de agrotóxicos.

Com o passar dos anos, a terra fica sem nutrientes, impossibilitando o crescimento de qualquer tipo de vegetação - florestas naturais ou plantações feitas pelo homem. Somado a isso, o desmatamento contribui para deixar o solo liso. Sem a cobertura vegetal, que serve para amortecer as gotas de chuva, a água carrega a terra, abrindo sulcos no terreno.

Matas ciliares do rio Jequitinhonha pouco existem. Aqui, na região de Diamantina, é uma mostra.

“O uso irregular começa, principalmente, a partir dos anos 1970, com a introdução de tratores. Isso contribuiu para o agravamento da situação nestes municípios”, diz o engenheiro agrônomo.

Além da questão ambiental, a perda da capacidade produtiva influencia no desenvolvimento econômico e social destas regiões. “Sem terra para cultivar, famílias precisam se deslocar para
outras regiões”, explica.

No Brasil, o fenômeno da desertificação acontece em todo o Nordeste do país, no Norte de Minas e do Espírito Santo. Desde 2003, ações do Ministério do Meio Ambiente tentam conter o processo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) de fine desertificação como danos em áreas de clima semiárido, árido e subú-mido seco. As terras perdem o potencial produtivo devido a variações climáticas, como o aquecimento global, à escassez de chuvas e a atividades humanas degradantes, com impactos ambientais, sociais e econômicos.

Jogo dos sete erros: um retrato da Vesperata

A foto abaixo, disponível no site Dzaí, portal do Estado de Minas, mostra uma cena da Vesperata, principal atração turística da cidade de Diamantina (clique aqui para ver mais).

Ela foi colocada  abaixo em tamanho grande de forma proposital. Convido o prezado leitor a dedicar alguns segundos para analisar cuidadosamente alguns detalhes interessantes da cena que mostram o descuido com essa importante manifestação cultural:

1- Percebam o estado em que se encontra o palco do maestro. Improviso e descuido total;  Ponto positivo: já melhoraram sensivelmente esse aspecto, pois forraram o palco com um tecido vermelho. Ficou bem melhor…

2- A famosa fita “zebrada” (preta e amarela). Qual a sua função? Até hoje não consegui entender o motivo de sua existência;

3- Cadeiras de plástico azuil  entre as de madeira. Esteticamente feias, não combinam com o evento e o ambiente rústico da paisagem;

4- Tem cadeira vazia e pessoas sentadas no chão frio;

5- Aproveitem a liquidação da Nova Estrela. Cadê a regulação urbana?;

6- Olha ali o trabalho infantil presente de bermuda azul e camisa vermelha;

7- Que luz branca é essa no canto superior esquerdo? Já pensou como seria se a Vesperata tivesse um projeto de iluminação profissional que valorizasse o evento?

Você consegui ver algo mais? Tem mais sugestões? Compartilhe conosco.

Foto: Rogério Adriano

image

Turismo de Vilarejo em Cuiabá

Fonte: Turismo de Vilarejo

Cuiabá é um vilarejo com aproximadamente 100 moradores, localizado a apenas 8 km da sede do município de Gouveia. O que mais atrai os olhares de quem visita este lugar são as serras que a rodeiam, o sossego do lugarejo, a hospitalidade e receptividade de seu povo, permanecem ao longo do tempo por ter sido sempre rota de passagem de tropeiros vindos de Diamantina. Por tradição, tem por hábito o acolhimento das pessoas que por ali passam com um jeitinho mineiro, todo especial.

Os moradores do vilarejo afirmam que a origem do nome Cuiabá se refere a uma estória que se passou há alguns séculos. Um desses viajantes que tinha a cidade de Cuiabá no Mato Grosso como destino, ao passar pelo vilarejo se encantou de tal forma com o lugar e sua hospitalidade, que desistiu de prosseguir e fixou residência no lugar, criando gerações de filhos e netos no local.

Todas essas características de seu povo estão ligadas a uma grande devoção e religiosidade dos moradores. As principais festas da região são de origem sacra e a cultura local é muito voltada aos princípios católicos.

O distrito está encravado numa baixada, chamada “Depressão de Gouveia”, rodeado por serras, que compõem a Serra do Espinhaço, hoje Reserva Mundial da Biosfera. Diversas formações rochosas são vistas do local com formatos variados que criam imagens nas rochas e enriquecem a paisagem. Administrativamente, Cuiabá faz parte da microrregião do Alto Jequitinhonha. Geograficamente, está localizado na micro-bacia do Rio Paraúna, afluente do Rio das Velhas, que por vez, pertencente à Bacia Hidrográfica do São Francisco. Possui belezas naturais, sendo ponto de partida para os mais diversos tipos de passeios: caminhadas, cicloturísticos e cavalgadas. No vilarejo encontram-se condutores de visitantes para realizar passeios diários com os visitantes que pretendem conhecer mais a região.

Clique aqui para saber mais.

Antologia poética do Vale do Jequitinhonha

Fonte: Blog Onhas

O Valemais convida os poetas do Vale a participarem da Antologia Poética do Vale do Jequitinhonha, livro de poemas que será publicado com a contribuição dos próprios participantes.

Esse livro pretende tomar emprestado o título da primeira Antologia Poética do Vale do Jequitinhonha. É mais uma tentativa de manter viva a verve poética dos poetas do vale, além de lançar um produto de considerada importância para a cultura do Jequitinhonha.

O Valemais espera ter a participação de 30 (trinta) poetas do vale, sendo que cada um contribuirá com a quantia de R$100,00 (Cem reais) e terá direito à publicação de 02 (dois) poemas na antologia e a aquisição gratuita de 10 (dez) exemplares do livro.

O Festivale será o palco do lançamento da antologia, onde faremos uma grande e bela celebração da poesia.
Os poemas enviados não poderão ultrapassar o limite de uma lauda, os quais deverão ser endereçados para: valemaisjequitinhonha@gmail.com –Valor do depósito R$100,00 deverá ser depositado na conta do Valemais
no Banco do Brasil – Agência: 3368-5 – Conta Corrente: 30469-7

Enviar cópia do comprovante de depósito bancário para o Valemais.
Os poemas enviados terão que vir com o nome verdadeiro do poeta e não com pseudônimo.
O prazo para receber as inscrições/poemas será até o dia 31 de maio de 2011.

Contamos com sua participação.

Dados técnicos sobre o livro:
1000 livros – Informativo
Capa : 21×46 – cores em supremo
Miolo : 70 páginas
Capa com orelhas
LUIZ GONZAGA MEDEIROS
Diretor Executivo do Valemais

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Participe do debate entre os candidatos à Reitoria da UFVJM

A Comissão Eleitoral para a Consulta do Reitorado para 2011 - 2015 da UFVJM realiza hoje, às 19h00, no Anfiteatro do Campus I, em Diamantina, o último debate entre os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade, que deverão administrar a instituição no período de 2011 a 2015. As chapas que estão concorrendo ao pleito são compostas por:

Chapa 1: “UFVJM: o presente aponta o futuro!”

Candidato a Reitor: Professor Pedro Angelo Almeida Abreu - deptº de Engenharia Florestal

Candidato a Vice-Reitor: Professor Donaldo Rosa Pires Junior - deptº de Ciências Básicas

Chapa 2: “HumanizAÇÃO”

Candidato a Reitor: Professor Janir Alves Soares - deptº de Odontologia

Candidato a Vice-Reitor: Professor Gilmar Vieira - deptº de Agronomia

Conheça as propostas dos candidatos. Participe!

Sminário sobre as mudanças no código florestal

DIA: 06 de maio

HORÁRIO: 08:00h às 12:00h

LOCAL: Anfiteatro do Campus I da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Rua da Glória, 187 – Diamantina - MG

Conheça as propostas de mudanças do Código Florestal, atualmente em trâmite no Congresso Nacional, as quais afetam profundamente as regras para uso do solo no Brasil, incluindo as áreas disponíveis para agricultura, silvicultura e pecuária, e as áreas de reserva e preservação ambiental.

PALESTRANTES:

Prof. Carlos Ribeiro (UFV): “Código Florestal”: porque preservá-lo.

Engenheiro Ênio Resende (EMATER) “Código Florestal”: porque adequá-lo.

Não perca oportunidade de participar e compartilhar suas dúvidas e pontos de vistas sobre este tema de relevante interesse para toda a sociedade e para o meio ambiente.

ORGANIZAÇÃO: FCA - Faculdade de Ciências Agrárias

CA – Centros Acadêmicos dos Cursos da Faculdade de Ciências Agrárias.

CONTATOS: Prof. Gilciano Saraiva Nogueira – 8831 0009

Prof. Rodolfo Neiva de Souza – 8814 4403

Acadêmico Luiz David – 9942 0489

Iolanda Brant – 3532 1215

  • Será fornecido Certificado aos participantes.

  • Evento livre

quarta-feira, 27 de abril de 2011

JK, o presidente do clube da esquina

Fonte: Estado de São Paulo

E o presidente bossa nova também era o presidente do Clube da Esquina. Em 1971, em sua cidade natal, Diamantina, Juscelino Kubitschek sentou na praça para ouvir um violãozinho de um cantor de voz macia a quem chamavam de Bituca. Esse raro registro do (legítimo) envolvimento artístico de um presidente com uma escola musical da MPB está registrada no livro Os Sonhos não Envelhecem - Histórias do Clube da Esquina, livro de luxo que será lançado hoje, às 19h, na Livraria Mineiriana (Rua Paraiba, 1.419, Savassi, 31, 3223 -8092), em Belo Horizonte, pela Geração Editorial (R$ 29,90).

Bituca, todos sabem, é Milton Nascimento. O livro vem acompanhado de um CD com músicas do Clube da Esquina. O autor Marcio Borges estará autografando. Algumas cópias das fotos, em papel especial de fibra de algodão, que fazem parte do livro, feitas pelo fotógrafo Juvenal Pereira, estarão à venda pela marchand Flávia Bizzoto.

Pereira relembra a história da foto de JK com o Clube da Esquina na rua. Ele conta que, no início dos anos 70, era free-lancer da revista O Cruzeiro e tinha ido a Diamantina a trabalho. Tinha ido de ônibus com Milton Nascimento e Lô Borges a partir da Rodoviária de Belo Horizonte. Viajaram em pé e à noite para encontrar os repórteres Fernando Brant (texto) e Luiz Alfredo (fotos), da revista O Cruzeiro. "Na procura de locações, encontramos o ex-presidente Juscelino Kubitschek com a equipe de reportagem da revista Manchete, que era concorrente de O Cruzeiro. A equipe da revista concorrente concordou em nos "emprestar" JK para algumas fotos."

Clique aqui para saber mais.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Oportunidades de negócios em Diamantina

image

Semana Nacional de Museus

image

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) divulgou nesta segunda-feira, 25 de abril, o guia com a programação completa da 9ª Semana Nacional de Museus. A publicação traz informações sobre os cerca de 3 mil eventos programados pelos museus participantes em mais  de 500 cidades de todos os estados do país. A 9ª Semana será realizada de 16 a 22 de maio.

Veja aqui a programação completa

Neste ano, a Semana de Museus terá participação recorde: 1.006 museus e instituições culturais integrarão a programação, oferecendo eventos como exposições, oficinas, espetáculos, seminários, exibição de filmes e outras atrações.

A Semana de Museus é celebrada anualmente por dezenas de países e é o maior evento, no âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema de cada ano é definido pelo Conselho Internacional de Museus. Em 2011, o tema será Museu e Memória.

Em 2010, a comemoração teve participação de mais de 30 mil museus em 95 países. A iniciativa tem sido responsável pelo aumento de visitação nas instituições.  No Brasil, a Semana de Museus vem sendo realizada desde 2003, sob coordenação do Ibram.

MUSEU DO DIAMANTE
RUA DIREITA, 14  - CENTRO
museudodiamante@museus.gov.br  
Tel: (38) 3531-1382  (31) 9695-3609

16/05/2011  a 17/05/2011 – 10h a 21h

AÇÃO EDUCATIVA - A atividade orientada voltada a estudantes, buscará motivar a percepção visual por meio do acervo, explorando aspectos físico, a técnica construtiva  e sua função como estratégia de leitura.
Local: Área expositiva do Museu do Diamante
16/05/2011 – 18h a 19h

ABERTURA - Performance - Evocaremos a memória da ex escrava Maria de Zé de Eleutério por meio da artes visuais,música e dança contemporânea baseado na obra literária Typos populares de Diamantina no
séc. XIX.
Local: Chafariz e sala térrea do Museu do Diamante
18/05/2011  a 19/05/2011 – 15h a 17h

OFICINA – Prática que buscará oferecer os principios básicos de Conservação preventiva em diferentes
suportes, direcionada a colecionadores particulares, zeladores das igrejas e interessados.
Local: Museu do Diamante
18/05/2011  a 19/05/2011 – 14h a 17h30

VISITA GUIADA - Detetive no museu - convida as crianças a viver a experiência de “investigador” junto ao acervo, onde por meio de pistas e sinais
deflagram o cotidiano do antigo Tijuco. Agende sua visita
Local: Área expositiva e quintal do Museu do
Diamante
20/05/2011  a 22/05/2011 - 09 h a 18h

PERFORMANCE - Atividade que buscará motivar diferentes expressões de arte local no espaço público 173 de São João da Chapada, pequeno vilarejo situado no distrito de Diamantina onde a memória ganhará um suporte.
Local: Espaço Urbano de São João da Chapada e sede da Associação dos Moradores (Base)
21/05/2011 – 10h a 12h

PALESTRA - Educação em museu - Museu vai a escola, consistirá em desenvolver os princípios básicos da ação educativa em museus no cotidiano escolar.
Local: Pátio interno do Museu do Diamante

MUSEU DA MEMÓRIA DO PÃO DE SANTO ANTÔNIO
PRAÇA JOSÉ AUGUSTO NEVES, 171  - RIO
GRANDE
vozdediamantina@gmail.com  
Tel: (38) 3531-1335  (38) 0353-13129
16/05/2011  a 22/05/2011 - Horario: 13:00
as 17:00 hr

EXPOSIÇÃO - O museu é composto por equipamentos de imprensa dos mais antigos, se não o mais antigo, existente em Minas Gerais, em excelente
estado de conservação.
Local: Museu da memória do Pão de Santo Antônio

Quem tem medo de Virginia Woolf?

O Cinema Falado, Projeto de Extensão da UFVJM em parceria com o Instituto Casa da Glória (ICG/UFMG), promove sua quarta exibição e debate neste primeiro semestre de 2011. No próximo dia 30 de abril, das 14h às 18h, no auditório do Instituto será exibido o filme Quem tem medo de Virginia Woolf?, do diretor Mike Nichols numa produção do ano de 1966. Na ocasião, Atanásio Mykonios, professor do Instituto de Humanidades, promoverá o debate com os presentes. Mais informações e o cartaz contendo detalhes e sinopse podem ser consultados no blog do Projeto: http://www.ufvjm.edu.br/site/cinemafalado. A entrada é franca!

Deixa Jesus em paz!

Na noite de terça-feira, 19/04/11, atores encenavam a Paixão de Cristo no Largo do Carmo durante a Semana Santa de São João del Rei, quando um sujeito, indignado, resolve roubar a cena e agir em defesa de Jesus Cristo. Parte do elenco teve que agir de forma discreta para impedir que o simpatizante de Jesus atrapalhasse a apresentação.

Fonte: Blog do JP

Comentário que virou post: […] muito engraçada a indignação do sanjoanense. E, pra variar, fez-me lembrar causo do Tijuco, contado sempre por meu pai. Nas sextas-feiras santas levavam em Dtina., religiosamente (?), a mesma fita (era como se chamavam os filmes) da Paixão de Cristo. Num daqueles anos, um morador de Curralinho - certamente era época de diamantes fartos - vai assistir ao drama. Na hora da crucificação, ele, indignado, saca da garrucha e manda bala na tela. Confusão geral, encerram a sessão e tal.
No ano seguinte, volta o garimpeiro e vai assistir de novo à mesmíssima fita. Na mesma hora H, ele se levanta e grita pro Cristo torturado: -Ano passado eu te salvei... Cê resolveu voltar... Burrice... Agora se vire! - E assistiu ao filme até o fim, de consciência tranquila, com a certeza de já ter cumprido seu dever... (Saul Moreira)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Festival de Fotografia Amadora de Diamantina

Clique aqui para ver o regulamento

E como andará o Tijuco?

Fonte: Blog Micuim

Tese conclui que falta de planificação compromete Ouro Preto e seu patrimônio

segunda-feira, 25 de abril de 2011, às 7h33

Primeira cidade brasileira com status de patrimônio histórico e cultural da humanidade, Ouro Preto parece não saber aproveitar-se dessa condição para promover o desenvolvimento sustentável, gerando benefícios socieconômicos para a comunidade local e satisfação do visitante. O município não cumpre exigências da Unesco em relação à exploração dos recursos culturais e naturais – entre elas a de que a atividade turística deve ter como objetivo erradicar ou minimizar a pobreza – e se vê às voltas com um turismo de massa que compromete a preservação de seus tesouros.

“Faltam maior controle da ordenação urbana, delimitação precisa da área preservada como centro histórico, que deve corresponder à que foi reconhecida pela Unesco e planificação da atividade turística”, resume a pesquisadora Antonia Reis Duarte, funcionária aposentada da UFMG e que defendeu, no ano passado, na Espanha, tese de doutorado sobre o tema.

…a ocupação desordenada da cidade e o turismo não planejado produzem impactos negativos como descaracterização da imagem urbana que resultam em danos físicos e ambientais, tráfego intenso no centro histórico, poluição sonora, visual e ambiental e perda da identidade local. “A planificação deve ter enfoque amplo, considerando as necessidades das empresas, dos visitantes e anfitriões. É preciso criar sinergias entre o turismo e entorno social, econômico e ambiental” defende Antonia Reis Duarte.

“A todos relatei o diagnóstico da cidade e as principais conclusões”, conta.
Um dos principais resultados revela que 43,6% dos residentes no município vivem com renda mensal de apenas R$ 600. O problema, segundo a pesquisadora, é que a atividade turística acaba, na prática, circunscrita à economia informal e concentrada nas mãos de poucos, o que impede uma justa distribuição dos benefícios.

(Para ler mais: http://www.ufmg.br/online/arquivos/019027.shtml)

Turismo de vilarejo

O Festival de Culinária vai marcar a finalização do projeto de Turismo de Vilarejo em Cuiabá, distrito de Gouveia, e marcar o lançamento de um novo destino turístico na região do Circuito dos Diamantes.

Flyer Programa

Cartaz Festival de Culinária Cuiabá-e-mail

Confecção de tapetes para procissão da Ressurreição em Diamantina 2011

show_foto_peq2

Foto de Rogério Adriano no site Dzai. Clique aqui para ver mais fotos

“De Tira em Tira” II Festival de tira gosto de São Gonçalo do Rio das Pedras

imageEntre os dias 14 a 28 de maio o distrito de São Gonçalo, no Serro, promove seu segundo festival de tira gostos “De tira em tira”, reunindo o que há de melhor das cozinhas de sete estabelecimentos do ramo.

O queijo do Serro, certificado como patrimônio nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, será o carro chefe, entre os ingredientes, dos mais criativos pratos e tiragostos desse festival, acompanhados da boa pinga e cervejinha gelada.

Nos finais de semana, shows e apresentações artísticas animam os moradores e visitantes, com os mais variados ritmos musicais como sertanejo, MPB, samba; teatro de bonecos, contadores de história.

No último fim de semana do festival, os visitantes poderão experimentar todos os tira gostos que participaram do evento, como “Trem Bão”, “Tá no papo”, a tortinha “Pocotó”, “Combinado” , numa feira na Associação Comunitária, paralela à feira de artesanato com produtos da região.

A abertura será no Tabajara Bar, com a dupla caipira Júlio César e Thiago. No decorrer da programação acontecerão várias manifestações culturais e atividades regionais.

São Gonçalo do Rio das Pedras fica a 30 quilômetros de Serro e Diamantina e dispõe de diversas pousadas e participa do programa”Turismo Solidário”, recebendo turistas em casas de famílias locais.

Liberdade escrava na economia informal: quilombolas entre as matas e a cidade de Diamantina, Minas Gerais (1862-1866)

Autora: Isadora Moura Mota

Este artigo conta a história de uma comunidade de escravos quilombolas que viveu durante a década de 1860 nos arredores de Diamantina, Minas Gerais. Através da análise de processos criminais, demonstramos como as relações de reciprocidade estabelecidas entre quilombolas e a população despossuída de Diamantina, incluindo escravos, explicam a longevidade do quilombo durante uma época de intenso combate ao protesto escravo.  Argumentamos que este grupo de homens e mulheres escravos e libertos era parte fundamental da economia informal que garantia tanto a sobrevivência do povo pobre do sertão mineiro, quanto a continuidade da luta dos escravos por sua liberdade.

Clique aqui para ler o artigo completo.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Chica da Silva cantada em samba enredo

Fonte: Saul Moreira, no Micuim

[…] deparei-me, no livro O Carnaval Carioca Através da Música, de Edigar de Alencar, herdado do Dr. Adalmo, com o samba de enredo Chica da Silva, da escola campeã do ano de 1963 – Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.

Diz o autor: As escolas de samba, que de ano para ano mais espetaculares se apresentam nos desfiles oficiais da Avenida Presidente Vargas, nesse carnaval excedem a tudo quanto fora visto anteriormente; até minueto foi dançado em ritmo de samba! E a escola campeã _ Acadêmicos do Salgueiro – apresentou um samba-enredo que ficou. De tão cantado e executado muita gente o decorou, embora a sua extensão e a sua melodia quase operística, como já qualificara Almirante os sambas desse gênero…

O enredo escolhido pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro era CHICA DA SILVA, que dava nome ao bonito samba, de Anescar e Noel Rosa de Oliveira (observo: não confundir esse Noel, do Salgueiro, com o da Vila Isabel):

Apesar…

De não possuir grande beleza

Chica da Silva

Surgiu no seio

Da mais alta nobreza

O contratador

João Fernandes de Oliveira

A comprou

Para ser sua companheira

E a mulata que era escrava

Sentiu forte transformação

Trocando o gemido da senzala

Pela fidalguia do salão

Com a influência e o poder do seu amor

Que superou

A barreira da cor

Francisca da Silva

Do cativeiro zombou ô ô ô

No Arraial do Tijuco

Lá no Estado de Minas

Hoje lendária cidade

Seu lindo nome é Diamantina

Onde viveu a Chica que manda

Deslumbrando a sociedade

Com o orgulho e o capricho da mulata

Importante majestosa e invejada

Para que a vida lhe tornasse mais bela

João Fernandes de Oliveira

Mandou construir

Um vasto lago e uma belíssima galera

E uma riquíssima liteira

Para conduzi-la

Quando ia assistir

À missa na Capela.

 

Quase um “Samba do Crioulo Doido” – Rei da Costa do Marfim visitando Dtina.? Mas em arte popular vale, claro!

Samba-Enredo 1983 Imperatriz Leopoldinense

O REI DA COSTA DO MARFIM VISITA XICA DA SILVA EM DIAMANTINA

As festas… “da Chica que manda”
Deslumbravam a sociedade do local
Diamantina era uma flor
De amor sem preconceito ou ritual
No castelo da palha
Dava gosto de se ver
Aquela que já foi escrava
Demonstrava o valor do poder

O amor lhe deu tesouros
Que vivia pra gastar (bis)
Dos gemidos da senzala
Nem queria recordar

Esta negra caprichosa
Convidou o rei da Costa do Marfim
E o recebeu de forma suntuosa
Que a festa parecia não ter fim
A nobreza esqueceu os preconceitos
Irmanada com o povo festejou
Parecia que a liberdade sonhada
Se fez convidada e se apresentou
Só Minas Gerais, só Minas Gerais…

Poderia ser o palco desta história
Que gravei na memória (bis)
E o tempo não desfaz

A melodia aqui

Tradições de fé e reflexão atraem fiéis a Minas Gerais

Pela primeira vez, turistas vão participar da confecção de tapetes coloridos nas ruas de Ouro Preto para passagem da Procissão da Ressurreição no domingo (Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 04/4/10)Clique aqui para ler a reportagem no Estado de Minas. Fica a pergunta:  por que a programação de Diamantina não é citada na reportagem? Provavelmente, porque ninguém enviou a programação para o Jornal e o repórter também não encontrou nenhuma informação ao consultar a página principal do site oficial do município (diamantina.gov.br).

A Agência Minas também aborda a Semana Santa. Pela reportagem, o leitor é direcionado ao site oficial de cada cidade. Aproveite esses links para comparar as informações que as prefeituras disponibilizam . Indo além nesse comparativo, veja que Prado (9 mil habitantes) e Maria da Fé (15 mil habitantes) têm sites oficiais com muita informações para o cidadão e o turista. Enquanto isso, Diamantina se  mostra desatualizada, um lugar que nada acontece.

Febrônio Índio do Brasil

Fonte: Blog do Banu

Febrônio Índio do Brasil, nascido em 1898, em São Miguel do Jequitinhonha, no Baixo Jequitinhonha, morreu em 1984, internado no Manicômio Judicial do Rio de Janeiro. Era um psicopata, assassino, estuprador, e oh, horror, mesmo homossexual.O que resta a liberar, numa pessoa assim, e, argumento definitivo, morta?

Por que Febrônio é talvez um dos maiores escritores da nossa Jequitinhonha, quiçá de nossa Minas Gerais, quem sabe do Brasil. Como ter certeza disso? Com a liberação do livro “O Espiríto da Luz”, de sua autoria, um semi-analfabeto, uma das obras mais comentadas e menos lidas nesse nosso Brasil.

Desse livro, resta um exemplar, guardado no “Inferno”. Os demais foram destruídos pela polícia. O único que resta, vendido pelo próprio Febrônio ao sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda, num buteco da Lapa, foi doado por este ao escritor Oswald de Andrade e pertence hoje à Biblioteca da USP.

Toda grande biblioteca desse mundo, como a Bibliothèque Nationale, da França, a do Vaticano, tem o seu “Inferno”, onde ficam relegadas obras que, na época de sua edição, poderiam ter feito um grande mal aos leitores (assim pensava a censura).

Carlos Augusto Machado Calil, professor de cinema da Universidade de São Paulo devotou-lhe um opúsculo intitulado O livro de Febrônio São Paulo: [Editora USP], 2001.

Esse opúsculo parece ter sido tirado de circulação, e o autor não responde às solicitações. Não se conseguem informações sobre o exemplar original guardado nos subterrâneos da USP, no “Inferno” da Universidade.

Segundo a Wikipedia, Febrônio “ficou vagando pelas localidades vizinhas à sua cidade-natal, até que chegou a Diamantina, onde foi alfabetizado e ganhou a vida como copeiro. Clique aqui para saber mais sobre Febrônio Índio do Brasil

terça-feira, 19 de abril de 2011

Laila Dominique, de Diamantina para o sucesso no Youtube e TV

A história que se repete em Diamantina, em breve será manchete de tragédia nos principais jornais do país

Autor: Leonardo Pinheiro, cidadão diamantinense

Criadores Irracionais e Autoridades complacentes continuam colocando vidas em risco na BR 367 em Diamantina-MG

fotoanimais 2

Parece até brincadeira, mas não é! Mesmo depois de denunciar formalmente o ato criminoso de alguns criadores “irracionais”, a história se repete na BR 367, desta vez em frente ao Clube Campestre, às 14h do dia 19/04.

Embora tenha ligado para o 190 (Polícia Militar) para solicitar providências, como sempre procedo nessas situações, nada aconteceu. Os animais continuaram a pastar livremente às margens da rodovia, ocasionando perigo de vida a todos os usuários.

DER, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Prefeitura de Diamantina.... Quando será que algum de vocês tomará as devidas providências? Quando irão começar a identificar, multar e punir os donos destas criações? Quando começarão a recolher estes animais soltos na rodovias? Quando cumprirão as leis já existentes, o dever e obrigações a vocês atribuídos???

Conforme consta na placa que aparece na foto, Diamantina já era Patrimônio Cultural Nacional desde 1938 e, muito mais, do que isto, Patrimônio da Humanidade desde 1999. Possuímos uma magnífica Universidade Federal com quase 1.000 docentes e 10.000 discentes de todas as partes do Brasil. Recebemos turistas de todo o mundo e temos nesta atividade nossa mola propulsora de desenvolvimento econômico. Já não passa da hora de nós, Diamantinenses, abrirmos nossas mentes e ampliarmos nossos horizontes para atribuir a esta maravilhosa cidade o valor que ela merece? Vamos criar vergonha na cara!!!

Volto a repetir, a tragédia está anunciada, e a estas “autoridades (in) competentes” e “criadores irracionais”, que fique registrado, todos os créditos e responsabilidades pelas mortes que ainda irão ocasionar em nossas rodovias, pelo pouco caso, complacência e irresponsabilidade explícitas em suas ações e omissões.

fotoanimais 3

domingo, 17 de abril de 2011

Oportunidades de negócios em Diamantina

image

‘Comida di Buteco’ em BH faz homenagem ao Vale do Jequitinhonha‎

Vai começar na sexta-feira (15), o tradicional ‘Comida di Buteco’, festival que escolhe, todo ano, o bar com o melhor tira-gosto de Belo Horizonte. Serão 30 dias, de 15 de abril a 15 de maio, para visitar os 41 lugares concorrentes e eleger o melhor prato da cidade.

Nesta 12ª edição, os bares da capital mineira vão poder escolher entre 11 ingredientes característicos do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas Gerais para elaborar os pratos. Todos os tira-gostos concorrentes devem ter pelo menos uma das ‘especiarias’ escolhidas para dar o tema do festival neste ano. Os ingredientes obrigatórios são: carne de sol, peixes do Rio São Francisco, pequi (fresco, congelado, em conserva, licor, farinha ou castanha), feijão andu, requeijão escuro, buriti, cagaita, seriguela, rapadura, sementes de coentro fresca e manteiga de garrafa.

Cada um desses ingredientes conta um pouco da tradição culinária de cidades como Januária, Janaúba, Salinas, Pirapora, Montes Claros, Grão Mogol e Bocaiúva.

“Na realidade estamos prestando uma homenagem à região norte do estado que, por sua vez, conta com sete microrregiões. Houve uma grande pesquisa com os moradores da região sobre cada ingrediente, pois queríamos pegar os mais básicos e expressivos e os mais inusitados. É uma região que mistura a caatinga com o sertão, lembrando muito o nordeste brasileiro, mas com sua própria personalidade’, explicou o chef de cozinha Eduardo Maya, um dos realizadores do ‘Comida di Buteco’.

Segundo a organização, a lista com os bares participantes é guardada em segredo, e será divulgada na quinta-feira (14), véspera do início do concurso.

O festival
Além do melhor tira-gosto, os jurados vão escolher o bar com o melhor atendimento, o que tem a melhor higiene e a cerveja mais gelada. Um circuito cultural vai percorrer alguns bares durante o festival.

O evento, além de Belo Horizonte, será realizado, simultaneamente, em 15 cidades e pela primeira vez chega a Juiz de Fora, Belém, Manaus e Fortaleza. Além destas cidades, participam do festival Campinas (SP), Goiânia, Ipatinga (MG), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Rio de Janeiro, Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG). Somente em Belo Horizonte será obrigatório o uso dos 11 ingredientes do Norte do estado.

A Festa da Saideira, que marca o fim do festival e a divulgação do resultado do concurso, vai ser nos dias 21 e 22 de maio. Na festa, todos os bares concorrentes participam com barraquinha de comida. Segundo a organização, estão previstos shows de Luis Melodia e do grupo Fino Coletivo. Outras atrações devem ainda ser anunciadas. Para mais informações, veja o site do festival ‘Comida di Buteco’.

Fonte: Portal G1 e Blog Onhas

Festival de Cinema de Montes Claros

Já estão abertas no Centro Cultural Hermes de Paula (Praça da Matriz) as inscrições para a Mostra Digital Norte Mineira, um evento promovido pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Genival Tourinho para reunir filmes produzidos por profissionais da região. Conforme o secretário de Cultura, Ildeu Braúna a mostra tem o objetivo de difundir e estimular a produção audiovisual dos cineastas norte-mineiros.

Os filmes selecionados serão apresentados no 2º Festival de Cinema de Montes Claros, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de maio. Deverão ser obras de ficção, animação, documentários ou experimentais, com formato digital e duração máxima de 25 minutos, com tema livre ou que evidencie o homem mineiro no seu ambiente, sua cultura, seus costumes.

O período de inscrição encerra-se no dia 26 de abril. Interessados podem procurar a Secretaria de Cultura, localizada no Centro Cultural Hermes de Paula, Praça da Matriz, nº 32, ou enviar pelo Correio.

Para mis informações, acesse www.montesclaros.mg.gov.br/mostracultura.

Bonecas de barro criadas por artesãos do Jequitinhonha chamam a atenção de visitantes de mostra em Brasília

Fonte: Estado de Minas

Vem da pequena Santana do Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, um ícone do artesanato contemporâneo brasileiro: as bonecas de barro. De beleza e charme estonteantes, as morenas de argila, noivas e mães amamentando crianças encantam o mundo. Nesse distrito do município de Ponto dos Volantes, a 586 quilômetros de BH, mora dona Isabel Mendes. Há quatro décadas, ela inventou as esculturas que cruzaram as fronteiras do vilarejo e, atualmente, são também produzidas por artesãos de diversas cidades da região. Graças às bonecas, o Vale do Jequitinhonha ganhou fama de terra de gente simples e ligada às artes.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

sábado, 16 de abril de 2011

Banda Jammil e Uma Noites cancela show em Diamantina

Fonte: Quem News

Tuca Fernandes revelou que vai seguir carreira solo e deixará a banda Jammil e Uma Noites. O cantor falou sobre o assunto em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15), após sua apresentação na primeira noite do Axé Brasil, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

"Houve divergências de pensamentos e isso atrapalhava minha performance no palco". O grupo ia gravar um DVD com o Daniel, em Diamantina, mas foi suspenso. "Estou à disposição para me explicar à cidade e fazer um show lá, em carreira solo", afirmou.

Durante a apresentação desta noite, o cantor se emocionou, chegando a chorar no palco. "Sou muito emotivo. O show é a hora da verdade. Voltei a compor. Recebi músicas de vários compositores, minha caixa de e-mail está lotada. Primeiro farei um álbum em estúdio e depois penso em um DVD", disse.

Diamantina sediará Festival de História

Fonte: Festival de História, com dica do Micuim

Concebido pela Revista de História da Biblioteca Nacional, o Festival de História - fHist foi estruturado como uma festa multidisciplinar, capaz de propiciar a manifestação da diversidade da produção literária e artística com foco na História em múltiplos espaços, auditórios, tendas e palcos de rua. A realizar-se na bem preservada paisagem histórica e cultural de Diamantina, Minas Gerais, no período de 08 a 12 de outubro de 2011, o Festival é uma realização da Nota Comunicação e já conta com as parcerias da Prefeitura Municipal de Diamantina, da Associação Diamantinense de Empresas Ligadas ao Turismo – Adeltur e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

O Festival contará com diversas frentes de atividades, entre as quais a Tenda dos Historiadores, palco das principais conferências, na Praça Doutor Prado; o Cinema no Teatro, com sessões de filmes no cine-teatro Santa Izabel; Proseando no Mercado, no Mercado Velho, onde ocorrerão as sessões de autógrafos e será instalada a livraria do fHist; e a Música no Mercado, no palco da praça. O Festival contará ainda com oficinas de História, de Educação Patrimonial e de Teatro, abertas aos estudantes e professores da região. Em breve serão divulgados a programação e os nomes dos historiadores e jornalistas confirmados.

A participação no Festival de História é aberta a todos os interessados. As inscrições serão abertas às 12 horas do dia 15 de julho.

PROGRAMAÇÃO

O fHist foi concebido de forma a propiciar a manifestação, em diversos palcos e cenários, da diversidade da produção editorial e artística com foco nos temas da História. Ambientado na bem preservada paisagem histórica e cultural da cidade de Diamantina, o festival se desenvolverá em auditórios, salas de aula, praças, ruas e becos do centro do velho do Arraial do Tijuco, no período de 08 a 12 de outubro de 2011.

Para tanto, a edição 2011 do fHist oferecerá aos seus convidados e participantes uma programação envolvente e criativa:

Tenda de historiadores e jornalistas – Espaço principal do fHist, localizado na Praça Doutor Prado, antiga Praça da Cavalhada Velha do Arraial do Tijuco, a tenda, com capacidade para 500 participantes, irá abrigar as conferências e mesas principais de debates durante todo o festival.

Cinema no teatro – Em sessões no auditório do Teatro Santa Izabel, antiga Cadeia Velha, recém-reformado pelo IPHAN (veja comentário abaixo), os participantes poderão assistir a filmes sobre temas históricos, especialmente selecionados pela organização do fHist, e conversar com diretores e atores convidados.

Proseando no mercado – No Mercado Velho, antigo pouso dos tropeiros, hoje espaço cultural, os autores convidados do fHist poderão falar ao público sobre os seus livros e debater com a platéia.

Livraria da História – Em espaço especialmente reservado no velho mercado, o público terá às mãos os mais recentes lançamentos de livros de História.

Oficinas de História – Antecedendo o festival, uma intensa programação de oficinas e residências criativas, voltadas para os professores e a juventude de Diamantina, colocará os temas históricos e a educação patrimonial na ordem do dia.

Oficininha de Histórias – Na praça do mercado, a manhã do dia das crianças, 12 de outubro, será dedicado a atividades lúdicas e históricas para a meninada.

Histórias cruzadas

Em múltiplas manifestações artísticas, as bandas de música, grupos musicais e folclóricos e as escolas, museus, bibliotecas, livrarias, restaurantes e bares oferecerão durante todo o evento uma programação cultural excepcional, focada em temas históricos. Entre estas manifestações, destacam-se:

Vesperata – Na famosa Rua da Quitanda, os músicos das bandas nas sacadas centenárias, regidos pelo maestro no centro da rua, darão boas-vindas aos participantes e convidados, abrindo a programação cultural do fHist no dia oito de outubro.

Música no mercado – Durante todo o festival, um palco na Praça Barão de Guaicuí, antiga Praça da Cavalhada Nova do mercado, receberá músicos especialmente convidados pelo fHist.

Concertos – Palco das tradições musicais barrocas, as igrejas do centro histórico abrirão suas portas para concertos sinfônicos durante o festival.

Performances de época – Durante os cinco dias do festival, os bares e restaurantes do centro histórico oferecerão aos visitantes atrações especiais, acompanhadas de pratos da saborosa culinária regional.

Trilha histórica e cultural – Cortejo e passeata pelas ruas e becos do centro histórico da cidade, acompanhando bandas e grupos musicais e folclóricos no encerramento festivo do fHist.

UNIVALE promove palestra e oficina sobre ilustração

O Núcleo de Cultura convida a participar da palestra "Ver e Ler imagens – reflexões sobre a arte de ilustrar" e da oficina: "Leitura da Imagem" com a escritora e ilustradora Marilda Castanha.

Mais informações: Núcleo de Cultura da Univale - 32795511.
Equipe Nucleo de Cultura
Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
(33) 3279-5511
nucleocultura@univale.br

Marilda Castanha - Convite

Quem é Marilda Castanha?

Marilda Castanha nasceu em Belo Horizonte, cidade onde cresceu, sempre desenhando. No final dos anos 80, enquanto cursava Belas-Artes na Universidade Federal de Minas Gerais, começou a ilustrar livros infantis.

Anos depois resolveu contar histórias, algumas sem texto, e ganhou diversos prêmios, entre eles o Jabuti de Ilustração de 2000.

A obra Pindorama, terra das palmeiras foi considerado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como a “Melhor ilustração” (2000), além de conquistar o Prix Graphique Octogone (França).

Em 2008, ao lado de seu marido, o autor e ilustrador Nelson Cruz, lançou a coleção Histórias para contar História, que reúne seus livros Pindorama, terra das palmeiras e Agbalá, um lugar-continente, e os de Nelson, Dirceu e Marília, Chica e João e Bárbara e Alvarenga".

Semana Santa em Diamantina

Clique aqui para consultar a programação completa da Semana Santa em Diamantina

cartaz - semana santa 2011

Diamantina ganha destaque no Brite 2011

Fonte: Portugal Digital

Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto, São João del Rei e Tiradentes, selecionados pelo Ministério do Turismo como Destinos Indutores do Turismo Nacional, serão destaques durante participação de Minas Gerais na Brazil International Tourism Exchange - Brite 2011.

O evento tem o objetivo de promover o turismo brasileiro para operadores e agentes de viagens, organizadores de eventos, imprensa especializada e investidores de 38 países, e acontece entre os dias 15 e 17 de abril, no Cais do Porto, no Rio de Janeiro.
A ação representa o incremento da política de Promoção e Apoio à Comercialização dos destinos mineiros nos principais mercados emissores de turistas estrangeiros para o Minas Gerais.

Atrativos
Um túnel sensorial, com exposição de vídeos, imagens e vitrine representativa de arte e artesanato típicos de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro será o portal de entrada da Região Sudeste na feira. No estande da Setur, de aproximadamente 200 m², o público será incentivado a comercializar os atrativos dos cinco Destinos Indutores selecionados pelo Ministério do Turismo.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico selecionou, por meio do Centro de Artesanato Mineiro, peças do legítimo artesanato mineiro para serem apreciados pelos visitantes da feira no espaço “É assim que se faz”, onde o público terá a oportunidade de conhecer as técnicas na produção de tradicionais peças do artesanato.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural, a Setur leva à Brite produtores de mel que terão a oportunidade de divulgar produtos associados ao turismo.

Empresas de receptivo turístico mineiras - que possuem material promocional e funcionários bilíngues e que já atendem o mercado internacional - apresentarão os produtos ofertados nas prateleiras de operadoras estrangeiras na área “Bolsa de Negócios”, onde mais de 200 empresas expositoras mostrarão o Brasil por meio de seus produtos e serviços.

A organização do evento estima que sejam movimentados aproximadamente US$ 1 bilhão nesta área da feira. Já o Espaço Empreendedorismo reunirá investidores internacionais cadastrados que têm interesse em investir no segmento turístico do Brasil.
A secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, e o diretor de Promoção e Apoio à Comercialização da Setur, Daniel Marques, serão palestrantes no espaço “Bolsa de Negócios”. No dia 16, Silvana Nascimento vai apresentar os principais destinos turísticos de Minas Gerais com foco no potencial do Estado para o Turismo de Negócios. Serão apresentados os equipamentos disponíveis nos centros de eventos e convenções de Belo Horizonte e outras cidades, como Uberlândia, Juiz de Fora, Araxá e Ouro Preto. Ambas serão destinadas aos organizadores de eventos internacionais presentes na feira. Já Daniel Marques vai apresentar, no dia 17, os principais destinos turísticos mineiros com foco no turismo cultural.

A participação mineira na Brite é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com as Secretarias de Estado Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Instituto Estrada Real, Sesc, Senac, Belotur, Ferrovia Centro Atlântica, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, os Conventions Bureaux de Ouro Preto e da Trilha dos Inconfidentes, a Associação das Empresas Ligadas ao Turismo de Diamantina e o Instituto Inhotim.

A Brite deve receber aproximadamente 50 mil visitantes nos três dias do evento.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Religiosidade, tradição e cultura são destaques da Semana Santa em Minas

Fonte: Portugal Digital

Belo Horizonte - Vivenciar em Minas Gerais a fé, a arte e a cultura durante a Semana Santa. Esta é a proposta da Secretaria de Estado de Turismo para o feriado prolongado que se aproxima. Municípios mineiros prepararam uma programação especial para os fiéis que encontram nos rituais uma maneira de relembrar dos últimos momentos até a ressurreição de Cristo.
O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, salienta que o turismo religioso sempre foi um dos principais atrativos turísticos do Estado e que pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), de 2010, demonstra que aproximadamente oito milhões de viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé. “Além de encontrar o tradicional espetáculo da fé, o visitante tem ainda a oportunidade de passear pelas ladeiras históricas, admirar a arquitetura colonial e se deliciar com a rica gastronomia encontrada em todas as regiões de Minas Gerais”, afirma Agostinho Patrus Filho.
O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, a 48 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte, é um dos roteiros mais procurados pelo turista religioso. A tranquilidade do lugar, situado a 1700 metros acima do nível do mar, é propícia para momentos de reflexão e orações. Em dias claros, é possível, também admirar belas paisagens, tendo como pano de fundo as montanhas de Minas Gerais. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – o Santuário é ponto de encontro dos devotos da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade.
Cidades Históricas
Arte e fé se entrelaçam durante a Semana Santa em Ouro Preto. A cidade se transforma em templo do catolicismo em festividades como as procissões nas ladeiras, a ornamentação nas ruas – para passagem dos cortejos solenes –, a queima de Judas e os famosos tapetes de serragem – que acontece na noite do Sábado de Aleluia e na madrugada do Domingo de Páscoa. Os moradores confeccionam os tapetes que enfeitam a cidade por onde passa a procissão da Ressurreição, que em 2011 sairá da Matriz de Nossa Senhora da Conceição com destino à igreja de Nossa Senhora do Pilar, percorrendo três quilômetros. Durante a festa, bandas de músicas e grupos de seresta animam a madrugada nas lareiras da cidade incentivando os fiéis que produzem os tapetes. A celebração da Semana Santa em Ouro Preto é encerrada no domingo de Páscoa (24), com Solene Missa no Santuário e coroação da imagem de Nossa Senhora do Triunfo. (31) 3559-3287 ou
www.ouropreto.org.br
A prefeitura de Mariana iniciou as festividades do mês santo no dia 31 de março com celebrações penitenciais, sempre às 19h, em diferentes regiões da cidade. As festividades se estendem até o dia 24, quando acontece o Domingo da Ressurreição, que encerra a programação da Semana Santa com celebração Eucarística na Praça dos Ferroviários e procissão da Ressurreição na Catedral Metropolitana.
A Prefeitura de Sabará preparou uma semana com diversas atividades católicas entre sermões, ofícios quaresmais e missas. As ruas da cidade se transformam em cenário de procissões quando os casarões centenários emprestam suas belezas para a celebração da data. O centenário das Dores, de 10 a 16 de abril, propõe que o cristão lembre os difíceis momentos vividos pela mãe de Jesus. No domingo de páscoa haverá missa solene na Praça Melo Viana, em seguida haverá procissão até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
A Semana Santa em Diamantina celebra a Paixão e a Ressurreição de Cristo - Tríduo Pascal –, começando com o seu ingresso messiânico em Jerusalém. As celebrações iniciam-se com o centenário das dores, na sexta feira que antecede o Domingo de Ramos. Celebram-se, também, as sete dores de Maria São - dores que a mãe de Jesus Cristo sentiu ao longo de sua vida ao ver cumprir-se o projeto do Pai. A programação católica de Diamantina tem início no dia 12 de abril e conta com procissões, via sacra, mutirão de confissões e batizados, dentre outros rituais católicos. No domingo do dia 24, uma missa na Matriz Bom Jesus encerra as festividades do feriado santo.
Sábado de Passos, Domingo de Ramos e o Domingo da Ressurreição são algumas das tradicionalidades celebradas pela prefeitura de Prados. A agenda preparada pelo município conta com missas nas igrejas católicas de toda a cidade. No domingo da Ressurreição, os fiéis participam da Procissão da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade. Na sequência, acontece a Santa Missa na Igreja Matriz. Mais informações em (32) 3353-6388 ou
www.pradosmg.com.br
A prefeitura de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, aproveitou o período de aumento no consumo de peixes para realizar o primeiro Festival Gastronômico Azeite e Batata durante a Semana Santa. A festa marca o início da comercialização de azeite produzido por agricultores locais. A programação, que começa na quarta-feira (20) inclui missas, coral de vozes, apresentações culturais, degustações e exposições de produtos orgânicos, além de oficina técnica para o preparo de pratos quentes e entradas. Informações em (35) 3662-1135 ou www.mariadafe.mg.gov.br.
Em Serro, na região Central de Minas Gerais, as celebrações começam no próximo dia 15 com missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, seguida de procissão até a Igreja do Rosário. Um dos destaques do município é a Encenação da Paixão e Morte de Cristo, que acontece na Sexta-Feira Santa (22), às 20h30, na Praça Dr. João Pinheiro. A programação da Semana Santa prossegue com missas e vigílias até o Domingo da Ressurreição com Celebração Eucarística na Igreja Matriz.

Eleições na UFVJM: candidatos participam de entrevista

A Rádio Cidade de Diamantina, realizará entrevistas com os candidatos para a eleição da reitoria da UFVJM. Os programas irão ao ar  na segunda e terça-feira da proxima semana, ás 13 horas, no Programa Show da Tarde da apresentadora Gilmara Paixão.

Na oportunidade será permitido aos ouvintes enviar perguntas aos entrevistados pelo telefone: (38) 3531-3913.

A emissora pode ser sintonizada pela internet no endereço:www.radiocidadediamantina.com.br.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Diamantina, de janeiro a dezembro

Autor: Harlen da Luz Quaranta, no blog Zé Diamantina

Em Janeiro, Diamantina é um mar em calmaria
Alunos de férias, nativos em um Porto Seguro
Turistas, deuses das Olympus, Cânons e Sonys
Registram seu povo, seus becos, sua natureza, seu casario



Em Fevereiro tem carnaval e com a Bat Caverna
Diamantina ressurge como um mar revolto
Milhares de foliões, vorazes pela onda momesca
A invadem, aos sons de sambas e Bartucada



Em Março, Diamantina é aniversariante
Apesar de centenária, das férias a volta é sempre jovem
Inicia-se o ciclo da vesperata e das sacadas de sua Quitanda
Com voz sensual, anuncia-se um espetáculo com brilho de metais



Abril, logo cedo rola um bate papo, um olhar, um comentário
A Baiúca, palco deste cenário lhe serve um jornal, um café
Transeuntes, devagar ou apressados, passam por ali
A Catedral, imponente, é testemunha, pois a semana é santa



E para esfriar o que já é rotina, chega Maio
E com ele, o império divino
Reis, rainhas, súditos e todo um reinado
Desfilam com emoção a nossos olhos, a História



Em Junho , mais uma vez, Diamantina é a fé de seu povo
Santo Antônio, o santo casamenteiro, é o seu padroeiro
Entre rezas, novenas e mastros tem também um forrozim
Afinal, aqui só tem filho de Deus, quem sabe rola um casamentim



Julho mais uma vez é férias, período mais curto
Por isso alunos não vão embora, porque Diamantina
Transforma-se num grande festival, de inverno
E o seu cenário, em uma explosão de cultura



Agosto do povo está o mercado velho, sextas e sábados
O Beco da Tecla tem o seu café, sempre aos domingos
E assim, Diamantina corre serena
Exceto nas suas repúblicas, que a temperatura é sempre alta



Setembro, com a nossa Independência, vem a semana JK
Colegiais, comunidades, ONGs, militares e políticos, desfilam
E Diamantina, mais do que nunca é a nossa pátria
Independente de suas mazelas, seus filhos são sempre altaneiros



Outubro de romarias, no Brasil e em Diamantina
É Nossa Senhora Aparecida, lá na igrejinha da Serra
É Nossa Senhora do Rosário, no seu congado
Com seu cortejo, pela cidade



Novembro de finados, o ano ensaia sua partida
Visitar os entes queridos também é uma tradição
Entre provas , despedidas e formaturas
Muitas vezes, a chuva lava a dor do que já passou



Dezembro é o nascimento do Menino Jesus
Diamantina se veste de luz nas casas e nos corações
Chega o Natal, encontros, presentes, alegria. É festa!
E o Ano Novo chega também e com ele Janeiro, Fevereiro, Março, ...

Inspeção flagra trabalho escravo na extração de quartzo em Diamantina

Fonte: Repórter Brasil

Fiscalização realizada em propriedades de extração de quartzo encontrou 31 trabalhadores submetidos à condição de trabalho escravo. Uma das vítimas que vinha sendo explorada há dez anos nas Fazendas Estoque e Dom Bosco, localizadas em Diamantina (MG). Segundo a inspeção, a responsável pela atividade era a João Batista de Queiroz Pires EPP.

Desde outubro do ano passado, o local vem sendo investigado, pois não possui licença para a extração do minério. Em função das informações colhidas no bojo do inquérito, a juíza federal Anna Cristina Rocha Gonçalves, da Subseção Judiciária de Sete Lagoas (MG), expediu mandado de busca e apreensão de equipamentos e determinou que a Polícia Federal (PF) tivesse a companhia de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na operação.

Além dos três órgãos, acompanharam a ação agentes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Minas Gerais e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiverisdade (ICMBio) - mais especificamente no Parque Nacional das Sempre Vivas - órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A operação ocorreu entre 31 de março e 5 de abril.

Por conta de uma série de riscos e irregularidades constatadas, os auditores fiscais do trabalho determinaram a retirada imediata dos trabalhadores do local e interditaram as frentes de trabalho e os alojamentos. Eles viviam em ambiente considerado degradante: não tinham acesso à água potável nem a instalações sanitárias, além de estarem submetidos a uma jornada exaustiva de trabalho, sem pagamento de horas extras.

Clique aqui para continuar lendo

A influência da arquitetura inglesa em Diamantina

Texto: Professora Maria da Conceição Duarte Tibães, no site da Santa Casa de Diamantina

UMA PARTICULARIDADE QUE CHAMA A NOSSA ATENÇÃO, NO JARDIM INTERNO DO PRÉDIO DA SANTA CASA, para ventilação das enfermarias e quartos dos pensionistas, são os detalhes arquitetônicos idênticos aos do Mercado Municipal, (Velho); os arcos eram construídos de madeira, hoje substituídos por alvenaria, porém foi deixada uma amostra, antes da escada que leva aos consultórios do andar térreo e ao Laboratório, por sugestão do Senhor Doutor José Aristeu de Andrade.

Pode-se fazer uma comparação entre os “irmãos estilísticos”: prédios do Jardim da Santa Casa e do Mercado Velho de Diamantina, com a Rancharia Britânica de Honduras, na América Central (Belice)

“No século XIX, os ingleses marcaram de forma acentuada a arquitetura, a música e uma variedade enorme de artes mecânicas. Aproximadamente nessas referidas construções, observa-se os mesmos traços definidores de um determinado estilo”. (Antônio Carlos Fernandes, 1º Secretário da Mesa Administrativa da Santa Casa, em 2010)

Infere-se que os Arquitetos e Urbanista Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, inspirados em obras de JOHN ROSE, tais como esses detalhes arquitetônicos, e decorações das janelas do Fórum, entre outros, materializaram a influência recebida desse artista que pode ser percebida nos monumentos de Brasília.

fotos2

1ª - Jardim da Santa Casa, (Como está hoje). Construção 1866

2ª - Mercado Velho de Diamantina, (Reforma em 1883).

3ª - Rancharia Britânica de Honduras.

4ª - Fotos do Palácio da Alvorada (Arcos como os do Mercado Velho, invertidos)

domingo, 10 de abril de 2011

UFVJM escolhe novo reitor e vice-reitor

Fonte: Jornal da UFVJM

image

Fazendo valer a voz de sua comunidade acadêmica e  sempre baseada nos princípios da democracia participativa, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) optou pela consulta para escolher o reitor e vice-reitor para o mandato 2011-2015, em conformidade com a Resolução nº 06 do Conselho Universitário (Consu), atendendo ao Decreto 1.916, de 23 de maio de 1996, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior.

Na luta pela igualdade, a UFVJM instituiu o voto paritário entre os três segmentos da comunidade acadêmica: docentes, discentes e técnicos administrativos não só para a escolha do reitor e vice-reitor, mas também para as consultas de escolha dos diretores e vice-diretores de suas Unidades Acadêmicas. Essas conquistas demonstram a força do diálogo e do debate, democraticamente construídos, na conquista de benefícios para toda a população envolvida com a Universidade.

Comentário do Passadiço Virtual: apesar de ser uma votação interna da comunidade acadêmica, não podemos nos esquecer do importante papel da UFVJM nos rumos da cidade de Diamantina. Portanto, seria interessante a participação do cidadão diamantinense nas discussões sobre as propostas apresentadas pelos candidatos.

Duas chapas se apresentaram para a eleição: 

Chapa 1: liderada pelos professores Pedro  Ângelo/Donaldo, candidatos a reeleição.  (clique aqui)

Chapa 2: liderada pelos professores Janir Alves Soares e Gilmar Vieira

Semana Santa em Diamantina

Vídeos da Semana Santa em Diamantina

Fonte: http://zevandiamantina.blogspot.com

Alguns amigos me pediram que eu lhes repassasse algum material fotográfico que eu tinha feito da Semana Santa em Diamantina. Atendendo ao pedido, repassei-lhes algumas fotos e vídeos da tradicional celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo que ocorre anualmente em Diamantina, desde os tempos de Arraial do Tejuco.

Mas, ao invés de apenas entregar o material sem nenhuma informação ou comentário que pudesse pelo menos explicar um ou outro detalhe, ou indicar a que cada foto ou vídeo se referia, decidi criar um roteiro e fazer um pequeno filme, inserindo comentários, letras de cânticos, créditos, etc.

O resultado foi a edição de um DVD, sem nenhum viés profissional ou intenção comercial, cujos capítulos são algumas das celebrações que acontecem durante a Semana Santa em Diamantina. Um pequeno registro que espero poder ajudar a divulgar a secular tradição diamantinense de celebrar a trajetória de Jesus até o Calvário e de festejar a sua ressurreição.

Os vídeos do DVD estão postados no YouTube e podem ser assistidos abaixo...