quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Niemeyer ainda vive em Diamantina

O gênio nos deixou, mas seus traços e linhas ainda resistem à incompetência de todos nós. Até quando?

IMG_20120630_120359

IMG_20120630_120418

IMG_20120630_120341

IMG_20120630_120554

IMG_20120630_120516

4 comentários:

  1. Parabéns por quem teve a ideia de trazer em discussão essa questão. Foi a primeiríssima coisa que pensei quando soube da morte dele. Quem sabe agora não levam isso à sério.

    ResponderExcluir
  2. A "tática" que vai (pode) ser usada é a mesma que já vem sendo utilizada: deixar como está!!!
    Sim, a amarga e terrível realidade se impõe sobre os nossos desejos e esperanças de que o patrimônio seja realmente algo de todos, para a valorização (e não para a valoração) de nossas vidas...
    A quem pertence aquele espaço?
    Quem realmente é seu dono??
    Quem se apropriou dele (e por que meios)???
    Quem irá se importar com isso daqui há um ano????
    Mas, por que perguntar, se já sabemos as (tristes) respostas?????
    Já perdemos a chance de propagandear que as autoridades “estão recuperando” uma das obras mais singelas e “exclusivas” do Mestre... afinal, quantas praças de esportes Niemeyer projetou????
    Quantas “grandes cidades” possuem 4 (quatro) obras dele????
    Mas perdemos (mais uma vez) a chance...
    Numa cidade que vive, em grande parte, do turismo, seria muito interessante a divulgação (nacional e internacional) de quais obras do Mestre Niemeyer estamos falando... isso, se estivessem em condições de serem visitadas, fotografadas, discutidas... milhares (X.000) de pessoas visitam Brasília, não por ser a Capital, não por ser “construída” pelo “filho dileto”, mas pelas curvas e traços do Plano Piloto, dos palácios, dos monumentos... do gênio!!!
    Ainda há uma chance???
    Ou perdemos???
    O Mestre, a chance, o sonho, a vergonha...

    ResponderExcluir
  3. Muito simples: cabe nesse caso, limpar/reformar esse monumento e revitalizar a praça, dando-lhe o nome de "Praça Oscar Niemeyer". É o mínimo e já deixa de ser descaso.

    ResponderExcluir
  4. Vimos o prédio do ex-Hospício sendo reformado com a ajuda da comunidade e da iniciativa de Juscelino Roque. Juscelino mostrou que é bom em administrar. Quem sabe essa não seria mais uma tarefa para o Juscelino. Falando em Juscelino Roque, penso que a Casa JK e o Sr. Serafim poderiam ajudar nessa empreitada, já que se gasta um absurdo com o evento da Medalha JK, vamos propor que não tenhamos a cerimônia e a confecção das medalhas caríssimas para que os homenageados possam como cidadãos que ajudaram na história e desenvolvimento do país e do estado, ajudar a restaurar um prédio que foi projetado por Niemeyer na década de 50 em Diamantina com o apoio de JK. Vamos ver se a nova gestão municipal vai preservar. Outra praça que está as moscas é a pequena Praça da Unesco, que tem um belo painel de se nao me engano Iara Tupinambá. Vamos ver se a cultura e o turismo como políticas públicas serão ocupadas por pesssoas que têm a mesma iniciativa de um Juscelino Roque, Professora Meireille e por que não falar em João Cordeiro que para quem nao sabe restaurou todo o Asilo Fredrico Osanan ( sem ostentar que ele fez) Como se pode ver, independente do prefeitura, a comunidade organizada e pessoas como as que mencionei fizeram e fazem muitos por Diamantina. Parabéns ao blog.... Que venha 2013 e veremos se o prefeito, vice, vereadores eleitos e partidos coligados vão trabalhar para Diamantina de verdade, com menos populismo, menos falatório e mais execução dos projetos e ações concretizadas.

    ResponderExcluir