sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Voz de Diamantina: Diamantina desdenha justos e devidos momnumentos

Capa (11)

Apesar de elevada a Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina não pode gabar-se de erigir e, muito menos, de preservar monumentos. Quem não se lembra do busto de Francisco Sá entronizado em artístico pedestal na Praça do Bonfim? Que é feito dele? Ninguém talvez saiba. Nem o ex-prefeito Gustavo que, pessimamente assessorado pelo Programa Monumenta e pelo Iphan, retirou-o de sua nobre posição, jogou-o, de qualquer maneira, no adro da Cadeia Velha e por lá o deixou jazer como desprezível resto monumental de quem trouxe para Diamantina o ramal da EFCB, para contrariedade do Serro e de outras cidades da região. Mesmo que localizado n’algum monturo, será difícil remontá-lo, pois cada peça de sua excelente cantaria tem lugar certo para se encaixar.

Ao citar essa criminosa dilapidação da memória local, veio-me à lembrança Raymundo Cyrillo. Ele mesmo, que alguns prefeitos, irritados com a lucidez de sua visão, chamavam de desocupado. Pois bem... Ao ler um texto de minha autoria sobre os tempos do tropeiro, cujo final conclamava Diamantina a erguer um monumento a esse intrépido desbravador das Gerais, Raymundo perguntou-me se não seria tão ou mais justo prestar a mesma homenagem ao garimpeiro, protagonista dos 300 anos da história econômica de Diamantina. Respondi-lhe que sim, sem titubear. Que fez então o misto de piloto, fotógrafo e bom diamantinense? Com dois pequenos brilhantes e algumas gramas de ouro ganhas de seus amigos Geraldo Coelho e Zulmiro Ribas, mandou fazer um par de brincos que sorteou rapidamente e, com o resultado, encomendou a Petit Georges um monumento ao garimpeiro. O artista plástico de apelido francês, mas argentino da gema, cuja trajetória pode ser lida em artigo publicado na página 05 desta edição, pôs mãos às obras em sua virtuosa procura de ligar o aleatório ao racional, como ele próprio sintetiza seu trabalho.

Início do editorial da Voz de Diamantina - Edição 678, de 09 de agosto de 2014

Assinatura da Voz de Diamantina

Um presente que todo mundo gosta de ganhar

Por apenas R$ 180,00 você recebe 52 exemplares semanalmente durante um ano

Quincas: (38) 3531-3129 e 8824-3584 - vozdediamantina@gmail.com

Aline: (38) 8811-5707 /// Wandeil: (38) 8803-8957

*A partir da tarde das sextas-feiras, o jornal Voz de Diamantina pode ser adquirido nos seguintes locais: Banca de Geraldinho, Canastra Diamantina e Livraria Espaço B

Nenhum comentário:

Postar um comentário