quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Diário Oficial do Estado: Diamantina ganha Estação do Conhecimento

Fonte: Diário Oficial do Governo do Estado de Minas Gerais

O governador Aécio Neves definiu ontem, no Palácio da Liberdade, a implantação de uma Estação do Conhecimento na cidade de Diamantina. Presentes à reunião o diretor-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce, Silvio Vaz de Almeida, e a secretária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão.


Desenvolvido em parceria entre o Governo de Minas e a Fundação, o projeto oferecerá cursos profissionalizantes e atividades culturais e físicas a 1.500 jovens, de 7 a 19 anos, de 23 municípios do Médio Jequitinhonha. O investimento previsto é de R$ 10 milhões, custeado pela Fundação Vale do Rio Doce.

“Vamos oferecer desenvolvimento físico para os jovens, com o esporte, através do atletismo, natação, futebol e judô; desenvolvimento emocional, com atividades culturais, como artesanato e música; e desenvolvimento profissional, com qualificação profissional com cursos de pedreiro e carpinteiro, por exemplo”, explicou Silvio Vaz.
A Estação do Conhecimento vai atender também a população adulta, com cursos de excelência, além de oferecer espaço para comercialização de produtos da comunidade rural. “A Escola vai até a comunidade e organiza a sua produção. Vamos desenvolver planos de negócios para cada produtor”, detalhou. Segundo Silvio Vaz, o espaço deve ser inaugurado até 2011.


A secretaria Elbe Brandão explicou que a qualificação profissional e o atendimento aos jovens do Vale do Jequitinhonha serão fundamentais para o desenvolvimento econômico da região. “Essa parceria vai possibilitar a formação das pessoas para que o Jequitinhonha possa entrar com maior participação na economia de Minas Gerais”, enfatizou.


A seleção dos jovens que serão atendidos na Estação do Conhecimento será realizada pela Fundação Vale do Rio Doce. Segundo Silvio Vaz, será uma espécie de vestibular para a escolha daqueles que mais se destacam nas áreas oferecidas. “O critério será a meritocracia. Vamos pegar os talentos, as excelências, para que eles se transformem em símbolos de desenvolvimento”, afirmou.

Clique aqui para conhecer mais do projeto

2 comentários:

  1. A junventude de Diamantina foi lembrada, estava em perigo, não tinha nada para fazer e, sem dúvida,cairia no caminho das drogas.
    "Plus tard qui jamais!"

    ResponderExcluir
  2. Alguém viu o vídeo do Aécio Neves passando a palavra para o manifestante no You Tube?

    http://www.youtube.com/watch?v=N-MniD0pmwM

    Abçs.

    ResponderExcluir