quinta-feira, 30 de julho de 2009

Atalho roseano

Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press-28/11/08

Em Diamantina, muitas pessoas estão reclamando das retenções na  BR 135, próximo à cidade de Curvelo. Para que as obras de recuperação da pista sejam feitas os motoristas chegam a ficar até uma hora parados na estrada. Para fugir dessa "roubada" o Passadiço Virtual" sugere o atalho pela cidade de Cordisburgo com direito a uma visita ao museu da Casa de Guimarães Rosa, localizado naquela cidade.

Concebido como centro de referência da vida e da obra de Guimarães Rosa e como núcleo de informações, estudos pesquisa e lazer, o museu é a reconstituição da residência e da venda do Sr. Floduardo Pinto Rosa, pai do escritor – conhecida como "venda do seu Fulô", onde Guimarães Rosa vivenciou episódios que marcaram profundamente sua vida.

São cerca de 33km de estrada de chão pela via alternativa que pode ser acessada em Curvelo, mas que são recompensados pelo contato com a vida e a obra de um dos mais importantes escritores da lingua portuguesa. Além disso, não deixe de ouvir as estórias criadas por Guimarães contadas pelos pequenos Contadores de Estórias Miguilim.

2 comentários:

  1. Fernando, assisti à inauguração do Meseu Guimarães Rosa, organizado por meu pai, em 1973, quando ele trabalhava no Patrimônio do Estado de Minas. Lá tive a honra de conhecer vários imortais, como Austagésimo de Atayde e Mário Palmério que ocupou a cadeira de Gumarães na ABL.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito legal e sugestiva essa dica do mano Fernando!
    Como disse a Elis em uma de suas interpretações: "O Brasil não conhece o Brasil". Eu diria mais; o mineiro não conheçe Minas Gerais, e aproveitando, nem o Guimarães Rosa. pois que conhecer o Rosa já é meio caminho andado para saber Minas!
    Valeu muito a dica. Mando outra. Mesmo sem ter que fugir da retenção, da "roubada" na estrada, vale a pena uma passagem por Cordisburgo, pois alem da casa do G. Rosa, tem a Gruta do Maquinè.
    Alem de que Cordisburgo é uma típica e bela cidade das Minas Gerais!

    ResponderExcluir