A Santa Casa de Caridade Diamantina tem investido na melhoria de seus processos de trabalho, por isso vem sofisticando todos os mecanismos utilizados na instituição. Prova disso é a criação do Departamento de Recursos Humanos (DRH). O referido setor foi criado desde a visita de auditores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), ocasião em que realizaram auditoria e percorreram todos os setores da Santa Casa avaliando os critérios estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em decorrência da avaliação feita, originou-se um diagnóstico onde foi apontada a necessidade de um setor que cuidasse de questões que dizem respeito ao colaborador.
Assim o DRH responsabiliza-se pelo Recrutamento e Seleção de Candidatos através de Processo Seletivo, para tanto o setor divulga as vagas em aberto em diversos meios de comunicação, com o objetivo de que a informação esteja ao alcance de todos. Divulgadas as vagas iniciam-se as inscrições, seguido de outras quatro etapas, que são: análise de currículo, prova escrita (onde avalia-se questões específicas inerentes ao cargo ao qual se está concorrendo a vaga e questões que dizem respeito a Santa Casa de Caridade de Diamantina), avaliação psicológica e, por fim, entrevista.
O DRH implantou ainda nesta instituição a política de Treinamento e Desenvolvimento, que tem por objetivo a capacitação constante de nossos colaboradores, tais atividades educativas visam o desenvolvimento da competência técnica para o cuidar, bem como o fomento de profissionais mais críticos diante das necessidades bio-psico-social do nosso cliente, mantendo a equipe informada e bem preparada para o dia a dia.
Atualmente todos os setores da instituição realizam semestralmente um levantamento de Necessidades de Treinamento, e a partir daí, constituem o cronograma mensal com temas que os colaboradores deverão ser treinados. Todos os treinamentos tem sua avaliação e seu gerenciamento realizado pelo DRH.
A Santa Casa de Caridade de Diamantina vem trabalhando ciente de que o grande diferencial na prestação da assistência reside, tão somente, no potencial do capital humano. Por isso, cada vez mais vem fortalecendo sua Gestão de Pessoas, na busca constante de uma prestação de serviço com qualidade.
Liliany Carvalho - Psicóloga
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