Fonte: Glamurama (clique aqui)
O fotógrafo Mauricio Nahas – autor de várias capas da Revista J.P, como a última edição que comemora os 9 anos da publicação, com Giovanna Antonelli – está prestes a apresentar ao público mais uma de suas séries. “Do Pó da Terra” entra em cartaz no Museu Afro Brasil no dia 13 de novembro e apresenta a arte produzida por moradores do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma das regiões mais pobres do país. São 50 imagens de Nahas em preto e branco.
Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra faz parte de um projeto que envolve o lançamento de um livro de fotografias e de um documentário, todos produzidos com um mesmo objetivo: revelar quem são e como vivem os artistas da região, em sua maioria mulheres, assim como lançar um novo olhar sobre a produção artística de cerâmica e argila dos moradores da região. Desemprego, seca, altas taxas de mortalidade, alcoolismo, violência e o solo condenado pela monocultura do eucalipto fizeram com que o Vale do Jequitinhonha recebesse o apelido de Vale da Miséria. Arte que abre janelas!
* O documentário será́ lançado no primeiro semestre de 2016 com produção da Notorious Films e direção do próprio Mauricio Nahas. O livro “Do Pó da Terra” (Edições Notorious Films/208 páginas) tem imagens de Nahas e textos de Diógenes Moura, Emanoel Araújo e Fernando Machado, e será́ lançado no mesmo dia da abertura da mostra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário