segunda-feira, 29 de junho de 2015

Conheça os cursos técnicos e superiores para o Câmpus Diamantina apresentados na 2ª Audiência Pública

Fonte: IFNMG (clique aqui)
A comunidade de Diamantina e região conheceu na noite desta sexta-feira (26/06) durante a 2a audiência pública do IFNMG - Câmpus Diamantina os cursos técnicos e superiores que estão previstos para serem ofertados na nova unidade do Instituto. Moradores da cidade e representantes de prefeituras da região, de movimentos sociais e culturais e de instituições diversas participaram do evento e expressaram satisfação e agradecimento com os cursos escolhidos e com a maneira aberta e democrática em que o Câmpus realizou a escolha.
Durante a abertura da solenidade, realizada no Anfiteatro do Câmpus I da UFVJM, o reitor substituto do IFNMG, professor Edmilson Tadeu Cassani parabenizou a equipe do Câmpus e o envolvimento da comunidade e salientou que a reitoria continuará a dar todo apoio às ações e propostas da unidade e está se empenhando ao máximo com os procedimentos legais para o início da construção do câmpus.
Também fizeram parte da mesa de abertura da solenidade o diretor-geral do IFNMG – Câmpus Diamantina, professor Júnio Jáber, a secretária municipal de educação, Márcia Claudino, o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedro Ângelo Almeida Abreu, o superintendente regional de ensino de Diamantina, Leonardo Soares e o prefeito de Itamarandiba e vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE), Erildo Gomes. Todos ressaltaram a importância do Câmpus Diamantina para o desenvolvimento da região.
Cursos escolhidos
Os cursos que deverão ser ofertados pelo Câmpus Diamantina foram escolhidos a partir de visitas técnicas e reuniões setorias realizadas pela equipe do Câmpus e, principalmente, do questionário online que ficou disponível durante cinco meses e recebeu mais de 3 mil participações. Os cursos que irão fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFNMG e o Plano de Desenvolvimento do Câmpus Diamantina 2015-2020 são os técnicos em Informática, Biotecnologia, Meio Ambiente, Artes Dramáticas, Eletromecânica e Edificações. Os cursos superiores são Gastronomia e Arquitetura e Urbanismo. A apresentação dos Planos, dos critérios e dos cursos foi realizada pelo diretor-geral do Câmpus Diamantina, professor Júnio Jáber.
Os cursos estão previstos para serem iniciados entre 2016 e 2018. O curso técnico em Informática já começará a primeira turma em agosto deste ano, e inclusive alguns alunos aprovados no processo seletivo compareceram à audiência pública.
Para escolha dos cursos nesses eixos foram aplicados uma série de critérios como:
1. Colaborar com o fortalecimento/desenvolvimento dos arranjos produtivos sociais, econômicos e culturais, locais e regionais, consolidados ou em vias de consolidação;
2. Preferencialmente não ser um curso que poderia ser ofertado por outras instituições de ensino ou outras modalidades de ensino, como a educação a distância ou Pronatec;
3. Estar de acordo com o perfil e porte do câmpus;
4. Evitar cursos ofertados no município ou regiões circunvizinhas;
5. Cursos alinhados com a parceria estabelecida entre o IFNMG e o ParTec/UFVJM;
6. Evitar cursos ofertados no município por outras instituições de ensino;
7. Cursos alinhados com as reuniões setoriais;
8. Estar entre os cursos mais votados no questionário on-line.

Cursos indicados para serem ofertados presencialmente no Câmpus Diamantina
Cursos Técnicos
Informática
Biotecnologia
Meio Ambiente
Artes Dramáticas
Eletromecânica
Edificações
Eixos Tecnológicos: Informação e Comunicação; Ambiente e Saúde; Produção Cultural e Design; Controle e Processos Industriais e Infraestrutura.
Cursos Superiores
Gastronomia
Arquitetura e Urbanismo
Eixos Tecnológicos: Hospitalidade e Lazer; Ciências Socialmente Aplicáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário