A Imagem Digital na Concepção do Espaço Cênico
Oficina de Iniciação
Discutir e experimentar o uso da imagem digital na concepção do espaço cênico. A partir de reflexões teóricas e de experimentações práticas, pretende-se investigar como a natureza virtual da imagem projetada dialoga com a natureza material da presença física do ator e dos elementos cênicos e como ambas atuam na construção de uma unidade textual imagética produtora de sentido.
Professor
Eduardo Andrade (UFMG) - Mestre em Artes Visuais pela EBA/UFMG e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. É professor efetivo do curso de Graduação em Teatro da UFMG onde desenvolve atividades de docência e pesquisa na área da realização plástica e técnica do espetáculo, coordenando o Laboratório Didático de Cenografia e Iluminação Cênica. Desde que iniciou sua carreira como cenógrafo, já desenvolveu cerca de quarenta trabalhos profissionais nas áreas de teatro, dança, música, TV e cinema, tendo conquistado diversas premiações e coordenado dezenas de montagens no Brasil e no exterior.
Público-alvo: Estudantes de teatro, artes visuais, cinema e público em geral interessado na concepção visual do espetáculo cênico.
Vagas: 20
Período: 23 a 29 de julho
Horário: 15h às 20h
A Criação da Personagem - Método Michael Chekcov: O Trabalho Direto sobre o Corpo e Indireto sobre a Emoção
Oficina de Atualização
Introdução aos principais conceitos da técnica de Michael Checkov na criação de personagens: atmosferas, centro imaginário, arquétipo, corpo imaginário, gesto psicológico. Aplicação do trabalho sobre a linha de ação transversal da análise ativa de Stanislavski: superobjetivo, conflito, objetivo. Desenvolvimento da análise dramatúrgica do ator a partir do corpo. Treinamento do verbal a partir da imaginação e visualização: o trabalho direto sobre o corpo e indireto sobre a emoção. Esta oficina faz parte do projeto transdisciplinar que tem por objetivo realizar uma produção audiovisual durante o Festival.
Professor
Mariano Gracia (Espanha) - Professor de Interpretação na Real Escola Superior de Arte Dramática (RESAD) de Madri. Trabalhou também como professor de direção na mesma escola e no Instituto de Teatro de Astúrias. Doutorando pela Universidade Complutense de Madri. Especialista no Método Michael Chekhov pela Michael Chekhov Association (MICHA); realizou cursos em Madrid, EUA e Itália, com Joanna Merlin, Lenard Petit y David Zinder. Como ator profissional trabalhou em diversas companhias, como no Centro Nacional de Nuevas Tendencias Escénicas e no Centro Dramático Nacional, na Espanha.
Público-alvo: estudantes de teatro e atores
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 20
Período: 21 a 29 de julho
Horário: 14h às 18h - o horário sofrerá alterações no decorrer do festival a fim de adequar-se às demandas de criação e execução conjunta da produção audiovisual. É de fundamental importância que o aluno participante desta oficina não participe de nenhuma outra.
Material do aluno: Roupa e calçado confortáveis; caderno e caneta; figurinos e elementos cênicos para a criação de personagens.
Parceria: Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
Impro: Metodologia Jeith Johnstone
Oficina de Atualização
Improvisação, Transformação, Narrativa e Personagem. Esta oficina trata da interação destes elementos na criação improvisada da ação dramática. Trata-se de uma aproximação prática à Metodologia de Improvisação de Keith Johnstone e de como se pode trabalhar a interação desses elementos, projetando espontaneidade à ação teatral.
Professor
Frank Totino (Canadá): Diretor de Teatro e de Cinema. Trabalha com Keith Johnstone, desde 1976, desenvolvendo metodologias e formatos de espetáculos improvisados. Dirigiu várias produções no Canadá e na Europa e é mundialmente reconhecido como um dos principais divulgadores e continuadores da metodologia de Keith Johnstone de improvisação.
“Como diretor, Frank tem um método de aproximação experimental, e trabalha combinando improvisação a outros métodos mais tradicionais. É uma pessoa com grande capacidade de percepção, conhece muito bem meu trabalho, é inteligente, talentoso em várias áreas e muito experiente. Não hesito em recomendá-lo fortemente como professor.” Keith Johnstone (Autor de Impro: Improvisation for the Theatre (1979, Methuen Publishing, London) e Impro for Storytellers (1998, Faber and Faber Limited, London).
Público-alvo: Improvisadores, atores, bailarinos e estudantes de teatro
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 21 a 29 de julho - os dias 28 e 29 serão dedicados a uma performance realizada pelos alunos e aberta ao público.
Horário: 14h às 19h
Material do aluno:. Roupa confortável, papel e caneta.
Parceria: Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau - FITUB
Nenhum comentário:
Postar um comentário