quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Diamantina receberá Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Outras Drogas

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde, com dica do Blog do Banu

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou no sábado, dia 03 de dezembro, a lista dos 20 municípios contemplados com o Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD). No total, o Governo de Minas irá investir R$ 2 milhões para construção das unidades nos municípios de Araguari (Triângulo do Norte), Araxá e Frutal (Triângulo do Sul), Barbacena e São João Del Rei (Centro-Sul), Curvelo, Nova Lima e Sete Lagoas (Centro), Diamantina (Jequitinhonha), Divinópolis e Pará de Minas (Oeste), Itajubá, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Três Corações (Sul), Juiz de Fora (Sudeste), Pedra Azul e Teófilo Otoni (Nordeste) e Unaí (Noroeste).

Para receber o recurso, os municípios terão que assinar um termo de compromisso e a Coordenadoria Estadual de Saúde Mental deverá autorizar a liberação do incentivo financeiro, que será de R$ 100 mil para cada CAPS AD, sendo o recurso repassado em parcela única do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.

Na região nordeste de Minas, o Caps AD de Pedra Azul irá contribuir para que os usuários em vulnerabilidade possam ter um centro de referência capaz de prestar um atendimento de qualidade e preenchendo um vazio assistencial existente na região.

A coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Kátia Figueiredo, ressaltou que a GRS tem trabalhado incansavelmente para fortalecer a atenção à saúde na região. “O fato de termos o município de Pedra Azul entre os 20 municípios contemplados mostra que temos tido êxito no nosso trabalho. Para o ano de 2012, a nossa meta será a de conseguirmos mais um Caps Ad para o município de Itaobim e um Caps i para o município de Almenara, para que a nossa demanda possa ser atendida”, disse.

Já a coordenadora do Caps I do município de Pedra Azul, Lilliam Silveira, explicou que o Caps AD de Pedra Azul irá atender a demanda de 19 municípios da microrregião de Almenara e Pedra Azul. “Na nossa região, encontramos sérias dificuldades a serem superadas para lidar com a problemática de álcool e outras drogas, público este que encontra-se com uma demanda crescente a cada dia. Por isso, acredito que a implantação deste serviço especializado no nosso município tende a favorecer a articulação da rede, permitindo  ações contínuas  intersetorial em benefício ao público atendido”, concluiu.

CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde voltado para a comunidade, preparado para acolher e cuidar de pessoas com problemas mentais graves e seus familiares, estimulando a convivência familiar e social, apoiando e incentivando iniciativas de busca de autonomia através da oferta de atendimento especializado.

No caso do CAPS AD, é destinado a acolher e cuidar de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas. O trabalho busca reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais e culturais, onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário