quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Prefeitura propõe implantação do Ceasa Diamantina

Nesta terça (04/08) o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Marcílio Almeida, apresentou a representantes de diversos órgãos do governo e também do Instituto Vale, o projeto que poderá significar o início do desenvolvimento rural sustentável para toda a região do Vale e Alto Jequitinhonha.

Trata-se do projeto de implantação da Central de Abastecimento – CEASA Diamantina, formulado pela secretaria em parceria com as associações de produtores rurais e mais 22 municípios que compõem o Território da Cidadania, hoje liderado por Diamantina.

“Esse projeto objetiva promover o desenvolvimento e fomento da Agricultura Familiar no Alto Jequitinhonha, garantindo oportunidade de comercialização e auxílio à gestão de projetos de Desenvolvimento Rural da região, por meio da Infra-estrutura, parcerias e recursos humanos do Centro de Comercialização do Alto Jequitinhonha”, explicou o secretário Marcílio Almeida.

R$30 MILHÕES

De acordo com o projeto, a CEASA Diamantina promoveria a comercialização em larga escala da produção, um dos gargalos da economia regional. “Objetivamos atrair os atacadistas, incentivar as feiras livres e o aumento da produção regional de fruticultura e culturas perenes e anuais, já que todos teriam garantida compra do produto numa central de fácil acesso”, apontou o secretário municipal.

O projeto prevê  incentivos à comercialização de morango, manga, goiaba, uva, café, milho, feijão e arroz, o que, de acordo com estudos realizados pelo CEASA de Contagem, seriam perfeitamente viáveis na região. “Esse estudo foi baseado no CEASA de Caratinga, que tem as mesmas características econômicas daqui”, conta Marcílio.

Sendo implantado, a previsão é de que possam ser comercializados, já no primeiro ano, mais de R$30 milhões em produtos. Inicialmente, a estrutura física foi projetada para um período de 10 anos e contará com quatro galpões de comercialização, um setor de infra-estrutura e um administrativo. “Estamos pensando na Diamantina de daqui a 10 anos, com cerca de 100 mil habitantes”.

ELBE ELOGIA PROJETO

A apresentação aconteceu no Mercado Velho, com presença da Secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas – SEDVAM, Elbe Brandão, que elogiou o projeto da Prefeitura.

“Diamantina dá o exemplo de como elaborar um projeto de grande  viabilidade econômica e altamente sustentável. Temos, é claro, de apoiar essa iniciativa e colaborar para que ela se concretize no prazo mais curto possível”, disse a secretária de Estado.

VALE E IDENE APÓIAM

Para a representante da Câmara Técnica de Projetos da Fundação Vale, Liesel A., “o projeto proposto por Diamantina é diferente de todos os que até o momento foram apresentados nas regiões por onde a instituição passou, principalmente porque conta com instrumentos de participação da comunidade fundamentais para o envolvimento social necessário ao seu sucesso”.

Já a representante do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas – IDENE, Margareth Durães, “a parceria do Território da Cidadania, através de seus 23 municípios, indica que o projeto de implantação da CEASA Diamantina está no caminho certo”.

Também participaram da apresentação, o prefeito Geraldo da Silva Macedo (Padre Ge), o vice, Dr. Miguel, e representantes das cidades do Território da Cidadania, além das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Idene e Sedvam.

Fonte: Prefeitura de Diamantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário