segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Participe do III Picnic Ecológico

image

A idéia do picnic ecológico é associar um esforço de educação ambiental a um evento de lazer, confraternização e integração entre os participantes. O objetivo principal é sensibilizar a comunidade sobre o lixo lançado pela população nos espaços públicos. A limpeza dos locais na verdade é um subproduto do objetivo principal, a educação ambiental. Muito pouco adiantaria a limpeza simplesmente sem o trabalho de conscientização, pois sem este último, bastam poucos dias para que uma área limpa volte ao seu estado inicial. Não se pretende que este projeto seja um mutirão pontual, mas de uma ação contínua, com agenda definida e com ampla divulgação, pois somente a regularidade das ações pode garantir a efetividade de qualquer programa de educação ambiental. Ainda, estas ações contribuirão para tornar Diamantina ainda mais atrativa ao turismo.

image

Em 05/06/2011 ocorreu o primeiro picnic ecológico do programa, com participação de quase 50 voluntários, no Morro do Cruzeiro (vide registro fotográfico em anexo). Para dar continuidade ao programa no 2º semestre de 2011, faz-se necessário o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura Municipal de Diamantina, através da SEMA - Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, e a UFVJM, através de sua Assessoria de Meio Ambiente.

image


Ações previstas para o 2º semestre de 2011
O programa terá início com ações de pequena escala espacialmente concentradas, para se aumentar a probabilidade de sucesso. Uma vez consolidado o programa em 2011, o mesmo deverá ser ampliado em 2012.

Foram selecionados 4 locais estratégicos para realização de picnics entre Agosto e Novembro de 2011, conforme cronograma abaixo. Também foram relacionados 4 grupos de voluntários para início dos trabalhos. Cada grupo terá um coodenador, que se incubirá de manter a motivação da equipe, promoção dos eventos, negociação dos recursos necessários e elaboração de relatórios de acompanhamento.

Estes grupos terão apoio logístico da SEMA e da UFVJM. Faz-se necessário apoio de pelo menos um ônibus para transporte dos voluntários, uma cominhonete para transporte de ferramentas e do lixo, segurança para voluntários (DER/Guarda Municipal), lanche e ferramentas

No próximo  domingo,  dia 18 setembro, ocorrerá o terceiro Picnic Ecológico. O cidadão interessado em participar deve confirmar a sua inscrição  até quarta-feira ,  14/09/2001, pelo  email: grupovida.suicidios@ufvjm.edu.br.

Um comentário:

  1. O Poder Público nãó cumpre sua função básica para a qual cobra taxa, que é a limpeza pública, e agora quer passar para o povo esta tarefa!

    ResponderExcluir