quarta-feira, 11 de março de 2015

UPA Já!

O MOVIMENTO UPA JÁ nasce com a esperança de que a UPA pré-inaugurada no final do ano de 2012 seja colocada em funcionamento. DIAMANTINA vive uma situação difícil no atendimento de urgência e emergência, temos duas casas de saúde, a Santa Casa de Caridade, onde funciona o P.A Pronto Atendimento Santa Izabel e o Hospital Nossa Senhora da Saúde, onde funciona o Plantão de Ortopedia. As duas casas são muito valiosas e prestam serviços essenciais. Mas os atendimentos de urgência e emergência precisam de mais qualidade, humanização, carinho, respeito ao cidadão, não podemos admitir que pacientes esperem cinco, seis, sete, horas por um atendimento.

A UPA foi pensada para atender a população de Diamantina e região, foi idealizada para interagir com o SAMU e resolver os casos ambulatoriais de urgencia e emergencia, com equipamentos de ponta, capazes de salvas vidas, além é claro, já existe toda uma estrutura, com conforto, onde os pacientes serão acolhidos.

É importante dizer também que a UPA não é uma unidade hospitalar e portanto não vai tirar pacientes dos dois hospitais, pelo contrário, na UPA vai ser feito os primeiros atendimentos, com uma equipe de médicos especialistas funcionando 24 horas.

Sabemos que cabe a Prefeitura de Diamantina, colocar ou não a UPA em funcionamento, sabemos também que a União (governo federal) o Estado (governo de Minas) e o município (prefeitura) terão que entrar com recursos de custeio.

Iniciaremos uma grande campanha em prol da abertura da UPA, buscando sensibilizar os governos nas três esferas, mobilizando a população, o Ministério Público estadual e federal, demais entidades da sociedade civil.

Contamos com todos para que Diamantina e todos os municípios da região do Alto Jequitinhonha, possam juntos fazer sua parte colocando a UPA em funcionamento.

Conheça a página do movimento no Facebook (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário