quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Game Estrada Real Digital

Fonte: Dzai

Produzido pelo CCNM (Centro de Convergência de Novas Mídias – UFMG) a partir do incentivo da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) o Game Estrada Real Digital será lançado no dia 01 de Outubro de 2009, na Funarte.


O
Estrada Real Digital é um jogo eletrônico no qual se mesclam a história da Estrada Real e das cidades coloniais, e o (eco)turismo do século XXI. Mas mais do que um game de aventura e estratégia, ele se propõe a relacionar situações vivenciadas no jogo à temas desenvolvidos na sala de aula, abordando conteúdos didáticos e incentivando a multidisciplinaridade.

O game foi elaborado a partir de pesquisas históricas e através da colaboração de professores da UFMG, que corroboraram tanto para a produção de um bom roteiro educativo quanto para uma boa interface gráfica, recebeu o selo do Fundo Internacional para a Promoção da Cultura (FIPC) – órgão criado pela Unesco para apoiar projetos que apresentem ações na área cultural relacionados ao desenvolvimento social de localidades – o que revela sua potencialidade para o uso pedagógico.

A princípio, o jogo será lançado como um recurso a ser adotado apenas nas salas de aula das escolas públicas de Minas Gerais. Novas versões do jogo poderão ser desenvolvidas no futuro, possibilitando a incorporação de novas temáticas e o conseqüente alargamento do público alvo.

Aqui você já pode ver imagens dos cenários por onde irão navegar os jogadores do Estrada Real Digital, além de fotografias do teste do game realizado em escolas.

A Funarte, onde ocorrerá o lançamento, está localizada no complexo da antiga Casa do Conde, à Rua Januária, 68 / Praça da Estação – Belo Horizonte, e o lançamento está previsto para às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário