quinta-feira, 24 de março de 2016

Prefeitura divulga vídeos dos projetos do antigo Hotel Roberto e do Casarão dos Orlandi

Fonte: Prefeitura de Diamantina (clique aqui)
Em fase de finalização, os projetos de restauração do antigo Hotel Roberto e do Casarão dos Orlandi já foram encaminhados para Brasília e aguardam análise do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Essas duas edificações abrigarão uma biblioteca com um café e a Orquestra Sinfônica de Diamantina, respectivamente.


Fé é tema de exposição no Teatro Santa Izabel


Fé é o contrário do conhecimento, fruto da confiança, da crença, da intuição de algo, mas também em parte, da falta de conhecimento.

Mas, na medida que evolui a ciência e o pensamento, o conhecimento vai substituindo a fé. Substituir não é anular, é apenas dar melhor entendimento.

Paz e Luz!

Abertura: 23 de Março, às 18:30. 
Data da Exposição de 24 a 28 de Março de 2016, 
Teatro Santa Izabel, Diamantina.

Marcelo Brant
Parísina Éris
Lucia Casa Santa
Léo Maciel
Geraldo Bim
Marlene Brant
Samia Abbas
Raquel Galiciolli
Jorge Vasconcelos
Elisa Grossi
Ivana Antunes
Adriana Reis
Meire Carneiro
Adriana Bellardine
Luiz Alves
Marcial Avila
Dayse Guedes
Elenice Veloso
Advaldo Cardoso
Cristina Figueiredo
Mara Tameirão
Cláudio Ferreira

Cinema na Praça

Ex-padre de Diamantina é condenado a 20 anos de prisão por abuso sexual

Fonte: Correio do Povo(clique aqui)

A Justiça condenou o ex-padre João Marcos Porto Maciel, de 75 anos, a 20 anos de prisão, em regime fechado, pelo estupro continuado de um menino, entre 2007 e 2010, em Caçapava do Sul, na região Central. Pela decisão, do juiz Leonardo Bofill Vanoni, da 2ª Vara da Comarca de Caçapava, o réu, que permanece preso em cela isolada, não pode recorrer em liberdade. O processo tramita em segredo de Justiça.

O caso veio à tona através de um livro escrito por uma suposta vítima. Nele, o homem descreve os abusos sofridos em Minas Gerais (Diamantina-MG), quando tinha 12 anos e fazia parte de um coral regido pelo acusado, na década de 60. Durante a investigação policial, foram localizadas mais três possíveis vítimas, de cidades diferentes.

Conhecido como Dom Marcos de Santa Helena, o ex-religioso teve negados, em agosto do ano passado, os pedidos de liberdade provisória. Provas apresentadas pelo Ministério Público confirmaram indícios de que o ex-padre cometia os crimes no mosteiro que dirigia, fechado em dezembro de 2014 pela Prefeitura.

Excomungado da Igreja Católica e expulso da Anglicana, em 2011, Dom Marcos foi alvo da operação “Silêncio dos Inocentes”, da Polícia Civil. Durante a detenção, foram apreendidos, além de armas, cerca de R$ 6 mil.

terça-feira, 15 de março de 2016

"Livro Pra Que Te Quero" abre temporada nesta quinta-feira



Edição de 17 de março de 2016
  • Escambo de livros
  • Gibiteca
  • Oficina Criativa-Tema: Páscoa

Tudo isso com música , arte e sabor, realizado num dos cenários mais belos de Diamantina-O mercado velho.

O participante receberá uma identificação e com ela algumas vantagens:
1-Fazer o escambo
2-Ter descontos em todos os stands do evento
3-Participar da Oficina Criativa

Programação Musical:

19 às 21 h
Cassilda Ribeiro (piano) e Advaldo Cardoso (flauta transversal)
21 às 22:30 hs
Ziran de Gran-Solo com Marcelo Vieira – Jazz, MPB e Samba

Gourmets:
Chopp Ashby
Brigaderiè- doces e salgados finos
Café A Baiuca- Cerveja artesanal
Grupiara-petiscos e porções
Deguste-Massas e crepes
Han Hay-comida Japonesa
Café Gema de Minas
Athenas do Norte-Vinhos e Champagne

Espaço Cult:
Café e Livraria Espaço B

Oficina Criativa:
Ludoteca
Cenasr

Patrocinadores:
Pousada Vila do Imperador
Pouso da Chica
Diamante Palace Hotel
Pousada Ouro de Minas

Apoiadores Culturais:
A Loja de Pianos
Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita
Restaurante Fino Trato
Prefeitura Municipal de Diamantina
Salão de beleza Essencial

Cobertura Wi fi: FXnet

Som e Iluminação: Pro Audio
Há uma estrutura básica da programação cultural de cada edição :

Escambos diversos: Livros, vinil, CD, DVD, brinquedos e outros: realizados cerca de uma hora depois do início do evento por conta da organização dos livros em seções a fim de facilitar a visualização e o interesse do leitor.

Oificina Criativa : um espaço infantil onde temos atividades voltadas à literatura, brinquedos e brincadeiras para conforto dos pais e crianças com profissionais especializados.

Atrações culturais: uma programação cultural diversificada: Em cada edição há no mínimo três apresentações artísticas como dança, música, exposições, dentre outros.

Lançamentos de Livros de autores locais e regionais.

Concurso de desenhos voltado aos adolescentes e jovens

Espaço gourmet: restaurantes temáticos, bebidas variadas, café, sobremesas, acesso à internet.

Espaço cult: venda de livros novos e artigos relacionados a livros.

Os apartamentos de JK e Lula

Globo JK

Fonte: Revista Forum (clique aqui)

É impressionante as semelhanças entre como se excluiu Juscelino Kubitschek da vida pública e como está se tentando fazer o mesmo com o ex-presidente Lula. O jornalista Mário Magalhães, autor da excelente biografia “Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo”, está fazendo um novo trabalho para contar a história de Carlos Lacerda. Mexendo em arquivos de jornal, encontrou ouro puro, mas não sobre o seu objeto de pesquisa. E sim sobre como a mídia transformou JK num bandido numa operação casada com a ditadura militar. A criatividade continua a mesma, JK foi acusado de ocultar patrimônio e teria, segundo os jornais, um apartamento luxuoso na avenida Vieira Souto. Hoje, Juscelino é considerado um dos presidentes mais importantes da história brasileira, como Getúlio, mas ambos saíram escorraçados do governo. No caso de JK, seu sucessor foi Jânio Quadros, que venceu a disputa eleitoral com a marca da vassourinha, que viria para varrer toda a bandalheira. Faz mais de 50 anos, mas parece que é hoje. Não deixe de ler o post do Mário Magalhães abaixo.

Depois de deixar a Presidência, Juscelino Kubitschek (1902-1976) foi morar num apartamento novinho em folha na avenida Vieira Souto, Ipanema, o metro quadrado mais caro do país.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Diamantina terá nova rota de coleta de lixo a partir do dia 28 de março

A Prefeitura Municipal juntamente com a empresa Trattar Limpeza Urbana, vencedora do processo de licitação da coleta de resíduo domiciliar está remodelando o serviço de coleta de lixo em Diamantina. Com percursos mais eficientes e horários definidos a nova rota de coleta irá iniciar no dia 28 de março.


COLOQUE SEU LIXO NAS RUAS SOMENTE NOS DIAS E HORÁRIOS DE COLETA. FAÇA SUA PARTE.

panfleto lixo

segunda-feira, 14 de março de 2016

Histórias bordadas

O mundo dentro do menino de Ivo Pereira


"O Mundo Dentro do Menino é um livro de contos e poemas cuja temática é a infância. Várias infâncias... O autor Ivo Pereira (Estrela do Indaiá/MG, 1958), reuniu nesta obra histórias para contar para seus filhos quando eles ainda eram crianças. Mas neste livro você vai encontrar histórias indicadas para todas as idades, principalmente para aqueles que buscam reencontrar o espírito jovial que perpassa qualquer tempo. A primeira edição vem em formato cartonero, pela editora recifense Cartonera do Mar, com capas especialmente pensadas em referência ao conto que dá nome à obra. Permita-se viajar pelo Mundo Dentro do Menino."


Texto e fotos: Jaciline Silva, Editora Cartonera do Mar – Recife/PE. 

Serviço:

Livro: O Mundo Dentro do Menino

Autor: Ivo Pereira

Editora: Cartonera do Mar – Recife/PE

Preço: 25,00 (58 pp. )



Lançamento

Data: 26/03/2016

Horário: 11 às 14h

Local: Livraria Espaço B

Beco da Tecla, 31, centro – Diamantina/MG

sexta-feira, 11 de março de 2016

Portas e janelas pelo mundo

Fonte: Ideia Fica (clique aqui)

André Vicente Gonçalves é o nome do fotógrafo por trás destas deliciosas fotografias. Fugindo do plano esperado, de trabalhar na ciência da computação, o português deu um baita salto na sua vida para viver de cliques. Após uma viagem de estudo na Itália, André voltou para casa decidido a mudar o seu curso para Bacharelado em Fotografia.

Inspirado por todas as coisas, novos lugares sempre parecem apetitosos e, obviamente, André consegue passar para nós do outro lado da telinha o quão maravilhosas podem ser as coisas simples.

Esta série de portas e janelas vai fazer você querer mergulhar em cada país representado como nunca antes.

O desafia agora é encontrar essas influências nas portas e janelas de Diamantina. (clique aqui)


Portas e janelas pelo mundo 07

Vamos ajudar a APAE- Diamantina a construir sua sede própria

Dez dias em Paris: exposição fotográfica de Jorge Vasconcelos no Instituto Diarte


quarta-feira, 9 de março de 2016

Bispo que falou de 'jararacas' após discurso de Lula é nomeado para a Arquidiocese de Diamantina

Fonte: Estado de Minas (clique aqui)
O ppapa Francisco nomeou nesta quarta-feira dom Darci José Nicioli como novo arcebispo metropolitano de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. O religioso ganhou destaque na mídia recentemente ao orientar fiéis a vencer o mal “das jararacas” depois do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última sexta-feira. 

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o anúncio foi feito após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João Bosco Oliver de Faria, em função de ter completado 75 anos, conforme estabelece o Código de Direito Canônico. 

Dom Darci nasceu em 1959 em Jacutinga, no Sul de Minas, e foi ordenado sacerdote em fevereiro de 1986. De 2009 a 2013 foi superior e reitor do Santuário Nacional de Aparecida e vigário-geral da província Redentorista de São Paulo (2013-2014). É mestre em teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma.

“Vejam vocês como Deus é bom: saí de Minas Gerais para ser missionário, com apenas 14 anos de idade e, agora, tenho a graça de retornar como bispo-missionário às queridas terras mineiras... No coração brota espontaneamente uma prece: Deo gratias!”, comenta o novo arcebispo em carta destinada à comunidade católica de Diamantina, divulgada no site da Arquidiocese. 

A celebração de apresentação e posse do arcebispo está marcada para as 15h30 de 22 de maio na Catedral Metropolitana de Diamantina. 

POLÊMICA No último domingo, durante uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, o bispo não citou o nome de Lula, mas orientou os fiéis a vencer o mal “daqueles que se autodenominam jararacas”. “Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras, que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas. Pisar a cabeça da serpente, vencer o mal pelo bem”, disse o religioso na homilia. A fala do bispo gerou polêmica. Veja o vídeo:


terça-feira, 8 de março de 2016

Mostra de estudos coreográficos no Teatro Santa Izabel


MOSTRA DE ESTUDOS COREOGRÁFICOS
com a participação dos grupos/intérpretes: Calista (S. G. Rio Preto), Cambar Coletivo (dança-teatro), Projeto Processo Criativo em Dança, Alexia Macedo (dança ventre), Mariana Simões (Afro - ATS) e Bárbara Malavoglio (dança clássica indiana)

Dia 12 de março de 2016 às 20 horas

Teatro Santa Izabel
Diamantina-MG

Ingressos (10 reais) na bilheteria do Teatro Santa Izabel neste sábado, 12/03/2016 das 14 às 17 horas e das 19:30 às 20 horas

Obs.: A arrecadação da bilheteria será inteiramente utilizada para pagamento da luz (300 reais), taxa do teatro (130 reais), água/frutas do camarim (50 reais), operador de som e luz (100 reais) e ajuda de custo/produção destinada aos grupos/solistas convidados (o restante arrecadado).

Programa


Estudo Coreográfico nº. 1
Concepção e direção: José Rafael Madureira
Música: Extrado da obra IIris (ClaireDiterzi/Philippe Decouflé)
Intérpretes: Daniel Gonçalves, Mônica Lucinda, Alexia Macedo, Hozanan Leal e Flor Murta


Grupo Calista
Coreografia e direção: Lara Costa Veloso
Música: El Lela Dub (Tony Mouzayek)
Intérpretes: Amanda Porto, Ana Angélica, Beatriz Lopes, Cecília Leite, Marina Maia, Maria Fernanda, Maria Eduarda, Maria Cristina, Paula Lopes e Talyta Leão 


Malika
Concepção e interpretação: Alexia Macedo
Música: Beats Antique (Relic)


Estudo Coreográfico nº. 5
Concepção e direção: José Rafael Madureira
Música: Manhã no hotel (Zbigniew Preisner)
Intérpretes: Mônica Lucinda, Daniel Gonçalves, Flor Murta, Andreia Yonashiro, Marion Hesser e Bárbara Malavoglio

Ìrìn ìjìji - sete ritos para Macbeth
Concepção e interpretação: James Turpin
Direção de Coreografia: Ana Beatriz Almeida
Direção: Flávio Rabelo
Músicas: A grande mãe e Anunciação (Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz)



Fusão Afro - Epahei!
Concepção e interpretação: Mariana Emiliano Simões
Mùsicas: Oya (Ibeyi) e Deixa a gira girar (Os Tincoãs)


Estudo Coreográfico nº. 4
Concepção e direção: José Rafael Madureira
Música: Variações para uma porta e um suspiro (Pierre Henry)
Intérpretes: Daniel Gonçalves, Mônica Lucinda, Alexia Macedo, Hozanan Leal e Flor Murta


Dança Clássica Indiana Bharatanatyam
Interpretação: Bárbara Malavoglia
Músicas: Slokas e Tisra Alarippu - Rukmini Devi Arundale, Javali “E Ra RaRa” - C.V. Chandrasekhar



Participantes da MOSTRA DE ESTUDOS COREOGRÁFICOS


PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA é um projeto de extensão contemplado pelo Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (PROEXC/UFVJM) e coordenado por José Rafael Madureira. Escrito em consonância com as Metas do Plano Nacional de Cultura, este projeto tem como propósito a pesquisa criativa em dança-teatro a partir de uma orgânica relação com a linguagem musical e sonora. O resultado cênico produzido em conjunto com os intérpretes que atualmente participam do projeto (Mônica Lucinda, Daniel Gonçalves, Flor Murta, Alexia Macedo e Hozanan Leal) vem sendo apresentado nas escolas públicas de Diamantina e região. O projeto teve início em março de 2015 e já realizamos quatro estudos coreográficos apresentados em 16 sessões para um público total estimado em 479 espectadores. Até o presente momento contamos com a parceria das seguintes instituições: EMEI Prof. Hugo Pereira, Escola Estadual Profa. Isabel Mota, Escola Estadual Matta Machado e Teatro Santa Izabel.

GRUPO CALISTA é um projeto de ensino de dança árabe coordenado pela professora Lara Costa Veloso na cidade de São Gonçalo do Rio Preto (MG). Atualmente o grupo é composto por 52 integrantes entre crianças a partir de 4 anos, jovens e mulheres de todas as idades.

ALEXIA MACEDO é natural de Belo Horizonte e pratica a dança do ventre desde os 5 anos de idade, tendo estudado com Renata Soyer, entre outras. Atualmente participa como intérprete solista do Projeto Processo Criativo em Dança.

JAMES TURPIN é nascido na Inglaterra e vive no Brasil desde 2009. Teve seu treinamento de ator e performer na Rose Bruford College (Londres) e na École International du Théâtre Jacques Lecoq (Paris). Trabalhou como criador e performer em diversos trabalhos teatrais no Brasil e na Europa. É membro fundador do Cambar Coletivo.


ÌRÌN ÒJÌJI - SETE RITOS PARA MACBETH é um evento imersivo de dança-teatro e pretende aproximar o universo dos ritos de morte do Recôncavo baiano, a partir da abordagem desta temática na tragédia de Shakespeare. No intuito de instrumentalizar o universo filosófico de tais rituais, abordam-se pontos de contato entre as tradições afro-brasileiras e celtas, ambas historicamente oprimidas pela lógica ocidental e seu processo civilizatório. Um processo criativo multi-instrumental dentro das artes do corpo é desenvolvido de modo a tecer uma ampla rede de técnicas para assimilação de saberes não verbais.

MARIANA EMILIANO SIMÕES é doutora em Antropologia (UFF), mestre em Artes Visuais (UFRJ), graduada em Artes Cênicas (UFMG) e especialista em História da África e do negro no Brasil (Universidade Cândido Mendes). É pesquisadora vinculada ao Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição (PPGA/ UFF) e professora de Artes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. É idealizadora do projeto Corpo Raiz, que promove atividades voltadas para o desenvolvimento da consciência corporal.

BÁRBARA MALAVOGLIA é graduada em Dança (UNICAMP) e pratica a dança clássica indiana Bharatanatyam desde 2004. Cursou o Professional Studies Program no José Limón Institute em Nova York. Em 2015, estreiou Mangalam, espetáculo de dança Indiana de Sônia Galvão. Dentre suas criações de destacam o solo Estudo Para Estratégia (2014), Explosion (2013), performance criada a convite da galeria "Cage" em NYC ; o duo “Despetalado Cabaré” (2011) com direção de Daniela Gatti que ganhou o prêmio FICC da Prefeitura de Campinas; o solo “Coração Entreaberto” (2010) com direção de Marina Milito, fomentado pela FAPESP; e o espetáculo “Nove Ensaios Sobre a Vontade” (2007), criado no projeto Oficina-Montagem conduzida pela Cia. Confraria da Dança.


BHARATANATYAM é uma dança teatral que surgiu nos templos do Sul da Índia há mais de 2.000 anos. Até hoje ela concentra a energia de seres humanos para viver a beleza dos números e os mitos dos deuses em forma de poesia rítmica orgânica. A geometria celeste e a percussão dos pés no chão marcam os detalhes de cada gesto, olhar e expressão dessa arte milenar.


FICHA TÉCNICA
 
Coordenação
 
José Rafael Madureira
 
 
Produção
 
FLOR MURTA
 
WARLEY MATIAS
 
RENATO VALADARES
 
Realização
 
PROJETO PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA
 
GRUPO DE ESTUDOS EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DE DANÇA, TEATRO E MÚSICA (CNPq/UFVJM)
 
Apoio
 
DIRETORIA DE CULTURA (PROEXC/UFVJM)
 
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (FCBS/UFVJM)
 
TEATRO SANTA IZABEL
 




domingo, 6 de março de 2016

Padre de Diamantina é investigado por abuso sexual e pedofilia

Fonte: G1 (clique aqui)

A Polícia Civil em Diamantia, na Região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, investiga denúncias de que um padre do distrito de São João da Chapada teria cometido abusos sexuais contra adolescentes. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Kíria Orlandi, até o momento, dois jovens foram identificados como vítimas.

O nome do padre não foi revelado porque o processo corre em segredo de Justiça. Segundo a delegada, ele trabalhava no Centro Comunitário Infantil Padre Romano Merten, na cidade, mas está afastado de suas atividades. A reportagem do G1 entrou em contato com a casa paroquial onde o suspeito mora e uma mulher informou que o padre estava em Belo Horizonte.

Segundo o inquérito, os crimes sexuais teriam sido cometidos desde 2013. As primeiras denúncias, conforme a delegada, chegaram à polícia em outubro de 2015.

A delegada Kíria Orlandi informou que, logo após as acusações, um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça apreendeu mídias como hardware e pen-drive, que foram encaminhados para o Instituto de Criminalística, em Belo Horizonte, onde estão sendo analisados. Conforme Kíria, ainda não há resultado de que haja conteúdo pornográfico no material recolhido.

A delegada explicou que, em janeiro deste ano, um dos adolescentes que seria vítima de abuso sexual foi ouvido e indicou o padre como suspeito. A polícia fez à Justiça um pedido de prisão preventiva, que foi negado. Contudo, medidas cautelares de afastamento foram definidas.

De acordo com determinação judicial, o padre foi obrigado a se manter afastado do Centro Comunitário Infantil Padre Romano Merten, das vítimas e das testemunhas; não pode deixar a cidade sem a autorização da Justiça e deve se recolher das 20h às 6h – inclusive nos fins de semana.

“Se ele descumprir qualquer uma das medidas cautelares, vai ser decretada a prisão preventiva dele”, disse Kíria. Ainda segundo a delegada, antes de o padre ser transferido para Minas Gerais, houve outras denúncias de crimes sexuais envolvendo o religioso no Sul do Brasil, mas que não foram investigados.

Uma funcionária da Arquidiocese de Diamantina, que pediu para não ser identificada, disse que instituição foi pega de surpresa pela notícia e que o arcebispo metropolitano da cidade, dom João Bosco Óliver de Faria, se manifestaria somente quando a instituição fosse notificada oficialmente.

Vigilância Sanitária divulga o Boletim da Dengue de 2016

A Secretaria Municipal de Saúde de Diamantina, por meio da Vigilância Sanitária, divulga o Boletim da Dengue. Para dar publicidade e mais eficiência às ações de controle e combate ao mosquito Aeds aegypti, semanalmente, será disponibilizado à população um Boletim da Dengue atualizado com informações de casos notificados, confirmados, descartados e localidade dos focos.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, dentre outras ações, é importante descartar adequadamente tudo que acumule água, manter bem tampado barris de água e caixa d’agua; colocar areia nos pratos de plantas e tampar as lixeiras.

Eliminar o mosquito aeds aegypti é responsabilidade de todos. A prevenção é a única arma contra as doenças transmitidas por ele, não facilite!

Municípios do Vale do Jequitinhonha se destacam em índice educacional

Fonte: Blog do Banu (clique aqui)

Foi lançado no dia 07.10.2015, um novo índice que mostra como está a educação nos estados e municípios: o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Ele é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho.

De acordo com os dados, o Ceará vai se firmando como bom exemplo. Três cidades do estado aparecem nos primeiros lugares do índice de oportunidades da educação brasileira. 

O país como um todo ficou com nota 4,5. Sobral, no sertão cearense, aparece em primeiro lugar com 6,1 e já virou referência pelo investimento na qualificação de diretores e professores.

Em segundo e terceiro, aparecem Groaíras e Porteira, com 5,9, também do Ceará. Nas piores colocações ficaram Caldeirão Grande, na Bahia, (2,4), Primeira Cruz (2,4) e Conceição do Lago Açu (2,1), no Maranhão.

São Paulo é a capital com a melhor colocação, mas atrás de outros 1. 386 cidades do país. Com 5,1, São Paulo é o estado com melhor avaliação, seguido de Minas Gerais e Santa Catarina. O Pará ficou em último lugar.