domingo, 6 de abril de 2014

O sorriso do Cerrado

 

Este vídeo foi produzido pela equipe do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, veja os crédito no final desta descrição.

O Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, possui uma área de 2.199 ha, criado pelo Decreto Estadual 45614 de 6 de junho de 2011, atendendo grande reivindicação das comunidades de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras.

Sua criação está baseada numa concepção de proteção da flora, fauna, recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas.

A categoria de Monumento Natural (proteção integral) foi escolhida devido à relevância biológica da região, ao potencial turístico e científico, ao grande acervo histórico e cultural, à fragilidade dos sistemas naturais, à necessidade de assegurar a proteção e à fragilidade dos ambientes ali presentes, como por exemplo, os campos rupestres.

A Várzea do Lajeado e Serra do Raio representam uma área de grande importância paisagística e ambiental para os habitantes da região do Alto Vale do Jequitinhonha. Possui beleza cênica abundante e abriga uma grande diversidade de hábitats e espécies.

O local possui rara beleza, considerado um dos principais atrativos turísticos naturais da região e que vem sendo utilizados de formas inadequadas por moradores mal-intencionados e visitantes, com freqüentes desmatamentos, extração de rochas na serra da Bocaína, loteamentos e ocupações irregulares.

Estes usos associados à criação de gado e queimadas no local nos chamam a atenção para que nesse processo de Criação da tão sonhada Área de Proteção Ambiental: Monumento Natural Várzea do Lajeado e Serra do Raio nós estamos engatinhando e só conseguiremos caminhar se nos unirmos (comunidade, IEF, parceiros, prefeitura) na busca da proteção e equilíbrio ecológico.

Créditos:
Direção fotografia e edição:
Ruda K. Andrade
Trilha sonora:
"Noite", "Cerrado" -- Gustavo Melo
www.myspace.com/gustavomelooficial
"Arrebol" -- compositor Leandro César/Diapasão
"Reflexões noturna", "Lunar" -- comp. Rodrigo Lana/Diapasão
diapasao.tumblr.com
Produção:
Bruno Emiliano
Equipe de apoio
Aristônio Correia, Felipy Cardoso, Geraldo Neves, Marcelo Ribeiro e Vítor Kawakami
Diagramação e montagem do encarte
Bruno Emiliano e Vítor Kawakami
Fotos:
Rudá K. Andrade, Alex Amaral, Edelweiss Barroso,
Vania Rodrigues, Equipe Monumento
Mapa:
Jorge Arndt
Textos:
Introdução - Vítor Kawakami
Características: Cecília Vilhena, Janaína Fragoso, Mariana Gontijo
Informativos: Alex Amaral
Equipe do Monumento Natural:
Aristônio Correia, Alexandre Souza, Felipy Cardoso, Geraldo Neves, Marcelo Ribeiro
Gerente do Monumento Natural:
Alex Amaral Oliveira
Diretor Presidente do Instituto Milho Verde:
Luiz Fernando Ferreira Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário