quarta-feira, 5 de abril de 2017

A história do Mercado de Diamantina

O comércio de “gêneros do país” no Mercado de Diamantina, Minas Gerais: décadas de 1880 a 1930
Autor: Marcos Lobato Martins
Locus: revista de história, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 157-173, 2 010
O artigo analisa aspectos do comércio de abastecimento na cidade  de Diamantina, entre as décadas de 1880 e 1930. Enfatiza-se o papel dos tropeiros e do Mercado Municipal, bem como os  conflitos entre as autoridades e os atacadistas locais. Discute-se também as razões da longevidade da atuação das tropas na região, cujo declínio ocorreu nos anos 1950, provocando a perda de importância do Mercado Municipal no abastecimento local.

Um comentário:

  1. Davi Pires



    onde ficaO Mercado fica no centro da Cidade, não tem erro!por que irAlém da feira de alimentos e de artesanato que acontece nos finais de semana, o movimentado espaço abriga um centro cultural.
    quando irSexta à noite é imperdível, tem música, comidas típicas, uma mineiridade deliciosa, a festa se estende pelo final de semana.quem vaiTODOS!! Ai que delícia comer : Ora-pro-nobis com rabada; Xinxim da xica (frango com quiabo); Galinha ao molho pardo; Feijão tropeiro; Caldinhos; Moela com ovo de codorna, entre outras delícias..quanto custaOs pratos típicos, vem numa cumbuquinha e variam de R$3,00 a R$5,00 reais! vale a pena D+!

    ResponderExcluir