quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Estrada Real: imagem e poesia

Fonte: Árvore de Comunicação (clique aqui)

As belezas da Estrada Real, o maior roteiro turístico do país, ganharam ainda mais vida sob o olhar de fotógrafos, videomakers e poetas. Profissionais e amadores participaram do projeto Estrada Real – Imagens e Poesia, uma realização do Instituto Estrada Real e do Serviço Social da Indústria (SESI), com patrocínio da Souza Cruz, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

De 26 de janeiro a 3 de fevereiro, no Espaço Dom João Resende Costa – Santuário Nossa Senhora da Piedade, a população de Caeté e visitantes terão a oportunidade de conferir a exposição com os trabalhos finalistas e os vencedores. São 24 fotos, oito poesias escritas, uma poesia sonora e quatro vídeos que apresentam paisagens, momentos e sensações vividas por quem mora ou passa por uma das 199 cidades da Estrada Real. A exposição fica aberta diariamente, de 8h às 18h, com entrada gratuita.

A abertura da exposição na Serra da Piedade será dia 25 de janeiro, sexta-feira, às 15h, com a presença de autoridades e artistas.

De acordo com a Gerente do Instituto Estrada Real, Karla Bittar Silveira, a ideia do projeto e da exposição é mais um estímulo para que todos os cidadãos, sejam moradores ou turistas, tenham um olhar diferenciado sobre o destino turístico. “Queremos que cada um perceba e demonstre o que a Estrada Real significa para si mesmo. Além disso, é a oportunidade de premiar talentos que apreciam e divulgam nossas belezas por meio da arte”, afirma. A montagem da exposição é assinada pelo produtor executivo do projeto Fernando Libânio e irá representar, por meio de grandes painéis modulares, os quatro caminhos que formam a Estrada Real: Caminho Novo, Caminho Velho, Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu.

O projeto “Estrada Real – Imagens e Poesia” foi realizado entre os meses de setembro e outubro de 2012, por meio da internet, e recebeu mais de 2,5 mil inscrições de fotos, vídeos e poesias. Os trabalhos finalistas farão parte de um livro especial, que será distribuído para bibliotecas públicas e centros culturais dos municípios que fazem parte da Estrada Real.

Na votação técnica, os vencedores foram Lucas Braga Fonseca (categoria fotografia), Samuel Barbosa dos Reis (categoria vídeo) e Daisy Aguinaga (categoria poesia). Cada um ganhou um computador IMAC, da Apple. Já na votação do público, feita por meio do site do projeto, os vencedores foram Henrique Caetano Fonseca (categoria fotografia), Guilherme Augusto Dutra Gonçalves (categoria vídeo) e Daniel Perico Graciano (categoria poesia), cada um recebeu um IPAD como prêmio.
SERVIÇO
Exposição “Estrada Real – Imagem e Poesia”
Fotos, vídeos e poesias que retratam o cotidiano e as belezas de um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil, resultado do projeto realizado em 2012. A exposição passará por seis cidades até o mês de maio.

Caeté
26/01 a 03/02 – (Sábado a Domingo)
Horário: 08 às 18h
Local: Espaço Dom João Resende Costa – Santuário Nossa Senhora da Piedade – Caeté – MG (Alto da Serra da Piedade, s/nº – Caeté/MG -CEP: 34800-000 – Caixa Postal nº 60)

Catas Altas
08/02 a 17/02 (Sexta a Domingo)
Horário: 08h às 17h
Local: Hall de entrada do Museu Santuário do Caraça, Catas Altas, MG

Diamantina
22/02 a 03/03 (Sexta a Domingo)
Horário: 08 às 18h
Local: Cine Teatro Santa Izabel –Diamantina- MG (Praça Dom Joaquim, 166 – Centro – CEP 39100-000)

Tiradentes
06/03 a 17/03
Horário: 09 às 18h (Domingo a Quarta) e 09 às 22h (Quinta a Sábado)
Local: Centro Cultural Yves Alves – Tiradentes MG (Rua Direita, 168 – Centro – Tiradentes – MG – CEP 36325-000

Ouro Preto
22/03 a 21/04 (Sexta a Domingo)
Horário: 09 às 19h
Local: Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG -Ouro Preto MG (Praça Tiradentes, n° 4 – CEP 34500-000)

Belo Horizonte
25/04 a 05/05
Horário: 09 às 18h (Terça a Domingo)
Local: Galeria de Arte SESIMINAS -Belo Horizonte MG (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia Belo Horizonte – MG, 30140-040)

Nenhum comentário:

Postar um comentário