quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Informativo Gruta do Salitre

clip_image002A partir do próximo sábado (27/09/2014), o Instituto Biotrópicos oferecerá um novo produto turístico para Diamantina. Os turistas contarão com o conforto de serem apanhados em seu local de hospedagem em veículo adequado para conhecerem o atrativo natural Gruta do Salitre. Os visitantes desfrutarão de uma visita que concilia lazer e conhecimento conduzido por profissionais especializados. Importante: o serviço será prestado em qualquer dia da semana mediante adesão mínima de 10 pessoas, reunidas de forma avulsa ou grupos fechados.

As reservas devem ser feitas antecipadamente nos contatos informados acima.

Investimento: R$ 40,00 (quarenta reais) por pessoa.

Manhã: saída às 9:30 e retorno às 12:00 (Encontro na recepção 30 minutos antes da saída).

Tarde: saída às 15:00 e retorno às 17:30 (Encontro na recepção 30 minutos antes da saída).

A visita monitorada garante segurança, melhor aproveitamento do passeio e contribui localmente para o sucesso do projeto socioambiental cuja gestão participativa com a Comunidade de Curralinho, alia desenvolvimento responsável do turismo e a conservação da natureza.

Outros formatos de visita à gruta também podem ocorrer em qualquer dia da semana desde que agendadas (inclusive aos sábados e domingos) e realizadas com o acompanhamento dos gestores, monitores ou guias credenciados.

- Consulte opções de custos de acordo com o formato da visita -

Sobre os condutores:

Alexsander A. Azevedo (Alex): Biólogo, Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Co-fundador do Instituto Biotrópicos e gestor de projetos socioambientais e de pesquisa e extensão, voltados para o conhecimento da biodiversidade, educação ambiental, divulgação da ciência e unidades de conservação. Há mais de 10 anos atua na Serra do Espinhaço. Coordenou o processo de implantação do Mosaico de Áreas Protegidas do Espinhaço (2008-2010), sendo seu atual Secretário Executivo. Há 3 anos dirige o uso público na Gruta do Salitre, cujo modelo de gestão concilia conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico. Natural de BH, mas nascido para Diamantina, há seis anos reside nesta com esposa e dois filhos pequenos.

Viviane Cristina de Paula (Vivi): turismóloga diamantinense, vem se especializando em meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade. Possui experiência em educação ambiental e condução de público diverso em áreas naturais, atuando por 3 anos no Instituto Estadual de Florestas como monitora ambiental do Parque Estadual do Biribiri (Diamantina-MG). Há um ano integrou a equipe do Instituto Biotrópicos onde participa do processo de estruturação da gestão do uso público da gruta do Salitre e da implementação do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Diamantina.

Sobre o Instituto Biotrópicos - ONG de caráter científico e socioambiental fundada em 2003 com a missão de desenvolver modelos inovadores em sustentabilidade, integrando a conservação da biodiversidade, o uso adequado dos recursos naturais e o desenvolvimento humano, com base em ciência, negócios sustentáveis e educação. Atua principalmente na execução de projetos de pesquisa sobre fauna e flora, na realização de atividades de extensão que aliam divulgação da ciência e educação ambiental, e ações socioambientais. Integra diversos conselhos consultivos de Unidades de Conservação de Minas Gerais, sendo responsável pela secretaria executiva do Mosaico de Áreas Protegidas do Espinhaço, subsidiando a condução de diretrizes de políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário