quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Leia nesta semana na Voz de Diamantina

Autor: Joaquim Ribeiro Barbosa - “Quincas”

Capa (1)A menos de um mês para as convenções que indicarão os candidatos a prefeito, três notícias deveriam pôr o diamantinense mais atento ao futuro da sua cidade. A primeira delas, falsamente irrelevante, é de que 68% dos eleitores brasileiros não mostram nenhum interesse em filiar-se a qualquer partido. Este dado estatístico pode ser mais alarmante ainda em Diamantina, pois quem acredita que 32% dos eleitores do município (perto de 11 mil votantes) têm filiação? Ou seja: se o Brasil inteiro não confia nas siglas partidárias, este velho e festeiro burgo simplesmente as despreza mal se dando conta de que está se submetendo aos interesses de políticos que dominam um instrumento de cidadania meramente rebaixado à insignificância de seu deformado exercício.

A segunda notícia foi a lamentável tragédia de Santa Maria, que ceifou a vida de centenas de jovens universitários. Passado o momento de comoção, descobriu-se novamente o óbvio: aquela desgraça não se deu por acaso, mas em consequência de uma série de omissões com que várias autoridades, órgãos administrativos e de segurança vêm construindo este país do jeitinho, da vista grossa, da conivência. Mas o que tem esta notícia a ver com Diamantina? Tudo! E mais alguma coisa! Enquanto se exige de estabelecimentos comerciais o necessário aparato de segurança para a realização de shows, desde corrimãos, extintores de incêndio, pisos antiderrapantes, iluminação de emergência, portas de acesso de tamanho e número compatíveis com a lotação do ambiente, festas em repúblicas estudantis pululam por toda a cidade. Casas de morada recebem centenas de jovens, sem alvarás de funcionamento e outras essenciais medidas de proteção. Agora mesmo, na véspera do carnaval, repúblicas põem na WEB mil ofertas. De open bar 24 horas, shows, churrascos a tudo mais com que espaços fechados e não fiscalizados brindam sua crescente e incauta clientela. Para burlar a fiscalização, alguns desses pacotes são vendidos sem especificar endereços, que só serão revelados por telefone, internet ou pessoalmente, no início da folia.

Continua na Voz de Diamantina Edição 599 de 02 de fevereiro de 2013

Assinatura da Voz de Diamantina

Um presente que todo mundo gosta de ganhar

Por apenas R$ 150,00 você recebe 52 exemplares semanalmente durante um ano

Quincas: 38-3531-3129 e 8824-3584

Aline: 38-8811-5707

Prefeitura de Diamantina fará recolhimento de animais

Fonte: Perfil ASCOM Prefeitura de Diamantina no Facebook.

Clique aqui

image

A musa eterna

Paris é a cidade luz do mundo

E Diamantina é a cidade luz de Minas,

O que o paraíso tem de belo,

Diamantina tem de eterno.

imageDiamantina: diamante, menina, pedra rara das rimas, mulher repleta de sedução, Drummontanhosas colinas. Terra de Juscelino, o filho ilustre, saudades seresteiras de menino. O ouro dos tolos reflete a busca persistente do tesouro. Os olhos das morenas são diamantes ofuscando os sonhos dos artistas. A sempre-viva vasculha as bicas por entre as pedras esculpidas por anjos. À noite, as fadas buscam a neblina suave nos lampiões, encantando a escuridão. Em cada beco as musas aguardam os versos dos poetas esquecidos. Os santos são lembrados, estão lá, impassíveis sob a força do pecado. Os heróis ainda resistem, mas alguns estão escondidos nos porões da história. As tradicionais famílias mineiras conservam o costume de trancar as portas e esconder os cadeados dourados do poder. Os políticos ainda vivem do passado, buscando alianças e conchavos. De vez em quando se ouve um violão, numa serenata na madrugada das capistranas. As virgens ainda existem por entre os portais intocáveis e sagrados da sociedade. Os sinos velhos tocam a melodia encantada da canção sagrada dos querubins. As andorinhas voam suavemente por entre as torres das igrejas, buscando um resto dourado do sol. As praças estão no mesmo lugar, aguardando o dia de serem jardins. Os monumentos estão repletos de sentimentos, mas resistem com as chuvas e as trovoadas. O povo reza, pois a fé está guardada por entre os sinos e as torres. A história da cidade é bela e triste, repleta de heróis e de fatos verdadeiros, o sangue dos escravos ainda corre pelas ruas e becos. Em cada casa existe um artista que sem apoio vira malabarista. Em cada esquina tem um poeta, um futuro profeta. A cidade está repleta de fardas, o Vandré esqueceu o canhão e as flores no chão. Diamantina musical, às vezes sinto saudade de um tom natural. É uma cidade extremamente fascinante, simpática, cativante, reluzente, brilha mais que as estrelas. É de todos (e não apenas de alguns grupos), é do mundo, como as pedras de Drummond, poeta encantado, versos de um ser iluminado. Iluminada Diamantina. Cidade eterna, por sua História, por seus heróis, santos, fadas e musas. Por sua geografia deslumbrante, por seus monumentos, por seu povo. Pelas belas sacadas das casas, onde debruçam as mulheres mais lindas de Minas.

São muitas as poesias que germinam do clarão da lua em noite fria: os olhos brilhantes das morenas, os cabelos dourados das virgens de Atenas, as andorinhas nos sinos buscando o verão, a neblina suave nos lampiões, as bicas sedentas acariciando de paixão os seios morenos das montanhas, a sempre-viva se escondendo por entre os diamantes, as curvas sedutoras das serras nos braços dos montes dormindo sob os olhos dourados do horizonte. Diamantina, cidade moldada pelas mãos de Deus... Reflete luz, sonho e magia. Feliz cidade. Folia. Felicidade. Alegria. Feliz idade. Eternidade. É uma das cidades mais belas do País, por tudo que tem de belo, por tudo que tem de eterno.

Venha sonhar nas alturas e dormir com os anjos, passear nas bicas com as fadas e acordar com os pássaros cantando melodias de Lobo de Mesquita. A terra prometida existe, é aqui o Eldorado, venha e esteja eternamente abençoado. Diamantina, sinfonia cristalina. Deusa iluminada. O paraíso fascinante. Fada encantada. Sonho dos poetas. Doce namorada. Visão de profeta. Pátria idolatrada. Sedução dos pintores. Mulher dourada. De todos os amores. Musa amada.

Quando vier a Diamantina, venha em silêncio, pois as fadas rondam os becos em noite de frio e os anjos velam a cidade com a luz da fascinação.

Ivo Pereira

ivopereiras@gmail.com

www.bookess.com/profile/ivopereirasgmail.com/books

www.facebook.com/ivo.pereira.566

Repúblicas de Diamantina só poderão promover festas com alvará

Fonte: Estado de Minas – 31/01/2013

Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério Público e a Prefeitura de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, tornam mais rígidas as regras para as repúblicas estudantis que recebem hóspedes e promovem festas durante o carnaval. Esses locais terão de obter alvará de funcionamento da administração municipal e o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, devendo seguir as normas de segurança e de prevenção de incêndios, como disposição de extintores e saídas de emergência. O objetivo da medida é proteger o casario antigo do município – Patrimônio Histórico da Humanidade –, evitar problemas como o excesso de pessoas, o desabastecimento de água e outros problemas que ocorriam em Diamantina. A cidade recebe cerca de 40 mil turistas no carnaval e as medidas visama garantir o conforto e a tranquilidade dos visitantes.

O promotor Daniel Ornelas informou que decidiu seguir a ação adotada em 2012 pelo colega que o antecedeu Eneas Xavier Gomes, que impôs limites à “farra das repúblicas” no carnaval do ano passado. Ornelas afirmou que este ano a vigilância contra os abusos será ainda mais rígida. “Neste ano, vamos intensificar a fiscalização”, anunciou o representante do Ministério Público de Minas Gerais. Em Diamantina há um grande número de repúblicas, algumas localizadas no Centro Histórico, que costumam vender, antecipadamente, pela internet, pacotes para o carnaval, nos quais, além da hospedagem, anunciam a promoção de festas e “bebidas na faixa” (já incluídas no preço do pacote).

Na recomendação, o promotor estabelece que as repúblicas somente poderão vender pacotes desde que tenham alvará de funcionamento da prefeitura, como se fossem um hotel ou uma pousada. O promotor Daniel Ornelas informou que as repúblicas que descumprirem as normas poderão ser alvo de ações e até fechadas. Elas também correm o risco de ser interditadas durante a folia de momo. Neste caso, caso haja hóspedes, eles terão que deixar o local e procurar outro local para aproveitar o carnaval.

Cartão
A secretária municipal de Cultura de Diamantina, Ângela Beatriz Betelli, considera que “as repúblicas fazem uma concorrência desleal com as pousadas e os hotéis legalmente estabelecidos”. O desconforto e a falta de segurança nas moradias estudantis são outros aspectos apontados por ela para a ação conjunta da prefeitura, Ministério Público e Corpo de Bombeiros. Ela ressaltou que as repúblicas da cidade aperfeiçoaram tanto o negócio da comercialização de pacotes para hospedagem e festas no carnaval que até aceitam pagamento com cartão de crédito.

Clique aqui para ler reortagem completa.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Monsueto canta Chica da Silva

Observatória da política de Diamantina

Grupo criado no Facebook pretende discutir a política diamantinense.

O objetivo deste grupo é atuar como catalizador e ao mesmo tempo promotor das discussões políticas na nossa cidade.

É a repetição de uma idéia que tem dado certo em diversas outras cidades. No momento que Diamantina vive se faz essencial a discussão política.

Adicione novos membros para que possamos construir uma instância de debates participativa e diversa!

Clique aqui para conhecer o grupo no Facebook.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O debate cidadão que não aconteceu

Fonte: Perfil da Voz de Diamantina (Quincas) no Facebook clique aqui.

Na sexta-feira, 26 de janeiro, Fernando Antônio dos Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Diamantina (Sisemd) entregou-me um convite, colhendo minha assinatura em uma cópia, para assistir à Sabatina em Diamantina. O evento, como se pode ver pela cópia do ofício 021/2013, do Sisemd, cuja cópia vai aqui também publicada (clique aqui), que contava com o apoio do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, do Coletivo Social SOS Diamantina e da Associação Diamantina Viva (Adiv), teria o objetivo de esclarecer obscuridades ocorridas no município, através de explicações do ex-prefeito padre Gê e de Maia, prefeito interino. Quem será que está mentindo a respeito dessa Sabatina? O ex-prefeito não reeleito de Três Marias e de Diamantina; o quase mudo porta-voz do prefeito interino; ou o presidente do Sisemd?

Já estão no facebook a negativa do padre Gê e de Maia de comparecer ao evento. O que é lamentável pois ambos têm muito a explicar.

Nota oficial da Prefeitura de Diamantina

Fonte: ASCOM Prefeitura de Diamantina - ascom@diamantina.mg.gov.br

O Prefeito interino de Diamantina, Maurício da Paixão Maia, informa a todos que ao contrário do que se publicou em alguns blogs e veículos de comunicação não há nenhum debate televisivo previsto entre ele e o ex- prefeito. Salienta ainda que o calendário eleitoral já está marcado e como tal tem que ser seguido para não configurar propaganda eleitoral antecipada. (ASCOM)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Encontro de duas tradições: Bartucada se apresenta na Banda Mole

Fonte: Divirta-se (clique aqui)

A Bartucada, tradicional banda de percussão de Diamantina, se apresentará no maior pré-carnaval de Belo Horizonte, o desfile da ‘Banda Mole’, no dia 2 de fevereiro, a partir da 13h. Os trios elétricos vão percorrer a Avenida Afonso Pena, entre Avenida Carandaí e Rua da Bahia, e contarão com a presença de outros artistas como Zé da Guiomar e baterias de escola de samba.

A Bartucada transforma todos os gêneros musicais em ritmo de samba: desde o arrocha até Rolling Stones. Hoje, a banda é composta por cerca de 250 integrantes voluntários.

Serviço
Banda Mole

Data: 02 de fevereiro – a partir das 13h
Local: Avenida Afonso Pena
Entrada Franca

Clique aqui para ler reportagem completa.

Leia nesta semana na Voz de Diamantina

Autor: Joaquim Ribeiro Barbosa - “Quincas”

CapaDesde a posse do prefeito interino, Diamantina vive em meio a ondas de boatos. Em lugar de notícias, rumores. Em vez de relatórios, o disse-que-disse. A única afirmação que vaza da equipe de governo é o crescimento do rombo da prefeitura, já acima de R$ 5 milhões. Mesmo fechada por uma semana com o Estado de Emergência Administrativa e Financeira decretado no dia 10 de janeiro, até quarta feira, 23/01, a prefeitura se manteve muda, com a já velha explicação de que só se manifestará quando tiver em mãos documentação que esclareça cabalmente a real situação financeira do município. Ora, para uma gestão que vem sucedendo outra altamente suspeita e desde sempre trancada em enigmática e hermética caixa preta, esta não é uma postura transparente. Porta-vozes autorizados e devidamente municiados de dados abririam desejáveis nichos de luz no proclamado caos em que parece debater-se a silenciosa estrutura administrativa deste velho e desassossegado burgo.

Incrível! Não há informação nem mesmo sobre o pagamento do funcionalismo em atraso, que o prefeito Maia prometeu em entrevista radiofônica pôr em dia em conta-gotas, de acordo com o saldo em caixa e outras receitas correntes. Sobre o carnaval, só se sabe que terá formato menor, mais barato; da tal visita em comitiva ao governador, para tentar levantar recursos, não se ouve também falar. Outro assunto que parece tabu é a transferência de R$ 350 mil do setor de Educação para o Gabinete do Prefeito, efetuada em 28 de dezembro, no derradeiro dia útil da gestão emblematicamente chamada “de todos para todos”, revelada por uma secretária de governo na coletiva de 10 de janeiro. Corre o zunzum que parte dessa volumosa quantia foi usada pelo padre para premiar seus dez fiéis e devotados secretários. Cada um teria recebido o generoso bônus de R$ 20 mil; dizem que os R$ 150 mil restantes se destinaram ao pagamento de cestas básicas e outros pequenos agrados. O que grande parte da população esperava deste governo interino era a contratação de uma auditoria independente que pusesse em pratos limpos os quatro últimos anos de contabilidade da prefeitura. Não haveria nenhuma surpresa se até mesmo nos exercícios de contas aprovadas se detectassem espertezas contábeis.

Continua na Voz de Diamantina Edição 598 de 26 de janeiro de 2013

Assinatura da Voz de Diamantina

Um presente que todo mundo gosta de ganhar

Por apenas R$ 150,00 você recebe 52 exemplares semanalmente durante um ano

Quincas: 38-3531-3129 e 8824-3584

Aline: 38-8811-5707

Série de DVDs divulga saberes de mestres de ofício do Jequitinhonha

Fonte: UFMG

Mestre%20Zefa.JPGColetânea de DVDs dedicada aos mestres de ofício do Vale do Jequitinhonha será lançada no dia 31 de janeiro, em Araçuaí (MG). A iniciativa integra o projeto Saberes Plurais em Conexão, desenvolvido no âmbito da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. O objetivo é ampliar os espaços de produção, difusão e compartilhamento de dispositivos multimodais dedicados ao imaginário, à memória e às oralidades populares, com o propósito de ampliar a memória social brasileira, a partir das histórias de vida e da perspectiva dos cidadãos comuns.

A série Saberes Plurais é organizada a partir da elaboração de DVDs e livretos, que narram a história de diferentes mestres de ofício da região do Vale do Jequitinhonha. Nos próximos meses, será inaugurado o museu virtual Saberes Plurais (www.ufmg.br/saberesplurais), espaço online de divulgação e articulação da experiência. Além disso, será incluída na programação da TV UFMG uma série de pílulas audiovisuais dedicadas aos mestres contemplados na série. O volume 1 da série é dedicado à obra de Josefa Alves dos Reis (Mestra Zefa), expressiva escultora sergipana, que vive em Araçuaí, Minas Gerais.

O projeto é fruto de parceira entre a Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional (CPInfo), a Diretoria de Ação Cultural (DAC) e o Programa Polo Jequitinhonha. E tem apoio do MEC, por meio do edital ProExt, programa de extensão universitária que apoia as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

O evento de lançamento será no dia 31 de janeiro, a partir das 20h30, no Centro Cultural Luz da Lua (rua Dom Serafim, 426, Araçuaí, telefone[33] 3731-4662)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Falke Diamantina é destaque entre cervejas

Fonte: Paladar (clique aqui)

Melhor Lager nacional

“Falke Diamantina, em uma nova leitura, uma receita que vem se aperfeiçoando há mais de três anos, desde que começou com o título de Falke F5. O nome da cerveja, que é do estilo bohemian pilsner, é uma homenagem à cidade de Diamantina (MG), que tem suas ruelas muito semelhantes às da cidade de Praga, capital da República Checa, ao mesmo tempo em que homenageia o presidente Juscelino Kubitschek, nascido na cidade, descendente de checos. Puro malte, com uso de lúpulo Saaz bem fresco, tem sido uma verdadeira delícia”.

Clique aqui para ler reportagem completa.

Estrada Real: imagem e poesia

Fonte: Árvore de Comunicação (clique aqui)

As belezas da Estrada Real, o maior roteiro turístico do país, ganharam ainda mais vida sob o olhar de fotógrafos, videomakers e poetas. Profissionais e amadores participaram do projeto Estrada Real – Imagens e Poesia, uma realização do Instituto Estrada Real e do Serviço Social da Indústria (SESI), com patrocínio da Souza Cruz, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

De 26 de janeiro a 3 de fevereiro, no Espaço Dom João Resende Costa – Santuário Nossa Senhora da Piedade, a população de Caeté e visitantes terão a oportunidade de conferir a exposição com os trabalhos finalistas e os vencedores. São 24 fotos, oito poesias escritas, uma poesia sonora e quatro vídeos que apresentam paisagens, momentos e sensações vividas por quem mora ou passa por uma das 199 cidades da Estrada Real. A exposição fica aberta diariamente, de 8h às 18h, com entrada gratuita.

A abertura da exposição na Serra da Piedade será dia 25 de janeiro, sexta-feira, às 15h, com a presença de autoridades e artistas.

De acordo com a Gerente do Instituto Estrada Real, Karla Bittar Silveira, a ideia do projeto e da exposição é mais um estímulo para que todos os cidadãos, sejam moradores ou turistas, tenham um olhar diferenciado sobre o destino turístico. “Queremos que cada um perceba e demonstre o que a Estrada Real significa para si mesmo. Além disso, é a oportunidade de premiar talentos que apreciam e divulgam nossas belezas por meio da arte”, afirma. A montagem da exposição é assinada pelo produtor executivo do projeto Fernando Libânio e irá representar, por meio de grandes painéis modulares, os quatro caminhos que formam a Estrada Real: Caminho Novo, Caminho Velho, Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu.

O projeto “Estrada Real – Imagens e Poesia” foi realizado entre os meses de setembro e outubro de 2012, por meio da internet, e recebeu mais de 2,5 mil inscrições de fotos, vídeos e poesias. Os trabalhos finalistas farão parte de um livro especial, que será distribuído para bibliotecas públicas e centros culturais dos municípios que fazem parte da Estrada Real.

Na votação técnica, os vencedores foram Lucas Braga Fonseca (categoria fotografia), Samuel Barbosa dos Reis (categoria vídeo) e Daisy Aguinaga (categoria poesia). Cada um ganhou um computador IMAC, da Apple. Já na votação do público, feita por meio do site do projeto, os vencedores foram Henrique Caetano Fonseca (categoria fotografia), Guilherme Augusto Dutra Gonçalves (categoria vídeo) e Daniel Perico Graciano (categoria poesia), cada um recebeu um IPAD como prêmio.
SERVIÇO
Exposição “Estrada Real – Imagem e Poesia”
Fotos, vídeos e poesias que retratam o cotidiano e as belezas de um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil, resultado do projeto realizado em 2012. A exposição passará por seis cidades até o mês de maio.

Caeté
26/01 a 03/02 – (Sábado a Domingo)
Horário: 08 às 18h
Local: Espaço Dom João Resende Costa – Santuário Nossa Senhora da Piedade – Caeté – MG (Alto da Serra da Piedade, s/nº – Caeté/MG -CEP: 34800-000 – Caixa Postal nº 60)

Catas Altas
08/02 a 17/02 (Sexta a Domingo)
Horário: 08h às 17h
Local: Hall de entrada do Museu Santuário do Caraça, Catas Altas, MG

Diamantina
22/02 a 03/03 (Sexta a Domingo)
Horário: 08 às 18h
Local: Cine Teatro Santa Izabel –Diamantina- MG (Praça Dom Joaquim, 166 – Centro – CEP 39100-000)

Tiradentes
06/03 a 17/03
Horário: 09 às 18h (Domingo a Quarta) e 09 às 22h (Quinta a Sábado)
Local: Centro Cultural Yves Alves – Tiradentes MG (Rua Direita, 168 – Centro – Tiradentes – MG – CEP 36325-000

Ouro Preto
22/03 a 21/04 (Sexta a Domingo)
Horário: 09 às 19h
Local: Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG -Ouro Preto MG (Praça Tiradentes, n° 4 – CEP 34500-000)

Belo Horizonte
25/04 a 05/05
Horário: 09 às 18h (Terça a Domingo)
Local: Galeria de Arte SESIMINAS -Belo Horizonte MG (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia Belo Horizonte – MG, 30140-040)

Folia em Diamantina

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A coisa aqui tá preta

"Meu Caro Primo” (Autor: Wellington Gomes)

Meu caro primo me perdoe, por favor

Se eu não eu lhe trago boa notícia

Mas como agora meu amigo já postou

Pelo Passadiço toda coisa vai ser dita

 

Aqui em Diamantina tão preparando o carnaval

Com muito funk, muito samba-rock, tecno e tal

Muitos dias chovem, noutros dias quase nem bate o sol

 

Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

 

Só com muita fé e oração

Tem gente tentando levar o Carnaval é de teimoso e de pirraça

E a gente vai trombando com lixo no meio da praça

Ninguém segura a situação

 

Meu caro primo eu não pretendo desconvidar

Nem atiçar dos carnavais suas saudades,

Mas acontece que não posso me furtar

A lhe contar as graves novidades

 

Aqui em Diamantina tão preparando o carnaval

Com muito funk, muito samba-rock, tecno e tal

Muitos dias chovem, noutros dias quase nem bate o sol

 

Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

 

É muita gente sem receber o ganha-pão

A Prefeitura não pagou o salário, EMERGÊNCIA é seu estado

E a gente vai afundando, sem motorista em nosso carro

Com essa GREVE, ninguém segura esse rojão

 

Meu caro primo eu quis até telefonar

Mas eu fiquei até sem graça

Eu ando aflito pra dizer como é que está

A par de tudo que se passa

 

Aqui em Diamantina tão preparando o carnaval

Com muito funk, muito samba-rock, tecno e tal

Muitos dias chovem, noutros dias quase nem bate o sol

 

Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

 

Muita DÍVIDA na transição, tão falando mais de 3 milhão

A verdade é que não temos condições de fazer nem um carnavalzinho

Quem dirá um carnavalzão

 

Meu caro primo eu bem queria lhe dizer

Caso insista em vir assuma o risco

Traga pinico e o que de comer

Pois lhe garanto que não haverá povo do fisco

 

Aqui em Diamantina tão preparando o carnaval

Com muito funk, muito samba-rock, tecno e tal

Muitos dias chovem, noutros dias quase nem bate o sol

 

Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

Bat-Caverna faz cerca de 25 horas de show no carnaval de Diamantina

Fonte: G1 – 23/01/2013 (clique aqui)

A Bat-Caverna, uma das mais tradicionais atrações do carnaval Diamantina, prepara-se para uma maratona de shows durante a festa em 2013. Serão cerca de 25 horas de apresentação, divididas em quatro dias. Para não fazer nenhum folião perder o pique, sete vocalistas e cerca de 150 integrantes se revezam no palco, montado na Praça do Mercado Velho. O grupo se apresenta no Bloco Biri Biri, ao lado da Bartucada.

Marconi Leão é uma das vozes da Bat-Caverna e conta que cada um dos vocalistas vai comandar o grupo por aproximadamente uma hora por dia, trazendo sempre estilos variados, no compasso da bateria de uma escola de samba. Ele não adianta o repertório, mas afirma que, em 2013, não vão faltar releituras do pop, do rock, do axé, do sertanejo e do arrocha.

Quando Marconi Leão subir ao palco, pretende animar o público com hits do passado. “Gosto muito de surpreender com músicas antigas. Sempre tiro uma do fundo do baú”, diz

O vocalista também é responsável por um dos momentos mais esperados do show da Bat-Caverna. Pelo décimo segundo ano, vestido com a fantasia do super-herói Batman, Marconi Leão vai pular do alto de um casarão da cidade histórica e descer por uma tirolesa em meio aos foliões.

Praticante de rapel, ele diz não sentir medo do "voo". “Ali é uma sensação única, está todo mundo concentrado no que você está fazendo. A gente treme ali é de emoção, mesmo”, conta. Neste ano, assim como em 2012, Marconi Leão será acompanhado pela esposa, que se veste de “Mulher-Gato”. O casal vai “sobrevoar” a cidade histórica no sábado (9) e na terça-feira (12).

Vinte carnavais
Em 2013, a Bat-Caverna completa 20 anos de apresentações no carnaval de Diamantina. Um dos fundadores, Luciano Cachalote dos Santos relembra que o grupo, que hoje tem cerca de 150 integrantes, foi criado por de cerca de dez amigos, no ano de 1985.
Foi o ponto de encontro dos jovens que deu nome à turma. “Esse bar, por ser mais escondido, foi apelidado de Bat-Caverna”, explica Santos. Com os anos, as rodas de samba da turma ficaram conhecidas pela cidade. “Em 1993, a Bat-Caverna realmente partiu para o palco e fez o carnaval de Diamantina”, conta.
Serviço:
Local: Praça do Mercado Velho de Diamantina
Datas: sábado, 9 de fevereiro, da 1h às 7h;
domingo, 10 de fevereiro, da 16h às 23h;
segunda-feira, 11 de fevereiro, das 1h às 7h;
terça-feira, 12 de fevereiro, da 16h às 23h.

Clique aqui para ler mais.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

3º Pelotão de Bombeiros realiza resgate de animal em buraco de 20 metros

Redação e Fotos: Assessoria de Comunicação do 3º Pel BM

20130120_171047 (Large)(Diamantina – 20/01/13) - O 3º Pelotão de Bombeiros de Diamantina realizou neste domingo, um resgate de um cachorro doméstico de raça não identificada, que estava preso em um buraco de cerca de 20 metros de altura, no distrito de Mangabeiras, município de Monjolos/MG, a aproximadamente 70 km de distância. O animal estava preso no buraco a cerca de cinco dias, sendo o local de difícil acesso cercado por vegetação de médio porte e barrancos instáveis.

A Guarnição BM utilizou técnicas de Rapel para acessar o local, e técnicas de içamento por cordas para o caminho inverso. O animal que não apresentava lesões aparentes foi entregue aos proprietários, que foram orientados juntamente com moradores locais sobre riscos no local. A solicitação foi feita por uma menina de 08 anos de idade, dona do referido cachorro, que teve a idéia de acionar a GU BM, sendo a solicitação de mesma confirmada pelos seus pais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, na sua missão institucional de Salvar Vidas e Bens após realizar o resgate, foi ovacionada pela população local, causando grande emoção a todos.

Partido Verde convoca membros para reunião.

O presidente municipal do Partido Verde - Diamantina convoca os membros da executiva, seus filiados e convida toda a comunidade para reunião partidária dia 23/01/13, quarta-feira, 19:30, na casa JK (rua São Francisco, 241).

Enviado por Wellington Gomes -Tesoureiro PV - Diamantina - MG

Trânsito de carros é proibido no Centro Histórico de Tiradente

Fonte: Estado de Minas 22/01/2013 – (clique aqui)

Com a proibição do tráfego de veículos nas ruas de casario colonial, moradores e visitantes têm mais espaço para conversar (Beto Magalhaes/EM/D.A Press)Os carros no Centro de Tiradentes estão com os dias contados. Quem garante é o prefeito Ralph Justino, que aproveitou o movimento intenso levado pela Mostra de Cinema para pôr em prática algumas medidas restritivas relacionadas à preservação do Centro Histórico. Dois quarteirões da Rua Direita já estão bloqueados para o trânsito e o estacionamento de veículos. “É um processo gradativo. A ideia é este ano evitar parar carros aqui, criar mais áreas de estacionamento e a Guarda Municipal para organizar isso”, diz o prefeito. Segundo ele, pelo menos quatro grandes terrenos na entrada da cidade foram sondados para a retenção dos veículos. Além disso, o trânsito do Centro foi desviado para uma via alternativa próxima, que funcionará como uma “linha verde” na ligação dos dois extremos da área urbana.

Se há alguns anos Tiradentes tem mostrado sua vocação como palco de eventos, a tendência é de que o movimento de festas e festivais se intensifique, por isso a necessidade da adoção de medidas que possam aliviar os prejuízos ao patrimônio. Para Ralph Justino, a promoção de eventos funciona como uma via de mão dupla. “Um tipo de evento que agrega valor para a cidade e vice-versa”, acredita.

Clique aqui para saber mais.

Enquanto isso, em Diamantina……..

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Diamantinense e a cachaça

 

Excerto do Capítulo XXII do livro Angu, Feijão e Couve, de Eduardo Frieiro*

(...) Viajando por Minas, em 1840, notou Gardner, todavia, o uso imoderado da cachaça na região de Diamantina, e não só entre os pretos que tinham motivos de sobra para ingerirem álcool com frequência, mas entre os brancos de ambos os sexos, em todas as camadas sociais, os quais lhe pareceram também largamente viciados. Viu contudo poucos casos de embriaguez.

Richard Burton referiu-se também à nossa cachaça: “A aguardente, disse, citando o Dr. Johnson, é bebida de heróis e aqui os homens bebem heroicamente a sua cachaça; o resultado é a hepatite, a hidropisia e a morte!” Seu emprego lícito, aduziu, é no banho depois de insolação ou para afastar os incômodos insetos. Reconhecia que, bebida com moderação, especialmente em manhãs frias e tardes úmidas, fazia mais bem do que mal. O homem do povo, francamente a seu favor, reconhecia-lhe as virtudes de refrescar o calor, aquecer o frio, secar o úmido e umedecer o seco. Bons pretextos – se acaso fossem necessários – para um gole. O hospedeiro brasileiro, geralmente, mandava ao seu hóspede uma garrafa dela com a tina de água quente, para o banho.

Gardner não mentia: os diamantinenses granjearam a fama de amigos da pinga e ainda a conservam em nossos dias. Exigência do clima frio, provavelmente. Pelo norte de Minas correm estes versinhos folclóricos:

 

Montes Claros dá toucinho,

Bocaiúva dá feijão,

Buenópolis dá dinheiro,

Diamantina dá pifão.

 

Os diamantinenses, ao menos os dotados de senso de humor, não o negam. Como aquele que cantava:

 

Na Diamantina nasci,

É minha terra, pois não.

Bebendo pinga cresci

E hei de morrer no pifão.

 

Aires da Mata Machado Filho cita no seu livro Arraial do Tijuco, Cidade Diamantina os versinhos de um coreto que, no dizer dos antigos, era cantado pelos pretos de São João da Chapada:

 

Óia como bebe

Esse povo do Brasi:

Inxuga um garafom

Mai depressa qu’um funi.

 

*Gentilmente enviado por Valéria Miranda e Sâmia Abbas.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Irmãos César e Malvina Lacerda planejam lançar discos

Fonte: Hoje em Dia (Clique aqui)

Malvina Lacerda e César LacerdaQuando eram muito pequenos, os três filhos da pianista Maria Eunice Ribeiro começaram a ter os primeiros contatos com a música, brincando e aprendendo na escola que a mãe fundara em Diamantina. Há cerca de 15 anos, a família se mudou para Belo Horizonte e a música permaneceu como um ponto de contato entre todos eles.

A paixão genética pela música foi tão grande que os três filhos decidiram seguir carreira. O do meio, Sérgio Rodrigo Lacerda, de 29 anos, seguiu carreira acadêmica, se tornou compositor e vem se destacando na cena erudita contemporânea. Os outros dois, César e Malvina Lacerda, de 25 e 32 anos, já tiveram EPs lançados e preparam seus primeiros álbuns.

César está mais próximo do objetivo. Seu disco está praticamente todo gravado (faltam só algumas vozes) e deverá ficar pronto em março. Terá participações especiais de peso, como Lenine, Alexandre Andrés e Juliana Perdigão – além da irmã Malvina.

A prensagem e o encarte com uma ideia diferenciada (cada CD feito terá uma identidade visual especial) dependem da aprovação na Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

César pretende fazer todos os investimentos possíveis (assessoria de imprensa, divulgação na internet) para alcançar as pessoas. “Vou procurar trabalhar de uma forma que cubra as deficiências existentes em Minas, como por exemplo, contratar uma assessoria de alcance nacional”, afirma o músico.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Contagem regressiva para o Festival de História

 Fonte: fHist

Começou a contagem regressiva para a segunda edição do primeiro Festival de HistóriFoa do Brasil, o fHist, a realizar-se entre os dias 19 e 22 de setembro na bela paisagem cultural de Diamantina. Apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a nova edição do festival tem o Itaú Unibanco como um dos seus mais importantes patrocinadores e aprimorará a receita de sucesso que marcou o fHist em 2011, propiciando a plena interação entre historiadores e jornalistas convidados com o grande. Além da apresentação pelo Ministério da Cultura, outra novidade é que a Fundação SM, referência em educação na Espanha e na América Latina, compõe agora as parcerias institucionais para a realização da segunda edição do festival em setembro de 2013, ao lado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura Municipal de Diamantina, instituições parceiras desde 2011. Da mesma forma, a Fundação Biblioteca Nacional (BN) deverá integrar também as parcerias para a realização do segundo Festival de História este ano.

Quatorze conferências e mesas-redondas, a serem realizadas na Tenda do fHist, na praça Doutor Prado, formam a espinha dorsal da programação principal da segunda edição do Festival de História em Diamantina, entre os dias 19 e 22 de setembro. Como na primeira edição, a programação da Tenda do fHist em 2013 não terá um único foco e deverá abordar momentos e temas diversos da História, sempre com o compromisso de oferecer aos participantes novas e inéditas visões. Ao lado da tenda, o Teatro Santa Izabel irá abrigar as cinco Oficinas de História e as três sessões de cinema do festival, enquanto que o Mercado Velho irá receber a Feira de Livros do fHist e dez Proseando no mercado, em que os escritores convidados debaterão as suas obras com o público presente. O Mercado Velho será ainda centro de convivência e alimentação durante os quatro diais do festival em Diamantina. Por fim, cinco espetáculos, entre os quais a Vesperata, completam a programação da segunda edição do fHist, cuja grade temática e de convidados começará a ser divulgada no site oficial www.festivaldehistoria.com.br a partir de março.

Como participar

As inscrições para o Festival de História em Diamantina serão abertas no dia três de junho de 2013, com vagas limitadas à capacidade de lugares da Tenda do fHist na praça Doutor Prado. Cadastre-se aqui para receber informações e notícias exclusivas sobre o Festival de História.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Informativo Gruta do Salitre

Fonte:Instituto Biotrópicos

No ano passado, a Gruta do Salitre manteve-se fechada à visitação pública durante os meses de dezembro/2011 e janeiro/2012 devido ao forte e prolongado período chuvoso e aos riscos oferecidos aos visitantes em decorrência dos problemas relatados na época. Da mesma forma, as últimas chuvas vêm causando novamente diversos danos que comprometem a visitação pública na gruta. As pedras encontram-se muito escorregadias e há alguns pontos críticos que dificultam a acessibilidade e geram riscos de acidentes aos visitantes, como alagamentos, erosões e deslocamentos de pedras nas escadas. Portanto, a partir do dia 19 de janeiro (sábado), a Gruta do Salitre se manterá fechada à visitação pública até que as obras de manutenção sejam conduzidas para oferecer melhores condições aos visitantes. A reabertura será comunicada por meio de informativo como este tão logo possível.

Além disso, é importante destacar que os horários reservados a visitação (sábado: 09:00-12:00 / 14:00-17:00; domingo: 09:00-12:00), serão sempre automaticamente interrompidos nos dias chuvosos, mesmo após a conclusão dos trabalhos de manutenção, devido a grande dificuldade logística de manter a permanência segura dos monitores no local. Agradeço a compreensão de todos e peço a gentileza de repassarem este comunicado a todos interessados.

As Mineiras - Assassina de Diamantina

Cine Mercúrio espalha o humor pela cidade

 

Mostra cine mercúrio dez 12 jan 13

Flores do Inverno no Museu do Diamante

 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

UFVJM divulga Nota de Esclarecimento sobre ato de empresa de engenharia contratada

Fonte: UFVJM (Clique aqui)

A UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM, autarquia federal, com endereço à Rodovia MGT 367, KM 583, nº 5000, Bairro Alto da Jacuba, cidade de Diamantina, Estado de Minas Gerais, vem, respeitosamente, apresentar a presente

NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE,

a fim de resguardar seus direitos, em resposta ao OFÍCIO S/N, divulgado pela BARACHO E SOUZA ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA, de 04/01/2013, pelos fatos e fundamentos a seguir descritos:

1) Informa a BARACHO E SOUZA ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA em seu documento que, por motivo de atraso do recebimento por parte da UFVJM, ficará impossibilitada de efetuar os pagamentos dos salários, no prazo, aos seus funcionários;

2) Contudo, ao contrário do que alega a BARACHO E SOUZA ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA, todos os serviços por ela executados no âmbito do contrato 047/2011- Construção da Moradia Estudantil Conjunto III, IV e V - foram devidamente pagos pela Universidade. Essa assertiva pode ser confirmada pela Declaração do Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento da UFVJM – PROPLAN/UFVJM, na qual atesta que não há valores retidos referentes ao Contrato nº047/2011 – Construção Conjuntos III, IV e V da Moradia Estudantil/UFVJM, estando os extratos e documentos pertinentes à disposição dos sindicatos patronais próprios e dos trabalhadores, para as devidas averiguações.

3) Portanto, eventual descontrole de caixa pela empresa não pode ser imputada à Universidade, vez que cada pagamento efetuado fora para assegurar a satisfação das despesas de manutenção e continuidade da obra contratada, objeto do contrato nº047/2011, conforme proposta comercial apresentada por empresa quando da realização do certame licitatório.

4) Dessa forma, não pode prosperar a alegação de que estão sendo retidos pagamentos pela UFVJM para justificar a suspensão do contrato nº047/2011, vez que todos os serviços executados pela BARACHO E SOUZA ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA, com a posterior medição, foram pagos pela Universidade (Título III – Das medições e condições de pagamentos).

5) Cumpre destacar que as retenções porventura efetuadas no âmbito de outros contratos administrativos foram decorrentes do inadimplemento contratual por parte da BARACHO E SOUZA ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA, não tendo o contrato nº047/2011 qualquer relação com as situações ocorridas em outros contratos (Princípio da Relatividade).

Diamantina, 16 de janeiro de 2013.

REITORIA

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Nova eleição para prefeito em Diamantina será no dia 7 de abril

Fonte: Blog Micuim (clique aqui)

O TRE marcou para o dia 7 de abril novas eleições municipais (sic) para prefeito e vice em Diamantina (101ª e 102ª Zonas Eleitorais), no Vale do Jequitinhonha. O novo pleito foi determinado porque o candidato a vice da chapa vencedora em outubro passado, Gustavo Botelho Júnior (PP), teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Com o indeferimento, a chapa, composta também pelo candidato a prefeito, Dr. Paulo Célio (PSDB), ficou impossibilitada de assumir o Executivo Municipal.

O indeferimento da candidatura a vice de Gustavo Botelho foi baseado na rejeição, pela Câmara Municipal, das contas referentes ao período em que foi prefeito de Diamantina. De acordo com o processo, em 2001, ele abriu créditos suplementares no valor de quase R$ 3 milhões sem a devida autorização legal e deixou de aplicar o percentual constitucional mínimo de 25% em educação. As contas de Gustavo Júnior foram consideradas ilegais pelo Tribunal de Contas do Estado em 2007, parecer posteriormente acolhido pela Câmara Municipal.

Nesse caso, como a chapa indeferida obteve mais de 50% dos votos válidos na eleição realizada em outubro de 2012, houve necessidade de marcação de nova eleição. O presidente da Câmara, Maurício Maia (PSDB), está à frente da Prefeitura até a realização do novo pleito.

A eleição em Diamantina ocorrerá juntamente com as já agendadas para os municípios de Biquinhas, São João do Paraíso e Cachoeira Dourada.

Processo relacionado: RE 32574 (TRE MG)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Prefeitura garante realização do carnaval de Diamantina em 2013

Fonte: Portal G1 – 16/01/2013 – Clique aqui

A Prefeitura de Diamantina, na Região Central de Minas Gerais, divulgou nesta quarta-feira (16) que o tradicional carnaval da cidade histórica está mantido em 2013. Questões políticas e financeiras ameaçavam a realização da festa no município, que decretou estado de emergência financeira e administrativa na última semana.
Ao G1, a secretária de Cultura, Bya Betelli, garantiu que uma estrutura básica de serviços, como de segurança, de saúde e de limpeza urbana, será oferecida pela administração pública municipal aos foliões. Entretanto, em princípio, haverá redução do número de palcos e de funcionários da prefeitura empenhados durante a festa em relação aos anos anteriores.

Clique aqui para ler reportagem completa.

Adeltur garante realização do Carnava em Diamantina

Fonte: Perfil da Adeltur no Facebook – clique aqui

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CARNAVAL 2013: Prezados, gostaria de informar a todos que temem a não realização do Carnaval 2013 na cidade de Diamantina que este evento SERÁ REALIZADO! As reuniões que estão acontecendo sobre este assunto estão pontuadas no planejamento e organização deste evento, bem como recursos financeiros para que este seja realizado de forma segura e bem organizada. A mídia e muitas pessoas estão comentando sobre um possível cancelamento do Carnaval 2013 visto que o prefeito em exercício, o Sr. Maurício Maia, decretou estado de calamidade pública devido a falta de recursos financeiros e pagamentos em atraso dos servidores públicos municipais. A Comissão Permanente de Carnaval está trabalhando para proporcionar a todos os foliões um carnaval com qualidade! Qualquer novidade, publicarei aqui no facebook da Adeltur Diamantina. Cordialmente, Elaine Santos Teixeira - Turismóloga/ Gestora ADELTUR.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Falta de recursos da prefeitura pode prejudicar carnaval de Diamantina

Fonte: G1 – (clique aqui)

Questões políticas e financeiras podem prejudicar um dos mais tradicionais carnavais de Minas Gerais em 2013. A Prefeitura de Diamantina, na Região Central do estado, decretou estado de emergência financeira e administrativa e está fechada para o funcionamento externo. Com dívidas que somam cerca de R$ 5 milhões, pagamento de funcionários atrasado e cerca de R$ 300 mil em caixa, o prefeito interino Maurício da Paixão Maia tenta manter a infraestrutura para realização dos festejos carnavalescos, buscando ajuda do empresariado, de comerciantes e também do governo estadual. Por outro lado, gestores do principal bloco da cidade histórica garantem a realização das apresentações da Bartucada e da Bat-Caverna, marcas registradas da folia diamantinense.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

domingo, 13 de janeiro de 2013

“Lá vai Maria.”

Autor: Wellington Gonçalves – Graduando. Bacharelado em Humanidades – UFVJM. Janeiro /2013

Diamantinense, uma das grandes figuras do carnaval carioca. Maria Mercedes Chaves, esse é o nome de batismo da ex-passista e ilustre filha da terra conhecida internacionalmente como Maria Lata D´água.

Nascida em Diamantina, hoje aos 79 anos, Maria emana alegria e simpatia, afastada do cenário musical carnavalesco desde 1991, quando se tornou missionária da igreja católica na Comunidade da Canção Nova. Ela nos conta um pouco de sua trajetória, em um bate- papo descontraído, e recorda com muita alegria e saudosismo as passagens que viveu.

“Passei minha infância no Arraial de Baixo aqui em Diamantina, aos sete anos eu já carregar água na cabeça, não tinha encanada, aos 13 anos sai de casa fui tentar a vida no Rio, de diversas formas. Um dia me convidaram para trabalhar num circo, em Nova Iguaçu (RJ), para encher lingüiça até os grandes artistas chegarem, mas eles não chegaram. O circo estava cheio e o patrão não sabia o que fazer. Disse que poderia dançar com uma lata d´água na cabeça. Não aceitaram inicialmente, mas com necessidade acabaram aceitando. No final, tudo deu certo”, conta.

Foi um sucesso, logo após foi convidada a participar do Chacrinha, programa de grande repercussão e audiência nacional, consagrando-a definitivamente Maria Lata D´água. Vieram os convites para desfilar no Carnaval, convidada a desfilar na Escola de Samba Salgueiro, que não aceitou que saísse com a lata na cabeça, mas foi a Portela, outra escola carioca que a manteve como passista, mas desta vez como a Maria Lata D´água, por 45 anos. Participou de desfiles e várias apresentações na Europa, onde viveu por trinta anos, ao casar-se com um suíço. Todo o ano retornava ao seu país de origem, para o tão esperado desfile de carnaval.

image

Maria Lata D‘água, passista da Portela, no título de 1966 Foto: Agência O Globo / 20.02.1966

Imortalizada na marchinha de carnaval Lata d'água de Luís Antonio e J. Júnior, e em três estatuas de bronze, uma delas localizada na Praça Generoso Marques, e em meio ao casario histórico de Curitiba.

Maria Lata D´água é a memória viva, é o resgate da tradição da força de nossas Marias, guerreiras, que enfrentam os obstáculos da vida, com força, fé, coragem e muito samba no pé.

Lata d'água
(Luís Antonio e J. Júnior)
Lata d'água na cabeça
Lá vai Maria
Lá vai
Maria
Sobe o morro e não se cansa
Pela mão
Leva a criança
Lá vai Maria
Maria
Lava a roupa
Lá no alto
Lutando pelo pão
De cada dia
Sonhando com a vida
Sonhando com a vida
Do asfalto
Que acaba
Onde o morro principia

image

Fonte: Maria Lata D´água, em visita a familiares, Diamantina 10.01.2013. Foto Wellington Gonçalves.

Para finalizar Maria Lata D´água deixa um grande abraço para os mineiros e especialmente para os diamantinenses, seus conterrâneos.

Veja o vídeo aqui.

Alma Tijucana de Ivo Pereira será apresentada nos EUA

Acontece no dia 10 de fevereiro próximo uma apresentação do Duo Belo: Stephen Waechter, violão clássico e Laura Schulkind, flauta transversal, às 14:30 horas na igreja St Paul's Lutheran, 1600 Grant, Denver (CO), Estados Unidos, numa promoção da prestigiada Mountain Chamber Music Society.
O concerto terá a premiere mundial da peça para flauta e violão Alma Tijucana, do compositor mineiro Ivo Pereira que ministrou aulas nos Conservatórios José Zóccoli de Andrade de Ituiutaba (MG) e Lobo de Mesquita, em Diamantina (MG),  reside atualmente em Belo Horizonte.

Maiores informações: www.facebook.com/ivo.pereira.566

Estado de Emergência e política em Diamantina

Fonte: Blog do Banu – (clique aqui)

O prefeito interino de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, Mauricio da Paixão Maia, baixou decreto de Estado de Emergência Administrativa e Financeira, devido à situação calamitosa em que encontrou a administração municipal.

O decreto constata que o processo de transição política flo tumultuado, com poucas informações sobre a situação financeira do Município.  A atual administração constatou a precariedade da frota de veículos, assim como os bens móveis e equipamentos.

O documento constata o vencimento da Certidão de Regularidade Previdenciária e o não-repasse ao FUM`PREV ( fundo de previdência própria) por cerca de 8 meses, com ma dívida acumulada de R$ 1.022.752,11.

Além desta dívida, há cerca de R$ 3,5 milhões de restos a pagar sem a devida cobertua de empenho prévio.

O prefeito interino denuncia também que os servidores municipais não receberam o pagamento do salário de dezembro, tendo inchado a máquina administrativa, obrigando a exoneração de 170 servidores em cargos comissionados.

O decreto relata que há mais de 10 dias o Aterro Controlado estava  "sem o recobrimento dos seus resíduos, provocando a proliferação de pragas, insetos e moscas e outras espécies, causando prejuízos á saúde dos munícipes e do meio ambiente", "Está em funcionamento apenas 10% do serviço de coleta seletiva, devido à falta de equipamentos básicos para o trabalho, bem como recursos financeiros para o abastecimento do veiculo", constata o documento oficial.

O prefeito interino relata que a administração do Padre Gê deixou "R$ 297,863,24, saldo esse totalmente insuficiente para quitar a folha de pagamento do mês de dezembro e outras despesas".

Considerando o exposto e ainda a proximidade de "retorno às aulas e a realização do Carnaval 2013, um dos maiores movimentos econômicos da cidade, o prefeito decreta o Estado de Emergência Administrativa e Financeira, por um período de 60 dias, mantendo os serviços essenciais, e elaborando contratos de trabalho pelo prazo limitado de 90 dias para os serviços essenciais de educação, saúde e assistência social.

Determina a contenção de despesas, proibindo diárias, licenças, gratificações e férias, mantendo apenas os serviços internos da Prefeitura Municipal pelo prazo de 11 a 18 de janeiro.

Clique aqui para ler o texto completo.

Crise política ameaça tradicional carnaval de Diamantina

Fonte: Estado de Minas – 12/01/2013

Em estado de emergência por causa do caos nas contas públicas, Prefeitura de Diamantina teme não conseguir arcar com os custos da folia, que no ano passado ficaram em R$ 900 mil.

Mais de 40 mil pessoas participam da folia na cidade, o que exige uma estrutura gigante para garantir shows, segurança e atendimento de saúde (Paulo Filgueiras/EM/D.A press - 5/3/11)Um dos carnavais mais famosos e tradicionais de Minas Gerais e do Brasil, o de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, pode ser comprometido por dívidas estimadas em cerca de R$ 3,5 milhões e dificuldades deixadas pela gestão de Padre Gê (PMDB) à frente da prefeitura. O empresariado, o setor hoteleiro e o prefeito interino, Maurício Maia (PSDB), que assumiu o posto com a cassação do prefeito eleito, Paulo Célio (PSDB), se esforçam para garantir que a festa, que no ano passado custou R$ 900 mil aos cofres da cidade, aconteça mesmo assim. “A gente tem que ter pé no chão, porque fazer um carnaval de que ninguém vai gostar não vale a pena. Vamos trabalhar muito para que a cidade mantenha a sua festa tradicional, com seus blocos e vários shows”, afirma Maia, que na quinta feira assinou um decreto de estado de emergência que manterá a prefeitura fechada até o dia 18.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

A controvérsia do Carnaval

Autor: Antenor José Figueiró – antenor.figueiro@ig.com.br

Hoje, 12 de Janeiro de 2013, o Jornal Estado de Minas publicou como matéria de capa a chamada “Folia ameaçada em Diamantina”. Tal matéria relata a imensa mobilização de empresários e instituições para manter, mesmo com menor estrutura, mas com qualidade a realização do Carnaval. Por falta de dinheiro a saída será reduzir a estrutura. Já estão confirmados os shows das bandas Bat Caverna, Bartucada e o Bloco Biriiri por não serem bancados pela administração municipal.

Fala sério, Diamantina mudará os homens, mas jamais mudará sua história?

Sempre acreditei que essas bandas são um presente de grego, pois o estilo de suas batidas, letras e o volume do som transportam os foliões para um estado que exige um número maior de Segurança, ambulâncias, médicos, medicamentos, infraestruturas que representam um imenso valor financeiro, esse sim bancado pela administração municipal, esse valor seria imensamente menor caso fossem mantidas apenas as marchinhas e charangas que induzem os foliões a um estado mais tranquilo e a interagirem com a cultura local.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Diamatina em Estado de Emergência Administrativa e Fiananceira

DECRETO N.° 005 de 10 de janeiro de 2013. “DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA NO MUNICIPIO DE DIAMANTINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”
O PREFEITO MUNICIPAL DE DIAMANTINA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, ESPECIALMENTE AS QUE LHE SÃO CONFERIDAS PELO ARTIGO 80, INCISO XLIV, DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E, CONSIDERANDO:

Que o município está inserido, neste momento, num processo de transição política administrativa tumultuada, em que a equipe de transição foi suspensa, não tendo sido informada com exatidão das informações correntes, não permitindo assim a conclusão fidedigna da real situação econômica, financeira e administrativa da prefeitura, conforme determina e orienta o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e que a nova administração não teve acesso a informações mais profundas com vistas à continuação dos serviços básicos e essenciais;
Considerando que após assumir a prefeitura foram detectados vários problemas financeiros e administrativos no tocante a escassez de materiais de consumo para a prestação, mesmo que mínima, dos diversos serviços públicos, inclusive, combustível para abastecerem as ambulâncias, caminhão de lixo e os demais viaturas da prefeitura;
Considerando o estado lastimável da maioria dos veículos e máquinas que compõem a frota, na sua grande maioria sucateados, com falta de peças, pneus, revisões técnicas e outros;
Considerando a situação precária da maioria dos bens móveis e equipamentos que compõem o patrimônio público municipal;
Considerando o vencimento da Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP) e a impossibilidade imediata de renovação, em decorrência do não pagamento da contribuição previdenciária patronal junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Diamantina/MG (FUMPREV), por aproximadamente oito meses, colocando o Município em situação de inadimplência impedindo o recebimento de transferência de recursos do Governo Estadual e do Governo Federal;
Considerando que o débito do Município junto ao FUMPREV perfaz um montante de R$1.022.752,11(um milhão, vinte e dois mil,setecentos e cinquenta e dois reais e onze centavos),de acordo com as informações oficiais do presidente dessa instituição, em sua maior parte de débito patronal e um restante relativo aos servidores;
Considerando ainda que o débito apurado até a presente data perfaz um montante aproximado de R$ 3.500.000,00(três milhões e quinhentos mil reais), com restos a pagar sem o devido empenho;
Considerando o enorme desequilíbrio das finanças públicas municipais muito próximo de uma falência pública, onde parte dos servidores públicos não receberam o salário do mês de dezembro/2012, que se quer foi empenhado pela administração anterior;
Considerando ainda o inchaço da folha de pagamento promovida pelo ex-prefeito em sua gestão e diante da impossibilidade de sustentabilidade financeira de tal situação, tendo sido necessária e premente a exoneração de 170 cargos comissionados;
Considerando que os servidores, notadamente aqueles que prestam serviços essenciais à administração, como os garis, já alertaram a administração que vão entrar em greve em razão do não pagamento do salário referente ao mês de dezembro/2012;
Considerando que a ineficiência do recolhimento do lixo nas ruas da cidade, ocorrido nos últimos meses do ano de 2012 pela administração anterior, que causou acúmulos indevidos, com riscos sérios à saúde da população local, e diante do sucateamento, principalmente, dos dois caminhões de lixo em uso;
Considerando que o Aterro Controlado estava há mais de dez dias, antes do dia 01 de janeiro de 2013, sem o recobrimento dos seus resíduos, provocando a proliferação de pragas, insetos e moscas e outras espécies, causando prejuízos á saúde dos munícipes e do meio ambiente;
Considerando que está em funcionamento apenas 10% do serviço de coleta seletiva, devido à falta de equipamentos básicos para o trabalho, bem como recursos financeiros para o abastecimento do veiculo;
Considerando que o saldo financeiro de recursos próprios em 31/12/2012, informado pelo ex-prefeito foi de apenas R$ 297,863,24 (duzentos e noventa e sete mil oitocentos e sessenta e três reais), saldo esse totalmente insuficiente para quitar a folha de pagamento do mês de dezembro, bem como das demais despesas obrigatórias e que os recursos existentes nas demais contas da prefeitura tratam-se de verbas vinculadas, ou seja recursos para convênios com finalidades específicas, e que seu manejo é ilegal e implica em improbidade administrativa;
Considerando ainda que dentre os débitos apurados há diversas contas a pagar de Energia Elétrica, Água, Telefonia, de vários meses de 2012, em especial de Postos de Saúde, do CAPS AD, tanto da cidade quanto de distritos,
Considerando a proximidade do carnaval 2013, evento de maior vulto econômico do nosso município e da desinformação à Comissão de Transição de um relatório-base de 2012 com informação precisa dos custos estimados;
Considerando a eminência do “Retorno às Aulas”, em especial nos distritos e povoados, quando se faz necessária a recuperação das estradas e devido ao sucateamento das máquinas existentes;
Considerando o estoque zerado da Merenda Escolar;
DECRETA:
Art. 1º. - Estado de Emergência Financeira e Administrativa no âmbito da Administração Pública, pelo prazo de 60(sessenta) dias, podendo ser prorrogado, no intuito de restabelecer o equilíbrio financeiro e o respeito aos princípios e normas que regem a coisa pública.
Art.2º.- Autorizar o Poder Executivo a utilizar de contratações temporárias, de no máximo 90(noventa) dias, especifica e exclusivamente para as áreas sociais(Educação, Saúde e Assistência social), no intuito de não permitir a paralisação desses serviços essenciais;
Art.3º..- Adequar o pagamento das dívidas existentes deixadas pela administração anterior para possibilitar o equilíbrio financeiro da prefeitura, priorizando aquelas referentes ao funcionalismo público municipal;
Art.4º - Determinar que todo órgão da administração adote medidas de racionamento e contenção de despesas, até que seja elaborado um plano de reestruturação das finanças públicas municipais;
Art.5º - Ficam suspensos de forma temporária:
a) concessão de diárias, salvo expressamente autorizadas pelo Prefeito Municipal, não cabendo o pagamento de diária de viagem na hipótese de o servidor realizar deslocamento sem necessidade de pernoite, para distritos e Municípios limítrofes, com o propósito de realizar tarefas inerentes à sua função.
b) concessão de gratificações, férias e licença-prêmio;
c) concessão de licenças para tratar de interesses particulares, quando implicarem em nomeações para substituição;
Art.6º.- Manter o funcionamento administrativo da prefeitura apenas para expediente interno, no período de 11/01/2013 a 18/01/2012, podendo o aludido período ser prorrogado a critério da administração.
Art.7º - Manter o funcionamento externo da prefeitura dos serviços essenciais, liberação de alvarás, pagamento de taxas e/ou impostos municipais.
Art.8º. - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
DIAMANTINA (MG), 10 de janeiro de 2013.
MAURÍCIO DA PAIXÃO MAIA
PREFEITO MUNICIPAL INTERINO

Veja o documento clicando aqui.