quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Minas ganha aeroporto no Vale de Jequitinhonha

Fonte: UAI

Minas Gerais vai contar com mais oito aeroportos com capacidade para operar com voo regular no primeiro semestre. Nessa terça-feira, o governador Aécio Neves inaugurou as obras do Aeroporto Juscelino José Ribeiro, em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, que recebeu R$ 10,2 milhões de investimento. Outras duas cidades, Divinópolis e Oliveira, ambas no Centro-Oeste do estado, aguardam homologação da Agência Nacional de Aviação (Anac) para que seus aeroportos voltem a funcionar. As obras dos aeroportos de Guaxupé, Passos, Lavras, todas no Sul de Minas, Piumhi, no Centro-Oeste, e Ubá, na Zona da Mata, também estão previstas para serem finalizadas este semestre.

Em Capelinha, as reformas incluíram terraplanagem, drenagem, implantação da pista de pouso/decolagem e do pátio de estacionamento de aeronaves, sistema de sinalização diurna e balizamento noturno. Os de Divinópolis e Oliveira, que durante muito tempo foram deixados de lado e serviram como pátio para vacas e cavalos e de estacionamento de veículos da Fiat, respectivamente, também ganham novos ares e estão prestes a voltar a decolar.

Do total de 853 municípios do estado, apenas 12 operam atualmente com aviação regular: Belo Horizonte, Araxá, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia, Juiz de Fora, São João del-Rei e Varginha. A meta do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (ProAero), da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, é de que até 2011 todas as cidades do estado não fiquem a mais de 100 quilômetros de um aeroporto.

O gerente do ProAero, Marco Migliorini, afirma que o objetivo do programa não é apenas o atendimento à aviação regular. “É preciso que o aeroporto opere também com atendimento de urgência. Quando preparamos o aeroporto, ele deve operar para qualquer atendimento aeroviário, seja de urgência, voo regular ou fretamento”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário