terça-feira, 28 de junho de 2011

43° Festival de Inverno da UFMG recebe matrícula para as oficinas sem seleção

Começa hoje, 27 de julho, o período de matrícula das oficinas sem seleção do 43° Festival de Inverno da UFMG. Os interessados têm até o dia 13 de julho para se cadastrar através do site http://www.cursoseeventos.ufmg.br/. A edição de 2011 acontece de 8 de julho a 7 de agosto, nas cidades de Tiradentes, Cataguases, Diamantina, Belo Horizonte e Brumadinho.

A taxa de matrícula varia de acordo com o módulo. Em Cataguases (14 a 24 de julho) e Diamantina (17 a 29 de julho) tem custo de R$ 40 para adultos e R$ 20 para crianças de até 12 anos. Em Belo Horizonte e Brumadinho (25 de julho e 7 de agosto), cidades que recebem o módulo IV, o valor é R$30. Já em Tiradentes (8 a 10 de julho), as oficinas são gratuitas e não é necessário se matricular previamente.

É bom lembrar que ainda estão abertas as inscrições para as oficinas com seleção. O prazo termina no dia 30 de junho e o registro também deve ser feito através do site http://www.cursoseeventos.ufmg.br/

A programação completa e outras informações sobre o 43º Festival de Inverno da UFMG estão disponíveis no sitewww.ufmg.br/festival. Acompanhe também através do @festivalufmg e do facebook.com/festivaufmg

Oficinas sem seleção – DIAMANTINA - 17 a 29 de julho

Artes audiovisuais
O DOCUMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO
Abordar as diversas expressões do documentário, procurando sintetizar os principais conceitos narrativos e delinear exemplos de suas principais características estéticas. Ao estudá-lo e exercitá-lo, busca-se realizar uma revisão histórica de seu desenvolvimento, as modalidades firmadas pela tradição, a maneira como se desenvolveu nos contextos do cinema e da produção independente e sua configuração atual diante do impacto das novas mídias.
Professor: Sérgio Vilaça (BH) - doutorando em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG
Vagas: 15
Período: 18 a 29 de julho
Horários: 9h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: máquinas fotográficas, filmadoras, celulares que fotografam e gravam vídeos (não obrigatório).
Oficinas de iniciação
ESCREVENDO UMA LENDA COM IMAGENS
Apresentar as noções básicas do processo de produção em vídeo (DVD), desde a ideia até a exibição. Produção de vídeos (DVDs) pelos alunos, a partir de ideias relacionadas com lendas locais.
Professor: Silvino José de Castro (Sete Lagoas/MG) - Mestre em Artes (comunicação – Televisão) pelo Emerson College, Boston, USA.
Público-alvo: crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 13 anos, que saibam ler e escrever.
Vagas: 20
Período: 18 a 29 de julho
Horários: 9h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: lápis, borracha e caderno para anotações.
A FRONTEIRA ENTRE A REALIDADE E A FICÇÃO NO DOCUMENTÁRIO
Levar aos alunos os princípios básicos da linguagem documental, aprofundando no viés do documentário contemporâneo, que assim como a tradição herdada de cineastas como Alberto Cavalcanti, Murnau ou Robert Flaherty, busca um formato não jornalístico que predominou durante um período da cinematografia mundial. Com uma linguagem simples e propondo um exercício prático, aguçar nos alunos a possibilidade de representar a realidade de forma livre e poética, tendo como tema o roteiro que será desenvolvido na oficina de ficção do professor Silvino. Ou seja, fazendo do exercício de realização da ficção e do imaginário das lendas diamantinenses o tema do nosso documentário.
Professora: Roberta Canuto (RJ) – jornalista e especialista em cinema formada pela PUC e Mestra em Literatura Brasileira pela UFMG
Público-alvo: moradores da cidade de Diamantina ou de seu entorno, na faixa etária de 15 a 20 anos, que não tenham experiência na área audiovisual.
Vagas: 20
Período: 18 a 29 de julho
Horários: 9h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: lápis, borracha e caderno para anotações.
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO 2D
Oferecer uma iniciação nas técnicas de animação por desenhos, contribuindo com a formação na área e possibilitando uma produção audiovisual mais descentralizada no Estado. Mais especificamente, pretende-se apresentar uma rápida fundamentação teórica sobre os princípios da animação clássica, o que permitirá a realização de exercícios práticos em nível de pencil test durante a oficina.
Professor: Maurício Gino (UFMG) – professor Adjunto do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.
Público-alvo: jovens e adultos com idade mínima de 15 anos, com interesse em produção de desenhos animados.
Vagas: 20
Período: 18 a 29 de julho
Horários: 9h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: lápis da série B, CD, DVD ou pen drive
Artes cênicas
TEATRO E COMUNIDADE: UMA PROVOCAÇÃO ARTÍSTICA
Por meio de Jogos teatrais, utilização de Máscara Neutra e práticas introdutórias do Teatro do Oprimido (Augusto Boal), a oficina oferece instrumentos para improvisação, criação de cenas, além da compreensão e busca de alternativas para problemas sociais e questões interpessoais, que estimulem a organização comunitária e a criação coletiva.
Professora: Melissa Lopes (SP) - Atriz-pesquisadora, professora, integrante e uma das fundadoras do Grupo Matula Teatro.
Público-alvo: Atores, bailarinos, estudantes e interessados em teatro em geral, que tenham disponibilidade física para realizar exercícios. Idade mínima: 14 anos.
Vagas: 25
Período: 18 a 27 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: roupas confortáveis e flexíveis em cores neutras (sem anúncios publicitários e sem estampas), meia calça fina na cor preta. Máquinas fotográficas ou de filmagem (preferencialmente com tripé).
CENA E RADIOFONIA: EXPERIÊNCIA E CRIAÇÃO
Oferecer aos participantes a oportunidade de experimentar técnicas e ações relacionadas à linguagem radiofônica, exercitando relações com o som e a palavra e também a contracenação pela escuta. Ao mesmo tempo, buscar trabalhar com a vocalidade explorando diferentes sonoridades. A oficina quer ainda apropriar elementos como microfones, fones de ouvido e sonoplastias diversas, em práticas que congregue estudantes avançados e iniciantes em um mesmo período e espaço de aprendizagem.
Professora
Mirna Spritzer (RS) - Professora e pesquisadora no Departamento de Arte Dramática e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.
Público-alvo: estudantes e profissionais de artes cênicas, locutores, radialistas e músicos. Demais interessados em radiofonia e teatro.
Vagas: 18 para iniciação
Período: 18 a 23 de julho
Horário: 9h às 14h
Material do aluno: Roupas de trabalho (abrigo, calças soltas, camisetas, tênis, sapatilhas ou pés descalços); caderno ou folhas em branco; lápis. Textos: texto de um parágrafo, retirado de conto ou romance, de autor brasileiro, na primeira pessoa do singular; poesia de autor brasileiro (máximo de dez linhas). Trazer os textos digitados com cópia para a ministrante da oficina. CDs e/ou fitas K7 para gravações.
PRÁTICAS PERFORMATIVAS: CENA E RADIOFONIA EM ANTONIN ARTAUD
A explosão orgânica da voz na famosa emissão radiofônica Para acabar com o juízo de deus (1948), o tema da invenção de uma nova língua (uma língua como corpo e ritmo), bem como a relação entre o teatro glossolálico e a pictografia de Antonin Artaud (os sortilégios, os “desenhos escritos”, os retratos e auto-retratos), são, entre outros aspectos, o campo de reflexão e de experimentação na oficina. A partir desses dispositivos teóricos, os participantes inventarão, individualmente ou em grupo, suas próprias práticas performativas: quer seja pela reapropriação da emissão radiofônica ou pela criação de performances em todas as suas acepções. A oficina busca congregar estudantes avançados e iniciantes em um mesmo período e espaço de aprendizagem.
Professor: André Silveira Lage (MG) - Pesquisador e professor, com Doutorado em Literatura Francesa pela Université Paris
Vagas: 08 para iniciação – matrícula direta
Período: 18 a 27 de julho
Horário: 9h30 às 13h30
Material do aluno: roupas confortáveis e flexíveis, em cor preta, material para anotações, textos e livros de Antonin Artaud, folhas de papel diversas, três rolos de fita crepe e pincéis atômicos de cores diferentes.
MÍMICA CORPORAL DRAMÁTICA – THÉATRE L’ANGE FOU (UK)
Ensinar elementos artísticos e técnicos da arte Mímica Corporal Dramática, promover vivências práticas dessa arte em modos de aprendizagem técnica e improvisação cênica, congregar estudantes avançados e iniciantes em um mesmo período e espaço de aprendizagem apoiando-os com supervisão artística mais individualizada.
Professores: Corinne Soum (Inglaterra) - Fundadora e diretora do Théatre L’Ange Fou-International School of Corporeal Mime;
Alexandre Correa (Assistente artístico e tradutor – RS) - Ator graduado em artes cênicas pela UFRGS;
Público-alvo: estudantes de artes cênicas e artistas cênicos profissionais com disponibilidade para trabalho corporal, pessoas interessadas em vivenciar na prática a arte da Mímica Corporal com disponibilidade para atividades físicas com esforços básicos, intermediários e avançados.
Vagas: 06 para iniciação – matrícula direta
Período 1: 22 a 23 (workshop preparatório com Alexandre Correa)
Horário: 14h às 19h
Período 2: 25 a 28 (oficina com Corinne Soum)
Horário: dias 25 e 26, das 13h30 às 19h30; dias 27 e 28, das 10h às 12h e das 13h30 às 19h30.
Material do aluno: roupas confortáveis, sem estampas, flexíveis e justas para atividades práticas de artes cênicas com ênfase no trabalho físico.
SINAPSE DIGITAL: PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DE INTERAÇÃO DIGITAL APLICADAS À CENA
Fornecer aos participantes bases técnicas, conceituais e estéticas para a aplicação das tecnologias digitais à criação cênica. Todas as combinações são possíveis: a voz controla a luz, o movimento interage com a projeção, a música é alterada pelo deslocamento pelo atuador no espaço. Se antes nossa imaginação era refreada pelas limitações técnicas, hoje precisamos imaginar mais ousadamente para poder fazer uso das possibilidades que a tecnologia oferece. No que estamos chamando de teatrointermídia, os vários equipamentos utilizados modificam-se mutuamente, levando em consideração as alterações promovidas pelo atuador em cena. A oficina busca congregar estudantes avançados e iniciantes em um mesmo período e espaço de aprendizagem.
Professores: Daniel Belquer (RJ) – artista intermídia, compositor e diretor cênico, mestre em artes cênicas pela UniRio (2010).
Jaime Rodrigues (RJ) diretor cênico e desenvolvedor e designer de experiência e interação
Público-alvo: Atores, bailarinos, circenses, performers, músicos, diretores, artistas plásticos e estudantes de atividades artísticas em geral.
Vagas: 08 para iniciação – matrícula direta
Período: 18 a 23 de julho
Horário: 9h às 13h e 15h às 19h
Material do aluno: roupas confortáveis e flexíveis para atividades práticas de artes cênicas.
Artes literárias
DIAMANTINA IMAGINÁRIA: ARQUITETURA, CANÇÃO E LITERATURA NA CIDADE
Explorar a cidade de Diamantina, a partir de encontros entre a arquitetura, a literatura, e a canção popular. Por meio dessa investigação do imaginário urbano da cidade, especialmente arquitetônico e literário, a oficina pretende produzir uma breve série de textos-base, a serem utilizados no programa de rádio “Um lugar ao som”, edição Diamantina, pensado especialmente para o 43º Festival de Inverno da UFMG. A primeira edição do programa “Um lugar ao som”, veiculado pela Rádio Educativa UFMG, aconteceu em 2008 e teve como foco a cidade de Belo Horizonte. Por meio desta oficina, pretendemos engajar os participantes na produção dos textos-base para esta edição especial, com foco em Diamantina, transmitindo assim ao público a investigação, inclusive aquela produzida durante a oficina, das várias tramas que compõem o tecido citadino diamantinense. Os temas dos textos-base são amplos, podendo variar desde a fundação da cidade até seus atuais lugares de sociabilidade.
Professores: Junia Mortimer Cambraia (BH) - Doutoranda em História e Teoria da Arquitetura na Escola de Arquitetura da UFMG.
Bruno Viveiros Martins (BH) - Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Público-alvo: Estudantes de Arquitetura, Letras, História e áreas afins; comunidade em geral.
Vagas: 10
Período: 18 a 22 de julho
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: lápis, caneta e bloco de anotações.
CANTORES DE LEITURA
Possibilitar o exercício da leitura em voz alta, como prática de escuta, reflexão e expressão do sujeito. Recortar fragmentos de textos literários, que possam se transformar em “migalhas literárias” — programa a ser veiculado através de uma rádio em Diamantina. A leitura em voz alta. O corpo e a voz. A voz escrita e a escrita da voz. O grão da voz. Sessões teóricas e sessões práticas.
Professora: Vânia Baeta (BH) - mestrado e doutorado na linha de pesquisa “Literatura e Psicanálise” da PÓSLIT/FALE/UFMG);
Público-alvo: estudantes da área de humanas (em geral), leigos leitores, escritores, artistas e demais interessados em “leitura branca”, que queiram/saibam ler, saborear a voz na/da leitura.
Vagas: 20
Período: 25 a 29 de julho
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: textos literários de sua preferência.
HAIKAI
Introduzir o conhecimento dessa forma poética, através da teoria e da prática, o que inclui exercícios conjuntos de tradução e criação, noções básicas da escrita ideogrâmica, etc.
Professora: Alice Ruiz (SP) - poeta, haikaísta, tradutora, compositora.
Público-alvo: interessados pelo tema
Vagas: 30
Período: 25 a 29 de julho
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
MINHA ADORÁVEL RADIONOVELA
Filha do folhetim, a radionovela foi um gênero literário de grande sucesso no Brasil, entre os anos 40 e 60. Em tempos pós-telenovela e pós-internet, a oficina se propõe a refletir sobre as características da radionovela e sobre a exploração da voz, através de exercícios com textos de Franz Kafka, Lygia Bojunga, João Guimarães Rosa e Raduan Nassar, a fim de se produzir um pequeno roteiro de radionovela.
Professor: Paulo de Andrade (Uberlândia/MG) - Poeta e ensaísta, professor de Literatura da Universidade Federal de Uberlândia.
Público-alvo: estudantes de Letras, Teatro e Cinema, interessados em dramaturgia e criação literária em geral.
Vagas: 20
Período: 18 a 22 de julho
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: caneta, lápis e papel.
POESIA NA ONDA DO RÁDIO
Mostrar como se faz um programa de rádio sobre poesia. A idéia geradora é a de um treinamento da turma na leitura de textos poéticos, performance e trabalho de voz, multiplicando locutores/leitores de poesia no rádio.
Professora: Vera Casa Nova (UFMG) – professora, doutora de literatura brasileira e comparada da Faculdade de Letras da UFMG. Poeta e ensaísta. Ex-coordenadora da área de Literatura do Festival de Inverno da UFMG.
Público-alvo: alunos e interessados em poesia e rádio; Comunicação, Artes e Letras/Artes cênicas, com boa interpretação de textos poéticos.
Vagas: 10
Período: 18 a 22 de julho
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: textos poéticos para treinamento e gravador de pequeno porte.
Artes musicais
O JAZZ VOCAL SOLISTA E EM GRUPO VOCAL
Abordagem Individual: Iniciação e/ou aprofundamento técnico e ao fraseado estilístico da linguagem do jazz. Guia de estudo que pode ser posteriormente aplicado a qualquer outro tema de jazz. Abordagem de Grupo Vocal: técnica de canto a partes harmônicas.
Professora: Jacinta Ramos (Portugal) - Mestrado em Jazz Vocal Performance
Público-alvo: cantores ou instrumentistas interessados em aprender ou aprofundar técnicas vocais de colocação de voz, em interpretação estilística de jazz, e na arte de cantar a partes, que saibam ler uma pauta básica.
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 15
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h.
Material do aluno: 3 ou 4 temas/Standards de jazz para o início da oficina - uma balada, um swing médio, uma Bossa Nova, um swing rápido.
APRECIAÇÃO E PERFORMANCE
Audição, discussão, análise e performance de peças do repertório de referência da música popular, abordando aspectos de interpretação, improvisação e composição.
Professor: Chico Amaral (BH) - ocupa um lugar de destaque na cena instrumental de Belo Horizonte, como saxofonista.
Público-alvo: músicos e instrumentistas, que tenham domínio do instrumento e conhecimentos básicos de harmonia.
Vagas: 15
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h.
Material do aluno: instrumento próprio e caderno pautado.
BATERIA E PERCUSSÃO
Abordar aspectos de interpretação e improvisação nos ritmos da percussão e bateria brasileira , enriquecendo o vocabulário rítmico do aluno e ampliando seus horizontes musicais.
Professor: Márcio Bahia (BH)
Público-alvo: bateristas, que tenham domínio do instrumento e conhecimentos básicos de teoria musical.
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 15
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h.
Material do aluno: um par de baquetas, um par de vassourinhas, um caderno pautado, lápis e borracha.
PRÁTICA DE CONJUNTO
Esclarecer aos músicos qual sua função enquanto instrumentista dentro do contexto de um grupo.
Professor: Enéias Xavier (BH) - é multi-instrumentista
Público-alvo: músicos e estudantes de música que tenham domínio do instrumento e conhecimentos básicos de teoria musical.
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 15
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h.
Material do aluno: instrumento próprio com cabo P-10 e caderno de música.
ATELIER DE RÁDIO ARTE
Revelar, por meio da escuta, do debate e da criação, o Rádio como mídia inventiva e não apenas reprodutiva, assim como as possíveis conexões e convergências com o cinema, teatro, música, artes visuais, poesia sonora e outras áreas. Serão apresentadas, por meio da escuta, análise, debate e criação, as produções de artistas, pesquisadores e radialistas que utilizam a radiofonia como expressão artística, educacional, cultural e...livre. Apresentar produções radiofônicas - históricas e atuais – e refletir sobre as múltiplas possibilidades de se pensar e praticar experiências multidisciplinares no rádio, sobre o rádio e para o rádio (rádio educativa, cultural, universitária, livre, comunitária, etc.). Elaborar projetos e produzir peças radiofônicas (gravação, edição, montagem), abordando o processo criativo na composição radiofônica.
Professora: Janete El Haouli (Londrina, PR) - Musicista, radiomaker, eco-paisagista sonora, pesquisadora e professora do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina, 1981-2011
Público-alvo: músicos, compositores, radialistas, estudantes e professores de artes e de comunicação, produtores e pesquisadores de rádio, pessoas interessadas na área de produção e criação musical e radiofônica (rádio educativa, cultural, universitária, livre, comunitária e outras).
Vagas: 20
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: se possível, um laptop com placa de áudio para edição, gravação e montagem.
Artes Plásticas
O CORPO, UM RÁDIO? CORPO E TEXTO EM TRANSMISSÃO
Levar à experimentação da visualidade do corpo e da palavra, seus poderes de recepção e transmissão, explorando, através de performances criadas coletivamente, efeitos que o som possa causar nessa visualidade.
Professora: Lou de Resende (Maria Lúcia de Resende Chaves - BH) - Doutora em Literatura Comparada.
Vagas: 20
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 8h às 12h e 14h às 16h
Material do aluno: roupa própria para movimentar o corpo, bolinha de tênis, material para escrita, rádio de pilha e pilhas.
O RÁDIO – UMA CAIXA DE NARRATIVAS
Desenvolvimento de práticas criativas ligadas à criação de mini-instalações que utilizarão rádios como caixas cenográficas/dioramas. Esta oficina tem um caráter transdisciplinar, ao criar um diálogo entre as narrativas eruditas e/ou populares e as artes plásticas, e terá como resultado objetos audiovisuais.
Professor: Lau Caminha Aguiar Doutor em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes – UFRJ.
Vagas: 20
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: lápis, régua, cola branca, tintas variadas, máquina fotográfica digital (opcional).
OCUPAÇÕES PARA RADINHO DE PILHA
O radinho de pilha é um objeto que traz em si muitos elementos: a informação, o lazer, a companhia, a distração, o deslocamento, a participação numa comunidade, diante de um tema de interesse. Trata-se de um objeto inserido no cotidiano e sobre o qual cabe pensar se permanece ou se modifica diante das novas tecnologias e dos novos costumes engendrados por elas. A oficina propõe uma imersão nesse contexto do radinho de pilha e da realidade do rádio na cidade de Diamantina, seu uso, seu público, as relações que constrói com a comunidade e a partir daí desenvolver intervenções e ocupações em espaços públicos variados, ativando-os com imagens, instalações e ações planejadas coletivamente em que serão exploradas plasticidades físicas e sonoras.
Professora: Elisa Campos Doutora em Artes pela EBA-UFMG
Público-alvo: estudantes de ensino médio, universitários, estudantes de artes e artistas, interessados em produção plástica e em intervenções urbanas.
Vagas: 20
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: radinho de pilha, pilhas, i-pod ou similares, máquina fotográfica (opcional), pendrive.
ATIVIDADES SONORAS
Uma prática artística coletiva que investigará a ecologia acústica da cidade e as implicações na vida de seus habitantes.
Discutiremos: Arte Sonora, Som & Imagem, Arte e Música no Brasil como forma de instigar os participantes a produzirem seus próprios trabalhos sonoros. O material resultante (músicas, remixes, discussões, debates etc) será publicado em um blog na internet.
Professores: Franz Manata (RJ) Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ.
Público-alvo: artistas de diversas áreas e interessados em arte contemporânea, som e música, hoje.
Vagas: 12
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h
Material do aluno:laptop, MP3 Player, máquina fotográfica, teclado, pen drive e qualquer outro aparelho que o mesmo utilize para gravar, editar e reproduzir imagens e sons.
NOT FOR SALE: ARQUIVO, ÁGUA E OUTROS RECURSOS
Construir histórias com documentos e ficções em narrativas fotográficas, a partir de um acervo local, transpondo os fatos pesquisados para os dias de hoje em Diamantina.
Professores: Mabe Bethônico(UFMG) –professora adjunta da Escola de Belas Artes da UFMG.
Joerg Bader(Suíça) – diretor do Centro de Fotografia de Genebra
Público-alvo: estudantes e/ou artistas interessados em fotografia contemporânea, que tenham experiência prévia com práticas fotográficas.
Vagas: 13
Período: 18 a 29 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: câmera fotográfica e laptop (este último, se possível).
Projetos especiais
PRODUTORA CULTURAL COLABORATIVA: CONCEITOS E APLICAÇÕES PRÁTICAS
Apresentar a tecnologia social das Produtoras Culturais Colaborativas, estudos de casos realizados em eventos e em pontos de cultura do Brasil, realizar dinâmicas práticas da produtora utilizando as mídias digitais e o palco livre. Apresentar os conceitos básicos de economia solidária e comércio justo; a produtora cultural colaborativa como tecnologia social e eventos; cultura digital e mídias livres; palco livre e produção cultural; botando as idéias na prática.
Professor: Pedro Jatobá (Recife/PE) - bacharel em ciência da computação pela UNICAP (PE).
Público-alvo: coletivos de cultura, pontos de cultura, Casa Brasil, grupos de economia solidária, comunicação independente, associações, fundações, artistas independentes, ativistas e pesquisadores da área cultural.
Vagas: 30
Período: 19 a 21 de julho
Horário: 10 às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: um CD e um DVD virgens; material para anotações.
Local: laboratório de informática – prédio 1 – Campus 1 da UFVJM
OFICINA DO BRINCAR – II COLÔNIA DE FÉRIAS NA UFVJM
Vivenciar e experimentar práticas corporais vinculadas à cultura lúdica infantil, sobretudo aquelas identificadas como jogos, brinquedos e brincadeiras. Promover um espaço para a formação continuada dos alunos de graduação em Educação Física da UFVJM em que a relação teoria e prática sejam indissociáveis. Valorizar o brincar como um processo de construção cultural dos sujeitos envolvidos.
Professor: Hilton Fabiano Boaventura Serejo (UFVJM) - Mestre
Público-alvo: crianças na faixa etária de 7 a 11 anos (inclusive).
Vagas: 150. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Os pais ou responsáveis legais devem fazer a inscrição antecipadamente.
Período: 18 a 21 de julho
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Campus I da UFVJM
CAPOEIRA E CULTURA POPULAR – MACULELÊ, PUXADA DE REDE E SAMBA DE RODA
Conhecer, compreender e vivenciar práticas corporais vinculadas à cultura popular brasileira, sobretudo aquelas identificadas com a capoeira. Proporcionar um espaço para a capacitação de agentes culturais de Diamantina e dos demais municípios do Vale do Jequitinhonha que trabalham com a capoeira. Promover um espaço para a formação continuada dos alunos de Licenciatura em Educação Física da UFVJM, bem como dos professores formados em Educação Física que atuam em Diamantina e nos demais municípios do Vale.
Professor: William Douglas Guimarães (Mestre Mão Branca – BH) presidente da Federação de Capoeira do Estado de Minas Gerais.
Público-alvo: agentes culturais que trabalham com capoeira no Vale do Jequitinhonha, licenciados em Educação Física que também atuam no Vale, alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFVJM, adolescentes e adultos praticantes de capoeira no Vale do Jequitinhonha, demais simpatizantes da capoeira, maculelê, puxada de rede e samba de roda, interessados na arte e cultura popular afro-brasileira. Todos devem estar cientes e aptos para a prática de atividade física.
Vagas: 50
Período: 18 a 22 de julho
Horário: 15h às 19h
Material do aluno: roupa adequada à prática de atividade física relacionada à dança e à capoeira – calça leve e larga ou bermuda; camisa ou camiseta, top por baixo para as mulheres, tênis (opção: descalço).
Local: espaço cultural JK – Campus I da UFVJM
VIOLA E POESIA: ELEMENTOS MUSICAIS E TEXTUAIS DA CANÇÃO
Oferecer aos participantes instrumentos de análise do processo composicional, a partir dos elementos musicais e textuais intrínsecos à canção. Toma-se por base o estudo do cancioneiro da música brasileira sob o viés musical e textual (a letra), além de obras compostas pelos autores. Deste modo, contempla-se musicalmente: forma, harmonia, melodia, tema (apresentação e desenvolvimento), frase musical, etc. E, no âmbito textual, estuda-se a prosódia, metrificação, versificação, estrofe, refrão e, especialmente, a forma. Possibilitar a compreensão dos aspectos formais da canção, bem como a utilização dos recursos musicais e textuais depreendidos para sua análise crítica e para a criação autoral.
Professor: Saulo Sandro Alves Dias (SP) - doutor em Educação pela USP
Público-alvo: estudantes universitários, artistas, produtores culturais, teóricos da arte e interessados na arte e cultura contemporânea.
Vagas: 30
Período: 25 a 29 de julho
Horário: 14h às 17h
RÁDIO
Montagem e administração de uma rádio universitária de instituição pública e federal; como construir uma linha editorial para essa rádio; como construir uma grade de programação que envolva prestação de serviço, jornalismo, cultura, ciência e entretenimento; como gerenciar os recursos financeiros dessa rádio, como captar e gastar; como contratar profissionais para a rádio, através de quais caminhos e com quais recursos; como colocar a rádio online; Acompanhar as produções da emissora durante o Festival.
Professor: Cleiber Pacífico (UFMG) – Coordenador de produção da Rádio UFMG Educativa;
Público-alvo: profissionais da área de comunicação institucional da UFVJM e de área afins ligadas a rádios educativas.
Vagas: 20
Período: 18 a 23 de julho
Horário: 14h às 18h
INVENTÁRIO DE MEMÓRIAS DAS RECEITAS QUE GUARDO DE COR...
Resgatar, por meio de pesquisa no município de Diamantina, receitas que guardam o saber familiar de geração em geração. A narrativa buscará desenvolver uma linguagem poética no “fazer”. Sete convidados serão convidados a executar sua receita. Utilizaremos da abordagem de registro de saberes – como um bem de natureza imaterial. O suporte para registro será o audiovisual e radiodifusão.
Professores: Ana Catarina Perez Dias (Diamantina/MG) e Eustáquio Neves (Diamantina/MG)
Público-alvo: detentores dos segredos do bem comer, cozinheiros, chefes de cozinha e interessados em alimentação, memória e afeto. Pesquisa de campo, ou seja, as oficinas acontecerão como encontros marcados, com pré- produção para a produção de documentários.
Vagas: 10
Período: 18 a 24 de julho
Horário: 13h às 17h30
Material do aluno: avental e objetos pessoais (utensílios de cozinha que considere importante)
DIAMANTINA - ARTE: FORMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Esse encontro de artistas se propõe a pensar os caminhos das Artes em Diamantina no seu desenvolvimento profissional e artístico nas áreas da formação produção e sustentabilidade. O objetivo da Mesa redonda é elaborar um documento para servir de rumo e instrumento de referência para as práticas artística em Diamantina.
Coordenação: Robson Dayrell (Diamantina/MG)
Palestrantes: André Borges (UFVJM), Patrícia Avellar Zol (BH), Marcelo Túlio Azevedo (Diamantina/MG) , Eustáquio Neves (Diamantina/MG), Pedro Paulo Cava(Belo Horizonte/MG), Ana Durães(RJ)
Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no desenvolvimento cultural e artístico de Diamantina.
Vagas: 60
Dia: 18 e 19 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h (dia 18) e 9h às 12h (dia 19)
Material do aluno: material para anotações
Local: auditório do Instituto Casa da Glória - Rua da Glória, 298

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