terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Projeto Transver na programação da II Mostra pelos Vales

Convite Casa da Chica 2014

O Projeto TRANSVER nasceu de uma parceria do Instituto Biotrópicos com a UFVJM e a Sociedade Protetora da Infância de Diamantina. Nos últimos meses, o TRANSVER ofertou oficinas de vídeo para jovens assistidos pela VEM (Vila Educacional de Meninas) e AJIR (Amparo a Juventude para Inserção Rápida). Nas oficinas, os jovens aprenderam a manusear equipamentos digitais de registro audiovisual, formularam o entendimento do processo de realização de um filme, e, sempre tendo como referência temática as questões locais, construíram e realizaram roteiros.

O TRANSVER parte da premissa de que o audiovisual desperta reflexões coletivas sobre assuntos de relevância artística ou social e que o próprio exercício de pensar sobre um tema e a sua abordagem, assim como sobre o planejamento da produção, já oferecem possibilidades de aprendizagem.

Prestes a completar seu primeiro ano, o TRANSVER  tem em seu acervo um vídeo com a história da VEM e outro sobre a AJIR, nos quais são os próprios jovens assistidos os protagonistas, diretores, operadores e editores. O acervo conta também com um grande número de belas fotografias que mostram “por trás das câmeras” o caminhar de todo o processo.

Nesta 2ª edição da Mostra pelos Vales, o TRANSVER irá expor sua história em fotos e vídeos.

Equipe:

Maíra Figueiredo Goulart  (Coordenadora)

Tatiana Teles

Michel Becheleni

Ariana Amorim

Marco Túlio Becheleni

Apoio financeiro:

PROCARTE - PROEXC/UFVJM

Um comentário:

  1. Formidável! Estão de parabéns todos que participaram do projeto, principalmente (perdoem-me a corujice...) minha filha, Tatiana, que trabalhou durante todo o ano lá na VEM e fez o vídeo.
    Maria Luiza Silveira Teles
    mluizateles@gmail.com,.

    ResponderExcluir