quinta-feira, 28 de abril de 2016

Diarte promove curso gratuito sobre história da joalheria

Exibindo image.pngExibindo image.png



O professor Gonçalo Vasconcelos e Sousa é doutor em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige o Departamento de Arte e Restauro, o Centro de Conservação e Restauro e o Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal. Diretor do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes/UCP. Acadêmico da Academia Portuguesa da História (2003) e da Academia Nacional de Belas-Artes (2001), é sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2010). Recebeu o Prêmio D. António Ferreira Gomes da UCP (1989), premiado pela Fundação Eng.º António de Almeida (1994), Fundação Calouste Gulbenkian e Academia Portuguesa da História (2005). Diretor da "Revista de Artes Decorativas", da revista "Museu" e da revista "Filermo". 
Resumo das especialidades:
Graduado em Ciências Históricas (Patrimônio)
Mestre e doutor em História da Arte
Pós-doutorado, com a pesquisa: Dicionário de ourives do ouro, cravadores e lapidários

Possui diversos livros publicados, artigos em periódicos, palestras sobre os temas: ourivesaria portuguesa; ourivesaria sacra; instrumentos científicos; prata; prataria religiosa; ourivesaria na ligação entre Portugal e o Brasil; Joalheria, etc.
Sobre o curso:
O conhecimento da História da Joalheria em Portugal e no Brasil envolve um conjunto de realidades relacionadas com os ofícios de ourives do ouro, cravador e lapidário, para além do estudo da evolução estética, das tipologias de peças e do relacionamento com as mentalidades e a sociedade das distintas épocas.
Da época proto-histórica à joalharia contemporânea, desenvolveu-se uma das Artes Decorativas Portuguesas e Brasileiras que mais entusiasmo causa aos apreciadores e estudiosos estrangeiros. A perícia de execução, bem como a riqueza das formas e a variedade das gemas utilizadas transportam a Joalheria Portuguesa e Brasileira para um universo de luxo e de aparato, que este breve curso visa dar a conhecer com a atualidade que as últimas investigações neste tema têm permitido.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

UFVJM inaugura sua biblioteca central


Fonte: Perfil da Reitoria da UFVJM no Facebook

A manhã de hoje (25/4) foi marcada pelo reinício das atividades da Biblioteca Central no novo prédio no Campus JK, em Diamantina. As novas instalações viabilizam a adequada acomodação do acervo e oferecem ambientes apropriados aos estudos, além de melhores condições de trabalho para a equipe, o que garante a prestação de serviços de qualidade ao público interno e externo e contribui para a disseminação da informação e do conhecimento na nossa região.

Na cerimônia de boas vindas, a superintendente do Sistema de Bibliotecas (Sisbi), Viviane Pedrosa, apresentou toda a estrutura do Sisbi, destacando a importância do novo espaço para o melhor atendimento do público. O evento contou com a presença do vice-reitor, Cláudio Eduardo Rodrigues, de integrantes da equipe gestora e de professores, técnicos administrativos e estudantes da UFVJM. Como parte das atividades de abertura da nova biblioteca, houve ainda uma edição especial do Café Literário, exposição de artes plásticas e lançamento coletivo de livros.

A Biblioteca Central é aberta à população em geral, tendo como público-alvo a comunidade acadêmica, com o acervo voltado para os cursos e disciplinas oferecidos pela UFVJM. Funciona de segunda a sexta, das 7 às 22h45, e aos sábados letivos das 8 às 11h45.

Trabalho mineiro sobre o Jequitinhonha disputa Copa do Mundo de Tecnologia

Fonte: Hoje em Dia (clique aqui)

Com uma capa vermelha amarrada nas costas e um sonho, o menino Jequi se transforma em super-herói do Vale do Jequitinhonha. Na busca incessante por água, a criança corre descalça pelo chão rachado do semiárido e enfrenta outras adversidades de uma das regiões mais carentes do Estado. A história serve de pano de fundo para um game desenvolvido por alunos recém-formados da PUC Minas.

Chamado de “Sonho de Jequi”, o jogo de aventura vai além do entretenimento. O principal objetivo é a conscientização. A proposta inédita concorre nesta semana a uma vaga para representar o país na etapa mundial da maior copa do mundo de tecnologia, a Imagine Cup.
Promovida pela Microsoft, a etapa nacional da competição acontece neste ano em Belo Horizonte, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectes).

Na disputa, nove projetos de estudantes, professores e outros profissionais brasileiros. Todos de olho no cheque de US$ 50 mil a ser entregue ao trabalho mais inovador do planeta, eleito pela empresa norte-americana. Essa é a 14ª edição do torneio internacional.

Sonho de Jequi
Alessandra Faria de Castro, de 45 anos, Ramon Coelho, de 34, Érico Grasso, 26, e Daniel Sanabria, 33, integram a equipe mineira Tower Up Studios. O quarteto conta que o protótipo do Sonho de Jequi levou mais de um ano para ficar pronto. “É um jogo cultural e cidadão”, resume Ramon Coelho, que nasceu em Araçuaí. Cenários característicos do Jequitinhonha podem ser vistos enquanto o personagem Jequi tenta coletar o máximo de água possível, desviando dos obstáculos do sertão mineiro.

Na tela do computador, tablet ou smartphone, o jogador vê a palma (uma espécie de cacto), gado, aves e construções de adobe (pequenos blocos semelhantes ao tijolo, mas preparados com uma mistura de argila e barro secos ao sol).

domingo, 17 de abril de 2016

LPQTQ realizada segunda edição da temporada 2016 nesta quinta no Mercado Velho



Programação do mês de abril

Para que nossa Gibiteca permaneça ativa e nossas crianças mantenham o interesse, peço que cada um contribua com 1 gibi novo a cada evento. Cada criança poderá deixar um e pegar um, assim manteremos o desejo pela leitura.
Teremos troca de brinquedos: cada criança poderá trocar 3 brinquedos e também doar para crianças carentes aquele que não interessa mais. Nosso mercado fica maravilhoso com a presença dos pequenos.
  • Escambo de livros
  • Escambo de brinquedos
  • Escambo de Vinis
  • Gibiteca
  • Oficina Criativa
  • Exposição de artes com Elisa Grossi
  • Exposição de fotografias
  • Exposição de pirogravuras com Duane Gripp
  • Bordados personalizados com Parísina Éris
Tudo isso com música , arte e sabor, realizado num dos cenários mais belos de Diamantina-O mercado velho.
O participante receberá uma identificação e com ela algumas vantagens:
1-Realizar os escambos
2-Ter descontos em todos os stands do evento
3-Participar da Oficina Criativa e ter acesso à Gibiteca

Programação Musical:
  • Show DJ com Serginho Gonçalves e seus vinis maravilhosos
  • Pietro Fernandes e Fabiano Rodrigues-Blues, Rock e Jazz
Gourmets:
  • Butiquim da Quitanda-Chopp Ashby
  • Brigaderiè- doces e salgados finos
  • Café A Baiuca- Cerveja artesanal
  • Grupiara-petiscos e porções
  • Han Hay-comida Japonesa
  • Athenas do Norte-Vinhos e Champagne
Espaço Cult:
Pavio Real
Oficina Criativa:
  • Ludoteca
  • Cenasr
Patrocinadores:
  • Pousada Vila do Imperador
  • Pouso da Chica
  • Diamante Palace Hotel
Apoiadores Culturais:
  • A Loja de Pianos
  • Academia Splash
  • Restaurante Fino Trato
  • Prefeitura Municipal de Diamantina
Cobertura Wi fi: FXnet
Som e Iluminação: Pro Audio
Look  da produção: 
  • Salão do Coco
  • Casa Santiago
  • Líder Calçados
  • Hering Diamantina






terça-feira, 12 de abril de 2016

Uma noite com Juscelino



40 anos da morte de JK: um reencontro essencial

Imagine um país campeão mundial em fazer o impossível se tornar realidade. Primeiro lugar não só no futebol, mas no tênis, boxe e atletismo.
Visualize um povo orgulhoso de fazer parte da história por ter construído com as suas mãos, seu suor e seu sorriso a capital da esperança.
Esse filme se passou segunda metade da década de 50: o Brasil era o melhor país do mundo.
No ano em que se completam 40 anos da morte de JK, o espetáculo conta e celebra a vida e a trajetória do presidente e a sua disposição incondicional de servir ao País. O show é dividido em 16 “estações” que representam etapas da vida de JK, da infância até a sua morte, passando por alguns dos seus feitos, como o plano de metas e a construção de Brasília.

O repertório reúne projeções de fotos, vídeos e áudios que recriam a vida de Juscelino e a atmosfera de alegria e esperança do Brasil na época. “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Fazenda”, “Daqui Pra Frente” e, claro, o “Peixe Vivo”, favorita do presidente, são algumas das canções que compõem o espetáculo, além de trechos de Vozes da Seca de Luiz Gonzaga, discursos originais de JK adaptados à música e Racionais MC’s.

90 minutos
Livre
Vendas somente no teatro - dinheiro

Nova temporada do concerto do órgão histórico de Diamantina


Nova Temporada do Concerto do Órgão Histórico de Diamantina


Diamantina é um destino turístico com forte tradição musical. A música esta presente no cotidiano do diamantinense, ofertada ao longo de todo o ano em diversos espaços e em variados estilos. É essa musicalidade, tão peculiar à Diamantina, que vêm encantando turistas e visitantes, que muitas vezes chegam motivados por conhecer o patrimônio histórico, o patrimônio natural, e encontram aqui uma cidade em efervescência musical.

O Concerto do Órgão Histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita é um dos mais belos eventos que compõem a oferta musical de Diamantina. Criado no ano de 2015, o Concerto do Órgão Histórico encantou e emocionou aos mais de 1.300 expectadores que tiveram a oportunidade de assisti-lo em sua primeira temporada anual.

O Órgão Histórico construído na Igreja de Nossa Senhora do Carmo entre os anos de entre 1782 e 1787 pelo padre Manoel de Almeida e Silva, foi regido pelo compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita até o ano de 1794, e após décadas desativado, voltou a brindar o publico com sua sonoridade sob a coordenação e interpretação do musico e organista Evandro Archanjo.

Para a temporada de 2016 do Concerto do Órgão Histórico, estão programadas 21 edições, a serem realizadas entre os meses de abril a novembro. A produção executiva e a comercialização de ingressos para o evento são realizadas pela Minhas Gerais Turismo, empresa parceira do evento, o qual conta também conta com o apoio da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e da Prefeitura de Diamantina.


segunda-feira, 11 de abril de 2016

LPQTQ: dia 21 de Abril acontece a segunda edição da temporada 2016



Programação do mês de abril

Para que nossa Gibiteca permaneça ativa e nossas crianças mantenham o interesse, peço que cada um contribua com 1 gibi novo a cada evento. Cada criança poderá deixar um e pegar um, assim manteremos o desejo pela leitura.
Teremos troca de brinquedos: cada criança poderá trocar 3 brinquedos e também doar para crianças carentes aquele que não interessa mais. Nosso mercado fica maravilhoso com a presença dos pequenos.
  • Escambo de livros
  • Escambo de brinquedos
  • Escambo de Vinis
  • Gibiteca
  • Oficina Criativa
  • Exposição de artes com Elisa Grossi
  • Exposição de fotografias
  • Exposição de pirogravuras com Duane Gripp
  • Bordados personalizados com Parísina Éris
Tudo isso com música , arte e sabor, realizado num dos cenários mais belos de Diamantina-O mercado velho.
O participante receberá uma identificação e com ela algumas vantagens:
1-Realizar os escambos
2-Ter descontos em todos os stands do evento
3-Participar da Oficina Criativa e ter acesso à Gibiteca

Programação Musical:
  • Show DJ com Serginho Gonçalves e seus vinis maravilhosos
  • Pietro Fernandes e Fabiano Rodrigues-Blues, Rock e Jazz
Gourmets:
  • Butiquim da Quitanda-Chopp Ashby
  • Brigaderiè- doces e salgados finos
  • Café A Baiuca- Cerveja artesanal
  • Grupiara-petiscos e porções
  • Han Hay-comida Japonesa
  • Athenas do Norte-Vinhos e Champagne
Espaço Cult:
Pavio Real
Oficina Criativa:
  • Ludoteca
  • Cenasr
Patrocinadores:
  • Pousada Vila do Imperador
  • Pouso da Chica
  • Diamante Palace Hotel
Apoiadores Culturais:
  • A Loja de Pianos
  • Restaurante Fino Trato
  • Prefeitura Municipal de Diamantina
Cobertura Wi fi: FXnet
Som e Iluminação: Pro Audio
Look  da produção: 
  • Salão do Coco
  • Casa Santiago
  • Líder Calçados
  • Hering Diamantina

Acordo prevê construção em Diamantina do primeiro terminal rodoviário via PPP de Minas Gerais

Fonete: Agência Minas (clique aqui)


Diamantina, no Território Alto Jequitinhonha, será a primeira cidade mineira a desenvolver um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo de Minas Gerais para a construção de um terminal rodoviário. O desenvolvimento desse e de outros projetos foram acordados nesta segunda-feira (11/4) por meio da Assinatura de Termo de Cooperação Técnica envolvendo a Unidade Central de PPP da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a prefeitura de Diamantina.

Conforme termo assinado, a Unidade Central de PPP irá ajudar na elaboração da lei municipal para viabilizar as parcerias público-privadas na cidade. “A equipe da Sede está à disposição para desenvolvimento de todas as etapas de construção das PPPs”, lembrou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso.

O projeto do terminal rodoviário está estimado em aproximadamente R$ 48 milhões, com expectativa de que sejam construídas 99 vagas para ônibus e 60 vagas cobertas, além de uma área comercial. Segundo o prefeito da cidade, Paulo Célio de Almeida Hugo, as inciativas têm como foco sustentabilidade e mobilidade, pensando nas áreas turísticas de Diamantina. “A ideia é criar um vetor de crescimento”, afirmou.

A expectativa é que, ainda neste mês, a equipe da Unidade Central de PPP visite a cidade de Diamantina para se reunir com a equipe técnica local. “Já temos outros projetos estruturados em outras áreas e contamos com o apoio da Unidade de PPP para desenvolvê-los”, finalizou Paulo Célio. A expectativa é que sejam elaboradas propostas para setores como infraestrutura e prestação de serviços públicos.

Atualmente já contam com o apoio técnico da Unidade Central de PPP as cidades de Uberaba, Betim, Consórcio de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), que reúne 35 municípios, e Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas Vertentes), que beneficia 19 municípios. No dia 6 de abril, Sete Lagoas também assinou Termo de Cooperação Técnica com a Unidade Central de PPP do Governo de Minas Gerais.

Harmoniza: encontro de cultura e gastronomia em Diamantina



DIAMANTINA HARMONIZA
MINAS EXPO Encontro de Cultura e gastronomia
De 15 a 23 de abril

FEIRA DE EXPOSITORES
Período: 15 à 23 de abril
Local: Mercado Municipal David Ribeiro
Horário: 8hs às 14hs

FESTIVAL GASTRONOMICO
Período: 15 à 23 de abril
Local: Mercado Municipal David Ribeiro
Horário: 12hs às 22hs

EXPOSIÇÃO DE ARTE E FOTOGRAFIAS
Abertura da Exposição - Eliza Grossi
Local: Sala de Exposição Mercado Velho
Horário: 09 as 17h de 15 a 23 de abril

PROGRAMAÇÃO CULTURAL PALCO DA PRAÇA

Dia 15 de março sexta-feira
18:30hs – Causos e Histórias do Arraia Tijuco com Gilson Nunes
19;00hs - Apresentações de teatro com o Grupo Miudinho
20:00hs - Show musical com Carol Felix e convidados

Dia 16 de abril sábado
10:00hs – Causos e Histórias do Arraia Tijuco com Gilson Nunes
10;30hs - Apresentações de teatro com o Grupo Miudinho
11:00hs - Show musical com Lucas Oliveira
13:00hs - Show musical com Alex Vanzela e Fabrizzio

Dia 17 de abril domingo
10:00hs – Causos e Histórias do Arraia Tijuco com Gilson Nunes
10;30hs - Apresentações de teatro com o Grupo Miudinho
11:00hs – Show musical com Evandro e Alessandro

Dia 18 de abril segunda-feira
18:30hs – Causos e Histórias do Arraia Tijuco com Gilson Nunes
19;00hs - Apresentações de teatro com o Grupo Miudinho
20:00hs - Show musical com Alex Vanzela e Fabrizzio

Dia 19 de abril terça-feira-feira
18:30hs – Causos e Histórias do Arraia Tijuco com Parisina
19;00hs - Apresentações de teatro com o Grupo Miudinho
20:00hs - Show musical com Dois Homens e um Segredo

Dia 20 de abril quarta-feira
18:30hs – Causos e Histórias do Arraia do Tijuco com Parisina
19;00hs - Apresentações de teatro com o Grupo Miudinho
20:00hs - Show musical com Ziran di Gran

Dia 21 de abril quinta-feira
19:00 hs LIVRO PRA QUE TE QUERO

Dia 22 de abril sexta-feira
18:30hs – Causos e Histórias do Arraia Tijuco com Gilson Nunes
19;00hs - Apresentações de teatro com o Grupo Miudinho
20:00hs - Show musical com Chico Lobo

Dia 23 de abril sábado
10:00hs – Causos e Histórias do Arraia Tijuco com Gilson Nunes
10:30hs - Apresentações de teatro com o Grupo Miudinho
11:00hs – Show Samba 2

A viola brasileira e suas variações no Pouso da Chica

"Novas diretrizes em tempo de paz" no Teatro Santa Isabel

Liberdade, Liberdade: veja o clipe da nova gravada em Diamantina e região