terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Afinal, quantos são os tubos?


Perguntei ao grande oráculo, Google, sobre o órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora do Carmo e tive poucas e contraditória infromações. Infelizmente, nunca tive a oportunidade de ouvir o seu som. Mas há uma esperança, porque ao passar em frente à Igreja posso ver uma placa informando que o mesmo se encontra em fase de restauração.


Um dos pontos interessantes nessa pesquisa é a imprecisão em relação ao número de tubos do órgão. Cada site informa um número, que varia de 500 a mais de 700 tubos. Afinal, quantos são os tubos? O número mais encontrado é o de 549.
Recentemente estive na cidade de Mariana e percebi que o órgão de tubos da Igreja da Sé é uma das principais atrações turísticas da cidade, com vários concertos e visitas. No Google há muitas informações sobre o instrumento: informações turísticas, fotos, vídeos e muitos mais. Um exemplo a ser seguido por Diamantina na valorização de seu patrimônia artístico e cultural.

2 comentários:

  1. Olá Fernando...

    Fiquei feliz em saber que gostaste do meu post.
    Fiz com muito carinho e tenho muito carinho por essa cidade maravilhosa... quero voltar e fazer mais fotos.

    Vou postar um link do seu blog no meu... gostei demais.

    Abraços.
    Ps.: Tenho um primo com sobrenome GRIPP, será coicidência???

    ResponderExcluir
  2. Breno,
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Se é Gripp deve ser meu primo também rsrsr.
    Um abraço
    Fernando

    ResponderExcluir