sábado, 12 de dezembro de 2009

Há controvérsias, uai!

Recentemente, disponibilizamos um post  no passadiço virtual sobre a origem da expressão mineira "UAI".  Recebemos um comentário muito interessante que merece destaque e gera mais discussões. De acordo com o Saul, do bacana  micuim.org , sua origem é inglesa. Vejamos:

Uai, descobrir a verdadeira origem de palavras, expressões e ditados populares é realmente muito difícil. Sobre o nosso gostoso “uai”, a origem que conhecia era outra, registrada por Eduardo Marques (http://emarquesbh.blogspot.com/2008/02/estada-estadia-e-origem-do-uai.html):“A explicação é que quando a extração do ouro de aluvião, que era retirado dos rios na bateia, que era uma espécie de peneira, ficou muito complicada, os portugueses tiveram que achar alternativas e eles começaram a procurar no subsolo, ou seja em minas. Só que nossos colonizadores não tinham o conhecimento para isso, portanto, resolveram chamar os ingleses, que já haviam passado pelo processo da “Revolução Industrial”.

Os britânicos conheciam as máquinas, mas não conheciam o processo, dai a necessidade de fazerem mil e um questionamentos, “como” , “onde” e principalmente “porque”, então eles perguntavam muito “Why?” , só que a mineirada ouvia uai, e ai ficou uai.”

Curioso, descobri no Houaiss que, nos Açores, também se usa “uai”, com o significado de “ah” ou “Oh”. Não sei se lá havia tbém ingleses ou maçons… Quem sabe um dia a gente ainda descubra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário