segunda-feira, 16 de março de 2009

Garimpando em Diamantina: Restaurante da Pousada do Garimpo

Fontes:  Brasil Sabor  e Sabores de Minas

“É com vê e com ka. Van – de – ka”. O cozinheiro responsável pelo restaurante especializado em comida regional faz questão de soletrar seu nome. Nas inúmeras reportagens publicadas sobre Vandeka, seu nome aparece de tudo que é jeito: Wandeca, Vandeca e Wandeka. Por isso, Luiz do Rosário Vieira Lobo, o Vandeka com “vê” e com “ka” prefere ditar seu nome.

Vandeka nasceu no distrito diamantinense de São João da Chapada em meados da década de 50. Filho de garimpeiros, ele seguiu os passos de seus pais somente até os 14 anos de idade, até perceber que “o garimpo era só ilusão”. Depois de cozinhar para os próprios garimpeiros, Vandeka foi procurar trabalho em Diamantina.

Lá, ironicamente, conseguiu emprego de ajudante de cozinha numa pousada de nome Garimpo. Aos 21 anos, no final da década de 70, tornou-se o cozinheiro-chefe. Nos anos 80, Tancredo Neves era seu fã. Nos anos 90, cozinhou para Fernando Henrique Cardoso no Itamaraty. Hoje, o chef do restaurante da Pousada do Garimpo é uma personalidade local em Diamantina. Espalhafatoso por natureza, cabeça levemente inclinada para a direita em sinal de atenção aos clientes que tanto elogiam sua comida, Vandeka está satisfeito por trabalhar com aquilo que ama.

Seus clientes preferem os tradicionais pratos típicos mineiros, sua marca registrada. Pode-se escolher entre bambá (termo usado para expressar confusão) de couve ou broto de samambaia com costelinha de porco, frango ao molho pardo, lombo com tropeiro, filé com ora-pro-nobis, ou o “ximxim da Xica”. Este consiste num tradicional frango com quiabo, invenção que Vandeka garante ser do tempo de Chica da Silva.

No cardápio, há uma nota sobre o prato: “o Ximxim da Xica é a própria caracterização do fato folclórico. Anonimato, tradição, domínio público ou aceitação popular? Quem seria Xica? Seria Xica da Silva? Seria Xica do Sílvio? Seria a cozinheira que este prato nos concedeu? Ou quem sabe Xica seria a própria galinha que morreu? Este prato na região é conhecido também por outros dois nomes: Chico Angu e Xi Angu. Segundo a história, esta iguaria era a preferida do nosso saudoso presidente Juscelino Kubitschek”.

Mas não pense que a refeição terminou após a última garfada do prato principal. O melhor ainda está por vir: os doces em compota de Vandeka preparado na cozinha do restaurante. Têm doce de laranja cravina, meia lua de casca de limão recheado com doce-de-leite, doce de abóbora com rapadura e fatia de queijo.

Um dos garçons explica: “a cravina é uma laranja típica da região, um pouco enrugada e amarguinha, mas uma delícia com queijo. Já o limão fica uns três dias de molho na água para perder o excesso de amargor. O doce de limão é recheado com doce de leite, uma combinação perfeita: o amargo com o doce”. Na saída, pode-se encontrar os doces em conservas expostos para venda. Estampada no rótulo, a figura sorridente de Vandeka

Frango com Quiabo (Ximxim da Chica)

Ingredientes:
• 800g de frango em pedaços
• 300g de quiabo
• 1 cebola roxa
• 1 molho de salsinha
• Cebolinha, alho e sal a gosto
• Colorau

Como fazer:
Refogar o frango com a cebola, a pimenta e o alho até dourar. Acrescentar colorau, 4 xícaras de água, e cozinhar por 20 minutos. Depois, é só adicionar o quiabo picado e cozinhar, com a panela tampada, por três minutos. Mexer com cuidado e deixar mais três minutos no fogo. Servir com angu de fubá. Porção para 4 pessoas.Receita fornecida por Luiz do Rosário Vieira Lobo, o Vandeca, da Pousada do Garimpo, em Diamantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário