sexta-feira, 26 de junho de 2009

Onde está a torre?

Carmo torre na frente Carmo_torre_atr_s

Olhe bem as fotos acima. Ambas são da Igreja do Carmo. Certamente você notará uma a mudança do local da torre. Não se trata de utilização de modernos recursos gráficos, mas sim a constatação de que a torre da igreja mais rica de Diamantina sofreu intervenções arquitetônicas ao  longo de suas história. 

Aires da Mata Machado, citando Felício dos Santos, afirma que a maioria dos membros Ordem Terceira do Carmo queria construir essa igreja no alto da Rua Direita, mas o contratador João Fernandes queria que ele fosse erguida ao lado de sua residência (Casa do Contrato). Acabou prevalecendo o poder financeiro do contratador que a construiu no local desejado.

Existe uma curiosidade sobre essa construção; a torre da igreja foi construída nos fundos e não na frente como é de praxe, uns dizem que era uma tentativa de burlar uma lei que proibia os negros de passarem além da torre da igreja ao entrarem para assistir as missas, desta forma, como a torre fica ao fundo, Chica da Silvapoderia entrar em qualquer parte do templo; outros afirmam queFrancisca teria pedido ao seu homem, que construísse a torre ao fundo para não ouvir o badalo do sino.

As fotos foram tiradas do ótimo blog de fotos antigas de Diamantina: http://www.arraialdotijuco.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Fernando, achei interessante você levantar este assunto, pois várias ouras interpretações irão sugir, como por exemplo: as pesoas de cor não podiam passar da torre para entrarem na igreja de brancos; só a Chica tinha este privilégio, pois chegava até à pia de água benta e sacudia sua cabeça, cheia de pepitas de ouro que ela oferecia à Ordem Terceira do Carmo.Incomodada com essa diferença, pediu ao contratador para transferir a torre para trás, assim todos os negros teriam acesso à igreja.

    ResponderExcluir