Patrimônio Imaterial | Patrimônio Material:
um diálogo necessário
A cidade de Diamantina, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, recebe até o dia 1º de março, a primeira edição do Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina. Com uma programação inteiramente gratuita, o festival registrou apresentações lotadas durante o primeiro final de semana de programação, em locais como Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Casa de Chica da Silva - IPHAN, Teatro Santa Izabel e no Museu do Diamante – IBRAM.
Nos próximos dias, o festival irá receber apresentações, oficinas e debates. Destaque para o encontro que vai discutir "O legado organário brasileiro” com as presenças de Marco Brescia, Frédéric Desmottes, Elisa Freixo e Marcela Bertelli; para a apresentação do teatro de marionetes com a montagem de “O Organista: cenários históricos de Minas”; e os concertos dos grupos Ministriles de Marsias e Flos Carmeli e dos artistas Elisa Freixo e João Vaz.
:: Festival
Focado no desenvolvimento cultural, na formação de plateias e no diálogo sobre as relações entre patrimônio material e patrimônio imaterial, o festival apresenta uma programação inteiramente voltada para a música antiga. Estreitando os laços com a comunidade de Diamantina, o evento irá abrir espaço para manifestações musicais que estão inseridas dentro do contexto histórico e social local. Com isso, a sonoridade dos berimbaus e o toque dos sinos também ganham destaque na programação do 1°Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina.
Com o objetivo de preservar um bem material com função imaterial e divulgar um importante patrimônio brasileiro, o órgão Almeida e Silva/Lobo de Mesquita, localizado no interior da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o festival se volta para a valorização musical e histórica e também para a relação com a população da cidade.
Muito mais do que palco ou cenário para o evento, Diamantina é fonte de inspiração e vértice de uma notável produção musical. Com um precioso acervo de partituras, toques de sinos, bandas musicais, toques de tambores, tradição das serestas, instrumentos musicais, conservatório e artistas, a cidade, também abriga o órgão Almeida e Silva/Lobo de Mesquita, instrumento montado integralmente no Brasil no século XVIII, e que teve sua restauração concluída em 2014.
Realizado pela Lira Cultura e pelo Ministério da Cultura, e com o patrocínio master do BNDES, o 1°Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina é um evento inteiramente gratuito.
:: Órgão
O órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Diamantina foi inteiro construído no antigo Arraial do Tejuco entre 1782 e 1787 pelo padre Manoel de Almeida e Silva.
O processo de restauração do órgão levou 8 anos e foi realizado em três etapas. A equipe de restauro contou com a direção do mestre organeiro Frédéric Desmottes, que desmontou o instrumento e inventariou cada parte. O organista Marco Brescia e o mestre organeiro Frédéric Desmottes identificou todas as inscrições originais de Almeida e Silva para reconstituir o plano sonoro original do instrumento.
O órgão Almeida e Silva / Lobo de Mesquita tem é um bem cultural de valor inestimável no contexto do patrimônio organário brasileiro e internacional e foi devolvido para a comunidade de Diamantina, após um hiato de 70 anos sem atividades.
:: Programação - 2°Semana
1°Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina
23/02 – Segunda-feira
::Oficina
Curso de interpretação histórica do repertório organístico ibérico e italiano
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Endereço: Rua do Carmo, s/n, Diamantina
Horário: 15h00 - 19h00
Marco Brescia (repertório italiano)
A oficina de interpretação histórica do repertório organístico ibérico e italiano (Renascimento e Barroco) integrada na primeira edição do Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina, com o apoio da Academia de Música Antiga de Diamantina, visa densificar a vida musical e artística de Diamantina através da especialização de músicos ativos na cidade e região – e igualmente vindos de outras regiões do país – na prática historicamente fundamentada da Música Antiga, dinamizando o uso do órgão histórico Almeida e Silva/Lobo de Mesquita (1787) da Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, um dos instrumentos mais importantes do país, recentemente restaurado segundo critérios históricos, contribuindo assim ao vigente processo de sua plena reinserção na paisagem sonora, devocional e simbólica da cidade.
24/02 – Terça-feira
::Oficina
Curso de interpretação histórica do repertório organístico ibérico e italiano
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Endereço: Rua do Carmo, s/n, Diamantina
Horário: 10h00 -12h00 e 15h00 - 19h00
Marco Brescia (repertório italiano) e Bruno Forst (repertório ibérico)
::Debate III
Patrimônio Imaterial | Patrimônio Material: o legado organário brasileiro
Local: Casa de Chica da Silva - IPHAN
Endereço: Praça Lobo de Mesquita, 266, Diamantina
Horário: 15h00
Palestrantes:
Marco Brescia - Coordenador do restauro e organista titular do órgão histórico de Diamantina
Frédéric Desmottes - Mestre organeiro responsável pelo restauro do órgão histórico de Diamantina - Taller de Organería Hermanos Desmottes
Elisa Freixo - Coordenadora do restauro e organista titular dos órgãos históricos de Mariana e Tiradentes
Marcela Bertelli - Gestora do projeto de restauro do órgão histórico Almeida e Silva | Lobo de Mesquita de Diamantina - Lira Cultura
25/02 – Quarta-feira
::Teatro de Marionetes
O Organista: cenários históricos de Minas
Local: Teatro Santa Izabel
Endereço: Praça Dom Joaquim, 166, Diamantina
Horário: 10h00
CIA Navegante (BRA)
Sinopse: Uma família e o amor pela música, passado de geração em geração. Cenários e personagens históricos de Minas promovem encontros prá lá de inusitados numa história fictícia: Dona Beja em Araxá, Xica da Silva em Diamantina, Alphonsus de Guimaraens e Manoel da Costa Ataíde em Mariana e Aleijadinho em Ouro Preto.
Direção, criação, projetos de bonecos, cenários e roteiro: Catin Nardi
Texto: Catin Nardi em processo colaborativo com a Escola de Teatro de Bonecos da Cia
Navegante.
Construção de bonecos: Catin Nardi e Escola de Teatro de Bonecos da Cia
Navegante.
Cenários e Figurinos: Catin Nardi e Escola de Teatro de Bonecos da Cia Navegante
Trilha Sonora: Pedro Mendes
Atores/Manipuladores: Alexandre Reis, Luiz Augusto Martins, Magnum Alexandre Soares, Tabatta Iori Thiago.
::Oficina
Curso de interpretação histórica do repertório organístico ibérico e italiano
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Endereço: Rua do Carmo, s/n, Diamantina
Horário: 10h00 -12h00
Bruno Forst (repertório ibérico)
::Encontro com os músicos
Ministriles de Marsias (ESP)
Local: Museu do Diamante
Endereço: Rua Direita, 14, Diamantina
Horário: 19h30
26/02 – Quinta-feira
::Concerto IV
O órgão ibero-americano
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Endereço: Rua do Carmo, s/n, Diamantina
Horário: 20h30
Elisa Freixo (BRA) - órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita
27/02 – Sexta-feira
::Concerto V
Música instrumental nas catedrais aragonesas da Ilustração
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Endereço: Rua do Carmo, s/n, Diamantina
Horário: 20h30
Ministriles de Marsias
Josep Borràs (ESP) - baixão
Fernando Sánchez (ESP) - baixão
Javier Artigas (ESP) - órgão
Marco Brescia (BRA/ITA) - órgão
28/02 – Sábado
::Cortejo
Berimbarroco
Local: Praça do Mercado
Horário: saída às 11h00
(Iuna , Benguela, Angola, São Bento e Batuque)
::Concerto VI
Flos Carmeli
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Endereço: Rua do Carmo, s/n, Diamantina
Horário: 20h30
Favola d'Argo - Música Antiga
Bruno Forst (FRA/ESP) - órgão e direção
Rosana Orsini (BRA/PRT) - soprano
Nerea Berraondo (ESP) - mezzosoprano
Luciano Botelho (BRA/GBR) - tenor
Pedro Ometto (BRA) - baixo-barítono
Denys Stetsenko (UKR/PRT) - violino I
Meritxell Genís (ESP) - violino II
Núria Pujolràs (ESP) - viola
Carlos Montesinos (ESP) - violoncelo
Oriol Casadevall (ESP) - contrabaixo
01/03 – Domingo
::Concerto VII
Portugal e a influência italiana
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Endereço: Rua do Carmo, s/n, Diamantina
Horário: 11h00
João Vaz (PRT) - órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita
::Evento de encerramento
Sinos do Tejuco
Local: Centro histórico
Horário: 16h00
:: Os Artistas
Bruno Forst (FRA/ESP)
Diplomado em Órgão com medalha de ouro no Conservatório de Bordeaux, especializou-se no Centro de Música Antiga de Toulouse. Junto ao Madrigal de Bordeaux, gravou a integral dos Motetes de Félix Mendelssohn, pelo que recebeu o Choc du Monde de la Musique. Atuou no Festival de Música Clásica de Santander, Festival de Órgano de Burgos, Festival Camino de Santiago, Festival de Órgano Barroco en Tierra de Campos (ESP), Festival International d'Arles sur Tec (FRA), Festival de Música Antigua del Museo Nacional del Virreinato (MEX), dentre outros. Forst realiza um importantíssimo trabalho de pesquisa e interpretação a partir da tablatura de tecla ibérica, tendo gravado recentemente uma aclamada integral para órgão de Joseph de Torres (Brilliant Classics – 2014).
Cia. Navegante - Teatro de Marionetes (BRA)
A CIA NAVEGANTE – TEATRO DE MARIONETES, criada em 1994, realiza pesquisas, criação e produção de marionetes de fios, oficinas, montagens teatrais, publicidade, intervenções e produções televisivas com bonecos. Seu diretor, o marionetista Catin Nardi, dedica-se integralmente a esta arte desde 1981. A CIA NAVEGANTE se apresenta e ministra oficinas em festivais, teatros, circuitos culturais e tv. A abertura da novela “AS FILHAS DA MÃE” e a mini-serie “HOJE É DIA DE MARIA 1 e 2” da Rede Globo são algumas de suas importantes produções televisivas. Sediada em Mariana – MG, se apresenta também em seu próprio “Espaço da Cultura Navegante – Ateliê Catin Nardi”. No local, sala de teatro de marionetes, apresentações, exposição permanente do acervo próprio e a oficina de criação e construção de bonecos estão abertos a visitação diária.
http://www.cianavegante.com.br/
Elisa Freixo (BRA)
Graduada em Órgão pela Escola Superior de Música Santa Marcelina de São Paulo, estudou Órgão e Cravo na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Hamburgo, Schola Cantorum de Paris e Conservatório Nacional de Rueil-Malmaison. Seus concertos a levam a viajar regularmente pelo Brasil, América Latina e Europa. Realizou 13 gravações fonográficas, tendo o seu disco dedicado ao século XVIII espanhol (Audivis Valois – 1993) recebido o prestigioso Grand Prix du Disque da Nouvelle Academie Française. Incansável defensora do patrimônio organário histórico brasileiro, Freixo é diretora das concorridas séries de concertos aos órgãos históricos da Sé de Mariana e da Matriz de Santo Antônio de Tiradentes, além do ciclo de concertos do Museu do Oratório de Ouro Preto.
Javier Artigas (ESP)
Diplomado com premio extraordinario fin de carrera em Cravo e Órgão no Conservatorio Superior de Música de Aragón. Realiza regularmente concertos pela Europa, Ásia e América, tanto como solista como membro de grupos de prestígio como Ministriles de Marsias, Les Sacqueboutiers de Toulouse, I Turchini di Antonio Florio, Capella de Ministrers, Il trio Galante, Ensemble 415, La Oropéndola. Na sua discografia destacam-se o álbum de órgão solo Tañer con Arte (Cinco Estrellas da revista Goldberg), Trazos de Ministriles (prêmio CD Compact ao melhor disco de música renascentista) e Invenciones de glosas – Antonio de Cabezón (prêmio Festclásica à melhor interpretação do repertório histórico espanhol e ibero-americano), junto a Ministriles de Marsias.
João Vaz (PRT)
Diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa e pelo Conservatorio Superior de Música de Aragón e vencedor do Concurso da Juventude Musical Portuguesa, Vaz desenvolve uma intensa atividade internacional, quer como concertista, quer como docente. Gravou diversos discos, com especial atenção ao repertório organístico português. Professor de órgão da Escola Superior de Música de Lisboa, é organista titular do órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora de Lisboa (c. 1765) e consultor permanente para o restauro dos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra. Doutor em Musicologia Histórica pela Universidade de Évora é co-diretor do Festival Internacional de Órgão de Lisboa e diretor do Festival de Órgão da Madeira.
Josep Borràs (ESP)
Estudou na Schola Cantorum Basiliensis, colaborando com o Concentus Musicus Wien (Nicolaus Harnoncourt), La Chapelle Royale (Philippe Herreweghe) ou o Clemenic Consort (René Clemenic) e incorporando-se posteriormente como fagote solista nos grupos Hesperion XX e Concert des Nations (Jordi Savall) e Orquestra de Cambra Teatre Lliure (Josep Pons). Gravou inúmeros discos, com destaque para concertos para Oboé e Fagote de Antonio Vivaldi (Audivis/Astrée) junto ao oboísta Alfredo Bernardini, prêmio ao melhor disco de música barroca no MIDEM – Cannes (1995). Borràs é Doutor pela Universidade Autónoma de Barcelona, professor do Festival Internacional de Música Antigua de Daroca e diretor da Escola Superior de Música de Catalunya.
Luciano Botelho (BRA/GBR)
Mestre em Canto Lírico pela Guildhall School of Music and Drama de Londres, interpretou os mais emblemáticos papéis para tenor lirico-leggero em alguns dos mais prestigiosos teatros e festivais internacionais, como a Royal Opera House – Convent Garden, English National Opera e Glyndebourne (GBR), Teather an der Wien (AUT), Grand Théâtre de Genève e Festival de Verbier (CHE), Stuttgart Staatstheatre (DEU), Varsóvia (POL), Nantes e Dijon (FRA), Caramoor Festival – Nova York (USA), Teatro Amazonas, Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Teatro Municipal de São Paulo (BRA), dentre muitos outros. Botelho foi representante do Brasil no renomado concurso internacional de canto BBC Cardiff Singer of the World Competition.
Marco Brescia (BRA/ITA)
Doutor em Ciências Musicais (Université Paris IV – Sorbonne / Universidade Nova de Lisboa, très honorable à l'unanimité) e Mestre em Interpretação da Música Antiga – especialidade de Órgão Histórico (Escola Superior de Música de Catalunya / Universitat Autònoma de Barcelona, matrícula de honor), Brescia dedica-se especialmente à interpretação histórica do repertório organístico ibérico e italiano, pelo que é frequentemente convidado a atuar em renomados festivais e ciclos internacionais de concertos na Europa e no Brasil. Organista titular do órgão histórico Almeida e Silva/Lobo de Mesquita de Diamantina (1787), é também director artístico do Festival Internacional IN SPIRITUM – Música e Contemplação na cidade do Porto.
Ministriles de Marsias (ESP)
Ministriles de Marsias é um mundialmente aclamado conjunto de instrumentistas de sopro dedicado à interpretação histórica da música instrumental das catedrais espanholas do Renascimento e Barroco, cujo nome alude à disputa do áulico tangedor de corsa, Apolo, contra o ministril Marsias, bárbaro sileno que tocava o aulos. O grupo atuou em alguns dos mais prestigiosos festivais de Música Antiga do mundo: Antuérpia, Utrecht, Ghent, Perugia, Linz, San Sebastián, Segovia, Salamanca, Granada, Daroca, Sajazarra, Murcia, León, Toledo, Aranjuez, dentre muitos outros. Na sua discografia de referência incontestável sobre a matéria, cobram especial relevo os premiados discos Trazos de Ministriles e Invenciones de glosas – Antonio de Cabezón. http://www.ministrilesdemarsias.com
Nerea Berraondo (ESP)
Natural de Pamplona, aos 25 anos Berraondo já atuou em algumas dos mais prestigiosos teatros e salas de concerto do mundo, tendo interpretado Adrasto e Creusa no Demofonte de Gluck (Theatre an der Wien), Lucio em Catone in Utica de Vivaldi (Theatre des Champs Elysées), Malika na Lakmé de Delibes (Teatro Municipal de Santiago do Chile), Messaggiera no Orfeo de Monteverdi (Teatro Real de Madrid), Arminda em Selva Encantada de Amor de Sebastián Durón (L’Auditori de Barcelona), Fulbio em Tito Manlio de Vivaldi (Auditorio Nacional de Madrid e Centro Cultural de Belém). No mundo da Música Antiga, cantou sob as ordens de Eduardo López Banzo, Rinaldo Alessandrini, Alan Curtis, Marcello di Lisa, Josetxu Obregón, Marian Rosa Montagut, dentre outros. http://www.nereaberraondo.com
Pedro Ometto (BRA)
Bacharel em Canto pela Unesp, Pedro Ometto é membro do NUO – Núcleo Universitário de Ópera – desde 2004. Entre os papéis operísticos que representou constam Angelotti (Tosca), Gasparo (Rita), Papageno (A Flauta Mágica), Mamma Agata (Viva la Mamma), Schaunard (La Bohème), Danilo (A Viúva Alegre) e Jupiter (Orfeu no Inferno). Estreou no Theatro Municipal de São Paulo como Major Blanco na ópera Magdalena, de Villa-Lobos. Recentemente, como baixo-barítono, interpretou Dulcamara (Elixir do Amor) na Sala São Paulo. Atuou sob a regência de Ernst Mahle, Roberto Minczuk, Roberto Tibiriçá, Ulrich Kern, dentre outros. Em 2015 estreará como Bartolo (O Barbeiro de Sevilha) e representará o papel-título em O Burguês Nobre, de Lully. Atualmente, trabalha sob a orientação de Isabel Maresca.
https://www.youtube.com/watch?v=PxxaLmjSzAo
Rodrigo Teodoro (BRA/PRT)
Maestro graduado pela Escola de Música da UFMG e Mestre em Interpretação da Música Antiga pela Escola Superior de Música de Catalunya / Universitat Autònoma de Barcelona, atualmente Teodoro conclui o seu Doutorado em Ciências Musicais junto à Universidade Nova de Lisboa. À frente do grupo Capella Brasilica, gravou o disco Modinhas, aclamado pelas revistas Bravo, Concerto e Revista de História da Biblioteca Nacional. Fundador do Alemmares Ensemble, dedica-se ao estudo musicológico e à interpretação historicamente fundamentada da música luso-brasileira. No mundo da Música Antiga, colaborou em prestigiosos projetos junto a artistas de renome como Maria Cristina Kiehr e Chiara Banchini.
:: Ficha Técnica do Festival
Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal - Lei de Incentivo à Cultura e Lira Cultura
Patrocínio Master: BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Direção executiva: Marcela Bertelli
Direção artística: Marco Brescia
Assessoria artística: An-Heleen De Greef
Curadoria de repertório: Mary Ângela Biason - Rodrigo Teodoro de Paula - Rosana Orsini
Manutenção do órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita: Taller de Organería Hermanos Desmottes (ESP)
Produção: Carluccia Carrazza - Giulianna Gambogi
Design Gráfico: Busílis da Comunicação
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