O projeto de Extensão Cine Mercúrio exibe em novembro o ciclo “Utopias”, composto de documentários e filmes de ficção que tematizam lutas políticas e sociais, movimentos de mulheres, reforma agrária, arte, juventude, modernidade, entre outras questões.
As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem às quartas-feiras no horário das 19h30 no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG e aos domingos na Casa de Chica da Silva, às 18h30.
O projeto de Extensão Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual e a formação de público em cinema e acontece graças à parceria entre diferentes setores da UFVJM (Instituto de Humanidades, Diretoria de Relações Internacionais, Centro de Apoio a Idiomas, FCBS, PROEXC), Cinemateca da Embaixada da França, Instituto Casa da Glória da UFMG e IPHAN, por meio do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.
PROGRAMAÇÃO:
Maria Lacerda de Moura: Trajetória de uma Rebelde
(Brasil, 2003; 33 min.) Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa/USP)
Sinopse: Mineira de Manhuaçu, Maria Lacerda de Moura (1887-1945) foi uma das pioneiras do feminismo no Brasil. Nos anos 1920 e 30 combateu em favor do sufrágio das mulheres, foi colaboradora da imprensa operária e viveu em uma comunidade agrícola autogestionária em Guararema (SP).
Quarta, 03/11, às 19h30
Local: Instituto Casa da Glória da UFMG
Libertárias
(Espanha-Itália-Bélgica, 1996; 125 min.) / Direção: Vicente Aranda
Sinopse: Em julho de 1936 o exército espanhol se rebela contra o governo da República. Inicia-se a Guerra Civil. Seis mulheres de origens e classes sociais diferentes se organizam em um grupo de anarquistas para lutar, de igual para igual com os homens, contra as tropas nacionais. / Indicação etária: 18 anos
Domingo, 07/11, às 18h30
Local: Casa de Chica da Silva
A Letra e o Muro
(Brasil, 2002; 33 min.) / Direção: Lucas Fretin (Lisa/USP)
Sinopse: Por trás dos traços espalhados nas pichações em São Paulo há uma imensa rede de sociabilidade entre jovens da zona sul e norte, da leste à oeste. O documentário busca revelar os mecanismos de comunicação e expressão gravados nas paredes da metrópole e discute os aspectos de sujeira e vandalismo associados à pichação.
Quarta, 10/11, às 19h30
Local: Instituto Casa da Glória da UFMG
Alma Corsária
(Brasil, 1993; 112 min.) / Direção: Carlos Reichenbach
Sinopse: O filme questiona se ainda há espaço para a arte num mundo dominado pelo consumismo e pela competitividade. Os poetas Rivaldo Torres e Teodoro Xavier lançam livro escrito a quatro mãos em uma pastelaria do centro de São Paulo, na região conhecida como Boca do Lixo.
Domingo, 14/11, às 18h30
Local: Casa de Chica da Silva
MST: o Movimento Sem Terra e a Maior Marcha do Brasil
(Brasil, 2008; 69 min.) / Direção: Gibby Zobel
Sinopse: O documentário acompanha quatro participantes da marcha de Goiânia a Brasília realizada em 2008 pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A marcha durou dezessete dias, reuniu doze mil pessoas e formou uma coluna de quatro quilômetros na luta pela reforma agrária.
Quarta, 17/11, às 19h30
Instituto Casa da Glória da UFMG
Sonhos
(Japão-EUA, 1990; 119 min.) / Direção: Akira Kurosawa
Sinopse: Dividido em oito capítulos – oito sonhos diferentes que dialogam entre si – o filme desfila imagens que remetem às tradições milenares do Japão, às pinturas de Van Gogh e ao pesadelo da radiação nuclear. A película é baseada em sonhos que o cineasta Akira Kurosawa teve em momentos diversos de sua vida.
Domingo, 21/11, às 18h30
Local: Casa de Chica da Silva
Arquitetura da Destruição
(Suécia, 1989; 119 min.) / Direção: Peter Cohen
Sinopse: Estudo do nacional-socialismo de Adolf Hitler sob o ponto de vista estético. De sua chegada ao poder à derrocada alemã na Segunda Guerra, passando pela tese da “solução final” para os judeus e o repúdio à arte moderna, o filme acompanha as ambições estéticas e ideológicas do Führer, que se considerava um “artista na política”. / Indicação etária: 14 anos
Quarta, 24/11, às 19h30
Sinopse: Instituto Casa da Glória da UFMG
A Greve
(URSS, 1925; 82 min.) / Direção: Sergei Eisenstein
Sinopse: Um dos realizadores que contribuíram para a consolidação do cinema como meio de expressão artística, Eisenstein recria, aos 26 anos, o confronto entre trabalhadores e a polícia na Rússia czarista em 1912. O filme revoluciona a linguagem cinematográfica, sobretudo do ponto de vista da montagem.
Domingo, 28/11, às 18h30
Local: Casa de Chica da Silva
Endereços:
Casa de Chica da Silva: Rua Direita nº 14, Centro
Instituto Casa da Glória da UFMG: Rua da Glória nº 298, Centro
Nenhum comentário:
Postar um comentário