quarta-feira, 25 de maio de 2016

Festival de Jazz promete Pat Mathney, Egberto Gismonte e Hermeto Pascoal em Diamantina

Fonte: Nó de Rosa Produções (clique aqui)

Em junho, a cidade histórica considerada o portal do Vale do Jequitinhonha receberá a primeira edição do Diamantina Jazz Festival. Serão sete dias de múltiplas atividades, que vão desde concertos de música clássica a cursos de capacitação e workshops, ministrados por artistas de renome, como Toninho Horta, Yamandú Costa e Cleber Alves. 

Nos três dias do fim de semana em que acontecerá o evento, também haverá 11 shows internacionais e nacionais, entre os quais, Pat Matheny (EUA), Qwiki Dharma Won Friends (Indonésia), Juarez Moreira (BH), Egberto Gismonte (RJ) e Hermeto Pascoal (RJ). Os espetáculos serão gratuitos e abertos ao público, contribuindo para o objetivo principal do circuito musical interativo de fomentar o jazz instrumental e contemporâneo. O festival ainda homenageará o compositor mineiro Fernando Brant, que dará nome a um dos dois palcos que estarão montados no Centro da cidade.



6 comentários:

  1. Prezados amigos.............não encontro nenhum site que confirme esta notícia. Você sabe de mais detalhes? E saberia me dizer onde posso confirmar e obter a programação? Agradeço. Paula

    ResponderExcluir
  2. Prezados amigos.............não encontro nenhum site que confirme esta notícia. Você sabe de mais detalhes? E saberia me dizer onde posso confirmar e obter a programação? Agradeço. Paula

    ResponderExcluir
  3. Olá Paula. Retirei esta informação do site da produtora. Tive a curiosidade de olhas a agenda dos artistas e não encontrei nada. Infelizmente, ainda não temos essa confirmação.

    ResponderExcluir
  4. Prezados amigos! Quem escreve é Toninho Horta, músico, sou curador do Diamantina Jazz Festival / Diamond Land que acontecerá nos dias 29 e 30 de julho de 2016. Quando idealizei o evento, acreditava que podíamos ter estes artistas top da musica internacioal instrumental e jazz no elenco. Porem, mesmo com o projeto aprovado na Lei Rouanet, não conseguimos infelizmente captar recursos à altura de nossa expectativa. Entretanto, mesmo com uma verba modesta em relação ao que estimávamos conseguir pro festival, recebemos um patrocínio que se torna valioso: finalmente podemos fazer o primeiro Festival de Jazz de Diamantina, contribuir com esta bela e rica culturalmente cidade e o Vale do Jequitinhonha oferecendo concertos e atividades musicais gratuitas como workshops e oficinas instrumentais. Vamos com certeza atrair gente de várias partes do Brasil como tambem estrangeiros em trânsito que curtem o jazz e a musica de qualidade, para ouvidos musicalmente elevados; mas tambem levar a Diamantina uma música criada por exímios instrumentistas e arranjadores, maestros e educadores, capazes de atrair a atenção da população local, os jovens e gente de terceira idade. Ou seja; será um evento GRATUITO PARA TODOS! Estamos orgulhosos, músicos, produtores, idealizadores e parceiros, de proporcionar ao norte de Minas um fim de semana com muita inspiração, onde a música irá conversar com as artes mineiras, a culinária e o turismo, nessa beleza de Patrimônio Histórico Mundial que é a cidade de Diamantina. Eu estarei realizado (sem fins lucrativos mas através de uma ação social e cultural do Instituto Maestro João Horta, do qual sou neto deste maestro mineiro homenageado) um trabalho com os músicos profissionais locais e convidando os jovens musicos amadores e estudantes a participarem de diversas atividades, cujo programa será divulgado nas proximas semanas. E nesta semana que entra, todos que acompanham este site / Jornal informativo da região de Diamantina, conhecerão os nomes dos convidados para o festival. Garanto que será um sucesso, e depois me digam se valeu. Infelizmente Pat Metheny e Hermeto Pascoal (Viva seus 80 Anos!!!) terão que esperar o Brasil superar suas dificuldades economicas, sociais e financeiras, para que tenhamos condições e alegria infinda de ter sua música brilhante e verdadeira com a gente aqui em Minas! Os artistas que virão portanto seguem na mesma linha dos top artistas, pois quem faz música, agradece a DEus sempre pela contribuição divina de poder compartilhar com o proximo as notas mais bonitas, com sentimento e emoção, pelo amor que temos com a arte. O poder da música engrandece o espírito das pessoas e faz um mundo melhor, de serenidade e harmonia!!! Abraços a todos , e grato por lerem meu texto! Toninho Horta - junho 26 / 2016.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Toninho,
    Obrigado pela atenção.
    Estamos à disposição para ajudar na realização e divulgação do evento.
    http://passadicovirtual.blogspot.com.br/2016/07/mensagem-de-toninho-horta-esclarecendo.html
    Grande abraço

    ResponderExcluir