O Guia ilustrado do Arboreto do Cerrado da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração/CBMM, escrito pelo professor da UFMG João Renato Stehmann, foi selecionado para a 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. O evento será realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, de 14 a 30 de junho
O livro apresenta descrições e ilustrações de espécies presentes no acervo do Arboreto da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), localizado em Araxá, Minas Gerais. Ali encontram-se numerosas espécies típicas do Cerrado, muitas delas já escassas na região.
No total, foram selecionadas 108 espécies oriundas de diferentes regiões do Triângulo Mineiro. A maioria das espécies é característica do Cerrado, mas várias não são de ocorrência exclusiva e podem também ser encontradas em outras formações, especialmente na Mata Atlântica.
Coordenador do Programa de Pós-graduaçao em Biologia Vegetal na UFMG, o professor João Renato tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos. Atua principalmente nos seguintes temas: taxonomia de angiospermas, sistemática em solanaceae e estudos florísticos. É curador da coleção de Dicotiledôneas e do banco de dados do herbário BHCB, integra o comitê gestor do INCT Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil e atua na coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário