quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ecomotion/Pro 2009 promove corrida de aventura "perfeita

Fonte: por Media Guide Comunicação

Região da Serra do Espinhaço/MG une história, cultura e belezas naturais ao cenário ideal para a modalidade: trechos que exigirão muita estratégia na orientação, perícia no mountain bike, habilidade na canoagem e bom preparo no trekking em paisagens deslumbrantes.

A Serra do Espinhaço, considerada a única cordilheira do Brasil com seus picos e vales que pontuam quase 1.000km de extensão, vai receber aventureiros de todas as partes do País para o Ecomotion/Pro 2009. A principal corrida de aventura do calendário nacional, parte do Circuito Mundial da Modalidade (AR World Series), será disputada de 19 a 29 de novembro em um percurso de 470km. Declarada Reserva da Biosfera Brasileira pela UNESCO em 2005, a Serra do Espinhaço abriga mais da metade de animais e plantas ameaçados de extinção em Minas Gerais, especialmente na Serra do Cipó, onde está o maior número de espécies endêmicas da flora brasileira. É lá que durante os dez dias do evento (sete dias de prova), os atletas testarão seus limites e habilidades em orientação, mountain bike, trekking, canoagem e técnicas verticais. Além do prazer em experimentar momentos de integração plena com a natureza e superação, as cerca de 35 equipes inscritas disputam um prêmio de US$ 30 mil.

"Vai ganhar realmente o melhor corredor de aventura, aquele multiesportista que é bom em todas as modalidades", acredita o organizador da prova Said Aiach Neto, idealizador do Ecomotion em 2003 (Chapada Diamantina). Desde então foram seis edições: Costa do Dendê (2004), Serras Gaúchas (2005), Itatiaia-Paraty (2006), Búzios (2007) e Rota das Emoções (2008), quando o evento foi válido como campeonato mundial de corrida de aventura.

Para fechar o percurso por onde passarão as equipes, Aiach visitou a Serra do Espinhaço seis vezes, fez todos os trekkings e trechos pedaláveis do percurso. O resultado ele mesmo conta:

"Vamos percorrer uma das melhores regiões do Brasil para a prática da corrida de aventura. Teremos um pedal verdadeiro para os amantes do mountain bike, com subidas e descidas incríveis. O trekking será totalmente aspiracional e o terreno é fantástico para que os bons navegadores exercitem a sua estratégia de orientação.Haverá muitas possibilidades de escolhas de caminhos para ganhar tempo, dependendo da habilidade de cada um. O trecho de canoagem vai exigir uma boa leitura de rio das equipes e quanto as técnicas verticais... estaremos no paraíso para esta disciplina", diz o organizador.

O diretor técnico do Ecomotion/Pro, Tiago Valois, alerta para a temperatura e principais desafios da região:
"É uma área montanhosa e por isso o desgaste físico é grande. Muitas rochas expostas, pouca vegetação, arbustos pequenos... além do sol forte no alto das serras. Serão lugares inóspitos e inusitados. Estão todos preparados?", desafia Valois.

Um dos lugares mais inusitados será uma caverna por onde as equipes passarão. Bastante utilizada pelos pioneiros exploradores na época do ouro, a região abriga trecho da Estrada Real, rota de escoamento do ouro e dos diamantes de Minas Gerais até o porto de Paraty e dali para a Europa. Assim, os resquícios históricos e referências das culturas africanas, européias e indígenas estarão presentes no caminho dos participantes da competição. Como de costume, as equipes só terão conhecimento do mapa da prova na véspera da largada. Até lá, a adrenalina e a expectativa serão ingredientes a mais na preparação dos atletas.

Distâncias - 470km sendo:
Trekking: 169km (36%) divididos em seis trechos de 29km, 60km, 18km, 38km, 5km e 19km.
Mountain Bike: 211km (44,9%) divididos em seis trechos de 17km, 62km, 55km, 48km, 14km e 15km.
Canoagem: 90kg (19,1%) divididos em dois trechos de 60km e 30km.
Rapel: 70m

Programação (cidade base, Diamantina):
Largada: 22/11
Corrida: 23 a 27/11
Chegada primeira equipe: 26/11, pela manhã (previsão)
Encerramento: 28/11, 12h, fechamento da prova, e 21h30, cerimônia de premiação


Mais informações:
www.ecomotion.com.br
Media Guide Comunicação
Assessoria de Imprensa do Ecomotion/Pro 2009
Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br / 21 8301-0123)
Valter França (valter.franca@mediaguide.com.br)
Tel. 21 2522-0115

Nenhum comentário:

Postar um comentário