sábado, 28 de dezembro de 2013

Secretaria de Estado de Cultura divulga relação de projetos aprovados no Cena Minas

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Ação Cultural (SAC), divulgou neste sábado (28/12) a relação de projetos aprovados na 6a edição do Programa Cena Minas - Prêmio de Artes Cênicas de Minas Gerais.

Neste ano foram recebidos 198 projetos para análise – sendo 113 de municípios do interior e 85 da capital –, contemplando os três segmentos artísticos previstos no edital: teatro, dança e circo. Desse total, apenas 21 propostas foram consideradas inabilitadas na pré-análise, por motivos de falhas na documentação apresentada, inscrição de mais de um projeto pelo mesmo proponente (neste caso apenas o segundo projeto é inabilitado), dentre outros critérios definidos nas regras de participação. Dos 177 projetos habilitados, foram selecionados 35 do interior e 19 de Belo Horizonte, totalizando 54 beneficiados na 6a edição.

A comissão de análise foi composta por 10 membros, sendo dois representantes da categoria circo, dois representantes da categoria dança, três representantes da categoria teatro, um representante do Instituto Cultural Sérgio Magnani, um da Copasa – que é patrocinadora do prêmio – e um da Secretaria de Estado de Cultura.

As categorias I e III de dança não tiveram inscritos suficientes para compor a demanda oferecida, sendo as premiações dessas categorias remanejadas para as áreas de teatro e circo, como previsto no edital. Foram contemplados dois projetos para cada categoria I e III, da área de teatro e um projeto para categoria III, na área de circo. A escolha se deu por terem sido ás áreas com maior número de projetos inscritos.

A lista com a relação dos projetos inabilitados está disponível no site www.cultura.gov.br desde o dia 18/12/13, conforme previsto no edital.

Sobre o Cena Minas

Criado para incentivar grupos de teatro, dança e circo, o Prêmio Cena Minas tem entre seus principais objetivos estimular a produção; incentivar a pesquisa de linguagens; favorecer a circulação; beneficiar diretamente a população e agentes culturais das diversas regiões do estado, além de contribuir para a formação de público, facilitar o acesso ao conhecimento e a produções de qualidade.

Em 5 edições, contemplou 181 projetos, com investimento de mais de R$ 5,5 milhões. Grande parte dos projetos apresentados tem sua execução preferencialmente realizada pelo interior do estado, com uma média de 116 cidades contempladas, por edição, com ações do prêmio.

O Cena Minas - Prêmio de Artes Cênicas de Minas Gerais é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP), que atua como um dos elos entre a execução das políticas públicas do estado para a cultura, parceiros da iniciativa privada e a sociedade civil. O programa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Sobre a 6 a edição

Em sua 6 a edição, o Cena Minas consolidou a proposta do Governo de Minas na democratização e descentralização das políticas públicas de cultura no estado. Foram contemplados projetos em três categorias: (1) Manutenção de Espaços Cênicos, (2) Circulação de Espetáculos Cênicos e (3) Aquisição de Equipamentos e Materiais, oportunizando ainda mais possibilidades ao fomento do teatro, da dança e do circo em suas diversas expressões artísticas.

Alguns números sobre os projetos inscritos nesta 6ª edição

Área Circo, total de 38 projetos, sendo:

9 inscritos na categoria I (Manutenção de Espaços Cênicos), sendo 2 projetos inabilitados;

15 inscritos na categoria II (Circulação de Espetáculos), sendo 1 projeto inabilitado;

14 inscritos na categoria III (Equipamentos e Materiais), sendo 4 projetos inabilitados;

Área Dança, total de 39 projetos, sendo:

6 inscritos na categoria I (Manutenção de Espaços Cênicos), sendo 3 projetos inabilitados;

28 inscritos na categoria II(Circulação de Espetáculos), sendo 3 projetos inabilitados;

5 inscritos na categoria III (Equipamentos e Materiais), sendo 2 projetos inabilitados;

Área de Teatro, total de 121 projetos, sendo:

28 inscritos na categoria I (Manutenção de Espaços Cênicos), sendo 3 projetos inabilitados;

76 inscritos na categoria II (Circulação de Espetáculos), sendo 2 projetos inabilitados;

17 inscritos na categoria III (Equipamentos e Materiais0, sendo 1 projeto inabilitado;

Em caso de dúvidas, os proponentes poderão entrar em contato através do e-mail cenaminas@cultura.mg.gov.br ou pelos telefones (31) 3915-2660/3915-2673.

Redes Cena Minas:

Facebook - www.facebook.com/CenaMinas

Twitter - @CenaMinas

Instagram - @CenaMinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário