Fotografia vencedora da votação técnica foi tirada na cidade do Vale do Jequitinhonha: “A Inspiração de Portinari para pipas”, de Lucas Braga Fonseca.
Os moradores e visitantes de Diamantina (MG) poderão conferir a exposição itinerante “Estrada Real – Imagens e Poesia”, que chega à cidade nesta sexta-feira, dia 22. São 24 fotos, oito poesias escritas, uma poesia sonora e quatro vídeos finalistas que ficarão até o dia 3 de março, das 08 às 18h, no Cine Teatro Santa Izabel, Praça Dom Joaquim. A exposição integra o projeto de mesmo nome, que é uma realização do Instituto Estrada Real e do Serviço Social da Indústria (SESI), com patrocínio da Souza Cruz, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A fotografia escolhida pelo júri técnico foi tirada em Diamantina: “A Inspiração de Portinari para pipas”, de Lucas Braga Fonseca. Lucas teve outra foto selecionada como finalista, “A Inspiração De Manet Para as Bolas de Sabão”, que também fará parte de um livro especial, justamente com as outras 23 imagens, que será distribuído para bibliotecas públicas e centros culturais dos municípios que fazem parte da Estrada Real.
Para Lucas Fonseca a Estrada Real oferece muitas riquezas que devem ser vividas. “Minas Gerais é um estado muito rico, tem muita cultura e paisagens de encher os olhos. Tive a oportunidade de conhecer Diamantina em julho de 2012, em uma viagem que fiz pela faculdade. Estou apaixonado pela cidade que acabou me rendendo este prêmio”, afirma o artista visual, que nasceu em Governador Valadares e hoje mora em Belo Horizonte.
Das 24 fotografias escolhidas, Diamantina foi retratada em sete delas. Segundo a gerente do Instituto Estrada Real, Karla Bittar Silveira, as fotos de Diamantina mostram a riqueza cultural e a beleza que a Estrada Real oferece a quem passa por ela. “Foi muito difícil chegar as 24 fotos finalistas. Cada imagem retratou as peculiaridades oferecidas pela Estrada Real, como vocês podem ver nessas fotos de Diamantina”, afirma Silveira.
De acordo com o gerente de Cultura do Sesi, Thiago Maia, o projeto “Estrada Real – Imagens e Poesia” tem como objetivo retratar a maior riqueza da Estrada Real. “Os caminhos da Estrada Real começaram a ser abertos há 300 anos. Eles serviram para escoar tudo o que a Coroa Portuguesa considerava riqueza: os minerais, o ouro, as pedras preciosas. Mas a Coroa não imaginava que ela deixava para trás a maior riqueza da região: as pessoas, seu povo e o que ele faz a partir das heranças que recebeu. Com este projeto quisemos retratar esse talento brasileiro, seja ele em imagens ou em poesia”, complementou Maia.
A “Estrada Real – Imagens e Poesia” já passou pelas cidades de Caeté e Catas Altas. A exposição itinerante seguirá ainda para Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte, até o mês de maio. Outras informações pelo site www.concursoestradareal.com.br
SERVIÇO
Exposição “Estrada Real – Imagens e Poesia”
Diamantina
22/02 a 03/03 (Sexta a Domingo)
Horário: 08 às 18h
Local: Cine Teatro Santa Izabel –Diamantina- MG (Praça Dom Joaquim, 166 – Centro CEP 39100-000)
Programação Completa
Caeté – Realizado
Catas Altas – Realizado
Diamantina
22/02 a 03/03 (Sexta a Domingo)
Horário: 08 às 18h
Local: Cine Teatro Santa Izabel –Diamantina- MG (Praça Dom Joaquim, 166 – Centro CEP 39100-000)
Tiradentes
06/03 a 17/03
Horário: 09 às 18h (Domingo a Quarta) e 09 às 22h (Quinta a Sábado)
Local: Centro Cultural Yves Alves – Tiradentes MG (Rua Direita, 168 – Centro - Tiradentes – MG – CEP 36325-000
Ouro Preto
22/03 a 21/04 (Sexta a Domingo)
Horário: 09 às 19h
Local: Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG -Ouro Preto MG (Praça Tiradentes, n° 4 – CEP 34500-000)
Belo Horizonte
25/04 a 05/05
Horário: 09 às 18h (Terça a Domingo)
Local: Galeria de Arte SESIMINAS -Belo Horizonte MG (Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia Belo Horizonte - MG, 30140-040)
Nenhum comentário:
Postar um comentário