terça-feira, 29 de setembro de 2015

História de sucesso: a nutricionista que virou empreendedora


Pequena empresa de Diamantina torna-se referência em comércio de produtos especiais para nutrição

A empreendedora Hellen Cristina de Almeida é nutricionista e mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, Minas Gerais. Até novembro de 2013, ela atuava na área clínica, junto com o marido, médico endocrinologista. A partir daquele ano, tornou-se empreendedora, ao criar o Empório Bem Viver.

A empresa é especializada no comércio de produtos para fins especiais: diets, lights, alimentos integrais, sem lactose, sem glúten, produtos que auxiliam no controle de peso, colesterol, diabetes e hipertensão, além dos usados por atletas. “A ideia surgiu da dificuldade que tínhamos de encontrar os produtos que nossos pacientes necessitavam para sua reeducação alimentar. O projeto foi amadurecido por três anos, até inaugurarmos o empório. Começamos como MEI (microempreendedor individual) e, em poucos meses, nos tornamos uma microempresa (ME)”, conta.

Ao instalar o negócio na histórica Diamantina (50 mil habitantes, a 290 quilômetros da capital mineira), a empreendedora tornou-se referência, numa cidade que também é conhecida pelo atendimento em saúde para aproximadamente 500.000 habitantes do Vale do Jequitinhonha. O público da empresa é bem variado: “atendemos muitas pessoas idosas, que buscam produtos sem adição de açúcar, mas a maior parte da nossa clientelaé formada por mulheres com idade entre 20 e 50 anos, das classes A, B e C”, informa.

Como na maioria das empresas nascentes, Hellen enfrentou dificuldades antes do Empório Bem Viver engrenar. “Tínhamos a gana de empreender, o conhecimento técnico dos produtos com os quais trabalhamos, mas pouco conhecimento sobre gestão de negócios, o que nos causava problemas como perdas de estoque”, diz Hellen. “A partir dos cursos realizados no Sebrae, passamos a agir de forma orientada, reduzimos custos de manutenção do estoque e aumentamos o lucro com precificação e fluxo de caixa corretos”, diz.

Com a orientação do Sebrae, a empreendedora decidiu mudar a sede da empresa, reformular o espaço físico e melhorar o ponto. Deu certo: “Apesar da grande crise financeira e política que o país atravessa, estamos conseguindo nos manter estáveis, principalmente depois da mudança de endereço”. Nos planos futuros, a nutricionista-comerciante pretende continuar empreendendo e melhorando a estrutura de gestão do negócio, “para que ele se solidifique cada dia mais como referência de alimentação saudável entre os profissionais da saúde e clientes”. E ela segue com uma certeza: “sabemos que o Sebrae é o parceiro certo e estará sempre ao nosso lado nesta caminhada”.

sábado, 26 de setembro de 2015

Aviação regional fortalece turismo em Minas Gerais

Diamantina receberá  investimentos da Secretaria de Aviação
Ouro Preto e Diamantina, cidades históricas de Minas Gerais por causa de seus acervos de construções do período colonial e arquitetura religiosa, estão entre os 33 municípios no Estadocontemplados pelo Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação da Presidência da República. Ao todo, 270 regiões do País receberão melhorias de infraestrutura aeroportuária, fortalecendo a vocação turística.
Berço da Inconfidência Mineira, Tiradentes será beneficiada indiretamente pelo investimento no aeroporto de São João Del Rei, cidade vizinha, a 16 Km de distância. A região é considerada prioridade estratégica para o turismo nacional, segundo critérios técnicos do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, do Ministério do Turismo.
Em fase avançada de Anteprojeto – etapa que antecede o processo de licitação, bem como o início das obras – o aeroporto de Diamantina terá um novo pátio de aeronaves e nova taxiway, além da ampliação da pista de pouso e decolagem. Já Ouro Preto está em fase de Estudo Preliminar (EP), quando são detalhadas as necessidades do aeródromo e definidos valores de investimento. Para conhecer mais sobre as cinco etapas do Programa de Aviação Regional e acompanhar a evolução dos aeroportos, clique aqui.

O Programa de Aviação Regional foi criado em 2012 com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República vai investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional.

Mais de 40 milhões de brasileiros vivem, hoje, a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região. O programa trabalha para encurtar essas distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário.
O investimento vem do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados e municípios.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Secretaria de Aviação Civil

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Vem aí a 4ª edição do "Livro pra que te quero"



Você está sendo convidado para a 4ª edição do "Livro pra que te quero". Um escambo de livros , cds e dvds originais , com música e sabor, realizado num dos cenários mais belos de Diamantina-O mercado velho. 

O participante receberá uma identificação e com ela algumas vantagens: 

1-Fazer o escambo
2-Ter descontos em todos os stands do evento
2-Participar do sorteio de brindes


Programação para 15 de Outubro:

Concertos e Shows-CEM Lobo de Mesquita

19 às 20 h
Luan, Léia, Matheus, André, Jordany, Cassilda, Advaldo, Ítalo e Jackson

20 às 20:45 - Conjunto primeiro ensaio
Luiz Gustavo, Vítor e Daniel

20:45 às 21 h - Danca do Ventre sob a coordenação de Elda Patrícia

21 às 22:30 h - Reginaldo Pereira e banda.

Gourmets:

Athenas do Norte-Vinhos e água
Butiquim da Quitanda-Chopp Ashby
Brigaderiè- doces e salgados finos
Café A Baiuca- Cerveja artesanal
Deguste-Massas e crepes
Han Hay-comida Japonesa
Belisco-Frios e queijos

Espaço Cult:

Café e Livraria Espaço B
Ópera do Espaço
Pavio Real

Oficina Criativa:Edição especial Dia das crianças

Ludoteca
Cenasr

Patrocinadores:

Diamante Palace Hotel
Pousada Capistrana
Pousada do Garimpo
Pousada Relíquias do Tempo
Pousada Vila do Imperador
Pouso da Chica

Apoiadores Culturais:

A Loja de Pianos
Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita
Loja Santiago
Minhas Gerais
Prefeitura Municipal de Diamantina

Cobertura Wi fi:

FXnet

Cláudia Pereira da Silva Aguiar
Coordenadora

A Arte de Brincar no Museu do Diamante


Oficina: A ARTE DE BRINCAR, Com a Yepocá Cia De Teatro
Dias: 29, 30/09 e 01/10/2015
Horários: 08h às 12h e 14h às 18h
Público alvo: maiores de 16 anos
Local: Museu do Diamante – rua Direita, 14 – centro – Diamantina/MG

Oficina gratuita e com emissão de certificados.
Inscrições na portaria do museu ou pelo e-mail museudodiamante@museus.gov.br.
PARTICIPE!
Sobre a oficina: A oficina será um contato com a linguagem teatral, visando que os alunos envolvidos trabalhem e melhorem aspectos de suas vidas junto ao seu grupo social, familiar e artístico. Terá ênfase no estudo e jogo do palhaço e sua verve cômica e emotiva. Para os profissionais já ligados às artes cênicas, será uma oficina extremamente interessante pela abordagem e jogos aplicados com foco no jogo criativo. Para educadores, além do trabalho de improvisação e motivação, têm-se dinâmicas que poderão ser utilizadas junto aos seus alunos. Para os interessados em geral, e iniciantes na área teatral, será uma maravilhosa vivência, motivação e incentivo para continuidade no estudo do teatro.
Texto: Ascom MD / Cartaz: Ibram

Oficina de fotografias para crianças

Exibindo Cartaz  fotografia.jpg

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Após sete anos de luta, filme sobre Tiradentes é gravado em Diamantina

Fonte: Jornal Estado de Minas

O cineasta Marcelo Gomes nunca teve uma barba tão grande. O visual é próprio de quem, nos últimos 15 dias, se embrenhou pelas matas na região de Diamantina para contar a história de outro barbudo famoso: Tiradentes. Ou melhor, Joaquim José da Silva Xavier. “Já posso ganhar o green card mineiro”, brinca o diretor pernambucano. O pedido procede.

O primeiro longa da carreira de Marcelo ('Cinema, aspirinas e urubus', de 2005) começa ao som de Serra da Boa Esperança, canção de Lamartine Babo dedicada à cidade de Boa Esperança, no Sul do estado. O filme foi montado em Belo Horizonte por Karen Harley. 'O homem das multidões' (2013), seu trabalho mais recente – parceria com o mineiro Cao Guimarães –, foi rodado e montado na capital. Agora chegou a vez de 'Joaquim', o quinto longa da carreira de Gomes e terceiro com ligações mineiras.

Que não se espere de Marcelo Gomes didatismos sobre o mártir da Inconfidência Mineira. “O filme não é um livro de história, mas ficção que imaginei a partir de uma inspiração histórica”, esclarece. 'Joaquim', que só deve chegar aos cinemas em 2017, é protagonizado pelo ator Júlio Machado. O elenco conta também com integrantes do Grupo Galpão – Antônio Edson, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira e Paulo André –, além de portugueses e moradores de Diamantina.

O projeto nasceu há sete anos, quando Marcelo foi procurado por um produtor espanhol à frente de uma série audiovisual para comemorar a independência de países latino-americanos. De cara, o brasileiro avisou: só toparia se tivesse liberdade total, pois não lhe interessava reforçar o mito. O desafio era descobrir o homem – o Joaquim, simplesmente. “Seria a construção da consciência política desse personagem, mas imaginando onde pulsava o coração dele”, conta. A Espanha enfrentou dificuldades financeiras e o planejamento inicial foi para o brejo, mas o diretor decidiu levar o projeto adiante.

Ao voltar para Belo Horizonte depois de passar duas semanas no set, Marcelo Gomes exibia um sorriso feliz por concretizar o que imaginou durante tanto tempo. “Diamantina foi uma maravilha. Fiquei encantado com a cidade, a geografia e a arquitetura. Aquela tranquilidade foi muito boa para o processo de imersão da equipe”, conta.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Gente de Minas: Chiquinha dos Pastéis


Maria Francisca dos Santos ficou conhecida em Diamantina como Chiquinha dos Pastéis. Aos 61 anos de idade, ela esbanja saúde e disposição pra subir e descer as ladeiras de pedra da cidade vendendo pastel frito de carne, queijo e banana.

“Fui professora do ensino médio por muitos anos mas sempre vendi pastéis paralelamente. Já são 25 anos trabalhando com isso. Começo às 8h30, caminho 10km, de segunda à sexta, e tenho uma meta estabelecida de não voltar para casa antes de vender 200 pastéis no dia. O que mais me faz feliz é o contato com o povo. Às vezes, sou até psicóloga durante a caminhada. Vendo o pastel e se a pessoa estiver chateada, eu paro, converso, dou conselhos e animo. Não trocaria o meu trabalho por nada, exceto para uma proposta de ser atriz em Hollywood”

Fonte: Perfil do Governo de Minas no Facebook (clique aqui)

Livro Pra Que Te Quero: um evento social, cultural, artístico e musical

Ouço Passos no Passadiço

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Programação do fHist vai agitar Diamantina

3º Festival de História acontece entre os dias 8 e 11 de outubro e contará com 9 conferências e mesas de debates, espetáculos musicais, oficinas, Feira de Livros e lançamentos com prosa

Mamour Ba estará no fHist 2015

Após uma intensa agenda de reuniões, a programação da segunda etapa do 3º Festival de História em Diamantina, Minas Gerais, entre 8 e 11 de outubro, começou a ganhar contornos definitivos nos últimos dias. Sob a batuta do jornalista Franklin Martins, a História, a Música e a Política darão os acordes da Conferência AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM que acontecerá no dia 8 à noite, após a Abertura do Festival na Tenda da História da Praça Doutor Prado. A charmosa Tenda receberá ainda, no dia 9 de outubro, uma apresentação musical e poética, enquanto que no dia 11 a programação cultural ficará por conta da percussão de Mamour Ba e do grupo Conexão África, quando o Mercado Velho será palco da celebração das nossas raízes afro-brasileiras.

"Da Escravidão ao Racismo: Paradigmas da Resistência", com a educadora Macaé Evaristo e o historiador João José Reis; "Os Panfletos da Independência do Brasil", com os historiadores José Murilo de Carvalho e Marcello Basile; "Brasil/Portugal: Tempos de Ditaduras e Rupturas", com o historiador português António Costa Pinto e o jornalista brasileiro Lucas Figueiredo; e "Travessias Barrocas: de Braga ao Arraial do Tijuco", com o arquiteto Andrey Rosenthal, a doutora em História da Arte Cláudia Orlandi e o geógrafo português Miguel Bandeira são, por sua vez, os temas e nomes já confirmados de algumas das mesas de debates do Festival e que acontecerão de 9 a 11 de outubro na Tenda da História.

Já o Teatro Santa Izabel e a Casa de Chica da Silva receberão as Oficinas de História, enquanto que o Mercado Velho sediará a Feira de Livros de História, os lançamentos com prosa com os autores e imperdíveis espetáculos musicais.

Acompanhe aqui as novidades sobre a programação do 3º Festival de História em Diamantina.

Inscrições - As inscrições promocionais para o fHist Diamantina podem ser feitas exclusivamente no nosso site oficial. O valor da meia-entrada é de R$ 50 e o da inteira R$ 100. Reserve já o seu lugar aqui.
Parcerias - Apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 3º fHist tem a coordenação-geral da Stratégia Cultura e Comunicação, contando com as parcerias da Câmara Municipal de Braga, da Prefeitura de Diamantina, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Universidade do Minho, do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Ministério da Educação. O 3º fHist conta ainda com os apoios da Fundação SM, da Hplus Hotelaria, da Editora Ática e da CEF e os patrocínios do BNDES, da CEMIG e do Governo de Minas

domingo, 13 de setembro de 2015

Livro pra que te quero: um projeto do troca de livros no Mercado Velho



Trata-se de um escambo de livros com música e sabor, realizado nas quintas feiras que antecedem as Vesperatas. 

Faça sua Inscrição através desse link:
https://www.sympla.com.br/livro-pra-que-te-quero-3-edicao__41942

O participante receberá uma identificação e com ela algumas vantagens:

1-Fazer o escambo
2-Ter descontos em todos os stands do evento
2-Usar os serviços da Oficina Criativa


Programação para 17 de Setembro:

Concertos e Shows-CEM Lobo de Mesquita

19 às 20 h - Quinteto Detachè
Violinos, viola, violoncelo, contrabaixo coordenado por Luan Moreira
20 às 21 h - Piano, Flauta, violão e voz
Cassilda Ribeiro, Marcelo Azevedo, Advaldo Cardoso e Luciana Vieira
21 às 22:30 h - Trio and jazz
Diego Aguilar no sax + baixo, bateria e teclado.

Gourmets:

Athenas do Norte-Vinhos e água
Butiquim da Quitanda-Chopp Ashby
Brigaderiè- doces e salgados finos
Café A Baiuca- Cerveja artesanal
Deguste-Massas e crepes
Han Hay-comida Japonesa

Espaço Cult:

Café e Livraria Espaço B
Ópera do Espaço
Pavio Real

Oficina Criativa:

Ludoteca
Cenasr

Patrocinadores:

Diamante Palace Hotel
Pousada Capistrana
Pousada do Garimpo
Pousada Relíquias do Tempo
Pousada Vila do Imperador
Pouso da Chica

Apoiadores Culturais:

A Loja de Pianos
Casaca Pardeana
Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita
Loja Santiago
Minhas Gerais
Prefeitura Municipal de Diamantina

Cobertura Wi fi:

FXnet

Contato (38) 8808-8196 Whatsapp
Cláudia Pereira da Silva Aguiar
Coordenadora

sábado, 12 de setembro de 2015

Festa cívica marca solenidade de entrega da Medalha JK em Diamantina

Fonte: Jornal do Brasil (clique aqui)
Uma festa cívica marcou a solenidade de entrega da Medalha JK, neste sábado (12/9), na histórica cidade de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Agraciados exaltaram o legado do ex-presidente e ex-governador Juscelino Kubitschek, o JK. Após receber a Medalha de Honra, a integrante da comunidade quilombola Mata dos Crioulos, localizada na Serra do Espinhaço, em Diamantina, Jovita Maria Gomes Corrêa, se disse emocionada. “É a primeira vez que recebo uma medalha do Estado. Fiquei muito feliz em saber que a nossa luta está sendo recompensada”, afirmou. O professor e escritor Jacinto Guerra, autor de dois livros sobre a vida e o legado de Juscelino, também se disse lisonjeado por receber a Medalha de Honra. “É uma emoção muito grande estar na terra de JK. Me sinto honrado”, afirmou o escritor.

Condecorado com a Medalha de Honra, o desembargador Pedro Aleixo Neto, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), falou sobre a importância da homenagem. “É  uma grande honra. O governador Fernando Pimentel está realizando uma excepcional administração. Eu me sinto muito prestigiado por mais esta honraria. Tenho apenas palavras de agradecimento”, disse. O superintendente Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes, também falou sobre o privilégio de receber a Medalha de Honra. “É uma grande alegria, como superintendente da Polícia Federal, ter o reconhecimento do nosso trabalho dedicado a Minas Gerais. Estamos muito felizes por estarmos na terra de JK”, enalteceu.

Os moradores de Diamantina também enalteceram o legado de Juscelino. “Essa é uma festa de todo o Estado mas, principalmente, do povo diamantinense. É preciso preservar a memória e os ideais de Juscelino”, afirmou o aposentado José Eustáquio Freire da Silva, de 73 anos. Para a dona de casa Maria do Anjos Santos Barbosa, de 56 anos, Juscelino “representa os sentimentos de mineiridade e de brasilidade. JK é filho da nossa terra, merece todas as reverências”, disse.
 Sentimento de brasilidade
A visão de futuro e a dedicação de Juscelino Kubistchek a Minas Gerais e ao Brasil foram lembrados também pelo prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo (PSDB). “Deixemos infundir em todos nós o sentimento de brasilidade, pois o país esta acima de todos. Cultivemos a credibilidade, sejamos otimistas, exercitemos a construção da confiança e da credibilidade”, disse o prefeito. A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente, no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902 – há 113 anos.
A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. Entre os condecorados estão personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural do Estado e do país. Nesta edição, 86 pessoas e instituições foram agraciadas. Após a abertura do evento, com as honras militares e a execução do Hino Nacional, apresentado pelo Grupo Arte Miúda de Diamantina, o governador conduziu a entrega das medalhas e, em seguida, acompanhou o desfile da Guarda de Honra. A solenidade – que neste ano teve com orador oficial o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes – encerra as comemorações da Semana JK.

Retratos de Diamantina: exposição de Assis Horta no Teatro Santa Izabel

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Cemig investe mais de R$ 70 milhões na região de Diamantina

Fonte: Correio do Brasil (clique aqui)

A Companhia Energética de Minas Gerais, Cemig, está investindo mais de R$ 70 milhões na ampliação, reforço e melhoria da rede de distribuição de energia elétrica que atende os municípios da região do Alto Jequitinhonha. O presidente Mauro Borges Lemos, acompanhado da diretoria da Empresa, visitou, nesta sexta-feira Diamantina, para celebrar a ligação de 8 milhões de clientes pela concessionária.

Segundo o presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos, o conjunto de obras proporcionará mais qualidade e confiabilidade ao fornecimento de energia, além de inserir a região no novo contexto da geração de energias alternativas.

– Os projetos da Cemig na região beneficiam não apenas os consumidores rurais e urbanos, mas também os novos empreendedores, que têm interesse em investir no Alto Jequitinhonha em energia solar e eólica – afirmou Mauro Borges Lemos.

Entre os investimentos da concessionária na região, é destaque a ampliação da Subestação Itamarandiba, que deve ser concluída até julho de 2016 para atender o crescimento do mercado do município. O custo total da obra é de R$ 17 milhões. Outra projeto da Cemig no Alto Jequitinhonha diz respeito à integração das Pequenas Centrais Hidrelétricas Quartel I, II e III, com previsão de término até dezembro de 2016. O investimento da concessionária gira em torno de R$ 45 milhões.

A Subestação Diamantina também passa atualmente por ampliação: “A obra será entregue ainda este mês. Aplicamos mais de R$ 7 milhões na planta para viabilizar o cumprimento de requisitos estabelecidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)”, ressaltou o presidente Mauro Borges Lemos.

Energias alternativas

A primeira usina eólica conectada ao sistema elétrico integrado do país foi instalada pela Cemig em 1994 no município de Gouveia, próximo a Diamantina, onde também foram realizados programas de eletrificação rural com sistemas fotovoltaicos levando energia elétrica a residências da região, ainda nos anos 90.

Pimentel preside solenidade de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek

Fotte: Agência Minas
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, preside, neste sábado (12/9), às 9h, em Diamantina, a solenidade da entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. Este ano, serão agraciadas 86 personalidades.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, será o orador oficial. A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, criada pela Lei nº 11.902, de 5 de setembro de 1995, foi entregue pela primeira vez em 1996. A comemoração coincide com o aniversário de nascimento do ex-presidente da República.
Confira a lista dos agraciados:
Grande Medalha
George Hilton dos Santos Cecílio, Ministro dos Esportes – Promoção
Adalclever Ribeiro Lopes, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – Ex officio
William de Oliveira Barros, Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar
Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Marco Aurélio Bellizze Oliveira, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Otto Roberto Mendonça de Alencar, Senador
Marco Antônio Badaró Bianchini, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais – Promoção
Helbert Figueiró de Lourdes, Chefe do Gabinete Militar do Governador do Estado de Minas Gerais
Durval Ângelo Andrade, Deputado Estadual – Promoção
Gilberto Aparecido Abramo, Deputado Estadual - Promoção
Ana Paula Nannetti Caixeta, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - Promoção
Edílson Olímpio Fernandes, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – Promoção
Nelson Missias de Morais, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - Promoção
Mauro Borges Lemos, Diretor-Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG
Edvanio Rosa Carneiro, Coronel PM
Márvio Cristo Moreira, Coronel PM
Luiz Cláudio da Silva Costa, Jornalista
Gustavo Fraga Brandão Paulus, Administrador
Wilson Hallak Rocha, Defensor Público do Estado de Minas Gerais - Promoção
Juscelino Brasiliano Roque, Administrador de Empresas – Promoção
Automóvel Clube de Minas Gerais
Medalha de Honra
Lorena Del Carmen Martinez, Embaixadora da República da Nicarágua
Samuel Moreira da Silva Junior, Deputado Federal/SP
Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, Secretário-Geral da Mesa do Senado Federal
Gilciano Saraiva Nogueira, Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Fabiano Augusto Martins Silveira, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça
Macaé Maria Evaristo dos Santos, Secretária de Estado de Educação
Celise Barreiros Laviola Cabral de Lira, Deputada Estadual 
Fábio José de Oliveira, Deputado Estadual
Iran Almeida Barbosa, Deputado Estadual
Jean Mark Freire Silva, Deputado Estadual
João Alberto Paixão Lages, Deputado Estadual
Roberto Dias de Andrade, Deputado Estadual
Rogério Correia de Moura Baptista, Deputado Estadual
Ulysses Gomes de Oliveira Neto, Deputado Estadual
Wilson Roberto Batista, Deputado Estadual
José Antônio Barros Munhoz, Deputado Estadual/SP
José de Carvalho Barbosa, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Luiz Arthur Rocha Hilário, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Marcos Lincoln dos Santos, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Pedro Aleixo Neto, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Sérgio Barboza Menezes, Superintendente Regional da Polícia Federal em Minas Gerais
Sinara Inácio Meireles Chenna, Diretora-Presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA
Eduardo Lima Andrade Ferreira, Presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais – GASMIG
Marco Antônio Bicalho, Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais
Hélder Ângelo e Silva, Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
André Agostinho Leão de Oliveira, Subchefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais
Mateus de Moura Lima Gomes, Vice-Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG
Libiane Gonçalves Campos, Bacharel em Secretariado Executivo
Rodrigo de Melo Teixeira, Secretário de Estado Adjunto de Defesa Social
Alessandro Marques, Vice-Presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais - COHAB
Eveline Mendonça Felix Gonçalves, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Gustavo Cheik de Figueiredo Teixeira, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Maria do Carmo Ferreira da Silva, Diretora Regional da Secretaria de Estado, Trabalho e Desenvolvimento Social
Roseni Rosângela de Sena, Diretora da Escola de Saúde de Minas Gerais
Jean Jacques Alcântara Pedra, Major PM
Gibran Maciel da Silva, Major PM
Murilo César Ferreira, Major PM
Roberto Turbino Campolina, Major PM
Wallace Caetano Pio, Major PM
Tarcimara Moreira da Silva, Major PM
Gério Patrocínio Soares, Defensor Público do Estado de Minas Gerais
Ana Cristina Alves de Souza, Capitão PM
Glauber Santos Barroso, Capitão PM
Robson Geisel da Cruz, Capitão PM
Peron Batista da Silva Laignier, Capitão BM
Antônio Vicente Soares, 1º Tenente PM
Ageu Azevedo Camargo, Ambientalista
Antônio Carlos de Melo, Médico
Antonio Carlos Lopes, Médico
Antônio Edvaldo Silva, Médico
Carlos Adriano Botelho Neves, Publicitário
Ciro Rocha Soares, Advogado
Domingos João Meirelles, Jornalista
Euripedes Gomes de Macedo Júnior, Administrador
Gustavo da Silva Pires, Empresário
Helcio Zolini de Oliveira, Jornalista
Jacinto Guerra, Escritor
Jovino Campos Reis, Empresário
Jovita Maria Gomes Corrêa, Senhora
Marco Aurélio Brescia, Doutor em Ciências Musicais
Maria José Haueisen Freire, Professora
Maria Lucy Neves Coelho, Professora
Moisés Antônio Barbosa, Técnico Agropecuário
Wagner Alcântara Alexandre, Investigador de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
Walter de Agra Júnior, Advogado
Serviço:
Evento: Entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek
Local: Diamantina (MG)
Horário: 9h
Data: 12/09/15 – Sábado

Gruta doSalitre