terça-feira, 29 de junho de 2010

Juscelino Kubitschek, o Médico

Fonte: Gilberto Vasconcelos, Jornal Folha de São Paulo, 07/10/2000

Nós, reles mortais, que não saímos da mediania, dificilmente somos capazes de imaginar que um escritor genial como João Guimarães Rosa tenha sido um excelente médico, formado em 1930 na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte.

A mesma coisa ocorre em relação a um homem público notável como Juscelino Kubitschek, a respeito do qual somos levados a supor que tivesse sido presidente da República por faltar-lhe vocação para outra coisa. Ledo engano.

Não é assim que a banda toca, conforme mostrou o pesquisador e também médico Fernando Araújo, trazendo-nos preciosas informações acerca de Jotaká, órfão de pai aos 3 anos, filho de professora primária, estudante pobre, frequentando seminário eclesiástico em Diamantina, sem a menor vocação para ser padre; depois, telegrafista em Belo Horizonte, trabalhando à noite para poder estudar de dia na faculdade de medicina, em 1922.

Juscelino Kubitschek foi o primeiro e único médico a ser eleito presidente do Brasil. Ei-lo rememorando a época de estudante pobre e aplicado de medicina: "Nada na vida me custou tanto esforço como cursar a faculdade de medicina e formar-me. Pertenci à estirpe dos estudantes sem mesada, dos que, durante o curso, trabalham por necessidade".

Teve notas excelentes, foi aluno exemplar e, detalhe importante, ficou inteiramente alheio à política estudantil de sua época. Não queria ser senão médico. A política nunca lhe passou pela cabeça.

Formou-se em 1927, na mesma turma de Pedro Nava, o qual se revelaria um dos grandes escritores memorialistas da literatura brasileira. Aliás, a Faculdade de Medicina de Belo Horizonte é um celeiro de personalidades notáveis, a exemplo do dermatologista Oswaldo Costa, do parasitologista Hamílcar Martins, do historiador da medicina brasileira Pedro Sales, do psicanalista Hélio Pellegrino e do antropólogo Darcy Ribeiro, que não chegou a se formar, mas por lá estudou uns tempos.

Percebe-se, nos dias de hoje, um saudável surto memorialístico na intelectualidade mineira, empenhada em recuperar vultos e períodos da história de Minas. Sem esquecer a advertência do grande historiador Michelet: na verdadeira história não existe nostalgia.

O médico e historiador João Amílcar Salgado, o Michel Foucault da memória médica mineira, professor de clínica médica, informou-me que nem a fofoca alardeada pela UDN conseguiu ofuscar a fama de bom médico que teve Juscelino, o qual recebeu o justo epíteto de "o bisturi de ouro da Força Pública mineira" quando prestou serviços em Passa Quatro, sul de Minas, durante a Revolução Constitucionalista de 32, época em que conheceu o delegado Benedito Valadares, que o nomeou, em 1940, prefeito de Belo Horizonte.

Cirurgião talentoso, estudou cirurgia e urologia em Paris, em 1930, morando no Hôtel de la Paix, boulevard Raspail. Em Belo Horizonte, foi assistente da Casa da Misericórdia, onde fazia cirurgia em pessoas pobres.

Mesmo depois de nomeado prefeito de Belo Horizonte, Juscelino operava todas as manhãs no Hospital Militar, o que revela sua dedicação à medicina, como se pode constatar pela sua biblioteca particular forrada de livros médicos especializados.

Junto com o doutor Júlio Soares, que seria seu cunhado, montou consultório no edifício Parc Royal, rua Bahia, que foi a maior clínica particular de Belo Horizonte. Sua última cirurgia feita por Juscelino sucedeu em 1944. Apendicite aguda.

Segundo o estudo acurado de Fernando Araújo, que passou cinco anos escarafunchando os documentos e colhendo depoimentos, o presidente que mais cuidou da saúde pública foi Juscelino Kubitschek (1956-60), o qual conseguiu erradicar moléstias como a malária, a febre amarela e a tuberculose, doenças terríveis que estão de volta atualmente com a medievalização tucana do país.

Clique aqui para achar o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário