sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Gestão da Qualidade: Auditoria Interna na Santa Casa de Caridade de Diamantina

Fonte: Alessandra Fagundes Serrano – Santa Casa de Caridade de Diamantina

clip_image002[4]Nos dias 25 e 27 de Novembro o Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde - IAG, por intermédio da Santa Casa de Caridade de Diamantina promoveu o curso de Auditoria Interna com base no Manual Brasileiro de Acreditação da ONA 2010, ISO 9001:2008 e legislações aplicáveis, para 23 coordenadores de setores.

“É muito interessante este trabalho, pois podemos ter uma visão macro do nosso setor”, afirma José Carlos, técnico de segurança do trabalho.

“Foi de grande crescimento para o setor auditado e contribuiu para o meu setor, porque proporcionou apontamentos que podem ser aprimorados”, explica Paulo Henrique, Enfermeiro RT da Santa Casa.

O curso teve o objetivo de apresentar a estrutura e interpretação dos requisitos do Manual ONA e ISO e a capacitação de auditores internos, com aprimoramento dos aspectos de conduta, senso crítico, critérios de amostragens, abordando todas as fases de um processo de auditoria.

Nos dias 27, 28 e 29 de Novembro, iniciou-se o ciclo de auditorias na Instituição, tendo como auditora líder Luna Cosenza, do IAG, e auditores observadores Alessandra Fagundes, responsável pelo Escritório da Qualidade e mais 02 auditores internos. Os setores auditados neste período foram Centro de Terapia Intensiva, SAME, Hemodiálise e Qualidade. Os demais setores serão auditados em Fevereiro/2014.

“A auditoria faz apontamentos importantes para a melhoria do nosso processo”, pontua Cláudio, auxiliar de arquivo.

“Extremamente importante para pontuar as oportunidades de melhoria, norteando a equipe para a busca da certificação”, aponta Márcia, fisioterapeuta responsável pela qualidade do CTI.

“A auditoria interna é uma contribuição para os apontamentos das conformidades e oportunidades de melhoria, tornando a empresa mais sólida e com processos mais seguros, preservando a melhoria contínua do serviço e o equilíbrio social sistêmico”, relata Valeria Andrade, coordenadora do Serviço de apoio

Iniciativas do tipo são essenciais na busca pela qualidade. As auditorias são realizadas em setores cujo profissional não possui afinidade no processo operacional, contribuindo para a formação da visão sistêmica. Não existe gestão da qualidade sem o envolvimento de todos.

Qualidade é resultado de uma mudança cultural, e não um processo isolado, área ou gestão; onde cada parte questiona continuamente se as atividades realizadas poderiam ser feitas de uma maneira melhor.

“Há dois anos, a equipe multidisciplinar da Hemodiálise, trabalha sob a coordenação do Escritório da Qualidade, no processo de melhoria da qualidade do serviço. Nesta semana tivemos nossa primeira auditoria interna, foi um momento de ansiedade e satisfação, pois entendemos a importância e a necessidade da qualidade nos nossos processos. Como de costume, a equipe da Hemodiálise estava empenhada e unida neste processo, sabemos que ainda há muito que melhorar, mas já estamos no caminho certo!”, explica Larissa Cordeiro, Enfermeira RT da Hemodiálise.

“O processo foi de grande valia para a instituição, no sentido de uma melhor visualização dos processos internos. Ficou bem clara a importância da intersetoriedade” afirma Aline Barcelar, farmacêutica.

A cada etapa deste processo de certificação, é notável o amadurecimento dos colaboradores na busca da qualidade, bem como o entendimento de que quaisquer não conformidades identificadas são recebidas como oportunidades de melhoria operacional e profissional.

É com grande satisfação que agradeço o envolvimento e dedicação de todos os nossos colaboradores.

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