Fonte: Prefeitura de Diamantina
A Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas tradições religiosa, folclórica, cultural e artística de Diamantina e irá acontecer no período de 14 a 23 de maio, 50 dias após a Páscoa, com celebrações na Capela Imperial Nossa Senhora do Amparo, centro da cidade. A Prefeitura Municipal de Diamantina cedeu a Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz para abrilhantar as festividades.
Programação:
Dia 14 de maio.
6h30 - Alvorada Festiva e Missa, logo após distribuição do Tradicional Bolo de Arroz.
De 15 a 20 de maio.
19h - Missa e Novena na Capela Imperial de Nossa Senhora do Amparo.
Dia 21 de maio.
18h30: Procissão dos Milagres - Devotos levam donativos que prometeram ao Divino pela cura de alguma enfermidade. São dádivas em cera (pernas, braços, mãos, cabeças, etc) depositadas na Capela do Amparo e que depois são fundidas e transformadas em velas de cera. O trajeto da procissão é da Catedral à Igreja do Amparo.
Dia 22 de maio.
18h30: Missa, Novena e Levantamento do mastro - Procissão de fiéis com a Bandeira até a Praça do Mercado Velho, seguida de banda de música, fogos e grupos folclóricos. Sob o espocar de grandioso espetáculo pirotécnico, o mastro é erguido em honra ao Divino Espírito Santo.
Dia 23 de maio, domingo.
10 horas: Império - O Cortejo Imperial saindo do Centro de Educação Integrada, centro, percorre as ruas de Diamantina em direção à Capela do Amparo para a missa festiva. À frente vem o Imperador e sua esposa empunhando a Bandeira do Divino, seguindo-se toda a parte religiosa e folclórica do cortejo, culminando com a Imperatriz, ricamente vestida e acompanhada da corte imperial - príncipes, damas de honra e caudatário, numa volta ao passado do Brasil colonial, época de luxo e riqueza. Durante todo o percurso do Império, a banda de música do 3º BPM/ MG toca a “Folia do Divino”, música originária de Diamantina e que já se tornou o hino oficial da festa. Corneteiros do Colégio Tiradentes, nas sacadas dos casarões, anunciam a passagem da Imperatriz. No cortejo são levadas Medalhas do Divino que, após serem bentas durante a missa, são distribuídas ao povo.
18 horas: Procissão - O andor do Divino sai da Igreja do Amparo. Comparece novamente todo o Império juntamente com os festeiros sorteados para o ano seguinte. Após a procissão faz-se a transmissão da bandeira ao próximo Imperador.
Festa do Divino Espírito Santo 2010 / Imperadores: Flávia Regina Morais e Carlos Roberto Martins Morais.
Clique aqui para ver o vídeo da Festa do Divino 2009 na Rede Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário