O projeto de Extensão Cine Mercúrio retoma as atividades em 2011 com o ciclo Matinê: cinema para as todas as idades, composto de coletâneas de curtas metragens brasileiros e franceses voltados ao público infantil, além de produções nacionais do acervo da Programadora Brasil.
As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecerão no horário das 17 horas, às quartas-feiras, no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG, e aos domingos no Cine Teatro Santa Izabel, com o qual o projeto iniciou uma importante parceria em dezembro de 2010.
O Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual e a formação de público em cinema e acontece graças à parceria entre diferentes setores da UFVJM (Instituto de Humanidades, Diretoria de Relações Internacionais, Centro de Apoio a Idiomas, FCBS, PROEXC), Cinemateca da Embaixada da França, Instituto Casa da Glória da UFMG, Cine Teatro Santa Izabel/SECTUR, IPHAN, Programadora Brasil/Minc e Federação de São Gonçalo do Rio Preto.
Confira o cartaz em anexo!
PROGRAMAÇÃO:
Vida de Menina
(Brasil, 2005; 102 min.) / Direção: Helena Solberg
Sinopse: Ambientado em Diamantina, tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, o filme acompanha três anos (1893-1895) da vida da adolescente Helena, no período em que ela começa a lutar por sua liberdade e integridade.
Domingo, 16/01, às 17h00
Local: Cine Teatro Santa Izabel
Animações para a Primeira Infância
(Brasil, Curtas Infantis 3; 70 min.)
Sinopse: A coletânea apresenta curtas brasileiros feitos pelos melhores animadores autorais do país da última década, incluindo dois ótimos exemplares de animações realizadas com a participação das próprias crianças.
Quarta, 19/01, às 17h00
Local: Instituto Casa da Glória da UFMG
Curtas Infantis
(Brasil, Curtas Infantis 1; 64 min.)
Sinopse: O Programa Curtas Infantis reúne sete animações para a criançada. Feitas em diversas técnicas e condições, formam um interessante panorama da produção brasileira no gênero.
Domingo, 23/01, às 17h00
Local: Cine Teatro Santa Izabel
Ah! Amor...
(França, 2008; 73 min.) / Indicação etária: 14 anos
Integrante da série “Decididamente animados”, da Cinemateca Francesa, reúne curtas metragens de animação com a temática do amor. Alguns dos títulos: A Queda do Anjo (5 min.); Para que Serve o Amor? (3 min); Sinais de Vida (10 min); Uma História Vertebral (9 min).
Quarta, 26/01, às 17h00
Local: Instituto Casa da Glória da UFMG
A Marvada Carne e Almoço Executivo
(Brasil, 1985; 77 min.) / Direção: André Klotzel
(Brasil, 1996; 14 min.) / Direção: Jorge Espírito-Santo e Marina Person
Sinopses: A Marvada Carne. Nhô Quim vive nos cafundós em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para casar e comer a tal carne de boi.
Almoço Executivo. Cinco amigos se encontram para almoçar. Nada poderia ser mais corriqueiro, mas por alguma razão ninguém fica para a sobremesa.
Domingo, 30/01, às 17h00
Local: Cine Teatro Santa Izabel
Não Somos Máquinas
(Coleção Decididamente Animados, França, 2008; 70 min.)
Sinopse: Onze curtas de animação franceses que refletem sobre a tecnologia e o mundo contemporâneo. Alguns dos títulos: Desafio à Morte (3 min.); Sem Nada por Baixo (4 min.); O Processo (8 min.); O Moinho (6 min.).
Quarta, 02/02, às 17h00
Local: Instituto Casa da Glória da UFMG
Boleiros, Era uma Vez o Futebol e Uma História de Futebol
(Brasil, 1998; 97 min.) / Direção: Ugo Giorgetti)
(Brasil, 1999; 21 min.) / Direção: Paulo Machline
Sinopse: Boleiros. Em um bar paulistano, com fotos de jogadores espalhadas pelas paredes, um grupo de homens tem algo em comum: todos são boleiros, profissionais e ex-profissionais do futebol.
Uma história de futebol. A partir das lembranças de Zuza, um companheiro de pelada, o curta conta histórias da infância do rei do futebol Pelé nos campos de terra da cidade de Bauru, no interior de São Paulo.
Domingo, 06/02, às 17h00
Local: Cine Teatro Santa Izabel
Nenhum comentário:
Postar um comentário