segunda-feira, 11 de maio de 2015

Ensaio de fotógrafo do Hoje em Dia revela as belezas de Diamantina

Fonte: Hoje en Dia (clique aqui)

Diamantina é reduto de moradores desconfiados – como bons mineiros – mas acolhedores e sempre festeiros. Fundada em 1713, sob a guarda da Serra do Espinhaço, a cidade ainda mostra beleza com suas ruelas de pedras, por onde passaram personagens históricos afamados em todo país.

A fama do arraial começou com a descoberta das pedras preciosas, e seguiu com a escrava Chica da Silva, que teve vida de rainha ao se casar com um português. Depois, continuou com o filho mais ilustre, o ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976).

Com a exploração do ouro e do diamante, atraiu aventureiros em busca de riqueza. A singularidade da cidade também é mostrada pela forte presença das tradições religiosas, pelos cenários naturais ainda preservados e por edificações com inspiração na arquitetura barroca.

image

Histórias

O caminho que leva à casa da ex-escrava Chica da Silva nos faz pensar o quanto a personalidade foi importante na trajetória das mulheres negras no Brasil. Afinal, para viver o amor com o português João Fernandes foi preciso enfrentar toda a sociedade burguesa da época.

Parece que o impossível tem tradição para se fazer valer em Diamantina. Em 1902, nascia na pequena cidade, Juscelino. Anos depois, aquele menino de interior ganhou a Presidência da República. O homem que, com seu olhar futurista, vendia a máxima de que faria o Brasil avançar “50 anos em apenas 5 anos”. Será que realmente conseguiu?

Diamantina assistiu a tudo isso, mas de longe. Às vezes, se fazendo de cenário para as serenatas do “presidente bossa nova” quando voltava para a terra natal.

Hoje, cada vez mais festeira com o disputado Carnaval e com as vesperatas em praça pública, Diamantina ainda consegue mostrar o lado do sossego e, também, novas cores que são reveladas a cada clique de “estrangeiros” como eu.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário