domingo, 1 de fevereiro de 2009

Chichico Alkimin: mestre da fotografia em Diamantinaa




Francisco Augusto Alkmim nasceu em Bocaiúva-MG, no ano de 1886, filho de proprietários rurais da região. Ainda jovem, inicia-se com os mestres padre Manoel Gonzales e Passig no nascente ofício de fotografar, começando a produzir como fotógrafo profissional a partir de 1902, na cidade de Diamantina, seus distritos e municípios vizinhos.    

Em 46 anos de profissão, Chichico Alkmim acumulou um gigantesco e precioso acervo de seu tempo, compondo um notável capítulo da história do povo e da cidade de Diamantina, onde acabou fixando residência em 1917. Este acervo se compõe de cerca de 5 mil negativos de vidro registrados no período compreendido entre 1909 e 1955, a maioria em excelente estado de conservação, apresentando grande diversidade temática e qualidade técnica.    

Utilizando placas de vidro compradas de firmas de material fotográfico já instaladas no Brasil e enviadas a Diamantina via estrada de ferro, Alkmim trabalhava principalmente em estúdio, cuidando detalhadamente do cenário e da composição das pessoas fotografadas: crianças, adultos, defuntos, prostitutas, policiais militares, padres, freiras e membros de famílias tradicionais de Diamantina. Registrou também a arquitetura urbana e a vida social da época, ruas e edificações, procissões e festas religiosas, solenidades cívicas e formas de lazer típicas da cidade, reunindo um variado acervo iconográfico sobre a sociedade e a evolução urbana em Diamantina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário