sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Campanha de vacinação anti-rábica começa no dia 11 de setembro

Fonte: Prefeitura de Diamantina

A campanha de vacinação anti-rábica começa sábado (11), em todo o município. Todos os donos de cães e gatos devem levar os seus bichos de estimação aos pontos de vacinação. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o objetivo é manter a raiva sob controle na cidade. Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade e cadelas que tiveram filhotes a mais de um mês devem tomar a vacina. A dose é anual e auxilia no controle da raiva canina. 

A vacinação é gratuita e os donos devem levar os cartões de vacinação.

Na sede do municipio os postos de vacinação irão funcionar dia 11 de setembro (sábado), das 8h às 17h nos seguintes locais: Associação Comunitária Cazuza; PSF Bela Vista; Associação Comunitária Cidade Nova; PSF Bom Jesus; Centro de Saúde Nair Vale (Vila Operária); Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra.

No dia 18 (sábado), das 8h às 17h nos seguintes locais: Escola Gruta de Lurdes; Centro de Saúde da Palha; Associação Comunitária da Consolação; PSF Viver Melhor; PSF Renascer; PSF Arraial dos Forros e Secretaria Municipal de Saúde.

Por medida de segurança a Secretaria municipal de Saúde solicita que somente os adultos levem os cães aos locais de vacinação.

Até o dia 15 de outubro, a equipe da Vigilância Sanitária está à disposição para realizar a vacinação na zona rural e na Cidade, mais informações no telefone 3531 - 9442 ou PSF do seu bairro.

Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva. Nos humanos, a doença afeta o sistema nervoso central e, de acordo com a Divisão de Zoonoses, mata 100% das vítimas contaminadas.
“A raiva é uma doença letal que pode causar a morte tanto do animal quanto dos homens infectados, quando o tratamento não for realizado de forma adequada. Uma forma eficaz de prevenir a transmissão desta doença é vacinar os animais”, disse o Secretário de Saúde, Rogério Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário