domingo, 26 de abril de 2015

População cobra abertura da UPA 24 horas de Diamantina

Fonte: Aconteceu no Vale (clique aqui)

Em Diamantina, no Alto Vale do Jequitinhonha, moradores se uniram para cobrar o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A UPA foi pré-inaugurada no final de 2012, mas até hoje está fechada e o prédio está em situação de abandono. Representantes do “Movimento UPA Já” acreditam que a abertura da UPA beneficiará os diamantinenses e moradores de municípios circunvizinhos, que buscam atendimento em hospitais da cidade.

Diamantina conta atualmente com a Santa Casa de Caridade, onde funciona o Pronto Atendimento Santa Izabel, e o Hospital Nossa Senhora da Saúde. Os dois hospitais prestam serviços essenciais, mas a população reclama da demora no atendimento.

“As duas casas são muito valiosas e prestam serviços essenciais, mas os atendimentos de urgência e emergência precisam de mais qualidade, humanização, carinho e respeito ao cidadão. Não podemos admitir que pacientes esperem cinco, seis, sete horas por um atendimento. A UPA foi pensada para atender a população de Diamantina e região. Foi idealizada para interagir com o SAMU e resolver os casos ambulatoriais de urgência e emergência, com equipamentos de ponta, capazes de salvar vidas, além é claro, já existe toda uma estrutura, com conforto, onde os pacientes serão acolhidos.”, diz Ronaldo Lopes Guimarães, um dos líderes do Movimento.

“É importante dizer também que a UPA não vai tirar pacientes dos hospitais de Diamantina, pelo contrário, na UPA vai ser feito os primeiros atendimentos, com uma equipe de médicos especialistas, durante 24 horas. Sabemos que cabe a Prefeitura Municipal colocar ou não a UPA em funcionamento, mas isso depende de recursos de custeio dos Governos Estadual e Federal.”, completa Ronaldo.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário