quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Voz de Diamantina: Medalha JK, momento de civismo, reflexão e saudosismo

Capa (14)

Instituída por lei há quase 20 anos e, à semelhança de sua irmã primogênita criada para preservar e reverenciar a memória de um mineiro que morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792 numa tentativa colonialista de sufocar os ideais libertários de uma Minas desde sempre altiva e insurreta, a Medalha JK é dessas cerimônias que têm o poder de suscitar aos que nela são agraciados, dela participam ou simplesmente assistem ao seu desenrolar elevados sentimentos de civismo num país em que os princípios éticos se esboroam gradual, progressivamente e, tudo indica, em caráter irrevogável.

Desde a meticulosa montagem das grandes estruturas que acolherão as autoridades maiores do estado e seus ilustres convidados, os agraciados com a Grande Medalha, a Medalha de Honra e os familiares por eles escolhidos para acompanhá-los, as áreas demarcadas para a banda de música, para os pelotões de cadetes em seus uniformes de gala, o imenso painel destacando a figura do personagem que inspirou a solenidade, as muitas bandeiras de Minas desfraldadas nas janelas, sacadas e locais proeminentes da Praça JK - todo aquele cuidadoso aparato festivo-marcial demonstra a seriedade, o capricho e o firme propósito com que o Palácio da Liberdade tem mantido viva na cidade, no estado, no país e no mundo a memória de um ex-presidente que impôs a um Brasil rural e provinciano plena rota de desenvolvimento e o transformou em nação conhecida, admirada e respeitada em todos os confins do planeta.

Morto em agosto de 1976, Juscelino nunca esteve tão vivo. Caçado e perseguido pelo golpe militar de 1964, Juscelino nunca foi tão admirado e cultuado. Impedido de concorrer à reeleição em 1965, Juscelino nunca foi tão ansiado e reconhecido como o melhor, mais maduro e arrojado presidente que o país lamentavelmente não pôde voltar a ter.

Início do editorial da Voz de Diamantina - Edição 684, de 20 de setembro de 2014

Assinatura da Voz de Diamantina

Um presente que todo mundo gosta de ganhar

Por apenas R$ 180,00 você recebe 52 exemplares semanalmente durante um ano

Quincas: (38) 3531-3129 e 8824-3584 - vozdediamantina@gmail.com

Aline: (38) 8811-5707 /// Wandeil: (38) 8803-8957

*A partir da tarde das sextas-feiras, o jornal Voz de Diamantina pode ser adquirido nos seguintes locais: Banca de Geraldinho, Canastra Diamantina e Livraria Espaço B

Um comentário:

  1. ODEIO A MEDALHA JK EM DIAMANTINA!!!
    SE VC TABÉM ODEIA COMPARTILHE, QUEM SABE ALGUM POLÍTICO VÊ E TOMA A INICIATIVA DE ACABAR COM ESSE ESTORVO.
    Mais uma vez a "Medalha JK" vem nos aporrinhar. Tal evento prejudica o trabalhador Diamantinense do Centro que fica impedido de chegar ao local de trabalho sem passar por alguns constrangimentos, prejudica o cidadão que não pode circular sem passar inúmeros constrangimentos, prejudica o comerciante que não pode abrir as portas e para quem, já que os clientes não podem lá chegar, prejudica as pessoas com mobilidade de locomoção que precisam chegar ao Centro o que já é difícil, mas, com esse evento onde passar? onde estacionar?
    Talvez algum DR responda, não é problema meu. Ponto facultativo, talvez, nem sei se será, mas, resolve o problema de quem?
    Sendo JK o "homenageado" deve estar se remoendo no caixão, pois, o povo Diamantinense teve qual benefício? Tê disse: "Faça no aeroporto, lá fica, lá sai"; Muito Bem, trazem "rios de dinheiro" para Diamantina, nas poucas horas ou minutos que aqui ficam: consomem o quê? investem o quê? Evento exclusivo e excludente: exclusivo para uma minoria e excludente de uma maioria de Diamantinenses que nem a esmola de poder assitir tal evento, não recebem. Não que eu queira, mas, nem o resto. Até a segurança é privada, como num ambiente aberto e "público" a segurança privada manda mais que a PM, pois é o que parece. Tal segurança privada nos inibe de ir e vir. Nos causando constragimentos, já tive que apresentar meu crachá para poder passar para ir trabalhar. E ninguém faz nada. Caramba, faça o evento no Aeroporto, faça no "estádio de futebol", no Domingo, a meia noite, mas, não prejudique mais o Cidadão Diamantinense.
    MEDALHA JK TE ODEIO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS

    ResponderExcluir