domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval em Diamantina atrai milhares de foliões

Fonte: Portal Terra

Multidão nas ruas da cidade histórica de Diamantina em Minas Gerais Foto: Renato-Cobucci/Hoje em Dia/Futura PressO Carnaval no Brasil não está só restrito aos grandes centros, como Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. A cerca de 700 km do Rio, a maior festa popular do País toma conta das cidades históricas de Minas Gerais.

Com mais de 200 anos, Diamantina tem uma dos maiores carnavais da região e recebe por ano 25 mil pessoas - 80% jovens de 18 a 25 anos -, que se somam aos 47 mil habitantes locais.

Em meio ao casario secular em estilo barroco do século 18 tombado pelo patrimônio cultural da humanidade, os foliões sobem e descem ladeiras ao som de marchinhas, samba, MPB e funk, pelas mesmas ruelas estreitas em que o presidente Juscelino Kubitscheck e a escrava Chica da Silva caminharam.

Com a adesão de Diamantina ao Carnaval das cidades históricas de Minas Gerais, a prefeitura organizou os horários das saídas dos blocos e montou palcos com diferentes estilos musicais, todos com músicos da terra, segundo afirma Márcia Betânia Oliveira Horta, secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina.

"Considero os blocos ilhas de tradição, que a cada ano se renovam compondo marchinhas que fazem sátiras do cotidiano. E o melhor de tudo isso é que 100% dos artistas são locais", disse Márcia.

Muitos foliões preferem fazer seu próprio Carnaval utilizando potentes equipamentos de som, seja em frente às repúblicas ou casas alugadas, ou fixados nos automóveis. Qualquer uma das estratégias é eficaz para atrair centenas de foliões. É só o carro parar no meio da rua que logo a festa está formada.

Quem não gosta muito desse novo jeito de brincar Carnaval são os mais antigos. Com dezenas de Carnavais na cidade, Marieta Motta Moura mantém com dois irmãos uma casa no coração do centro histórico.

"Nós tínhamos escolas, fazíamos fantasias, música, tudo. Hoje em dia esses carros de som tomaram conta", afirmou Marieta. "Mesmo assim a gente vem para cá porque os filhos gostam e é uma oportunidade de reencontrar os amigos."

Para renovar as energias, o programa preferido dos foliões durante o dia é tomar banho de cachoeira. A mais procurada é a dos Cristais, na localidade de Biribiri, vila de uma antiga fábrica têxtil a 15 km do centro da cidade e que faz parte do Parque Estadual do Biribiri.

Um dos shows mais esperados pelo público ocorre no sábado de Carnaval, quando a banda Bat-Caverna invade o palco principal. Do alto, o homem morcego "voa" aterrissando no palco.

Além de Diamantina, o Carnaval também atrai turistas a Mariana, Ouro Preto, Tiradentes e São João Del-Rei. Todas as cidades tiveram os belos centros construídos a partir da exploração do ouro e do diamante.

3 comentários:

  1. Carnaval em Diamantina onde??Funk, rap ou música eletrônica que eu saiba não fazem parte do "carnaval".Infelizmente o que vimos no carnaval foi deplorável. Eu que sempre fiz inúmeros elogios ao carnaval, tenho que me render como disse outra nativa " ao que o carnaval trouxe de pior"! Sujeira, destruição do patrimônio público, insegurança em nossas próprias casas, além de fedor de urina na cidade toda. Seleto grupo que parabenizo aqui que mantem viva a chama do carnaval tocando marchinhas, fantasiados com familia reunida!!Será que temos que reavaliar o carnaval aqui em Diamantina? Até que ponto a economia da cidade ganha com isso??

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor,
    Concordo plenamente. Veja o link:

    http://passadicovirtual.blogspot.com/2010/02/cidades-turisticas-aumentam-seguranca.html

    Ficam as perguntas: Que carnaval o diamantinense quer? Qual o futuro do carnaval de Diamantina? Qual a lógica que está por trás dessa festa? A quem interessa esse modelo de festa momesca? Qual o saldo que fica ao final da festa?

    Enfim, a cidade precisa refletir e debater esse assunto.

    ResponderExcluir
  3. Pois é meu caro Fernando...fico imaginando quantas ocorrências e quantos chamados a policia recebeu.. E as casas "sublocadas" isso não é proibido???

    ResponderExcluir