sábado, 28 de maio de 2011

Cenas do cotidiano diamantinense gravadas pelo celular

Muitos não se lembram, mas antes do Carnaval, os canteiros  da Praça do Mercado Velho, uma das mais importante construções e  atração turísitca da cidade, estava  cheio de flores e cores. Os foliões, que tantas riqueza trazem para alguns, pisoteraram e acabaram coma beleza do lugar. Já se passaram três meses e nada foi refeito.

Esse é o retrato atual de Diamantina. Descaso e  abandono com espaços públicos de lazer e convívio.

Praça do Mercado Velho de Diamantina em 27/05/2011

Fica a pergunta: será que não sobrou nenhum dinheiro arrecadado no Carnaval para cuidar desse espaço público tão importante para o cidadão diamantinense?

27052011327

 

27052011328

6 comentários:

  1. Caro Fernando. É a prova que a cidade existe não para seus cidadãos, mas para os turistas, dispostos sempre a exercer um turismo predatório e descontrolado. Essa prefeitura incompetente só realiza planejamentos quando sabe que pode tirar proveito financeiro da cultura e da história da cidade. E pode esperar: eles só arrumarão novamente os jardins quando outro evento estiver na agenda; que traga muitos turistas dispostos a destruir tudo!
    Jair.

    ResponderExcluir
  2. E ainda podemos correr o risco desses bancos serem consertados só no próximo carnaval. Isso dará realmente a entender que Diamantina é mesmo uma cidade de todos para todos: para todos os turistas, para todos os foliõs, para todos os forasteiros, menos para quem habita essa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Em Curvelo, iclusive na festa de São Geraldo, que recebe gente de todos os lados, os jardins são cercados por tela impedindo que sejam pisoteados e destruídos. E olha que os jardins de lá são grandes e o da praça do mercado só um canteirinho. Isto é incompetência do prefeito e de seus assessores despreparados, que só pensam nos aumentos de seus salários e não se importam com a qualidade de vida dos cidadãos diamantinenses. Não existe praça e espaço de lazer em diamantina.

    ResponderExcluir
  4. Alguém mais informado que o Quincas poderia me dizer onde foram parar os bancos da praça pública ao lado externo do Pao de Santo Antonio? A Prefeitura havia colocado vários, agora todos foram retirados e a população precisa saber para onde foram?
    Aliás, penso que esse blog poderia colocar imagens da periferia de Diamantina e não ficar limitado a publicar somente coisas do Centro Histórico de Diamantina. O que acha Sr. Fernando? Afinal quem se dispoe a colocar um blog de interesse publico no ar deve ouvir as sugestões e críticas. Mesmo sendo seu, seu blog trata daquilo que é público... vamos dar uma voltinha pelo Rio Grande, Palha, Cazuza, Vila Operária e porque não: Senador Mourao, Planalto de Minas, Desen Otonni, Curralinho, Inhaí, Mendanha, Sopa, São Joao da Chapada, Guinda... comunidades como Covão, Quarteis, Baixadão, Macacos.... E tem mais aqui pertinho, no Campus JK da UFVJM, dois abrigos para servirem de ponto de onibus estao sendo construidos e o valor da obra, na placa lá afixada mostra que o projeto do governo federal está gastando mais de 100 mil reais! Dois pontos de onibus feitos de tijolos e pedaços de pedra mineira custarem a bagatela de 100.000,00 Isso é que é obra cara nao acha? Vale a pena conferir tb. Pelo que sabemos para esse tipo de obras, é necessário uma licitação, será que nenhuma empresa faria por menos? Pelo que vemos nem a cidade, nem a UFVJM estão sendo bem administradas

    ResponderExcluir
  5. Pelo que eu conheço da política da cidade, acredito que só vão arrumar a praça do mecado de novo quando se aproximar uma eleição.

    ResponderExcluir
  6. Reafirmo novamente que o Passadiço Virtual é um espaço público e está aberto a qualquer cidadão que queira se manifestar, inclusive enviando textos, fotos e opiniões que favoreçam de forma crítica e respeitosa o bem comum. Infelizmente, por se tratar de um blog que não tem nenhum caráter profissional ou comercial, não tenho disponibilidade para ampliar a sua atuação nas diferentes regiões da cidade. Conto, sim, com a colaboração espontânea de amigos virtuais atentos e disposto a contribuir com esse espaço de discussão. Mesmo com essa dificuldade, vale lembrar que já disponibilizamos aqui manifestações da comunidade do Curralinho, Cuiabá, Guinda, Senador Modestino e outras.
    Desde já, agradeço as sugestões e futuras colaborações para o blog. Inté+

    ResponderExcluir