quarta-feira, 5 de agosto de 2009

II Seminário Nacional de Turismo de Inclusão - Patrimônio

O tema Patrimônio foi escolhido devido ao fato de que em 2009 Diamantina comemorará os 10 anos do título de Patrimônio da Humanidade concedido pela UNESCO. Momento oportuno de debater e fomentar as ações para o fortalecimento ordenado do processo turístico, sob o aspecto dos patrimônios histórico-cultural, natural, imaterial, humano e turístico.

O patrimônio reforça a identidade coletiva, a educação e a formação dos cidadãos, fazendo a população se apropriar de seus símbolos, influenciada pelos aspectos geográficos culturais, históricos, humanos e naturais, formando assim, a identidade de uma localidade, que se explicita através de todo o conhecimento acumulado pela sociedade, dando as características que personificam um território.

Para debater os variados temas foram convidados palestrantes de reconhecimento nacional como a Professora da FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau – Dra. Margarita Barretto, o Professor da UCG – Universidade Católica de Goiás – Dr. Ycarim Melgaço Barbosa, o Professor da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – Dr. José Newton Coelho Meneses, o Professor da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Msc. Carlos Eduardo Silveira e a Professora da UFMG Msc. Mariana Lacerda e o Professor da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto Msc. Juca Villaschi.

Para discutir o tema: Patrimônio X Turismo de Massa será composta uma mesa redonda com representantes das cidades brasileiras que possuem o título de Patrimônio da Humanidade: Diamantina, Olinda e Ouro Preto, além do Ministério Público, do IPHAN e da UNESCO, para entender como as cidades históricas, monumentos mundiais, enfrentam um turismo de massa e como as instituições dialogam para proteger o patrimônio.

Neste contexto, o Seminário se constitui em um fundamental encontro para análises e debates que, ao mesmo tempo, fortalece a política para um turismo, que busca iniciativas para um processo sustentável, responsável de inclusão, que procura a equanimidade das ações para que todos sejam envolvidos.

O II Seminário Nacional Turismo de Inclusão – Patrimônio – acontece nos dias 17 e 18 de agosto de 2009, em Diamantina, Minas Gerais, as inscrições e programação acesse www.fundaepe.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário